Ateliermob: “Estarmos na shortlist do prémio EUMiesaward já é uma distinção muito importante”
Tiago Mota Saraiva revela que o que está a ser feito, desde 2017, no Palácio Marquês de Abrantes “é um processo de reabilitação urbana participada, e a partir de um edifício público que estava, praticamente, desabitado e à espera de ser alienado”

OE22: AEP alerta para “ausência de medidas decisivas para apoiar as empresas”
BEI apoia investimentos na recuperação da Ucrânia
Export Home: Países que procuram visitar nova edição da feira aumentam 58% face a 2019
Arquitectos portugueses em destaque no Urban Garden Award’22
Grupo Electrolux reduz em 78% as emissões de gases com efeito de estufa
Cleanwatts lança “Clean Talks”
NEBLab lança inquérito para análisar contexto regulamentar no sector da construção
Lisboa aprova concurso extraordinário Renda Acessível
Academia APEMIP lança Bolsa de Agentes Imobiliários
Volume de negócios da Zome aumenta 24% no primeiro trimestre
O Palácio Marquês, em Abrantes, que está a ser alvo de trabalhos de recuperação desenhados pelo ateliermob e pela cooperativa Trabalhar com os 99%, está na lista das 40 obras seleccionadas pela Comissão Europeia e pela a Fundació Mies van der Rohe candidatas ao Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia – Prémio Mies van der Rohe 2022.
A escolha, revelada esta terça-feira pelos promotores do galardão, contempla igualmente o projecto das Portas do Mar, em Lisboa, concebido pelos arquitectos Carrilho da Graça e Victor Beiramar Diniz.
Ao CONSTRUIR, o sócio fundador do ateliermob revela que a presença na shortlist do Prémio Mies van der Rohe 2022 já é, por si mesma, “uma distinção muito importante”. Tiago Mota Saraiva revela que o que está a ser feito, desde 2017, no Palácio Marquês de Abrantes “é um processo de reabilitação urbana participada, e a partir de um edifício público que estava, praticamente, desabitado e à espera de ser alienado”. No entender do arquitecto, “a intervenção realizada no seu interior, com espaços de exposição, discussão/participação e de trabalho do gabinete local, procura ensaiar outras formas de trabalho e concepção da arquitectura”, assegurando acreditar que “é essa tentativa de esticar os limites da disciplina da arquitectura que está a ser distinguida, que estamos num momento em que se começa a valorizar outras formas de fazer arquitectura e cidade”.
Os cinco finalistas serão anunciados a 16 de Fevereiro de 2022. Os vencedores do Prémio de Arquitetura e Emergente serão anunciados em meados de abril em Bruxelas. O EU Mies Award Day, que contará com a Cerimónia de entrega dos Prémios, terá lugar a maio de 2022 noPavilhão Mies van der Rohe em Barcelona.