Edição digital
Assine já
Empresas

Efacec lidera projecto SCALE

Solução altamente inovadora de protecção, controlo e monitorização de redes de média tensão é cofinanciada pelo Portugal 2020. Com um investimento de cerca de dois milhões de euros, a sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023

CONSTRUIR
Empresas

Efacec lidera projecto SCALE

Solução altamente inovadora de protecção, controlo e monitorização de redes de média tensão é cofinanciada pelo Portugal 2020. Com um investimento de cerca de dois milhões de euros, a sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023

CONSTRUIR
Sobre o autor
CONSTRUIR
Artigos relacionados
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Imobiliário
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Empresas
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Imobiliário
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Empresas
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Construção
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Empresas
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Imobiliário
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Construção
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Empresas
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
Imobiliário

A Efacec é líder do projecto SCALE – Scalable Centralized Grid Protection, Automation and Control, cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2020, que tem como objectivo o desenvolvimento de uma plataforma para a subestação de distribuição digital do futuro, que permita o controlo, monitorização e protecção de redes eléctricas de média tensão (MT) de forma centralizada.

Além da Efacec, o projecto é desenvolvido pelo consórcio constituído pela ARMIS, INESC TEC e IT Aveiro, envolvendo ainda a participação da E-REDES (ex. EDP Distribuição), e do INESC-ID e envolve um investimento de cerca de dois milhões de euros. A sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Esta solução, que projecta e desenvolve sistemas de protecção centralizados para subestações, desafia as arquitecturas de subestação digital actuais, e é também uma alternativa disruptiva face à geração anterior de produtos e soluções PAC hoje aplicada na indústria, com forte impacto no modelo de negócio.

A solução a desenvolver consistirá, assim, numa arquitectura inovadora e de alto valor acrescentado através da integração de flexibilidade na rede de distribuição, bem como pela capacidade acrescida na adaptação a novos requisitos funcionais, particularmente relevantes nos contextos dinâmicos de rede do futuro.

“Simultaneamente, o projecto possibilitará a integração de aplicações inovadoras centralizadas e inteligentes, permitindo uma maior flexibilidade e adaptação do sistema de protecção e controlo à medida que evoluem as redes inteligentes e a integração das energias renováveis/ DER (Distributed Energy Resources), até agora mais difíceis de realizar.”

“Desde 2018 que a Efacec tem vindo a desenvolver e a investir em soluções inovadoras de automação para subestações no mercado internacional, potenciando a evolução do conceito tradicional de proteção e controlo para soluções totalmente digitais das subestações, digitalização do station-bus e process-bus, gestão de ativos e cibersegurança”, afirmou Ana Cristina Aleixo, gestora de projecto da Efacec

Com produtos e sistemas presentes em mais de 60 mercados, a Efacec tem sido distinguida pela criação de valor no sector energético, graças a uma aposta contínua em I&D.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Artigos relacionados
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Imobiliário
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Empresas
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Imobiliário
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Empresas
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Construção
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Empresas
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Imobiliário
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Construção
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Empresas
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
Imobiliário
Empresas

Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano

A empresa pondera novos investimentos em novas rotas e ligações nas zonas de amarração dos cabos submarino, em particular em Sines. Para já, prossegue a sua estratégia de crescimento ligando 8 parques industriais em Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia

CONSTRUIR

(na imagem: Carlos Jesus, Country Manager da Colt Portugal e VP Global Service Delivery da Colt)

A celebrar 20 anos de presença no mercado nacional, a Colt vai continuar a reforçar o investimento em Portugal e contratar mais pessoas. A empresa tem feito investimentos significativos no país, quer em infraestruturas e rede para ajudar as empresas portuguesas a concretizarem os seus processos de transformação digital e internacionalização dos seus negócios, quer em pessoas. Neste sentido, está em marcha uma campanha de recrutamento para reforçar a equipa e permitir que a subsidiária portuguesa chegue ao fim do ano com 140 colaboradores.

O reforço do investimento da Colt em Portugal tem em conta a posição estratégica do país no contexto da expansão da conectividade entre a Europa, a América Latina, a América do Norte, a África e a Ásia, quer através da ampliação das rotas da sua rede terrestre, quer do potencial disponibilizado pelos cabos submarinos que aterram em Sines, Sesimbra, Seixal, Lisboa e Carcavelos.

