Nuno Leónidas desenha novo “Hotel dos Reis” em Lisboa, dst executa as obras

Por a 27 de Abril de 2020

O atelier do arquitecto Nuno Leónidas é o responsável do projecto do novo Hotel dos Reis, em Lisboa, um investimento avaliado em 5,4 milhões de euros promovido pelo Grupo “The Beautique Hotels” e cujas obras estão a ser levadas a cabo pelo dstgroup.
A obra, que deverá estar concluída no segundo semestre do ano, está a nascer no quarteirão da Avenida Almirante Reis e da Rua Maria Andrade e vem reforçar a oferta turística da cidade, a partir da reconversão de um edifício centenário.

A empreitada de reabilitação conta com a intervenção de três empresas grupo, nomeadamente a dst, sa, a dte – instalações especiais – e a tconcrete, com experiência na área da reconversão de edifícios para o setor hoteleiro.
A nova unidade hoteleira terá uma área bruta de 3061 m2, distribuída por sete pisos, a que se juntam mais dois subterrâneos destinados a áreas técnicas e salas de reunião. Para além das áreas comuns, o Hotel dos Reis vai aumentar a capacidade turística de alojamento com mais 54 quartos, contribuindo assim para acompanhar o crescimento do sector na capital.

A proposta de Nuno Leónidas para a construção do Hotel dos Reis implicou a demolição do edifício, mantendo-se, no entanto, as fachadas, no sentido de preservar a identidade do edificado daquela zona lisboeta. A decoração terá a assinatura do atelier de Nini Andrade Silva.
Nesta empreitada, assegurada pela dst sa, identificam-se como principais dificuldades a demolição da totalidade do edifício e escavação das caves, pelo que está prevista uma estrutura de contenção periférica em Muro do tipo Berlim, mantendo desta forma a fachada principal do edifício, que se encontra contida através de uma estrutura em perfis metálicos suportada em três torres localizadas no interior do edifício. A proximidade dos edifícios vizinhos, da estação de Metro do Intendente e da catenária do elétrico constituem também algumas das maiores condicionantes à execução da empreitada.

A execução das instalações elétricas e AVAC do novo Hotel dos Reis, desenhadas pelo gabinete de engenharia ProM&E BS, foi entregue à dte – instalações especiais, não só pela capacidade instalada, mas também pelo respetivo portefólio, que demonstra a diversidade das competências das empresas do dstgroup.
José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, considera importante este contributo que o grupo que lidera tem vindo a aportar ao setor da hotelaria com a construção ou reconversão de unidades turísticas. “Somos um grupo comprometido com o nosso país e com a economia e colocamos sempre o melhor de nós na execução dos projetos que desenvolvemos. Inovação, know how, profissionalismo são as nossas bandeiras e, por isso, é com particular satisfação que vejo o dstgroup ser cada vez mais chamado a intervir e a ser envolvido nos processos de revitalização urbana e nas oportunidades de reabilitação do edificado”.

ACTUALIZADA: A actualização diz respeito à clarificação da autoria dos projectos especiais e a execução dos trabalhos


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *