Valode & Pistre Architectes (re)desenha Gare du Nord em Paris
Esta transformação, promovida pela Ceetrus e pela SNCF Gares & Connexions, envolve a criação de 65.516 m2 de superfícies que compreendem 20.817 m2 para espaço comercial, 7.312 m2 para escritórios e 5.689 m2 para coworking, um pólo de lazer, cultura e desporto com mais de 9.000 m2, 1.771 m2 em restauração e 6.172m2 de serviços
CONSTRUIR
Lisboa recebe primeiro congresso internacional da Exp Realty
Savills coloca CTT no Benavente Logistic Park
Élou com mais 130 apartamentos em comercialização
Empresas portuguesas participam na Maderália
Município do Entroncamento investe 4,9M€ na nova biblioteca
RAR Imobiliária com dois novos empreendimentos no Porto
PARES Advogados reforça equipa de Direito Público, Urbanismo e Ordenamento do Território
Sectores industrial e logístico influenciam resultados da Garcia Garcia
Feira de Arquitectura, Construção, Design e Engenharia regressa em Novembro
APDL lança concurso público para modernização da Ponte Móvel de Leixões
Os arquitectos da Valode & Pistre são responsáveis pelo projecto de renovação da Gare du Nord, em Paris, um dos mais importantes terminais ferroviários da Europa que, até 2024, deverá triplicar a sua dimensão, a tempo da realização dos Jogos Olímpicos que naquele ano decorrerão na capital francesa.
A iniciativa é uma promoção da Ceetrus e da SNCF Gares & Connexions — divisão da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de caminhos-de-ferro franceses, que serão responsáveis pela ampliação da Gare du Nord e pela sua exploração comercial por um período de 35 a 46 anos, naquele que é um projecto de transformação e adaptação do espaço à evolução da sociedade.
Os responsáveis por esta iniciativa pretendem triplicar o volume da Gare du Nord, passando de 36 mil para 110 mil m2, tornando o tráfego, daquele que é o terminal ferroviário mais movimentado no espaço europeu, mais fluído, confortável e seguro para os passageiros. Por outro lado, este projecto vai fazer nascer um novo distrito na cidade, com serviços de restauração e comerciais, escritórios, infraestruturas de desporto e cultura.
Esta transformação envolve a criação de 65.516 m2 de superfícies que compreendem 20.817 m2 para espaço comercial, 7.312 m2 para escritórios e 5.689 m2 para coworking, um pólo de lazer, cultura e desporto com mais de 9.000 m2, 1.771 m2 em restauração e 6.172m2 de serviços.
O projecto conduzirá uma transformação considerada tão importante quanto a liderada pelo arquitecto Hittorff em 1864, e posicionará a Gare du Nord como o novo “coração” urbano de dimensão internacional, na capital francesa.
O novo terminal de embarque inspira-se nas paragens parisienses do séc. XIX, melhorando a qualidade das funcionalidades ferroviárias e intermodais, que compreendem a ligação a 3 estações de metro, autocarros, comboios de transporte diário para distâncias curtas, assim como transporte de alta velocidade para viagens de longo curso (Eurostar e TGV). A mobilidade e acessibilidade em redor da estação serão também alvo de requalificação e serão criados mais de 1.200 lugares de estacionamento para bicicletas.
A transformação mais simbólica da adaptação da estação às evoluções da sociedade em prol das actividades desportivas constrói, pela primeira vez, em França, uma pista de atletismo de 1 km nos telhados da estação, conjugada com um ginásio e outros equipamentos desportivos (padel, basquetebol, e campos de golfe).
A nova Gare du Nord será, de acordo com o comunicado a que o CONSTRUIR teve acesso, “exemplar em questões ambientais, oferecendo espaços verdes e de produção de energia renovável. O trabalho, a construção e a operação da estação respeitarão os padrões ambientais mais exigentes”. Actualmente, a Gare du Nord recebe 700 000 passageiros diariamente. Com a sua requalificação espera-se que este número aumente para 800.000 passageiros em 2024 e 900.000 em 2030.