Com 2 Redes de área Metropolitana (MAN – Lisboa e Porto) em Portugal, 830 km de rede de fibra ótica,1.700km adicionais de rede de longa distância através da sua IQ Network, ligando mais de 777 edifícios, 12 centros de dados, a Colt prossegue a sua estratégia de crescimento em Portugal ligando mais oito parques industriais em Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia. A empresa está também a avaliar neste momento a possibilidade de realizar novos investimentos na criação de mais rotas entre Portugal e Espanha, assim como de novas ligações em Portugal, nomeadamente em Sines e nas restantes zonas de amarração dos cabos submarinos.
A aceleração da transformação digital e o aumento do trabalho remoto provocados pela pandemia, bem como a emergência dos novos modelos de trabalho híbrido no pós-pandemia e as mudanças decorrentes da guerra na Ucrânia, transformaram os serviços de rede num factor ainda mais crítico para o funcionamento diário das empresas em todo o mundo. Entre as tecnologias que garantem o funcionamento destes serviços destacam-se os cabos submarinos que ligam continentes e países e que já são responsáveis por 99% do tráfego global.

“Os cabos submarinos são a espinha dorsal da infraestrutura global de comunicações. Actualmente existem mais de 400 cabos submarinos em serviço em todo o mundo e até 2025 serão 445. Portugal detém uma posição única no contexto do desenvolvimento das comunicações a nível mundial: beneficia de uma posição geográfica estratégica com os seus 5 centros de amarração (Sines, Sesimbra, Seixal, Lisboa e Carcavelos) de cabos submarinos que ligam a Europa à África e às Américas, e possui inúmeras rotas de comunicações terrestres que permitem e potenciam as ligações da Península Ibérica ao Norte da Europa. Temos, por isso, um papel fulcral a desempenhar na diversificação da conectividade e no que diz respeito a evitar a saturação das redes. Além disso, o nosso país é uma verdadeira porta de entrada para a Europa, uma via direta de acesso das empresas de todo o mundo a um mercado de mais de 750 milhões de potenciais consumidores.” afirma Carlos Jesus, Country Manager da Colt Portugal e VP Global Service Delivery da Colt.

A capacidade de Portugal no que toca aos cabos submarinos que ligam a Europa à África e às Américas irá aumentar significativamente nos próximos anos. Ao novo Ellalink já em funcionamento, irão juntar-se mais 3 novos cabos: o Equiano da Google, o 2Africa do Facebook e o Medusa da AFR-IX. O que, segundo aquele responsável da Colt, “representa um importante reforço do poder do hub de conectividade português. Acresce que nos últimos anos em Portugal os investimentos em infraestrutura de banda larga e na transformação digital têm sido muito intensos e a economia digital nos últimos 10 anos registou uma evolução sem precedentes. Factores que se conjugam para estarmos perante uma oportunidade única para fomentarmos o investimento em centros de dados, serviços de cloud e de edge computing – as tecnologias do futuro, em Portugal. A Colt está atenta a esta evolução e a equacionar a possibilidade de fazer novos investimentos nas zonas de amarração portuguesas”.

Visando fortalecer a sua presença em Portugal e na Península Ibérica, bem como ampliar o poder do seu hub de conectividade português à escala mundial, a Colt fez no ano passado investimentos muito importantes na sua rede de comunicações reforçando-a com mais 600kms adicionais de fibra entre Portugal e Madrid, com a criação de novas ligações entre Madrid, Paris, Toulouse e Marselha (+ 2400km), que potenciaram uma ligação directa entre Lisboa/Porto/Bilbao/ e entre Lisboa/Madrid/Toulouse/Marselha através dos Pirenéus. A capacidade das ligações com o Norte da Europa e destas com os EUA foi novamente potenciada este ano com a implementação de um novo PoP no Data Center BX1 da Equinix em Bordéus. Uma ligação vital no contexto da instalação do novo cabo transatlântico de fibra óptica de nova geração, o “AMITIE” – uma nova porta de entrada para o tráfego de dados entre os EUA e a Europa.

A Colt escolheu também a ligação Lisboa/Madrid para implementar, pela primeira vez, uma tecnologia única da Ciena, que duplica a capacidade de transmissão dos dados na rede de fibra óptica. O que vem sublinhar a importância que a empresa atribui às suas operações na Península Ibérica, nomeadamente em Portugal. “Esta decisão é ainda mais relevante se tivermos em conta que a Colt foi o primeiro operador do mundo a implementar a tecnologia 800 G na banda L da rede terrestre, utilizando o controlador de domínio Reconfigurable Line System (RLS) da Ciena, e o Manage, Control and Plan (MCP) da Ciena na sua rede ótica, e o primeiro fornecedor de telecomunicações a oferecer serviços 100G/400G Wave, devidamente comprovados, utilizando tecnologia coerente e líder de mercado nas duas bandas C+L,” conclui Carlos Jesus.

Chegar aos 140 colaboradores até ao final do ano
Para responder ao aumento da procura que a empresa está a registar tanto em Portugal, como no resto do mundo, a subsidiária portuguesa prossegue com a sua estratégia de contratação de mais talentos em Portugal, de modo a chegar aos 140 colaboradores até ao final 2022. O reforço das equipas no nosso país tem como objectivo aumentar a capacidade de resposta da empresa face às necessidades crescentes dos clientes nacionais e internacionais, e que decorrem do incremento da mão-de-obra remota e da procura acrescida por soluções mais duradouras, resilientes, seguras, elásticas e preformantes.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030

Várias empresas do grupo Sonae assinaram o compromisso “Zero Desflorestação”, visando assegurar a conservação das florestas no decorrer das suas actividades e operações, um compromisso que se irá estender também aos seus fornecedores

CONSTRUIR

As empresas Sonae assumem o compromisso de promover a conservação das florestas naturais a nível mundial através do compromisso “Zero Desflorestação”, que visa assegurar, até 2030, a ausência de desflorestação associada às actividades e operações directas das empresas subscritoras, bem como nas suas cadeias de abastecimento.

“O combate à desflorestação requer uma acção urgente e integrada de todos. É necessária uma mobilização global para assegurar a conservação das florestas, que têm um papel crucial ao nível da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, através da retenção de carbono. Nas empresas Sonae, estamos comprometidos em crescer com responsabilidade, por isso, promovemos a defesa do planeta e das florestas. Esperamos poder inspirar outros a seguir este caminho e, em conjunto, conseguirmos fazer a diferença”, sustenta Isabel Barros, presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae.

O compromisso “Zero Desflorestação” reflecte o compromisso assumido no combate à desflorestação através da adopção de metas que garantem a preservação das florestas no decorrer da actividade das suas cadeias de abastecimento associada à produção de matérias-primas críticas – gado bovino, madeira, óleo de palma e soja. Adicionalmente, tem como objectivo assegurar “zero desflorestação” no desenvolvimento de novas infraestruturas e de contribuir positivamente para a conservação e restauro das florestas.

Para alcançar os objectivos propostos, as empresas Sonae vão colaborar com as suas cadeias de abastecimento, com enfoque na produção local onde a ausência de desflorestação deve ser assegurada. Neste sentido, está previsto um esforço concertado com os vários intervenientes para assegurar a rastreabilidade e monitorização dos materiais que são adquiridos, nomeadamente através da adopção de mecanismos de controle e de outros procedimentos, incluindo, por exemplo, a certificação de matérias-primas.

As empresas Sonae que subscrevem este compromisso são a MC, a Zeitreel, a Worten e a Sierra, a que se juntam também a Sonae Capital e a Sonae Arauco.

A urgência de adotar o compromisso Zero Deflorestação
As florestas desempenham um papel vital no combate às alterações climáticas e na preservação da biodiversidade. A nível global, aproximadamente metade das florestas estão localizadas nas regiões tropicais e subtropicais, onde são altamente produtivas e albergam pelo menos dois terços da biodiversidade mundial.

Nestas regiões, a desflorestação ocorre a um ritmo acentuado de 10 milhões de hectares por ano, dos quais a maioria se deve à expansão do comércio internacional e à conversão do uso do solo associado à produção de matérias-primas como gado, óleo de palma, soja e madeira.

A elevada desflorestação e as suas repercussões ao nível da perda de biodiversidade, e por sua vez de impacto nas alterações climáticas, reforçam a necessidade e o carácter de urgência de desenvolver e implementar um compromisso que seja ambicioso e cuja implementação garanta resultados efectivos.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Schneider Electric vence diversos prémios de design

Vários produtos do portefólio da Schneider Electric receberam alguns dos mais importantes prémios de design internacionais. Os especialistas premiaram a inovação no design, a ergonomia precisa e o foco no utilizador

CONSTRUIR

A Schneider Electric recebeu sete iF Design Awards e três Red Dot Awards nas edições de 2022 das duas instituições. Os prémios de design celebram o “conceito de design e funcionalidade dos produtos da Schneider Electric, bem como o seu papel na capacitação da sociedade para que tire o máximo partido da nossa energia e recursos, de forma a conseguir um mundo com impacto positivo no clima”, sustenta a empresa.

Entre os produtos vencedores dos iF Design Award encontramos produtos capazes de produzir e gerir energia, adaptar-se ao estilo de vida, proporcionar segurança e contribuir para uma vida sustentável Tendo sido reconhecida por 132 peritos de design de alto nível de mais de 20, a Schneider Electric recebeu sete prestigiados iF Design Awards em várias categorias, incluindo “Hardware and Building”, “Industry/Tools” e “Interface for Digital Media”.

Os produtos vencedores dos iF Design Awards de 2022 são o detector de fumo Wiser DC, a série de controladores SpaceLogic, o dispositivo de cablagem New Ovalis, o disjuntor de média tensão EvoPact, o Facility Expert for Small Business Advisor, o dispositivo de protecção contra sobretensões Jueshi e o circuito de protecção Clipsal Max9.
“O detetor de fumo Wiser DC foi concebido para proteger as vidas humanas do risco de incêndios domésticos. Pode ser facilmente integrado e conectado sem fios com o sistema Wiser para casas inteligentes. As características de design inteligentes, como a iluminação LED oculta e o botão de grande dimensão, contribuem para um aspecto minimalista e um produto fácil de utilizar”, explica a Schneider Electric. Já a série de controladores SpaceLogic “é uma parte importante do EcoStruxure Building Operation, que oferece aos clientes a oportunidade de conseguir melhores gestão e análise da energia, e cujo design compacto e integração de funções reduz o volume e o custo da instalação”.
Por sua vez, a gama New Ovalis de dispositivos de cablagem acessíveis foi concebida para trazer apelo estético, conectividade e ergonomia aos clientes, bem como uma fácil instalação para os electricistas.

“Apesar da qualidade e da fiabilidade serem marcas registadas dos produtos e soluções da Schneider Electric, o design é o elemento único que melhora a experiência dos nossos clientes. O nosso design intuitivo cria um ambiente que estabelece uma ligação com os nossos produtos e soluções e permite-lhes atingir o seu máximo potencial,” afirmou Frederic Beuvry, SVP of Industrial Design and Ergonomics da Schneider Electric. “Através do nosso processo de design exclusivo, construímos experiências de ponta a ponta que são verdadeiramente valiosas para os nossos clientes, e inspiramo-los a contribuir para uma vida sustentável e a repensar os seus negócios com as nossas soluções inovadoras e eficientes”, sustentou.

A empresa recebeu também três distinções nos Red Dot Awards 2022. Os produtos vencedores incluem o detector de fumo Wiser, mais uma vez, o dispositivo de protecção contra picos de tensão SEMC-I e o Putuo MT – Motor Mechanism, um motor eléctrico que pode operar disjuntores de caixa moldada à distância ou manualmente O seu novo design de grande dimensão impressionou o júri pela facilidade de utilização e eficiência ao permitir aos utilizadores alternar facilmente entre os modos automático e manual.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla

O Geberit Mepla combina as vantagens das tubagens de plástico e as de metal, assim como a instalação fácil e segura para o abastecimento de água

CONSTRUIR

A Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, tem vindo a desenvolver há quase 20 anos o seu sistema de tubagens multicamada Geberit Mepla que permite a instalação fiável, segura e rápida de água potável e sistemas de aquecimento. Agora, o sistema apresenta, ainda, mais variedade de diâmetros de tubagem (de 16 a 75 mm) e 300 acessórios (fabricados em PVDF e em bronze industrial) de união por compressão que facilitam todos os trabalhos de instalação.

Mais resistentes à corrosão e mais leves do que as tubagens de metal, mais estáveis e resistentes do que as tubagens de plástico, a Geberit Mepla combina as vantagens de ambos os tipos de tubagem. A camada de plástico exterior é fabricada em polietileno (PE-RT de segunda geração) e serve de protecção contra a corrosão e os danos mecânicos. A grossa camada central de alumínio, soldada longitudinalmente, consegue que a tubagem seja estável e flexível, ao mesmo tempo que reduz o grau de dilatação dos tubos e são necessários menos pontos de fixação do que com as tubagens de plástico. A camada interior, também fabricada em PE-RT de segunda geração, é resistente à corrosão e segura para uso alimentar. Tem uma rugosidade da superfície de apenas 0,7 μm, de modo que é mais difícil que o calcário e as películas biológicas adiram ao interior do tubo.

Graças à sua flexibilidade, as tubagens com as dimensões d16 e d20 podem curvar-se manualmente muito facilmente. Com uma máquina curvadora curvam-se os tubos de até d50. Por outro lado, o modelo dentado dos acessórios de união plásticos e os anéis de fixação dos acessórios metálicos permitem atingir uma elevada força de retenção dos acessórios na tubagem e evitam que estes saiam da tubagem durante a instalação. Desta forma, o sistema instala-se, alinha-se e comprime-se muito facilmente e poupa-se tempo e custos durante o processo de instalação.

A ligação dos tubos e dos acessórios faz-se por compressão sem casquilho, comprime-se directamente na tubagem, o que permite um controlo total da profundidade de inserção. Isto é possível graças à camada de alumínio do interior da tubagem e ao design inovador dos acessórios que garantem uma união fiável e duradoura. Além disso, assim que o sistema estiver pronto para a compressão, é possível verificar cada ligação imediatamente para garantir que cada tubagem está na posição correcta. O sistema é totalmente fiável dado que, durante os testes de estanquidade, os acessórios que não estão prensados apresentam fugas. Ou seja, o teste final de pressão só poderá realizar-se se se tiverem prensado correctamente todas as uniões, o que garante a estanquidade da instalação.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

JJTeixeira celebra 45 anos com reforço na capacidade produtiva e expansão geográfica

Empresa prevê investir 1,4 M€ no reforço da sua capacidade e na optimização dos seus recursos produtivos, a par da internacionalização para a Bélgica, os EUA e os Camarões nos próximos três anos

CONSTRUIR

Em pleno aniversário de 45 anos, a JJ Teixeira (JJT) apresenta-se com uma nova imagem e convicções reforçadas para o futuro. A empresa de Vila Nova de Gaia produz soluções de carpintaria através da aliança entre tecnologia de ponta e toque artesanal e reafirma-se no mercado com um investimento na ordem dos 1,4 milhões de euros e uma expansão para três novas geografias.

De génese familiar, a empresa, fruto da paixão de João Teixeira pela arte de trabalhar a madeira, teve início em 1977 com a criação da sua própria carpintaria em Vila Nova de Gaia, que ainda hoje mantém. A actividade iniciou com uma máquina universal e, em dois anos, tinha uma carpintaria industrial, mas sempre familiar.

A nova geração da família, trouxe à JJT a modernidade necessária para assegurar o seu crescimento e visão de futuro, unindo a carpintaria à engenharia e à arquitectura, ao design e à arte, graças à sinergia entre a gestão e a força laboral de 244 colaboradores internos e mais de 400 externos.

Foi com a introdução de uma linha de automatização da produção, em 2015, que a empresa transitou para uma indústria 4.0, com capacidade de produção diária de duas mil peças, assegurando mais eficiência, rigor e precisão em cada produto, através de novos processos construtivos inovadores que lhe confere um bom equilíbrio e uma boa performance.

Hoje, contando com uma produção de quase 430 mil peças por ano e de 1645.61m3 de madeira utilizada, a JJT prevê investir 1,4 milhões de euros no reforço da sua capacidade e na optimização dos seus recursos produtivos, como o sistema de aspiração, a racionalização energética e a transição verde.

Sem impactos da pandemia nos volumes de facturação, a empresa, em 2019, alcançou um total de 21,4 milhões de euros, cresceu para 24,2 milhões no ano seguinte, para 24,5 milhões já em 2021 e prevê crescer mais de 2 milhões até ao final de 2022. Também desde 2019 que o valor das exportações ascende, passando de 18% para 22%, atingindo os 24% no último ano. França, Angola, Costa de Marfim, Noruega e Reino Unido são os países que encabeçam os destinos onde mais incidem as vendas internacionais, estando a Bélgica, os EUA e os Camarões no topo das prioridades de expansão internacional para os próximos três anos.

Pela vulnerabilidade ambiental intrínseca à sua actividade, a empresa vê na sustentabilidade um dos seus mais importantes pilares. Através do programa de replantação de árvores, a JJT pretende minimizar o seu impacto no meio ambiente, efectuando cálculos de medição da quantidade de madeira utilizada em cada projecto com vista à sua reposição, replantando árvores em território nacional, acrescendo uma taxa adicional ao preço final do produto.

Para além deste novo programa, os desperdícios são aspirados através de um sistema transversal aos vários pavilhões da fábrica e reaproveitados para várias finalidades, como a criação de novos produtos, o aquecimento das instalações e a produção de pellets e briquetes. 25% da sua produção energética é proveniente de painéis solares instalados na fábrica.

A celebração dos 45 anos da empresa foi, ainda acompanhada pelo rebranding da marca, “que traduz o seu reposicionamento modernizado”, e surge acompanhado por um filme tributo à madeira, que conta com depoimentos de diversas figuras de renome da arquitectura portuguesa. “Wood Stories” é o nome do filme, realizado pela Building Pictures, que serve de tributo à madeira enquanto material natural, flexível, expressivo e quase intrínseco no projecto de arquitetura e que conta com o apoio da Ordem dos Arquitectos Sessão Regional Norte, da Faculdade de Arquitectura do Porto e da Casa da Arquitectura.

O filme conta com os testemunhos de oito gabinetes de arquitectura, numa reflexão entre o seu trabalho e o uso da madeira, na sua perspectiva e contexto de aplicação, de forma particular, nomeadamente, Aires Mateus, Carrilho da Graça, Correia Ragazzi, Depa, Diogo Aguiar Studio, João Mendes Ribeiro, Menos é Mais e Oitoo.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Zehnder Group opta pelo preto mate

Multinacional suíça, especialista em clima interior, junta-se à última tendência do preto mate, em dois dos seus produtos: a válvula de ar Luna Black e o radiador Aura Black Matt

CONSTRUIR

O Zehnder Group tem vindo a introduzir novos acabamentos nos seus produtos de clima interior ao longo de 2022. No início do ano, introduziu o novo sistema de cores “quentes e frías” o que permite “uma integração perfeita em qualquer divisão”. Actualmente, o Grupo suíço optou pelo preto mate para dois dos seus produtos: a válvula de ar Luna, agora Luna Black e o radiador Aura, agora Aura Black Matt. A versão em preto mate de ambos os produtos conferem “sofisticação e elegância, assim como um carácter único a qualquer sala”.

O radiador Aura é um Zehnder clássico, um modelo “que combina design e funcionalidade”. “Com linhas rectas, combina o perfil D liso dos colectores com uma distribuição perfeita entre os tubos, simplificando o uso diário e a limpeza. Elegante e pouco profundo, assegura um ambiente confortável e toalhas secas, mesmo nos espaços mais pequeños”.

Está disponível nas versões com água quente e eléctrica, esta última incluindo um ecrã LCD para visualizar o seu funcionamento, reduzir o consumo em espera e cumprir as mais recentes normas EcoDesign.

A ComfoValve Luna Black é uma válvula de fornecimento de ar fresco, “limpo e saudável” desenvolvida para utilização em sistemas de distribuição de ar sendo adequada para instalação em tectos e paredes. A sua aparência “discreta e minimalista” faz dela uma parte fundamental de qualquer ambiente arquitectónico. Tem uma altura de apenas 30 mm e um diâmetro de 170 mm, facilitando a sua integração estética.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Porta-paletes eléctrico compacto da Jungheinrich vence Red Dot Design Award

Este equipamento destacou-se pelo seu conceito de design, que combina “agilidade, segurança, conforto e sustentabilidade” graças a uma bateria de iões de lítio totalmente integrada e compacta

CONSTRUIR

O porta-paletes eléctrico ERE 225i da Jungheinrich ganhou o Red Dot Design Award em Essen, na Alemanha. Este equipamento destacou-se pelo seu conceito de design, que combina “agilidade, segurança, conforto e sustentabilidade” graças a uma bateria de iões de lítio totalmente integrada e compacta. O Red Dot Design Award é o segundo prémio entregue ao ERE 225i, num curto espaço de tempo, após a atribuição do IF Design Award, em Maio.

O ERE 225i é o porta-paletes mais compacto da sua classe. Como parte da Jungheinrich POWERLiNE, é completamente neutro em CO2 até ser entregue ao cliente, permitindo assim soluções intralogísticas mais sustentáveis no armazém.

Com a sua bateria de iões de lítio totalmente integrada, o ERE 225i é 270 mm mais curto do que o modelo anterior, o que reduz significativamente o círculo de viragem do equipamento. Os condutores beneficiam de uma melhor manobrabilidade, permitindo operações de transporte seguras nos espaços mais pequenos. Além disso, as protecções laterais fixas proporcionam uma maior protecção, garantindo um elevado nível de conforto no trabalho.

“O objectivo do nosso design de produto é tornar os atributos mais importantes do equipamento diretamente reconhecíveis e compreensíveis. A compactidade, a durabilidade, a segurança e a agilidade são claramente percepcionadas como promessas de desempenho fundamentais e já demonstradas através do design no qual os clientes Jungheinrich podem confiar com este porta-paletes”, diz Andreas Knie, design industrial da Jungheinrich. “Estamos muito satisfeitos por termos vencido este renomado prémio de design com o ERE 225i. Não é apenas um prémio notável para nós enquanto equipa de design, mas também uma apreciação e motivação para todos os que contribuíram para a criação do produto.”

Desde 1955, o Red Dot Award Product Design selecciona anualmente os melhores e mais inovadores produtos do mundo em mais de 50 categorias diferentes.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

PPG Dyrup reforça gama para isolamento térmico

A sua nova massa acrílica com uma granulometria de 1.0 – Dyruplaster Acryl 1.0 é indicado “para decorar e proteger as fachadas e sistemas de isolamento térmico exterior”

CONSTRUIR

O isolamento térmico pelo exterior da nossas casas é uma preocupação constante, para isso a PPG Dyrup acaba de lançar a sua nova massa acrílica com uma granulometria de 1.0 – Dyruplaster Acryl 1.0, indicado para proteger e decorar as fachadas, completando assim a actual gama de massas acrílicas.

Segundo a marca, esta massa destaca-se “pela sua excelente aplicabilidade, boa impermeabilidade ao vapor de água devido a componente de siloxano na sua formulação e o excelente rendimento, além de estar disponível em centenas de cores afinadas”.

Com efeito pérola e aspecto de revestimento fino, esta novidade tem como objectivo facilitar a aplicação, melhorar o acabamento e aumentar a resistência contra sujidade, microrganismos e poluição, sendo removidos pela água da chuva.

Bruno Toscano, brand manager da PPG Dyrup Portugal, considera que este produto vem oferecer uma mais valia ao actual portfólio na gama de produtos para isolamento térmico exterior, uma vez que hoje existe uma preocupação em minimizar desperdícios de eficiência energética. “Esta é uma excelente solução de produto e de granulometria, com completa a nossa actual gama de produtos, garantido ao cliente uma excelente satisfação, podendo assim escolher a sua cor chromatic e eleição, uma vez que este produto é afinado pela sistema Dyrumatic”.

O acabamento deste produto é mate, areado 1.0, direccionado a suportes como betão, cimento e argamassas (ETICS). Está disponível em branco tintável, em embalagens de 25Kg.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Portugal Sotheby’s Realty lança formação em redes sociais

Direccionada para os profissionais do mercado imobiliário, a masterclass terá lugar no dia 23 de Junho, pelas 10 horas e será leccionada pelo especialista Frederico Carvalho

CONSTRUIR

A Portugal Sotheby’s Realty vai realizar uma masterclass gratuita totalmente dedicada às redes sociais e direccionada para os profissionais do mercado imobiliário.

Para a marca de imobiliário residencial de luxo, “esta é mais uma oportunidade, sem qualquer custo, dos profissionais do sector imobiliário de capitalizarem as suas redes sociais para potenciarem negócios em Portugal”.

A formação em redes sociais, leccionada pelo especialista Frederico Carvalho, decorrerá no próximo dia 23 de Junho pelas 10 horas e será aberta a todos os profissionais do mercado imobiliário. Com mais de 15 anos de experiência na área digital, Frederico Carvalho é formador e consultor em marketing digital e estratégias de negócio e é co-autor do livro “Marketing Digital para Empresas”. Entre os temas em análise, será dado destaque ao consumidor digital, que irá permitir o desenvolvimento do planeamento da construção da marca/marca pessoal para gerar visibilidade e leads, bem como o desenvolvimento da estratégia de Social Selling nas redes sociais, nomeadamente a preparação, o planeamento e como chegar a mais clientes.

As masterclasses da Portugal Sotheby’s Realty tiveram inicio em 2021, tendo a de Outubro do ano passado sido dedicada ao Linkedin e leccionada pelo especialista Pedro Caramez.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos
Empresas

Weber renova gama de colagem de cerâmica

Sob o claim “Mais colado ao futuro”, a nova gama de colagem da Weber integra os produtos webercol flex XS+, webercol flex S+, webercol flex M+, webercol flex L+, webercol flex XL+ e o webercol flex lev,reconhecidos pelo mercado profissional, tendo sido repensados e melhorados para suportar mais formatos, mais aplicações e serem mais sustentáveis

CONSTRUIR

A Weber acaba de apresentar a renovação da sua gama de colagem para cerâmica assim como novos produtos de impermeabilização.

A marca gerida pela Saint-Gobain aposta num conjunto de soluções “inovadoras, sustentáveis e seguras para o setor, auxiliando a facilidade dos processos e a tomada de decisão nos diferentes projetos, a profissionais e DIY (Do It Yourself)”. Sob o claim “Mais colado ao futuro”, a nova gama de colagem da Weber integra os produtos webercol flex XS+, webercol flex S+, webercol flex M+, webercol flex L+, webercol flex XL+ e o webercol flex lev,reconhecidos pelo mercado profissional, tendo sido repensados e melhorados para suportar mais formatos, mais aplicações e serem mais sustentáveis. Esta nova gama especializada está ajustada às diversas necessidades de colagem e utiliza matérias-primas com menor impacto ambiental, reforçando a liderança da insígnia no mercado da construção sustentável.

Os produtos webercol duorapid, para intervenções em obra rápidas e fáceis, o weberfix pro, adesivo pronto a aplicar DIY, o webercol XXL, cola pronta a aplicar para situações em construção que requerem elevadas exigências e o webercol epoxy e webercol aquaplus, destinados essencialmente à colagem e betumação em piscinas, continuam a fazer parte da gama.

Segundo a empresa, destacam-se ainda os novos produtos da gama de impermeabilização, como o weberdry feel, solução DIY para uma impermeabilização flexível e pronta a aplicar. Destinado a casas de banho, zonas húmidas, varandas e terraços, é revestível com cerâmica ou pedra, requerendo um menor esforço na aplicação e manuseamento.

Para complementar a oferta, a Weber apresenta o weberdry fibrolastic, produto composto por uma membrana líquida de impermeabilização elástica com fibras, pronta a aplicar. A solução detém uma elevada capacidade de reflexão solar e reduz a temperatura superficial, sendo ainda possível revestir com cerâmica. O produto está disponível nas cores branco refletor, cinza e telha. As embalagens destes dois produtos, de 15 kg e 20 kg, respetivamente, são em plástico reciclado.

Sobre o autorCONSTRUIR

CONSTRUIR

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.