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    IV Avaliações contrata novo Country Manager para Portugal

    A nova Country Manager, Mafalda Maia Sêco, já passou por consultoras como a Aguirre Newman, CPU Consultores e a Whitestar Asset Solutions

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    A IV Avaliações, filial portuguesa do Instituto de Valoraciones (IV), uma das principais empresas de avaliação no mercado espanhol, homologada pelo Banco de Espanha, acaba de reforçar a sua equipa em Portugal com a contratação de Mafalda Maia Sêco, que ocupará o cargo de Country Manager.

    Ao longo da última década, a actual Country Manager da IV Avaliações em Portugal, Mafalda Maia Sêco, ocupou diferentes cargos em consultoras e empresas do mercado imobiliário, como Aguirre Newman, CPU Consultores e Whitestar Asset Solutions. A experiência adquirida traduzir-se-à num forte contributo técnico e de gestão para a empresa, tanto na implementação e migração dos modelos tecnológicos do grupo, como também na expansão do próprio negócio.

    “A IV Avaliações proporciona um serviço de excelência aos seus clientes com uma maior transparência, dinâmica e rapidez, aliando todo o know-how e conhecimentos do mercado imobiliário com o software que a empresa tem ao seu dispor”, afirma Mafalda Maia Sêco.

    Esta contratação reforça a aposta do grupo no mercado nacional onde, desde 2017, a empresa aposta no desenvolvimento de sistemas digitais pioneiros no Real Estate, suportados numa equipa muito experiente na área da tecnologia.

    Destacam-se o seu sistema de avaliações automáticas e a plataforma de representação gráfica de activos imobiliários, que permitem a sua localização e análise da informação associada aos parâmetros – valor, área, tipo de activo, etc., seja a nível global, municipal ou ad hoc em determinadas áreas específicas. Tudo isto suportado por grandes bases de dados criadas pela própria empresa.

    Da mesma forma, a IV é proprietária de um software de gestão e controlo do processo de avaliações capaz de dar transparência a todo o fluxo de trabalho, onde intervêm diversos agentes, permitindo conhecer, em tempo real, o estado de cada processo, num sistema que pode ser adaptado para qualquer tipo de negócio

    A IV Avaliações inaugurou a sua filial em Portugal em 2017, sendo responsável por diversos projectos piloto com entidades financeiras, em resultado do plano de expansão criado pela empresa mãe do grupo.

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    Resort Vila Galé Collection Sunset Cumbuco abre em Novembro

    O primeiro resort da linha Collection da Vila Galé no Brasil conta com um investimento de 80 milhões de reais (cerca de 13 M€), e está situado ao lado da Lagoa do Cauípe e em frente à praia do Cumbuco

    O primeiro resort da linha Collection da Vila Galé no Brasil já tem previsão para começar a operar: 1 de Novembro deste ano. Com um investimento de 80 milhões de reais (cerca de 13 milhões de euros), o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, está “estrategicamente” posicionado ao lado da Lagoa do Cauípe e em frente à praia do Cumbuco.

    A linha Collection é a submarca do grupo que distingue alguns dos hotéis, pensados para serem um produto exclusivo com a chancela Vila Galé. “Estas são unidades boutique com um conceito diferenciado não só pelo requinte e qualidade das instalações, mas também e, sobretudo, pelos serviços disponibilizados e pela localização”, explica o Grupo em comunidado.

    Assim como todos os empreendimentos da Vila Galé, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco une turismo e cultura, homenageando as obras de grandes cantores e compositores brasileiros e internacionais. Os quartos já finalizados têm uma decoração inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

    “As obras estão avançadas e, por isso, vamos abrir o hotel antes da data prevista inicialmente. Os hóspedes poderão hospedar-se no final de ano e ter uma experiência única. Este empreendimento difere dos demais pelo seu conceito e também pela sua impecável localização, onde o céu ganha vida com as pipas de kitesurf, proporcionando um espectáculo de cores incomparável”, explica Carlos Magno, director adjunto de operações do Nordeste do Brasil.

    O empreendimento contará com 116 quartos de diversas tipologias e capacidades, incluindo quartos infantis Nep Kids com beliche e escorrega, com Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness, além do Clube Infantil com parque aquático, parque infantil, brinquedoteca e entretenimento completo. Também terá um centro náutico para apoiar as actividades aquáticas.

    Ao nível gastronómico, o hotel conta, ainda, com três restaurantes e três bares, incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa.

