Edição digital
Assine já
    PUB
    Empresas

    Onyria Quinta da Marinha Hotel instala 553 painéis fotovoltaicos

    O investimento de 240 mil euros vai no aproveitamento da energia solar vai permitir ao hotel uma redução de emissões de 94.188 toneladas de CO2/ano

    CONSTRUIR
    Empresas

    Onyria Quinta da Marinha Hotel instala 553 painéis fotovoltaicos

    O investimento de 240 mil euros vai no aproveitamento da energia solar vai permitir ao hotel uma redução de emissões de 94.188 toneladas de CO2/ano

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
    Construção
    Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
    Imobiliário
    Residência Universitária de Braga entregue à Casais
    Construção
    Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR
    Empresas
    Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’
    Empresas
    Reabilitação urbana interrompe tendência de crescimento em Outubro
    Construção
    Primeiro Vila Galé Collection inaugura no Brasil
    Imobiliário
    Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador
    Empresas
    Carolina Herrera chega à baixa do Porto
    Imobiliário
    Nomad Capital lança Nomad Eden
    Imobiliário

    O Onyria Quinta da Marinha Hotel acaba de instalar 553 painéis fotovoltaicos que vão ajudar a iluminar as instalações do hotel de cinco estrelas, naquela que passará a ser uma operação mais amiga do ambiente. Estes painéis solares permitirão uma redução das emissões de dióxido de carbono de 94.188 de toneladas por ano.

    Fruto de um investimento de cerca de 240 mil euros, estes painéis fotovoltaicos surgem de uma parceria com a EDP Energias de Portugal. Apenas uma pequena parte destes painéis, montados na cobertura superior do hotel, serão visíveis para os visitantes.

    “Os painéis fotovoltaicos estão a produzir, neste momento, 30% do nosso consumo de electricidade. Quer dizer que com esta redução de consumo da rede, deixámos de ser consumidores intensivos de energia”, adianta Luís Tomé, director de Manutenção do Onyria Quinta da Marinha Hotel.

    A instalação dos painéis está integrada numa estratégia mais ampla do Onyria Quinta da Marinha Hotel para alcançar uma operação mais sustentável e amiga do ambiente. Entre as medidas adoptadas destaque para a instalação de quatro carregadores de veículos eléctricos, eliminação dos processos de reserva em papel, implementação de sistema de entrada nos quartos através de telemóvel (para evitar os cartões magnéticos), substituição do plástico por bambu nos kits de higiene e adopção de água filtrada nos serviços de bar e restaurante.

    “Temos adoptado uma série de estratégias e de novos procedimentos para nos tornarmos mais eficientes e reduzirmos o nosso impacto no ambiente. Queremos dar continuidade a estes passos graduais, mas consistentes, rumo a um turismo mais sustentável”, conclui Paulo Figueiredo, director geral operações Golf & Hospitality do Grupo Onyria.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    PUB
    Empresas

    Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR

    As eleições para os órgãos sociais da associação decorreram a 29 de Novembro, último e contaram com a participação de cerca de 40%  dos associados

    Celeste Campinho foi reeleita presidente da Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR). As eleições para os órgãos sociais da associação decorreram a 29 de Novembro, último e contaram com a participaçáo de cerca de 40%  dos associados.

    A lista encabeçada por Celeste Campinho, apresentou-se a votos com o foco muito claro nos objectivos a que se propõe e na linha de continuidade da liderança dos últimos anos à frente dos destinos da AIPOR. Entre as prioridades para o próximo mandato destaque para o reforço de parcerias estratégicas, quer a nível nacional quer internacional, presença em webinars, feiras, seminários, workshops e palestras, formação técnica de qualidade e acessível e participação nas alterações legislativas com impacto no sector.

    Com o objectivo de responder às necessidades do mercado, a nova direcção aposta no desenvolvimento e crescimento do Organismo de Certificação de Pessoas e na qualificação de técnicos. Sem esquecer a participação em comissões técnicas (CERTIF, IEP, SGS, APCER…), em prol dos interesses dos Associados.

    A nível de serviços, a AIPOR continuará a prestar apoio na área dos alvarás, ramo jurídico, certificação de empresas de gases fluorados e alternativos e sistemas de gestão (qualidade, ambiente, segurança, responsabilidade social, etc.) segurança e medicina do trabalho, calibrações, medidas de autoprotecção, entre outros.

    “Continuaremos firmes na trajectória que temos construído nos últimos anos, em prol dos nossos associados, o principal motor da AIPOR. Além disso, é e continuará a ser uma preocupação a melhoria das condições técnicas e profissionais de todo o sector e dos seus profissionais”, assegura Celeste Campinho, a presidente reeleita e que continuará a liderar a instituição nos próximos três anos.

    A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AIPOR ocorre no início de Dezembro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Cosentino Bathelier Soleria Dekton Nacre Revestimentos Dekton

    Empresas

    Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’

    Este desafio surge da proposta The Bathelier, uma coleção de casas de banho Cosentino Bathroom que conjuga “arte, funcionalidade e design”. O prazo para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 30 de Janeiro de 2025 e no dia 15 de Fevereiro será conhecido o melhor projecto

    Enquadrado na proposta Cosentino Bathroom, a empresa lançou, este ano, o ‘The Bathelier Challenge”. Este reconhecimento tem como objectivo descobrir projectos “inspiradores” com materiais Cosentino que transformem as casas de banho em espaços de “conexão e emoção” através da criatividade, design e inovação. Ao mesmo tempo, a empresa quer “apoiar os designers, sejam eles bem-sucedidos ou jovens talentos, oferecendo-lhes exposição e promoção”.

    ‘The Bathelier Challenge’ nasce com âmbito europeu na sua primeira edição, e sob um esquema de concurso aberto. Todos os designers interessados em participar devem ser membros e utilizadores no seu respectivo país do C·Top Design, a plataforma profissional da Cosentino para designers e designers de interiores.

    A participação é muito simples: Ao aceder como membro do C·Top Design e preencher um formulário simples, pode fornecer as principais informações e materiais audiovisuais (imagens HR e um vídeo HD) do seu projecto ou projectos, cumprindo dois requisitos principais: a) casas de banho concebidas e concluídas em 2023-24. Não são aceites renders b) o design deve incorporar material de, pelo menos, uma marca Cosentino (Silestone, Dekton Sensa by Cosentino ou Scalea) numa das seguintes aplicações de casa de banho: pavimento, revestimento, base de duche, lavatório ou bancada.

    O lançamento oficial do desafio teve lugar em Outubro passado durante a segunda edição do C·Next Designers Europe, um evento que reuniu 220 profissionais de design provenientes de mais de 30 países.

    O prazo para apresentação de candidaturas termina no próximo dia 30 de Janeiro de 2025. No dia 15 de Fevereiro de 2025, um júri, formado por representantes da Cosentino e alguns designers europeus de renome, seleccionará o melhor projecto, que será designado ‘The Bathelier of the Year’ e receberá um prémio monetário de 10 mil euros e terá uma campanha de divulgação e promoção através das plataformas e redes sociais da Cosentino.

    A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no prazo de 60 dias após a decisão do júri, na Cosentino City mais próxima do local de residência do designer premiado. Da mesma forma, serão seleccionados três projectos finalistas que terão a criação e promoção global de um Case Study sobre os seus projectos.

    Este desafio surge da proposta The Bathelier, uma coleção de casas de banho Cosentino Bathroom onde a “arte, a funcionalidade e o design” andam de mãos dadas, e que apresenta espaços exclusivos criados por prestigiados designers de todo o Mundo, onde constam nomes como Remy Meijers, Claudia Afshar, Daniel Germani, Colin Seah e MUT Design.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador

    A Barbot reforça a sua presença no Algarve com destaque para a “experiência do cliente”. Neste espaço, os visitantes terão contacto directo com os produtos, podendo testá-los em diferentes ambientes e experimentar várias tonalidades e efeitos

    Inaugurada esta segunda feira, dia 2 de Dezembro, a nova loja da Barbot em Loulé privilegia  a “experiência do cliente”. Este novo conceito de loja conta com uma “Cabine de Cor”, uma área exclusiva onde os clientes podem observar o comportamento das cores e acabamentos sob diferentes tipos de luminosidade. Esta é uma das várias formas de envolvimento proporcionadas pela Barbot, pensadas para que os clientes se sintam confortáveis e acolhidos durante o processo de escolha. Para reforçar essa sensação, o ambiente da loja privilegia a madeira e a estética natural, criando uma atmosfera de inspiração verdadeiramente acolhedora.

    O espaço conta ainda com uma área equipada para reuniões, onde o cliente pode visualizar materiais e discutir ideias para os seus projectos, com o apoio dos especialistas da Barbot, que oferecem orientação técnica e consultoria especializada em cor e decoração.

    “A abertura desta loja em Loulé representa a nossa dedicação em oferecer experiências únicas aos nossos clientes, proporcionando-lhes não só o acesso a produtos de qualidade, mas também um espaço de inspiração e apoio técnico. Queremos que os nossos clientes possam dar vida aos seus projectos com a confiança de que contam com a nossa equipa de especialistas para os guiar ao longo de todo o processo”, refere João Garrido, retail manager da Barbot.

    Prosseguindo os seus planos de “expansão e consolidação”, tanto nacional como internacionalmente, a Barbot conta levar este conceito inovador a mais regiões do País e do Mundo, reforçando a missão de “aproximar a marca dos consumidores” e tornar a experiência de escolha e aplicação dos seus produtos ainda mais “acessível e envolvente”.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    uma imagem de céu azul, com painéis solares e uma montanha ao fundos
    Empresas

    Consumo de electricidade diminui em Novembro

    Consumo de electricidade em Novembro diminuiu 1,8%, num mês marcado pela elevada produção de electricidade renovável 

    CONSTRUIR

    Em Novembro, o consumo de electricidade diminuiu 1,8% face ao mês homólogo, e a produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Nesse mês as energias renováveis abasteceram 67,7% do consumo de electricidade, as não renováveis 13,7% e o saldo importador foi 18,6%.

    Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 33,7%, hídrica 22,6%, solar fotovoltaico 6,1% e a biomassa 5,2%. Comparando com o período homologo, a produção total de electricidade renovável diminuiu em cerca de 24,7%, resultado da forte queda da hídrica (-53,9%); no mesmo período, o solar fotovoltaico aumentou 35%, a biomassa (+12,5%) e a eólica (+6,4%). A produção de electricidade por fontes não renováveis teve um aumento de 4,8%. Em Novembro de 2023, o saldo foi exportador.

    No que diz respeito ao gás natural, Novembro registou uma ligeira descida no consumo, com uma diminuição de 0,1% face ao mês homólogo. O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade representou 26,4%, e os restantes 73,6%, destinados ao mercado convencional.

    O gás natural para o mercado eléctrico aumentou 8,6% e o destinado ao mercado convencional diminuiu 2,7%, quando comparados com Novembro de 2023. No que respeita ao fornecimento de gás natural, a Nigéria manteve a liderança quer comparada ao mês anterior quer ao mês homólogo, com uma quota de mercado de 68,2%, seguindo-se os EUA com 31,8%.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Da esqª para a drtª: Paulo Alexandre, CEO da Improxy e Dalius Simaitis, CEO da PortalPro Holding

    Empresas

    PortalPro reforça presença em Portugal através de parceria com a Improxy

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025

    CONSTRUIR

    A plataforma especializada na gestão de manutenção e reparações no sector imobiliário, PortalPro, passou a integrar a Improxy. Esta parceria representa um “novo marco na sua expansão internacional ao lado do software de referência em Portugal”, que gere mais de 1,2 milhões de propriedades e 62 mil condomínios.

    Com o início desta colaboração, a PortalPro será totalmente integrada no software da Improxy, permitindo que todos os seus utilizadores façam a gestão das suas operações directamente através desta ferramenta, simplificando os processos e optimizando a experiência do cliente.

    “Este acordo é um passo estratégico na nossa expansão em Portugal, um mercado chave para nós. Estamos muito entusiasmados com a sinergia gerada com a Improxy, que nos permitirá oferecer soluções mais eficazes aos nossos clientes e profissionais”, afirma Tiago Guerra, CEO Iberia (Portugal & Espanha) da PortalPro.

    A integração com a Improxy, que nos últimos três anos aumentou o seu volume de negócios em 26%, é um exemplo claro desta estratégia. Os utilizadores da Improxy podem gerir os seus pedidos de manutenção e reparações sem precisar sair da plataforma, agilizando os processos e aumentando a eficiência operacional.

