Linha do Norte: Troço Espinho – Vila Nova de Gaia adjudicado por 55,3 M€
A empreitada está a cargo do consórcio de empresas DST e AZVI com um prazo estimado de 660 dias
CONSTRUIR
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
A empreitada de modernização da Linha do Norte, no troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, foi adjudicada pelo montante de 55,3 milhões de euros ao consórcio de empresas DST e AZVI.
Com um prazo estimado de 660 dias, a obra visa a modernização de um troço com cerca de 14,2 quilómetros, com o objectivo de aumentar a capacidade para comboios de mercadorias, a segurança e a flexibilidade de exploração.
Neste âmbito, serão executados os seguintes trabalhos de renovação integral da superestrutura de via; alteração do layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia; substituição integral de um trecho de catenária com 8 km de extensão; eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço (rodoviárias e pedonais) através da construção 16 desnivelamentos; renovação de três desnivelamentos existentes; alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros; criação de duas vias de resguardo electrificadas com 750 metros de extensão, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias; instalação de novos órgãos de drenagem; instalação do sistema de retorno de corrente de tracção e terras de protecção e vedação do canal ferroviário.
Após a assinatura do contrato, o mesmo será remetido para obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas e, em caso de parecer positivo, proceder-se-á à consignação da empreitada e início os trabalhos no terreno.
A presente acção integra a candidatura aprovada pelo COMPETE 2020 e pela Comissão Europeia, com a designação “Linha do Norte – Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”, com um total de investimento de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 85%.