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    Patrícia Barão anuncia saída da JLL

    Patrícia Barão é vice-Presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) e Fundadora e Diretora da Wire Portugal (Women in Real Estate)

    Ricardo Batista

    Patrícia Barão, que desde o início do ano presidia ao comité de gestão da JLL, anunciou esta terça-feira a sua saída da consultora, naquele que é o fim a uma ligação de nove anos na companhia.

    Num texto publicado na plataforma Linkedin, Patrícia Barão assume-se orgulhosa pelas conquistas alcançadas desde 2015, altura em que entrou para a consultora, enaltecendo o feito de ter “criado de raiz a área residencial da JLL e tê-la tornado na área de negócio mais bem sucedida da empresa em Portugal”.

    “Quero expressar a minha mais profunda gratidão a todos que caminharam ao meu lado todos os dias, clientes, parceiros e amigos, pelo seu apoio incondicional e confiança. Relacionamentos profundos serão sempre o segredo do sucesso no setor imobiliário e na vida”, adianta Patrícia Barão, que termina o seu texto com uma nota para Carlos Cardoso, nomeado há cerca de uma semana como novo CEO.

    A JLL anunciou, em Janeiro, que com a saída de Pedro Lancastre a filial portuguesa passaria a ser liderada por um comité de gestão composto por Patrícia Barão, até então Head of Residential, Marta Lourenço, Head of Portfolio Solutions and Value & Risk Advisory, e Carlos Cardoso, Managing Director na Tétris Portugal.

    Patrícia Barão é vice-Presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) e Fundadora e Diretora da Wire Portugal (Women in Real Estate). Coordena também o curso de Real Estate Consulting no ISEG e é docente no curso de Luxury Real Estate Sales Management na mesma Instituição.

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

    Director Editorial
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    ALMA Development inicia comercialização do Caxias Heights

    A ALMA Development, deu início à venda do Caxias Heights, um projecto imobiliário residencial localizado no concelho de Oeiras, mais precisamente no Alto do Lagoal, em Caxias, com conclusão prevista para o final do 1.º trimestre de 2026

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    De desenho simples e funcional, baseado numa linguagem arquitectónica identificadora da contemporaneidade, este novo empreendimento residencial tem uma área bruta de construção de 4.583 m2, este empreendimento é composto por 24 apartamentos distribuídos por 4 blocos contíguos, que variam entre o T3 e o T4 Duplex com áreas compreendidas entre os 145m2 e os 340m2.

    Os novos apartamentos, inseridos num condomínio privado, privilegiam o espaço exterior privativo, mas também o comunitário, promovendo o convívio, e apresentando uma sala multifunções, um kids e teen club e uma piscina exterior perfeitamente enquadrada numa ampla zona verde.

    Para Carlos Morgado, director Executivo da ALMA Development, “este segundo empreendimento do portfólio da ALMA Development representa um investimento significativo na valorização da zona de Caxias e Oeiras, e uma afirmação do compromisso da empresa em desenvolver imóveis de alta qualidade e com serviços exclusivos. Com o lançamento do Caxias Heights, a ALMA Development reitera o seu compromisso em oferecer aos seus clientes, mas também à comunidade, a melhor qualidade e conforto, nunca prescindindo de promover o desenvolvimento urbano e social responsáveis.”

    A comercialização do projeto está a cargo da JLL. “Estamos muito entusiasmados com o início das vendas do Caxias Heights, um empreendimento que representa uma fusão harmoniosa entre a vida urbana e a tranquilidade da natureza. Com a sua localização privilegiada em Caxias, este projecto oferece uma oportunidade única para as famílias que procuram sair do centro da cidade e desfrutar de uma localização com vista sobre o mar. Com áreas acima da média para responder às dinâmicas familiares, este projecto reflecte o compromisso com a inovação no sector imobiliário, alinhando-se perfeitamente com a nossa visão de negócio”, afirma Telmo Azevedo, director de Projectos Residenciais da JLL. O mesmo responsável reitera que “o Caxias Heights combina de forma única investimento, localização privilegiada, espaços verdes, rentabilidade e serviços de excelência.”

    O projecto arquitectónico é da responsabilidade da Semgaffes e a construção está a cargo da ARPECDOURO, com fiscalização da FICOPE.

