“Arquitectura, equação subjectiva’ por Ricardo Bak Gordon na FAUP
A conferência vai ter lugar esta quarta-feira, dia 10, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP, e vai contar com introdução por André Santos, coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP
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‘Arquitectura, equação subjectiva’ integra o Ciclo de Conferências sobre projectos e obras, pela palavra dos seus autores, do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon, sobre várias intervenções em escolas secundárias, onde se inclui a escola Garcia de Orta, tornando evidente a diversidade de resultados apesar de responderem a um conjunto de factores aparentemente indutores de uniformidade.
A conferência vai ter lugar esta quarta-feira, dia 10, às 15h00, no Auditório Fernando Távora – FAUP, e vai contar com introdução por André Santos, coordenador do projecto de investigação, arquitecto e professor da FAUP. A apresentação do conferencista vai ser feita por Luís Viegas, arquitecto e professor da FAUP.
O Ciclo de Conferências prossegue com os arquitectos Nuno Lacerda Lopes no dia 15 de Maio, Nuno Sampaio a 5 de Junho e André Santos a 26 de Junho de 2019. Todas as conferências decorrem às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.
Com coordenação de André Santos, e colaboração de Ana Costa e Silva, Luís Viegas e Rui Américo Cardoso, o projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, desenvolvido pela FAUP através do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), tem como ponto de partida a transformação arquitectónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar, e incide sobre 76 escolas localizadas na zona norte do país.
O projecto conta com a parceria estratégica da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, que acolherá o Ciclo de Conversas previsto para os meses de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, com a parceria media da ROOF – An In & Out Magazine e com o apoio institucional do Ministério da Educação / Parque Escolar, Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional e Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte. O desenvolvimento de parcerias com instituições congéneres vai contribuir para a promoção das actividades junto de um público mais alargado e diversificado.
Pretende-se, com este projecto de investigação, revisitar e debater a importância da intervenção arquitectónica nas escolas secundárias, promovendo um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitectura, potencie o próprio conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas e sociais. Assim, experimentando o interpretável, e pelos processos de consciencialização, perspectiva-se potenciar as qualidades metodológicas deste tipo de intervenção para outros âmbitos programáticos.