    Na sua primeira fase de operações em Portugal, a PortalPro prevê alcançar uma facturação de 300 mil euros este ano, com expectativas de forte crescimento para 2025. Além disso, a empresa procura expandir a sua rede de profissionais de manutenção, que actualmente conta com dois mil trabalhadores independentes e pequenas empresas especializadas em áreas como canalização, electricidade, construção e limpeza, entre outras, a nível global.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Elisabet Guasch, vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha

    Empresas

    Elisabet Guasch assume vice-presidência de Recursos Humanos para a Ibéria da Schneider Electric

    A executiva assume um compromisso com o desenvolvimento de talentos e a cultura organizacional, alinhando a estratégia da empresa com uma transformação digital centrada nas pessoas

    CONSTRUIR

    A Schneider Electric anunciou a nomeação de Elisabet Guasch como vice-presidente de Recursos Humanos para Portugal e Espanha, integrando o Comité de Direcção da Zona Ibérica.
    Com um percurso sólido na gestão de pessoas e na transformação cultural de empresas tecnológicas, Elisabet Guasch passou por grandes organizações como Schibsted, Privalia e Trovit. A sua posição mais recente foi a de directora de Recursos Humanos e Comunicação para os mercados europeus na Adevinta.
    Licenciada em Psicologia, a executiva tem um mestrado em Recursos Humanos e um MBA pela ESADE. No seu perfil profissional destaca-se a capacidade de liderar processos de mudança e o foco estratégico na gestão de talentos, que vão ser fatores-chave para acelerar a transformação da Schneider Electric na região ibérica.
    “Estou orgulhosa por me juntar a uma empresa que coloca as pessoas no centro da sua estratégia, e que fomenta e dá prioridade a um ambiente inclusivo e dinâmico,” afirma Elisabet Guasch. “O meu objectivo vai continuar a ser impulsionar o desenvolvimento de talentos e promover uma cultura que apoie a inovação e o bem-estar das equipas. Estes são e vão continuar a ser elementos-chave da estratégia de RH da Schneider Electric.”

    Com esta nomeação, a Schneider Electric reafirma o seu compromisso com continuar a atrair e desenvolver os melhores talentos, apoiando a evolução contínua da empresa num ambiente cada vez mais digital e sustentável. Mantendo as pessoas no centro da sua estratégia, para a empresa a transformação digital envolve não apenas tecnologia, mas também uma mudança profunda na gestão de talentos, passando por ecossistemas dinâmicos.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Negócios crescem no Médio Oriente

    A AEP e um conjunto de empresas do sector da construção regressam do Médio Oriente com negócios na mala, depois de uma participação na Big 5 Global. As exportações portuguesas para os Emirados Árabes Unidos aumentaram nos últimos três anos 80%, com perto de um milhar de empresas nacionais a exportar para este mercado

    CONSTRUIR

    A Associação Empresarial de Portugal, AEP, e uma comitiva de nove empresas portuguesas – Barros & Moreira, Ceragni, Fravizel, SomaCoordenadas, Urban Design & Landscape, EPW, Marble & Stone World, Julipedra, Marcant, MVC e RuiPedra – regressaram, este fim de semana, do Dubai, onde participaram, entre 26 e 29 de Novembro, na feira Big 5 Global, que inclui a Marble & Stone World e a Urban Design & Landscape e se destaca como a mais importante da região do Médio Oriente para o sector da construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, maquinaria, tecnologias e ambiente.

    “As empresas envolvidas avaliam a participação como muito positiva. A grande maioria aponta como principais vantagens a dimensão dos mercados do GCC, as oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos, especialmente no que toca aos visitantes profissionais, importadores e distribuidores. As empresas identificaram potenciais parcerias, na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contactos com países da região do Golfo Arábico e dos continentes Africano e Asiático. Nos últimos três anos, as exportações portuguesas para os Emirados Árabes Unidos aumentaram 80%, com mais de 980 empresas nacionais a exportar para o emirato”, explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

    A primeira deslocação da AEP ao Médio Oriente foi em 2004 e desde 2008 que organiza a participação nacional na Big 5 Global. Ao longo dos anos, a AEP já envolveu largas dezenas de empresas nacionais de diversos sectores, coordenando a participação nacional em feiras como Arab Health, Gulfood, Index, Hotel Show & Workspace, Gulfhost, Gulfood Manufacturing entre outras.

    De acordo com a análise da associação empresarial, o Dubai tem uma localização estratégica no Golfo – com fácil acesso ao Médio Oriente, Ásia e África – o que o torna o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atractivos do mundo. Desempenha um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 50% dos produtos importados para países como Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein e Kuwait.

    O Médio Oriente, GCC e Norte de África representam mais de 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação, oferecendo excelentes oportunidades para as empresas portuguesas.
    Os países do Golfo estão num período de expansão e crescimento económico, o que potencia o desenvolvimento de diversos projectos e dinamiza o sector da construção, abrangendo a construção de hospitais, aeroportos, centros comerciais, hotéis, residências e parques de diversão.

    A participação portuguesa foi organizada pela AEP em articulação com a ANIET e a ABIMOTA.
    Em 2023, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 200 empresas em 27 acções, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 23 mercados distintos.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Susana Coimbra, directora do Centro de Produção de Souselas

    Empresas

    CIMPOR celebra 50 anos do Centro de Produção de Souselas

    Para assegurar o futuro, a fábrica está a implementar projectos inovadores, como a reabilitação da Linha 2 para a produção de argilas calcinadas, a instalação de centrais fotovoltaicas e a aposta no coprocessamento e na recuperação de calor, com vista a alcançar a neutralidade carbónica até 2050

    Cidália Lopes

    A Cimpor celebrou na passada sexta-feira, dia 29 de Novembro, o 50º aniversário do seu Centro de Produção de Souselas, uma das “mais importantes unidades industriais do sector cimenteiro em Portugal”. A operar desde novembro de 1974, o Centro de Produção de Souselas tem desempenhado um papel “crucial” no desenvolvimento económico e social da região, destacando-se como uma referência de “inovação e sustentabilidade”.

    Desde o arranque da sua primeira linha de produção, com uma capacidade inicial de 500 mil toneladas de clínquer por ano, até à implementação de tecnologias modernas que reforçam o seu compromisso com a descarbonização, a unidade tem evoluído constantemente para responder aos desafios do mercado e às exigências ambientais.

    Ao longo de 50 anos, o Centro de Produção de Souselas atingiu marcas impressionantes, como a produção acumulada de mais de 69 milhões de toneladas de clínquer e o processamento de cerca de 667 mil toneladas de combustíveis alternativos, o que reflecte o compromisso da Cimpor com a economia circular e a redução de emissões de CO2.

    Para assegurar o futuro, a fábrica está a implementar projectos inovadores, como a reabilitação da Linha 2 para a produção de argilas calcinadas, a instalação de centrais fotovoltaicas e a aposta no coprocessamento e na recuperação de calor, com vista a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

    De entre os projectos a implementar, Susana Coimbra, directora do Centro de Produção de Souselas, destaca a “reconversão da 2ª linha de produção para a introdução de argilas calcinadas na produção de cimento, pelo facto de ser um projecto pioneiro em Portugal e pelo impacto que terá na economia local. Para além da vertente ambiental associada a este projecto, trata-se de uma operação que contribuirá para a criação de emprego local, dinamizando a economia e tornando o processo produtivo mais sustentável”.

    O crescimento e desenvolvimento tecnológico da fábrica permitir-lhe-á também continuar a aprofundar a sua estratégia de impacto social positivo. De acordo com o Presidente da Junta de Freguesia de Souselas e Botão, Rui Soares, “é importante para a União das Freguesias de Souselas e Botão que esta relação com a Cimpor continue. Temos um protocolo que tem sido muito bem aproveitado. Se não fosse este protocolo, não seria possível dar à população local benefícios tão importantes, como por exemplo a cedência de um autocarro. Temos uma estratégia para o futuro e, daqui a 50 anos, vamos olhar para trás e ver que valeu a pena.”

    Também com os olhos postos no futuro, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, saudou “todos os esforços que a Cimpor tem feito para melhorar a sua performance ambiental”

    Durante a celebração, os participantes tiveram a oportunidade de revisitar a história da unidade e conhecer os projectos estratégicos que estão a moldar o seu futuro. Entre os destaques, foi mencionada a recente instalação de uma central fotovoltaica de 1 MW e os planos para uma nova central de 10 MW até 2025, um sistema de recuperação de calor de gases de excesso do processo produtivo para geração de electricidade (Waste Heat Recovery) com capacidade de 7,4 MW, com arranque previsto para Fevereiro de 2025, e a implementação de uma central de hidrogénio verde de 10 MW em 2026, como reforço na aposta em energias renováveis.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Porto Business School lança 2º edição da pós-graduação em Sustainability Management

    Escola consolida a sua estratégia na preparação de gestores e líderes aptos às novas realidades e exigências trazidas pelos desafios ESG

    CONSTRUIR

    A Porto Business School renova a aposta na transformação sustentável das empresas com o lançamento da segunda edição do executive master em Sustainability Management. Depois de uma primeira edição bastante participada, a escola volta a dar resposta ao crescente desafio das empresas em se adequarem a novos paradigmas de gestão e de negócios ao nível da sustentabilidade, num momento em que as exigências do mercado e o contexto regulamentar europeu se mostram cada vez mais rigorosos.

    Neste ponto, refira-se que um estudo recente da consultora PwC revela que apenas 41% das empresas em Portugal se mostram confiantes na sua capacidade de implementar práticas de sustentabilidade e reportar as informações exigidas pela Directiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), um valor que contrasta com os 63% a nível global. Ainda assim, encaram a nova directiva como benéfica para fortalecer o negócio.
    Já de acordo com o estudo “O estado da sustentabilidade das empresas portuguesas”, levado a cabo pela Deloitte, a realidade empresarial nacional reflecte também um foco considerável no pilar social, ainda que a maioria das iniciativas esteja relacionada com compliance, comunicação e liderança nas capacidades internas dos recursos. No pilar ambiental, as empresas estão a desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas, nomeadamente investindo em frotas mais verdes ou no recurso a energias renováveis, apesar de as áreas da poluição e resíduos (46%) e de natureza e recursos naturais (31%) ainda estarem aquém das metas.

    Estes dados destacam a importância de formações especializadas como o executive master em Sustainability Management, que visa preparar líderes e gestores para responder a estas exigências de forma informada e eficiente, contribuindo para um planeta mais saudável e justo para as gerações futuras e, em simultâneo, para um bom desempenho económico.

    “No final da formação, os alunos vão ser capazes de desenhar estratégias empresariais baseadas nos diferentes pilares da sustentabilidade, liderar projectos de transformação nas organizações, optimizar recursos e maximizar a eficiência para reduzir a pegada ambiental da actividade, estabelecer parcerias duradouras que valorizem o bem comum e, ainda, definir objectivos, monitorizar e reportar sistematicamente os resultados e o respectivo impacto”, sublinha João Dias da Silva, co-director do programa.

    O programa tem a duração de um ano e será leccionado em inglês. As candidaturas estão abertas até ao dia 5 de Janeiro.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Adyen e Pestana Hotel Group anunciam parceria

    A integração da plataforma de tecnologia financeira da Adyen ajudará o Pestana Hotel Group a obter uma visão mais unificada dos pagamentos

    CONSTRUIR

    A Adyen, a plataforma de tecnologia financeira anuncia uma parceria global com o maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa, o Pestana Hotel Group. A nova parceria permitirá que o Pestana Hotel Group reúna todos os dados de pagamentos de diferentes canais, online e presencial, numa única plataforma, oferecendo uma visão holística sobre os comportamentos e preferências dos seus hóspedes.

    Através da implementação da tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tornará os procedimentos de check-in e check-out mais ágeis e práticos para os seus clientes, proporcionando uma experiência centrada na comodidade e satisfação.

    “Com este projeto, o Pestana Hotel Group pretende acrescentar valor ao serviço prestado aos seus clientes. Passará a disponibilizar diferentes opções de pagamento de forma consistente na sua rede de hotéis, utilizando tecnologia de ponta, segura, que facilita a interacção do cliente. No ‘backoffice’, potencia-se a digitalização dos processos associados.”, afirma Pedro Fino, chief financial officer do Pestana Hotel Group (CFO).

    A parceria entre o Pestana Hotel Group e a Adyen trará ganhos não apenas para os clientes, mas também para as equipas, uma vez que a plataforma da Adyen vem optimizar as operações ao integrar processos de pagamento de forma simples e segura, possibilitando um atendimento mais rápido e eficiente. Ao combinar eficiência operacional com a tecnologia inovadora da Adyen, o Pestana Hotel Group tem como objectivo elevar os níveis de serviço a novos patamares.

    “Desde a primeira reunião, a equipa do Pestana Hotel Group apresentou claramente os seus principais objectivos. Primeiramente, como construir e optimizar uma visão centralizada das operações tanto a nível nacional como internacional? E, em segundo lugar, como acompanhar a jornada do cliente nas diferentes unidades do grupo? A Adyen forneceu uma resposta clara e uma solução para responder a estas questões e, após várias provas de conceito e plano de projeto global, recebermos o voto de confiança do Pestana Hotel Group deixa-nos muito satisfeitos e entusiasmados por dar vida a estas experiências e benefícios”, aponta Juan Jose Llorente, country manager da Adyen para Espanha & Portugal.

    A parceria entre o Pestana Hotel Group e a Adyen traz também benefícios para as equipas da recepção, pois a plataforma, ao simplificar o processo de pagamento, permite ainda poupar tempo em tarefas manuais, possibilitando que ofereçam um serviço mais rápido e eficiente e uma experiência que supere as expectativas dos clientes.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 Construir. Todos os direitos reservados.