Serralves já tem curador de arquitectura
O arquitecto e professor catalão trabalhou com Álvaro Siza de 1992 a 1993
Ana Rita Sevilha
Braga discute Investimentos estratégicos
Novo hospital CUF Braga com investimento de 45M€
Savills comercializa o novo empreendimento de luxo em Matosinhos Sul
Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
O arquitecto Carles Muro é o primeiro curador adjunto de Programas de Arquitectura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
Recorde-se que a Fundação lançou o desafio no final do ano passado, anunciando que, o titular da função iria colaborar com a Directora do Museu – Suzanne Cotter -, e contribuir para a identificação de exposições a realizar no mesmo, a concepção e desenvolvimento de programas relacionadas com a arquitectura e arte contemporâneas, assim como desenvolver e alargar a rede de contactos com parceiros especialistas, nacionais e internacionais.
Em comunicado,a Fundação sublinha ainda que a nova posição, foi criada pelo “reconhecimento da importância crescente da arquitectura, como parte do programa artístico do museu, na sequência da oferta de 40 projectos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa”.
No mesmo documento, a Fundação cita Suzanne Cotter, referindo que para a Directora do Museu, “Carles Muro traz um conhecimento profundo da arquitectura como prática e como história acompanhado por um envolvimento próximo com a obra de Álvaro Siza e com a comunidade portuguesa e internacional ligada à arquitectura”.
Carles Muro nasceu em Barcelona, em 1964, estudou arquitectura na Escola Técnica d’Arquitectura de Barcelona (ETSA), onde se formou em 1991, e trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña, entre 1987 e 1991, e com Álvaro Siza, de 1992 a 1993, no Porto, antes de iniciar o seu próprio atelier, em 1993. O arquitecto é actualmente professor associado de arquitectura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard e foi professor de História da Arquitetura e Design de Arquitetura na ETSA Barcelona (1993-2015).