Trienal procura propostas para Projectos Associados
Todos estes eventos darão corpo a uma programação paralela de acontecimentos variados

CONSTRUIR
Leandro Silva junta-se à AM48 como responsável pelas áreas financeira e de auditoria
Forum Coimbra investe 12 M€ em expansão de lojas âncora
Abreu Logistics arrenda armazém logístico à Logicor
Remax e Grupo Vantagem reforçam aposta em mercados internacionais com presença no IPS Dubai 2025
TC dá luz verde ao município de Cascais para investimento de 12,5M€
Plataforma big data e AI para reduzir custos energéticos
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
A Trienal está à procura de propostas nacionais e internacionais independentes de projectos autofinanciados, que se articulem e complementem a programação central da 5ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que terá lugar entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019.
Os Projectos Associados podem ser exposições, workshops, conversas, ou mesmo, uma novidade este ano, eventos de cinema ou música. A condição é a de que “lidem com as problemáticas da arquitectura e estejam interessados na efervescência do debate”. As candidaturas terminam a 31 de Outubro de 2018.
Programação paralela
A Trienal de Lisboa recorda que, todos estes eventos darão corpo a uma programação paralela de acontecimentos variados que pretende garantir a centralidade de Lisboa no debate arquitectónico internacional. “Queremos também que se mostre uma produção independente, rica, de grande relevância e valor, tão essencial para os mecanismos culturais vivos da cidade”, sublinha.
Para o efeito, a organização da Trienal refere que o que se pretende é que os “projectos apresentados permitam estimular e questionar a prática e reflexão da racionalidade na arquitectura, consolidando a programação desta edição e assegurando um panorama criativo e cultural mais alargado. As propostas têm assim a oportunidade de ser expostas tanto a um público alargado como específico e dedicado, tirando partido de um evento reconhecido no meio cultural nacional e internacional”.
A selecção dos Projectos Associados será feita pelos curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019, equipa liderada pelo Curador-geral Éric Lapierre, composta por Sébastien Marot, Mariabruna Fabrizi, Fosco Lucarelli, Ambra Fabi, Giovanni Piovene, Laurent Esmilaire, Tristan Chadney e Vasco Pinelo de Melo (consultor). Serão seleccionados até 12 projectos, podendo, contundo, “este número variar em função da qualidade e pertinência das propostas apresentadas”, salienta a Trienal.
A mesma fonte garante que, “todas as propostas serão avaliadas em função da sua qualidade intrínseca, viabilidade e relação com o programa principal da 5ª edição da Trienal”.
“A Poética da Razão”
Sob o tema “A Poética da Razão”, a próxima Trienal pretende declarar que, “com todas as suas dimensões subjectivas e não-científicas, a base da arquitectura é a razão, e que o seu objectivo máximo é trazer luz à especificidade dessa mesma razão”. Um assentar na racionalidade, que, de acordo com a equipa por detrás desta 5ª edição, “é fundamental para que a arquitectura seja entendida e partilhada por todos”. Nesse sentido, sublinham, “como resultado da massificação da construção, todos têm direito a entender a arquitectura sem ter conhecimento prévio especializado nesta área”.
À semelhança das edições anteriores, a edição de 2019 terá uma extensa programação que apresenta algumas novidades estruturais e programáticas. Mantem-se a lógica de estreitas parcerias com algumas das mais relevantes instituições nacionais e internacionais.
Nesse sentido, as habituais quatro exposições nucleares passam a cinco que estarão no Palácio Sinel de Cordes – “Beleza Natural” com curadoria de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney -, no Centro Cultural de Belém – Garagem Sul – “Do Lado do Campo: Permacultura para Arquitectos” com curadoria de Sébastien Marot -, no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia – “Economia de Meios” com curadoria de Éric Lapierre -, aos quais se juntam, em 2019, a Galeria Millennium – “Espaço Interior” com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli -, e a Culturgest – “O Que é o Ornamento?”, com curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene. Cada uma das exposições que compõe a Trienal 2019 toma um aspecto ou dimensão particular do tema “A Poética da Razão”, numa tentativa de circunscrever o que está em jogo na racionalidade da arquitectura.
Segundo a Trienal de Arquitectura de Lisboa, outro dos momentos basilares é o programa Talk Talk Talk que será construído a partir dos temas das várias exposições, e que irá trazer reflexão e investigação, por meio de agentes de renome do panorama internacional da Arquitectura. Terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, de 28 a 30 de Novembro de 2019.
Previstas estão também as atribuições dos Prémios Carreira Millennium bcp, Début e Universidades. Pela primeira vez, as cerimónias de entrega dos dois primeiros, e respectivas conferências, terão lugar durante a semana inaugural de 3 a 5 de Outubro de 2019.
De salientar ainda que, a identidade visual desta 5ª edição foi concebida pelo designer português Marco Balesteros do atelier Letra.