Vanguard Properties investe 15 M€ no “Tomás Ribeiro 89”
No número 89 da rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, vai surgir um edifício residencial premium. O edifício foi adquirido pela Vanguard Properties e o projecto de reabilitação é do atelier ARX Arquitectos

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
No número 89 da rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, vai surgir um edifício residencial, premium. O edifício, datado do início do século passado, 1920, foi adquirido pela Vanguard Properties e será alvo de reabilitação.
O projecto de reabilitação terá a assinatura do atelier ARX Arquitectos e vai “primar por um carácter exclusivo e diferenciador, que alia o legado histórico do edifício com a contemporaneidade arquitectónica”.
Destinado à habitação de luxo, este é um investimento de cerca de 15 milhões de euros e conta com uma área bruta actual que ronda os 3 mil m2. Constituído por sete pisos com um apartamento cada e com um terraço no tardoz no quinto piso, o projeto conta ainda com uma cave semienterrada destinada a habitação e um rés do chão.
O ponto de partida do projecto de reabilitação é o jardim. “O edifício, embora estreito, tem uma profundidade e uma dimensão do saguão que permite criar um jardim com algum desafogo e cuja localização está virada a sul, o que possibilitará virar as habitações para esse jardim, em plena cidade de Lisboa”. No interior do prédio existirão elementos de artes decorativas aplicadas, com estuques, baixos-relevos, entre outros. “Pretendemos explorar o espírito que o edifício tinha, numa simbiose entre o património histórico que conseguirmos preservar e o mesmo espírito de arquitetura moderna”, sintetiza o arquitecto Nuno Mateus.
Pelas suas características, edifício de charme em zonas premium, o público alvo deste edifício serão os investidores de nacionalidade belga, francesa, suíça e, também, a nacional.
Pelas suas caraterísticas, este projeto de reabilitação destina-se ao público belga, francês, suíço e português, que procura edifícios de charme em zonas premium. “Os preços rondarão os 1,5 milhões de euros e os 3 milhões de euros e os trabalhos de construção deverão começar no próximo ano. Até lá, terá de ser concluído todo o trabalho necessário de levantamento das estruturas e fundações do prédio, cuja situação é muito debilitada#, adianta José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties. Segundo o mesmo responsável, “A compra do Tomás Ribeiro 89 junta-se ao imóvel contíguo que já detínhamos – o Tomás Ribeiro 79. Com localização central, vamos transformar este belo edifício do séc. XIX num imóvel de luxo tirando partido da bonita fachada e do pé direito elevado, para desenvolver um projeto exemplar para a cidade de Lisboa, que muito tem a ganhar com a reabilitação do seu enorme património”.