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O fabricante nacional de aparelhagem eléctrica de baixa tensão, Efapel, investiu 2,4 milhões de euros no desenvolvimento da sua nova linha de embeber (embutir), a série Latina, destinada a competir em todo o mundo, mas com especial incidência em países latino-americanos como Chile, Colômbia, Peru e México.
Esta empresa industrial, sedeada em Serpins, Lousã, espera atingir vendas superiores a 3 milhões de euros com este novo produto no primeiro ano. Note-se que a Efapel exporta cerca de 30% da sua produção, para mais de 50 países de todo o mundo, desde a Europa e África até ao Médio Oriente e América Latina. Tem duas subsidiárias no exterior, em Espanha e França. Em 2020, fechou o ano com vendas de 43,3 milhões de euros e um crescimento homólogo de 5,2%, registado em contraciclo.
A nova série Latina distingue-se pela sua forte identidade e design, com o propósito de atender às exigências de um mercado global. Possui um sistema modular que possibilita a combinação de espelhos e módulos de acordo com a necessidade e gosto do utilizador. É composta por duas matrizes: Europeia e Italiana, que cumprem os mais diversos requisitos internacionais.
Em conjunto com a nova série Latina, a Efapel acrescenta mais funções à sua gama de mecanismos no formato 45×45, como detectores de movimento, dimmers, sinalizadores de luz, carregadores USB, e outros, que se adequam à qualquer tipo de instalação. Merece destaque a variedade das cores e materiais dos acabamentos que se adaptam aos diferentes ambientes de decoração.
A constante evolução do mundo dos negócios e da tecnologia produziu ferramentas digitais que facilitam muito a carga de trabalho dos profissionais envolvidos em projectos de arquitectura e engenharia.
A empresa disponibiliza todas as suas séries de embeber, inclusive a série Latina, em tecnologia BIM (Building Information Modelling) e estando atenta “à permanente evolução do mercado, que acompanha e antecipa através do seu departamento de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação)”.