Arquiteturas Film Festival intregra programação da Trienal de Lisboa

Por a 1 de Setembro de 2017
Pela primeira vez, a Trienal de Arquitectura de  Lisboa, apresenta o Arquiteturas Film Festival como evento integrante da sua programação oficial que passa a abranger a área do cinema.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Trienal refere que, “depois de quatro anos como a mostra nacional por excelência que deu a conhecer filmes realizados por cineastas, artistas e outros criadores, quer através das relações de proximidade da arquitectura com o cinema, o design ou as artes visuais, quer dando a descobrir a história de projectos e arquitectos que quebraram fronteiras –  o Arquiteturas chega à 5ª edição com uma vontade renovada de reflexão e discussão sobre a disciplina que lhe dá nome”.
Sob o título “Let’s Get Physical”, a edição deste ano “coloca o foco no arquitecto contemporâneo, transfigurado em curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, consultor. O que é ser um arquitecto? É a pergunta transversal a esta edição”.
Partindo desta questão, a programação do Arquiteturas Film Festival destaca quatro grandes personalidades que partilham a ambição de corresponder às expectativas do habitante da cidade. São eles o arquitecto holandês Rem Koolhaas, o dinamarquês Bjarke Ingels, o incontornável Álvaro Siza Vieira e a activista americana Jane Jacobs.

O Arquiteturas terá este ano em competição  dois filmes em estreia mundial e mais de vinte filmes em estreia nacional que serão avaliados pelo júri composto por Andreia Garcia, arquitecta e curadora (PT); Dominika Belanska, arquitecta e placemaker(ESL); Jorge Carvalho, professor e fundador do KINO-DOC (PT); Susana Rosmaninho, arquitecta, investigadora, museóloga (PT) e Luís Maria Baptista, professor e fundador do colectivo Os Espacialistas (PT).

Co-produzido pela Trienal de Lisboa e pela Do You Mean Arquitecture, com direcção artística de Sofia Mourato, o Arquiteturas terá lugar no Fórum Lisboa e no Cinema City Alvalade, de 11 a 15 de Outubro. A programação completa a ser anunciada brevemente.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *