Sonae Sierra investe 16M€ na expansão de shopping em Málaga
O objectivo, segundo os promotores, passa por, a partir de 2019, aumentar o fluxo de visitantes em aproximadamente 24%, recebendo 13 milhões de visitantes por ano
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A Sonae Sierra vai investir 16 milhões de euros nos trabalhos de remodelação do shopping Plaza Mayor, um dos sete centros comerciais que a gestora possui em Espanha e que recebe anualmente perto de 10 milhões de visitantes.
Trata-se de uma transformação integral do centro comercial de Málaga, que se estende por uma área de 46 mil metros quadrados.
Segundo os promotores da iniciativa, a intervenção deverá estar concluída no próximo Outono, coincidindo com a inauguração da primeira fase do McArthurGlen Desinger Outlet, o primeiro outlet de luxo da região da Andaluzia, que se localizará próximo do shopping da promotora do universo Sonae.
Os trabalhos, segundo adiantou Alexandre Pessegueiro, responsável de Asset Management da Sonae Sierra em Espanha, vão gerar 700 trabalhos directos, 500 durante a fase de construção e 200 já na fase operacional. Segundo aquele responsável, a remodelação servirá para optimizar os acessos, melhorar a oferta da área de restauração, assim como renovar a imagem do centro. De acordo com a mesma fonte, o projecto vai desenrolar-se em quatro eixos fundamentais: a melhoria da ligação do shopping à rede ferroviária, nomeadamente por via da melhoria das condições na Praça Azahar, ampliando a sua oferta comercial. Desde logo, este eixo implicará a redução do número de salas de cinema (de 20 para 12), opção que beneficiará a área de restauração. O objectivo passa por promover a cozinha local, mais cuidada, que não se centre tanto no domínio do fast food. Alexandre Pessegueiro assegura ainda que vai crescer a zona destinada à moda, com mais insígnias, crescendo também a área disponível dos actuais lojistas. “Apesar de mantermos a arquitectura do povo andaluz, queremos adequá-la aos tempos mais recentes ao nível do mobiliários, sinaléctica, etc.”.
O objectivo, segundo os promotores, passa por, a partir de 2019, aumentar o fluxo de visitantes em aproximadamente 24%, recebendo 13 milhões de visitantes por ano.
Curiosamente, esta não é a primeira intervenção que o Plaza Mayor sofre. Já em 2008, a Sonae Sierra tinha anunciado a conclusão dos trabalhos de expansão daquele espaço, tendo na altura investido 58 milhões de euros. Após a ampliação, o Plaza Mayor passou a contar com mais 18.800 m2 de Área Bruta Locável (ABL), e 1.130 lugares de estacionamento adicionais. Na altura, o objectivo passava por potenciar o crescimento do número de visitantes para os nove milhões anuais. Na altura, o total, o centro comercial e de Lazer Plaza Mayor passou a dispor de 53.150 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 152 lojas incluindo 20 salas de cinema, 35 restaurantes, 1 salão de bowling com 20 pistas, 1 supermercado Mercadona, 1 oficina automóvel, 1 posto de abastecimento, 1 escola de música e 1 healthclub, servidos por 3.480 lugares de estacionamento.