Projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação debatem “Humanidades”
Iniciativa acontece na Casa da Arquitectura, no âmbito do ciclo de conversas PLURAL, que assinala o 2º momento de reflexão do projecto ESCOLAS

CONSTRUIR
Cooperativas ou como a arquitectura pode ser uma ferramenta “para intervir de maneira crítica em ambientes locais”
Portugal Railway Summit 2022
Metro de Lisboa investe na acessibilidade das estações
Eurofred marca presença no CIAR 2022
Edifício Berna 54 vendido por 15 M€
Vicaima lança nova linha de design de interiores para profissionais
CIN pinta a história de monumentos icónicos em Lisboa
Rendas das casas sobem 9,2% em lisboa e 6,0% no porto no último ano
Lançado concurso público para reabilitar a EN114
ASAVAL organiza spring meeting internacional do Tegova em portugal
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Casa da Arquitectura organizam o ciclo de conversas PLURAL, que assinala o segundo momento de reflexão e difusão do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP).
A primeira conversa – “Humanidades” – acontece esta quarta-feira, 30 de Outubro, às 18h00, na Casa da Arquitectura e tem como convidados Justino Magalhães (professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e historiador da Educação), Maria de Lurdes Rodrigues (reitora do ISCTE-IUL e antiga ministra da Educação), Mendo Castro Henriques (professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, filósofo e político), Paula Torgal (arquitecta, professora e presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos) e Pedro Teixeira (professor associado com Agregação da Faculdade de Economia da U.Porto e director do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior). A moderação vai estar a cargo da jornalista da RTP, Sandra Pereira.
A introdução à sessão será feita por Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, e André Santos, coordenador do projecto, que apresentará o projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objectivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Humanidades.
Neste sentido, a conversa “Humanidades” pretende contribuir para a reflexão em torno da importância da arquitectura no contexto da educação, colocando no centro do debate os utilizadores dos espaços escolares – alunos, docentes e pessoal administrativo e auxiliar. Com este debate, espera-se demonstrar o importante contributo da arquitectura na qualificação escolar, cultural e profissional da população, e na qualificação social e económica do território.
Na perspectiva de revisitar e debater a importância da reabilitação arquitectónica nas escolas secundárias, pretende-se promover um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitectura, potencie o conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas, culturais, económicas e sociais.
O ciclo de conversas PLURAL prossegue nos dias 27 de Novembro de 2019 e 29 de Janeiro, sempre às quartas-feiras, na Casa da Arquitectura.