Câmara do Barreiro adia construção de ligação pedonal ao Seixal

Por a 18 de Dezembro de 2018


A Câmara do Barreiro vai adiar o projecto da ponte pedonal com ligação ao Seixal e aproveitar os fundos para a criação de uma rede ciclável que ajude a melhorar a mobilidade e de uma rotunda, foi anunciado nesta terça-feira.
“Gostava muito e quero muito ver esta ligação entre Barreiro e Seixal feita, mas o querer fazer não pode implicar o querer fazer a qualquer preço. A opção que tomámos é a que tem a ver com o dinheiro investido, não pondo em causa outros investimentos que se possam fazer também e que o concelho precisa”, defendeu em comunicado o presidente do município, Frederico Rosa (PS).
O projecto englobava uma extensão total de 2,5 quilómetros e serviria para ligar os dois concelhos, que estão separados pelo rio por pouco mais de 400 metros em linha recta. A União Europeia financiava em 50% os valores da candidatura, sendo a ponte um projecto cujos encargos seriam divididos pelos dois concelhos.
O Plano de Acção e Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) tinha atribuído um orçamento de cerca de 2,1 milhões de euros para a concretização deste projecto e, para Frederico Rosa, é importante “não deixar cair os fundos, recolocá-los e resolver o problema das pessoas de forma estrutural”.
Segundo o vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, Rui Braga, a alternativa encontrada para aproveitar esta verba é a construção de uma rede ciclável no concelho.
“Esta alternativa está pronta a ser lançada e consiste também na criação de uma ciclovia que liga a existente no Pólis à Avenida Miguel Pais, ao mesmo tempo que levamos a cabo a construção de uma rotunda em frente ao terminal dos barcos na Avenida da Liberdade, com todas as vantagens que isso tem, ao nível do aumento do espaço pedonal e do aumento de espaço verde”, explicou.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *