Cabo Verde: Santo Antão vai ter novo aeroporto
A ideia é construção um aeroporto, que, segundo os levantamentos já feitos, deverá rondar entre 18 milhões e 20 milhões de euros, com uma pista de 2.500 metros de cumprimento
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O ano de 2020 será a data prevista pelo Governo de Cabo Verde para o início da contratualização para a construção do aeroporto de Santo Antão, que se localizará no concelho do Porto Novo.
Quem o garante é o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que iniciou na última semana uma visita de trabalho de uma semana a Santo Antão, “voltada para a economia” da ilha que, acredita, “dará saltos, nos próximos anos”, com a construção do aeroporto e de outras infra-estruturas.
“Segundo dados da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área (ASA), 2020 será a data para início da contratualização para a construção do aeroporto, que terá uma importância grande para Santo Antão”, sublinhou Ulisses Correia e Silva.
Segundo o chefe do executivo, Santo Antão oferece um tipo de turismo (de natureza) que “dará um salto muito grande com o aeroporto”, assegurando que a construção dessa infra-estrutura é “um compromisso firme” do seu Governo para com os santantonenses.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse, esta quinta-feira, ao primeiro-ministro, à sua chegada a Santo Antão, que o aeroporto é “uma ambição antiga” desta ilha e mostrou-se “convencido” que a obra começará a ser implementada ainda na presente Legislatura.
A ASA, através de uma equipa pluridisciplinar, prossegue com os estudos sobre o aeroporto, que só deverão ficar concluídos dentro de três anos, mas que apontam Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, como zona ideal para a construção dessa obra. A ideia é construção um aeroporto, que, segundo os levantamentos já feitos, deverá rondar entre 18 milhões e 20 milhões de euros, com uma pista de 2.500 metros de cumprimento.
Santo Antão deixou de ter ligações aéreas desde os anos 90, quando o então aeródromo da Ponta do Sol, que tinha uma pista com apenas 650 metros de cumprimento, e sem possibilidades de ampliação, foi desactivado por razões de operacionalização.