
CONSTRUIR
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Associação Cluster Portugal Resources (ACPMR) e a Associação Portuguesa da Industria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA) encontram-se no maior evento de design a nível mundial – a Milan Design Week, onde vão lançar o programa de divulgação do mármore alentejano Line of Marble. A cerimónia de inauguração conta com a presença de João Neves e Eurico Brilhante Dias, secretários de Estado Adjunto e da Economia e da Internacionalização, respectivamente.
No âmbito do programa Line of Marble é desvendada uma colecção de objectos desenhados por nove ateliers de design e arquitectura, nacionais e estrangeiros, que teve como ponto de partida o mármore alentejano e toda a beleza e versatilidade deste recurso natural milenar. A colecção inclui uma linha de produtos e objectos funcionais de uso diário que vão ao encontro das necessidades do dia-a-dia, demonstrando as aplicações práticas que mármore pode ter.
Entre os nomes que participam nesta iniciativa constam arquitectos e designers consagrados e novos talentos, nomeadamente o RCR Aranda Pigem Vilalta Arquitectes, Sam Baron, Gabriel Tan, Marta Brandão, Noé Duchaufour-Lawrance, Samuel dos Santos, Soraia Gomes Teixeira, Toni Grilo e Paula Moucheira.
Marta Peres, directora executiva do Cluster, afirma a propósito desta presença em Milão que “o mármore português, e neste caso específico, o alentejano, tem possibilidade de se afirmar, cada vez mais, internacionalmente em vários campos, tendo em conta as infinitas possibilidades de aplicação, desde o mobiliário à decoração, passando pelo lado funcional. Escolhemos a Super Saloni e a Design Week para esta apresentação por se tratar de uma referência no sector e um palco privilegiado para mostrar a capacidade e versatilidade da indústria nacional, que é capaz de fazer diferente e, assim, aumentar o potencial de exportação e valorizar aquele que é um produto de excelência português.”
Também Célia Marques, vice-presidente executiva da Assimagra destaca “o envolvimento e colaboração de ateliers e designers reputados internacionalmente, mas também novos talentos, na concepção de objectos de design que partem de visões e conceitos tão diversificados que mostram toda a beleza e potencial deste material nobre”. Acrescenta ainda que “o envolvimento das empresas do sector e as relações criadas com os projectistas, foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento, tendo também permitido o fortalecimento da relação do sector da pedra natural com o sector do design.”
O projecto é co-financiado pelo programa Alentejo2020. Além da ASSIMAGRA, participaram na concepção e desenvolvimento a Maettone e a Formas de Pedra, contando com o apoio técnico para o fornecimento de pedra, produção e execução das peças, as empresas Airelimestones, Formas de Pedra, Magratex, Netostones, Moca Stone e Solubema e ETMA.