Vila Franca de Xira apresenta projecto para recuperar Parque Ribeirinho

Por a 9 de Junho de 2020

A Câmara de Vila Franca de Xira apresentou o projecto para a execução do novo parque linear ribeirinho do “Estuário do Tejo”, intervenção compreendida entre Alverca do Ribatejo (junto à ponte da ribeira da Verdelha) e Sobralinho (na zona da chamada “Praia dos Tesos”), que acrescenta 6 km ao 12 já construídos à beira-rio.

Prossegue assim a ambição da CM VFX na requalificação dos 22 km de frente ribeirinha do Concelho.

Este novo troço inclui diversos tipos de trilhos pedonais e cicláveis bem como parques de lazer e desportivos, culminando com a requalificação da “Praia dos Tesos” – uma área superior a 8 hectares que trará condições excecionais de usufruto de uma praia fluvial em harmonia com a natureza envolvente e um espaço multifuncional que inclui valências de desporto, educação e lazer.

Complementarmente estão previstas duas passagens superiores – uma mais perto de Alverca; outra mais junto ao Sobralinho.

Ao todo será um investimento que rondará os 15 milhões de euros, num projeto que prossegue o desejo de devolver a zona ribeirinha do Concelho à sua população, respeitando a natureza e constituindo-se como um corredor verde de exceção na Área Metropolitana de Lisboa e no País.


2 comentários

  1. Joana Couto

    10 de Junho de 2020 at 9:04

    Finalmente vamos ver cumprida a primeira de alguns anos. Obrigada por nós terem ouvido

  2. jose manuel pessoa machado rodrigues carvalho

    10 de Junho de 2020 at 14:07

    A Câmara Municipal de VFXIRA está todos os dias de parabéns o trabalho realizado na zona ribeirinha e simplesmente fabuloso e especialmente o parque na Póvoa santa iria que proporciona à população da Póvoa o desfrutar dum espaço partilhado com a natureza com vista Rio Tejo.Obrigado CÂMARA.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *