CONSTRUIR
DeHouse assume gestão do antigo Selina Navis no Porto
Plano de descarbonização da Cimpor avaliado em 1,4MM€
Indelague conquista dois prémios German Design Award 2025
Edifício Santa Catarina 1232, no Porto, comercializado na totalidade
Cascais lança primeiro Fundo Verde Municipal do país
Portugal e Espanha testam comboio a hidrogénio
Secundária do Restelo procura proposta para ‘futura’ escola
Novo showroom: JUNG abre espaço em Lisboa “para mostrar como funciona a tecnologia”
Chiado ocupa 30º lugar no Top mundial das zonas comerciais mais caras do mundo
Matosinhos lança concurso público para a construção da linha de metrobus
O Grupo Roca lançou um fundo de corporate venture dotado de 25 milhões de euros. A empresa vai investir em startups e projectos empreendedores que desenvolvam a sua actividade em áreas prioritárias para a empresa.
Através do Roca Group Ventures, a empresa pretende alocar entre 0,5 e 2 milhões de euros a cada projecto, sem renunciar a outras fórmulas de colaboração que não envolvam acções ou investimento em fases adicionais, para financiar as iniciativas que demonstrem o maior potencial. O Grupo estima que, dentro de cinco anos, a carteira de investimentos seja composta por entre 10 e 15 empresas.
O objectivo é “gerar um modelo empresarial híbrido que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, marketing) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”, justifica Albert Magrans, CEO do Roca Group O Roca Group Ventures será um fundo global que procura investir em startups no mundo inteiro, incluindo Portugal.
O lançamento do fundo conta com o apoio da empresa de consultoria Alantra, especializada em investimentos e operações deste tipo. A financeira vai prestar consultoria ao fundo no processo de criação de oportunidades de investimento e na futura gestão da carteira de participadas.
O Roca Group Ventures também materializará parte do compromisso do Roca Group com a sustentabilidade, pois, através deste fundo, a empresa vai dar prioridade às startups que apostem em práticas amigas do ambiente.
Quatro áreas de desenvolvimento e inovação
A Roca, que se dedica ao design, à produção e à comercialização de produtos para espaços de banho, definiu quatro áreas de negócio de interesse na procura de oportunidades: wellness e espaços de banho inteligentes; novos negócios e materiais; eficiência energética e racionalização do consumo de água; e, por último, a excelência operacional nos respectivos processos industriais.
Na área de wellness e espaços de banho inteligentes, a empresa vai usar recursos tecnológicos que, através da Inteligência Artificial (IA) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e também para o desenvolvimento de produtos que criem espaços de relaxamento.
No que respeita à área de novos negócios e materiais, o Roca Group Ventures vai-se focar em soluções disruptivas, baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, bem como em novos materiais para a construção e o fabrico de novos produtos.
Relativamente à eficiência energética e racionalização do consumo de água, o Grupo vai identificar e desenvolver produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água.
Por fim, com o objectivo de aumentar a excelência operacional, tecnologias como a IA, a impressão 3D, a Internet das Coisas (IoT), o blockchain ou as plataformas integráveis também serão de interesse do fundo.
Sede no “Espai Roca”
O Roca Group Ventures vai estar directamente ligado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação para a construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que ficará localizado na actual fábrica do grupo nos municípios de Gavá e Viladecans. A empresa pretende construir, nestas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá a sua sede.
O Roca Group vai nomear uma figura executiva da organização para actuar como ventures head, coordenando a colaboração com diferentes especialistas e gestores da empresa, aceleradoras, incubadoras e outros parceiros para facilitar a identificação e o desenvolvimento dos projectos.