Brian Moreno
Clikalia abre portas em Portugal
Com a entrada no mercado nacional “queremos revolucionar o real estate português, aplicando a tecnologia, acelerando processos e reduzindo custos” e a “curto prazo e ampliar o seu serviço a outras localizações portuguesas”

CONSTRUIR
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Empresas portuguesas de design de interiores marcam presença em Londres
CIN lança Guardian
APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio
Sierra vence “Best Investment Manager” na Pensínsula Ibérica
Consumo de Cimento estabiliza em Julho
Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro
Estudo: Soluções digitais e eléctricas podem reduzir emissões de carbono até 70% nos edifícios
UCI recebe estatuto de entidade ESG
A Clikalia, empresa proptech europeia de compra e venda de imóveis, continua a sua expansão internacional com a abertura em Portugal, servindo toda a área metropolitana de Lisboa. O objectivo passa por ser “líder no País a curto prazo e ampliar o seu serviço a outras localizações portuguesas”.
Graças à sua tecnologia presente em todas as fases do serviço, a Clikalia garante aos vendedores liquidez imediata, elaborando uma oferta pelo seu imóvel 24 horas após a sua a avaliação e, se aceite, a operação é realizada no prazo de 7 dias. Efectuada a compra, a Clikalia começa a optimizar os imóveis, devolvendo-os ao mercado completamente remodelados, tornando-os mais eficientes e sustentáveis do que quando foram obtidos.
Nas palavras de Brian Moreno, nomeado como country head Portugal, que manterá as suas funções como director financeiro global da empresa., “esta nova abertura responde ao ambicioso plano de internacionalização da Clikalia e prevê uma aposta de valor em Portugal, pelos evidentes laços culturais, económicos e geográficos que nos unem, já que este mercado atravessou um grande crescimento nos últimos anos e mantém umas perspetivas excelentes. Queremos revolucionar o real estate português, aplicando a tecnologia, acelerando processos e reduzindo custos, como já foi feito no mercado espanhol”, acrescenta Brian Moreno.
A sua chegada a Portugal realiza-se meses depois de ter recebido a maior ronda de financiamento venture capital da história de Espanha – com um financiamento série B de 460 milhões de euros – liderada pela Fifth Wall, o maior fundo de proptech a nível mundial; e de anunciar no início de janeiro uma nova ronda de financiamento Série C de 75 milhões de euros liderada pelo gigante japonês Softbank.
Fundada em 2018, em Espanha, a Clikalia, que conta com mais de 600 membros, superou as 2.000 propriedades, aumentando-as oito vezes em 2021. Actualmente, opera nos mercados de Madrid, Barcelona, Sevilha e Málaga, tendo previsto incorporar novas áreas espanholas nas próximas datas, que se juntam à aterragem em 2021 no México e à agora anunciada abertura em Portugal.
Durante os últimos anos, o mercado imobiliário português atravessou uma forte retoma nas transacções, com preços crescentes para a compra ou aluguer de um imóvel. O crescimento sustentado da economia portuguesa, o bom tempo, a estabilidade institucional e a qualidade de vida são alguns dos fatores que consolidaram o país como um destino internacional de topo para trabalhadores, estudantes, promotores e investidores. Graças à adopção de medidas fiscais e à concessão de autorizações de residência, o mercado imobiliário português está a atrair um interesse crescente por parte dos investidores estrangeiros.
A entrada no mercado português foi assessorada por advogados da SRS, dirigida por William Smithson e com a participação de Marina Sommer e Giorgio Galli.