IP apresenta investimento de 6M€ para construção da variante a Arruda dos Vinhos
A nova variante resultará ainda, segundo a IP, em benefícios ao nível ambiental e de qualidade de vida dos residentes, “através da diminuição da exposição da população à poluição automóvel e a níveis incomodativos de ruído”
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A Infraestruturas de Portugal apresentou o projecto para a construção da Variante a Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, que visa desviar o trânsito de pesados da área urbana.
A empreitada, apresentada numa cerimónia presidida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, integra o Programa de Recuperação e Resiliência e prevê a construção de uma variante à Estrada Nacional (EN) 248, porque a via “atravessa uma zona marcadamente urbana residencial que convive com uma forte estrutura comercial e industrial”, divulgou a IP.
A futura Variante a Arruda dos Vinhos terá uma extensão de cerca de 2,3 quilómetros, integrando ao longo do traçado “quatro novas rotundas, facilitadoras das acessibilidades e distribuição de tráfego à rede viária local”. O projecto contempla ainda a construção de uma nova ponte sobre o rio Grande da Pipa, com uma extensão de 300 metros. A obra é promovida no âmbito do plano de beneficiação das acessibilidades rodoviárias às zonas empresariais, para a melhoria da capacidade das empresas ao nível da entrada e da saída de mercadorias, e para ligação directa à rede rodoviária de alta prestação.
Além da EN 248, a nova via será uma alternativa à EN115-4 e à Variante Industrial das Corredouras, onde, segundo IP, se regista igualmente “um elevado volume de circulação automóvel, nomeadamente com intenso tráfego pesado de mercadorias”. De acordo com o comunicado da empresa, a concretização do projecto tem como principais objectivos o aumento da segurança rodoviária em Arruda dos Vinhos e o reforço da mobilidade, com a melhoria das acessibilidades à rede rodoviária (autoestradas) e ferroviária (Linha do Norte).
A nova variante resultará ainda, segundo a IP, em benefícios ao nível ambiental e de qualidade de vida dos residentes, “através da diminuição da exposição da população à poluição automóvel e a níveis incomodativos de ruído”. Em Novembro de 2019 a Câmara de Arruda dos Vinhos já tinha deliberado, por unanimidade, decretar o interesse público municipal da construção da variante, visando diminuir o tráfego rodoviário na vila, onde, por dia, circulam cerca de cinco mil veículos nas principais vias.
Na proposta a que se teve acesso, a Câmara considerava que, além da insegurança, a circulação intensa “aumenta os custos das empresas, colocando constrangimentos ao nível da competitividade e escoamento dos seus produtos para os principais mercados nacionais e internacionais”. Em Junho do mesmo ano, o executivo municipal aprovou estabelecer um acordo com a IP para construir a variante e assim “canalizar e orientar o excesso de tráfego que circula no centro da vila e nos caminhos rurais de acesso à Zona Industrial das Corredouras”.