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    Logicor amplia capacidade logística na Azambuja

    A expansão do armazém incluirá cerca de 800 m2 de espaço de escritórios e de áreas sociais, 16 cais de carga e descarga, estando a sua conclusão prevista para o final de 2024

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    A Logicor está a alargar a sua oferta logística na Azambuja com a expansão de um armazém em cerca de 10 mil metros quadrados (m2). Localizado num dos principais parques logísticos da grande Lisboa, a ampliação do armazém tem como objectivo a obtenção da certificação BREEAM Very Good e incluirá uma central fotovoltaica de 105kW, como medida para reduzir o impacto ambiental.

    A expansão do armazém incluirá cerca de 800 m2 de espaço de escritórios e de áreas sociais, 16 cais de carga e descarga, estando a sua conclusão prevista para o final de 2024.

    Esta intervenção irá aumentar a área já detida actualmente pela empresa neste parque e passará dos actuais 75 mil m2 para 85 mil m2.

    “A Logicor está a expandir a sua presença em localizações estratégicas em todo o País, desenvolvendo novos espaços logísticos, mas também remodelando os activos existentes. O nosso objectivo é oferecer aos nossos clientes propriedades modernas e sustentáveis que contribuam para o crescimento do seu negócio, entregando bens nos principais centros urbanos”, afirma André Machado, director of Asset Management da Logicor Portugal.

    Em Portugal, a Logicor detém e gere um portfolio de mais de 900 mil m2 de activos imobiliários nos principais centros do País, incluindo Lisboa e Porto, e está a dar continuidade à sua expansão em locais estratégicos, como nos principais centros de transporte e centros populacionais.

    Recentemente, a empresa concluiu a construção de um novo centro logístico de 30 mil m2 na Ermida, em Santo Tirso, e é um dos principais proprietários, gestores e promotores de imobiliário logístico europeu.

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    Cushman & Wakefield procura novo inquilino para Braga

    O espaço disponível para arrendamento totaliza mais de 800 metros quadrados (m2), conta com 79 workstations e distingue-se por estar pronto para ocupar

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    A Cushman & Wakefield (C&W) foi mandatada para o arrendamento de um espaço de escritórios em Braga. O espaço disponível para arrendamento totaliza mais de 800 metros quadrados (m2), conta com 79 workstations e distingue-se por estar pronto para ocupar.

    Áreas comuns totalmente mobiladas, copa equipada, auditório próprio e data center equipado são apenas algumas das características deste imóvel, que conta também com excelentes acessos, nomeadamente à A11 e à N103, que faz ligação com a A3.

    Localizado a apenas 12 minutos do centro histórico da cidade, beneficia igualmente de uma boa rede de transportes públicos, tendo quatro linhas de autocarro com paragens muito próximas da entrada do edifício.

    “A cidade de Braga tem conseguido atrair muitas empresas do sector tecnológico, seja pela qualidade de vida que a cidade oferece, seja pelo talento altamente qualificado que podemos encontrar nesta cidade. Recentemente, foi reconhecida como “Cidade do Futuro”, um título que espelha bem a inovação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Este espaço é uma oportunidade muito interessante para um ocupante único que procure um escritório pronto a ocupar, sem necessidade de qualquer investimento, uma vez que se encontra totalmente acabado e inclusivamente mobilado.” comenta Maria João Pinto, consultora sénior do departamento de escritórios da Cushman & Wakefield em Portugal.

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    MAPIC apresenta edição de 2024 e antecipa tendências

    Para compreender a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, a Meridiana, representante da MAPIC na Península Ibérica, vai organizar no IDB Lisbon uma mesa-redonda sobre como “Adaptar os espaços comerciais às novas formas de viver, socializar e fazer compras”

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    Hoje, os espaços comerciais enfrentam uma transformação significativa impulsionada pelas mudanças nas expectativas e necessidades dos consumidores. Para compreender a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, a Meridiana, representante da MAPIC na Península Ibérica, vai organizar em Lisboa, no IDB Lisbon uma mesa-redonda sobre como “Adaptar os espaços comerciais às novas formas de viver, socializar e fazer compras”.

    Além de serem exploradas as tecnologias emergentes e como estas estão a transformar os espaços comerciais, será feita a antecipação das tendências futuras no design e operação destes espaços, fornecendo insights práticos e exemplos do mundo real.

    Esta apresentação começará por analisar a forma como os consumidores mudaram os seus hábitos de compra, destacando a crescente preferência pela conveniência, a mistura entre online e físico e a experiência de compra, sem esquecer a tecnologia, incluindo o comércio online e como os espaços comerciais podem ser integrados com estas plataformas digitais.

    As estratégias para projectar espaços de retalho que sejam envolventes, funcionais e que ofereçam experiências memoráveis, será outro dos temas, apresentando exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para personalizar a experiência de compra e incentivar uma maior interação com os clientes.

    Igualmente, a importância da sustentabilidade na concepção e operação de espaços comerciais estará em destaque, incluindo a utilização de materiais ecológicos e a implementação de práticas de gestão sustentáveis, bem como a forma como os espaços comerciais podem apoiar as comunidades locais e promover iniciativas de responsabilidade social corporativa.

    A tendência para a utilização mista dos espaços, combinando o comércio com escritórios, habitação e entretenimento para criar ambientes mais dinâmicos e atrativos será outras das análises, assim como a importância de conceber espaços que se possam adaptar rapidamente às novas necessidades do mercado e aos novos comportamentos dos consumidores.

    Um ponto crucial, também, será a exploração de como a inteligência artificial está a revolucionar o sector retalhista e de que forma a IA pode melhorar a personalização da experiência do cliente, optimizar a gestão de stocks, prever tendências de consumo e melhorar a eficiência operacional em espaços de retalho.

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    Edifício de escritórios e comércio em Boulogne-Billancourt, arredores de Paris, França

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    Corum totaliza investimento de 335 M€ em imobiliário comercial na primeira metade do ano

    As sete aquisições foram realizadas em vários países, de Espanha à Escócia, passando por imóveis na Irlanda, em Itália e também em França, tanto em escritórios como em espaços de comércio, além de imóveis industriais

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    Num contexto “desafiante” para a generalidade das gestoras de activos imobiliários, a Sociedade de Investimento Imobiliário (SII), de origem francesa, Corum Investments, com escritório em Portugal, investiu durante o primeiro semestre 335 milhões de euros com retornos elevados no momento da aquisição para entregar aos investidores dos seus fundos e que envolveu sete aquisições de imóveis comerciais.

    Estas aquisições foram realizadas num contexto de taxas de juro elevadas, que provoca um abrandamento do mercado imobiliário mas que constituiu também uma fonte de oportunidades para a Corum, que com o seu muito reduzido nível de endividamento e a confiança dos investidores, permite-lhe, na sua perspectiva, realizar aquisições com descontos relevantes.

    Os investimentos foram realizados pelos vários fundos da Corum, , em várias categorias de imóveis comerciais, tanto em escritórios como em espaços de comércio, além de imóveis industriais. As sete aquisições foram realizadas em vários países, de Espanha à Escócia, passando por imóveis na Irlanda, em Itália e também em França.

    Entre as aquisições realizadas destacam-se a de um edifício de escritórios e comércio em Boulogne-Billancourt, arredores de Paris, França, por um total de 99 milhões de euros, mas também a de um outro edifício de escritórios em Glasgow, na Escócia, por 56 milhões de euros, bem como um Retail Park em Cork, na Irlanda, que representou um investimento de 51 milhões de euros. Em Espanha, a Corum comprou um imóvel industrial arrendado, num contrato com uma duração de mais de 20 anos.

    “A Corum continua muito activa no mercado, fazendo jus à sua estratégia de investimento que procura as melhores oportunidades”, refere Miguel Costa Santos. “Realizámos várias aquisições a preços competitivos, que segundo a nossa análise apresentam retornos elevados, assegurando sempre aquilo que para nós é essencial: ter inquilinos de qualidade e que continuarão a ser inquilinos durante muito tempo, permitindo-nos continuar a cumprir, e até a superar, as metas de rentabilidade com que nos comprometemos com cada um dos nossos fundos”, acrescenta o country manager da Corum Portugal.

    Em comum, nas aquisições realizadas nestes primeiros meses todos os inquilinos têm contratos de longo prazo e uma yield média à data do investimento a subir, em comparação com os investimentos realizados em 2023.

    Além da rentabilidade obtida através das rendas cobradas aos inquilinos, a SII tem também tido a capacidade de realizar vendas de activos que se valorizaram desde o momento da sua aquisição. Nestes seis meses foram realizadas duas vendas que permitiram a realização de mais-valias que são distribuídas pelos investidores dos seus fundos. Entre as vendas do primeiro semestre, destaque para a de um edifício nos Países Baixos que gerou uma mais-valia bruta de 4,5 milhões de euros.

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    Projecto de escritórios Viva Offices comercializado pela JLL e Savills

    Desenvolvido em parceria entre a Sonae Sierra e a GFH, num investimento de 45M€, o edifício representa uma nova dimensão de espaços de trabalho colaborativos e flexíveis

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    A JLL está a comercializar, em co-exclusividade com a Savills, o edifício de escritórios de nova geração Viva Offices, no Porto. Localizado na zona empresarial do Porto, e com finalização prevista para o primeiro trimestre de 2025, o Viva Offices oferece uma área total de 21.500 m². Desenvolvido em parceria entre a Sonae Sierra e a GFH, num investimento de 45M€, o edifício representa uma nova dimensão de espaços de trabalho colaborativos e flexíveis, que se adaptam às necessidades actuais e futuras dos escritórios.

    Com um design contemporâneo e futurista, assinado pelo gabinete de arquitectura Broadway Malyan, o Viva Offices oferece uma experiência única de trabalho, privilegiando a qualidade dos espaços e o conforto. O edifício conta com diversas zonas interiores e exteriores dedicadas ao convívio e ao lazer, varandas amplas e panorâmicas, além de 322 lugares de estacionamento.

    Pautado por rigorosos padrões de sustentabilidade, e em processo de obtenção da certificação LEED Platina, é um projecto de nova geração, onde os critérios ESG foram integrados de raiz, com vista a garantir a redução da pegada ambiental e a criação de ambientes saudáveis de colaboração.

    “Com o lançamento do website e a abertura das visitas no local da obra, estamos entusiasmados em partilhar esta nova geração de escritórios no Porto, com empresas que procuram ambientes de trabalho inovadores. O VIVA Offices, com a sua arquitectura vanguardista, localização privilegiada, espaços exteriores e certificação ESG, posiciona-se como um dos espaços de trabalho mais atractivos da cidade. Projectos como este colocam o Porto na vanguarda da sustentabilidade empresarial”, afirma Cristina Almeida, head of markets and capital markets JLL Porto.

    Por sua vez, Graça Ribeiro da Cunha, offices associate, Savills | Porto Division refere que “com um bom ritmo de construção e dentro do timing previsto para a sua conclusão já no final do 1º trimestre de 2025, o VIVA Offices, pelas suas características inovadoras, será certamente uma das grandes referências de espaços de escritórios no Porto. A qualidade e diversidade de opções relativamente a áreas interiores, a par de varandas generosas e área verde exterior, seguindo os mais elevados padrões de sustentabilidade, proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar aos seus ocupantes”, afirma.

     

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    Vilarinho dos Freires abre concurso para exploração de ‘Boutique Hotel’

    O conjunto dos imóveis, com localização contígua, dispõe de projectos de reabilitação aprovados, totalizando uma oferta de 29 quartos e por se localizarem em ARU beneficiam de vantagens fiscais e financeiras aplicáveis às obras de reabilitação

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    A Junta de Freguesia de Vilarinho dos Freires, localizada no concelho de Peso da Régua, anunciou a realização de um concurso de concessão de exploração turística, por 30 anos, de três imóveis situados no lugar de Presegueda. Estes imóveis possuem um elevado potencial de reconversão para estabelecimentos hoteleiros ou projectos de turismo em espaço rural, sendo uma oportunidade única para investidores que desejem apostar no crescente mercado do turismo na região do Douro. A entrega de propostas decorre até ao dia 26 de Setembro.

    O conjunto dos imóveis, com localização contígua, dispõe de projectos de reabilitação aprovados, totalizando uma oferta de 29 quartos. Localizados em Área de Reabilitação Urbana (ARU), estes imóveis beneficiam de vantagens fiscais e financeiras aplicáveis às obras de reabilitação.

    Tiago Ferreira, director executivo da Aliados Consulting, parceira da Junta de Freguesia de Vilarinho dos Freires, sublinha a relevância deste concurso de concessão. “Esta é uma oportunidade imperdível para investidores que procuram entrar no mercado turístico numa das regiões mais emblemáticas de Portugal. Os imóveis disponíveis apresentam características ideais para a criação de estabelecimentos diferenciadores, que poderão atrair visitantes de todo o mundo, impulsionando assim a economia local”.

    Reforçando, “o desenvolvimento nesta localidade de um projecto de reabilitação de edificado para exploração turística, num conceito de “Hotel Boutique”, constitui uma interessante oportunidade de negócio por se tratar de uma das regiões de turismo com maior procura, sofisticação e valor crescente, resultante de uma simbiose perfeita entre a paisagem, a gastronomia e o enoturismo, e de uma oferta que se revela ainda escassa e muitas vezes ainda pouco qualificada”.

    Os interessados poderão obter mais informações sobre os imóveis e os termos da concessão do direito de exploração, no site da Junta de Freguesia de Vilarinho dos Freires.

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    Sun Cliffs Resort, em Lagos

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    Sotheby’s International Realty antecipa mercado imobiliário de luxo “mais vibrante” com descida das taxas de juro

    Seguindo a tendência internacional, também em Portiugal “poderemos assistir a uma recuperação na procura por imóveis, tanto por parte das famílias como por parte dos investidores, ambos sensíveis aos ciclos de política monetária”, refere Miguel Poisson, CEO em Portugal da consultora

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    No Luxury Report Intercalar, o primeiro da Sotheby’s International Realty, a consultora imobiliária antevê uma segunda metade de 2024 mais vibrante no segmento de luxo perante o início da descida das taxas a nível global.

    “Quando divulgámos o Luxury Outlook 2024 em Janeiro, havia uma expectativa de que haveria várias reduções das taxas de juros nos EUA em 2024, com base em indicações dadas pela Reserva Federal dos EUA (Fed). A descida dos juros poderia desbloquear o stock de imóveis, porque taxas mais baixas tornariam os pagamentos mensais das hipotecas mais acessíveis, permitindo o regresso ao mercado de potenciais compradores”, lembra Bradley Nelson, chief marketing officer da Sotheby’s International Realty.

    No momento em que é revelado o Luxury Report Intercalar, pensado para oferecer perspectivas mais dinâmicas sobre a evolução do mercado imobiliário de luxo, as taxas ainda não desceram nos EUA, “mas isso não quer dizer que o mercado imobiliário de luxo estagnou”, acrescenta. A expectativa é de que a Fed possa começar a descer os juros até ao final do ano, acompanhando um movimento que já se regista noutras geografias como é o caso da Zona Euro onde o Banco Central Europeu anunciou em Junho um primeiro corte.

    Os juros elevados impactaram nas transacções, reduzindo o número de operações e, consequentemente, os valores dos imóveis, em geral. Na Europa, assistiu-se a um ligeiro alívio nos preços, de 0,3% na Zona Euro e de 1,1% na União Europeia em 2023, variações que englobam as quebras de 7,1% na Alemanha, fruto do abrandamento económico, mas também subidas em economias que continuaram a apresentar ritmos de crescimento mais elevados, casos da Bulgária (10,1%), Croácia (9,5%), Lituânia (8,3%), Polónia (13%), e Portugal (7,78%).

    Com a descida de juros no horizonte, “poderemos assistir a uma recuperação na procura por imóveis, tanto por parte das famílias como por parte dos investidores, ambos sensíveis aos ciclos de política monetária”, refere Miguel Poisson. “Esta recuperação do lado da procura registar-se-á num contexto que é ainda de reduzida oferta, o que tenderá a traduzir-se em preços mais elevados no imobiliário residencial como um todo”, acrescenta o CEO da Portugal Sotheby’s International Realty. “O segmento de luxo tenderá a destacar-se, antecipando-se por isso um mercado mais vibrante nos próximos meses”, conclui.

    O J.P. Morgan Private Bank aconselhou, ainda em Abril, os seus clientes a investirem no imobiliário de luxo. “Agora é um bom momento para comprar uma casa de luxo”, escreveu o banco de investimento, antecipando a mudança de paradigma. Uma perspectiva corroborada por muitos dos mais de 26 mil especialistas da Sotheby’s International Realty, espalhados por 1.100 escritórios em 83 países e territórios. Em Portugal, a Portugal Sotheby’s International Realty tem 10 escritórios.

    “O momento [para comprar uma casa de luxo] é agora se estiver a olhar para o longo prazo”, diz Sam Jenkins, vice-presidente de Vendas na Jameson Sotheby’s International Realty, em Chicago, Illinois, nos EUA. “Na próxima Primavera poderá ser novamente um frenesim, com múltiplas ofertas e muitos compradores à espera”, acrescenta no Luxury Report Intercalar.

    Esta perspectiva é válida para imóveis em cidades como Nova Iorque, Londres ou Paris, metrópoles que atraem compradores de todo o mundo, mas é também cada vez mais para outras cidades de menor dimensão que assistiram a uma forte procura durante a pandemia de Covid-19.

    “As preferências dos compradores evoluíram, e continuamos a assistir à procura por casas com espaço ao ar livre, ginásios e espaços próprios para escritórios. A flexibilidade oferecida pelo trabalho remoto e híbrido permitiu que os compradores encontrassem um melhor equilíbrio entre trabalho e estilo de vida”, nota o presidente e CEO da Sotheby’s International Realty, Philip A. White Jr..

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