Porto de Lisboa com projecto de 122M€ para “aumento de eficiência”
Além destes investimentos, Lídia Sequeira apontou o projecto do “Campus do Mar”, “que mudará toda uma zona do Porto de Lisboa e introduzirá uma nova vertente e uma nova dinâmica na zona ribeirinha”, no valor de 300 milhões de euros
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A administração do Porto de Lisboa anunciou esta quinta-feira que está a preparar um projecto com vista à melhoria de eficiência do terminal de Alcântara, num investimento de 122 milhões de euros.
Numa sessão de apresentação à imprensa, a presidente da APL sublinha tratar-se de um projecto “extremamente importante”, que “está a ter o seu desenvolvimento” e que vai, com certeza, “traduzir-se numa eficiência brutal no Porto de Lisboa”.
Lídia Sequeira sublinhou ainda o projecto de navegabilidade do Tejo, que está em curso, referindo que é “um projecto instrumental, não em termos de valor do volume de investimento, mas em termos instrumentais, porque um porto tem que ter um modo de transporte pesado associado”. Num investimento de 20 milhões de euros, o projecto de navegabilidade do Tejo vai desenvolver-se “com toda a celeridade”.
“No Porto de Lisboa, temos, também, associado o projecto do terminal do Barreiro, que é um projecto que desenvolverá completamente a face do Porto de Lisboa”, indicou a responsável, adiantando que se trata de um investimento de 450 milhões de euros.
Além destes investimentos, Lídia Sequeira apontou o projecto do “Campus do Mar”, “que mudará toda uma zona do Porto de Lisboa e introduzirá uma nova vertente e uma nova dinâmica na zona ribeirinha”, no valor de 300 milhões de euros.
O Porto de Lisboa dispõe agora de um novo serviço regular de contentores “Samskip Portugal Service”, que será operador no Terminal de Contentores de Santa Apolónia — Sotagus, com uma rotação semanal que fará a ligação entre Tilbury no Reino Unido e Portugal, passando por Roterdão e Leixões, permitindo acesso à rede europeia da Samskip, com conexões à Escandinávia e Europa Central e Oriental.
Para o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, o Porto de Lisboa “é um porto muito importante para o desenvolvimento do país”, realçando os desafios e os investimentos que estão previstos. “Estivemos a conversar sobre vários dos investimentos que estão programados tanto para Lisboa como para Setúbal”, disse o governante, no âmbito da visita de trabalho, em que esteve no Terminal de Contentores de Santa Apolónia — Sotagus e no TMPB – Terminal Multiusos do Poço do Bispo.
O Porto de Lisboa é um porto multifuncional, composto por 15 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e um de passageiros de cruzeiro.