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    Onyria Quinta da Marinha Hotel instala 553 painéis fotovoltaicos

    O investimento de 240 mil euros vai no aproveitamento da energia solar vai permitir ao hotel uma redução de emissões de 94.188 toneladas de CO2/ano

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    Onyria Quinta da Marinha Hotel instala 553 painéis fotovoltaicos

    O investimento de 240 mil euros vai no aproveitamento da energia solar vai permitir ao hotel uma redução de emissões de 94.188 toneladas de CO2/ano

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    O Onyria Quinta da Marinha Hotel acaba de instalar 553 painéis fotovoltaicos que vão ajudar a iluminar as instalações do hotel de cinco estrelas, naquela que passará a ser uma operação mais amiga do ambiente. Estes painéis solares permitirão uma redução das emissões de dióxido de carbono de 94.188 de toneladas por ano.

    Fruto de um investimento de cerca de 240 mil euros, estes painéis fotovoltaicos surgem de uma parceria com a EDP Energias de Portugal. Apenas uma pequena parte destes painéis, montados na cobertura superior do hotel, serão visíveis para os visitantes.

    “Os painéis fotovoltaicos estão a produzir, neste momento, 30% do nosso consumo de electricidade. Quer dizer que com esta redução de consumo da rede, deixámos de ser consumidores intensivos de energia”, adianta Luís Tomé, director de Manutenção do Onyria Quinta da Marinha Hotel.

    A instalação dos painéis está integrada numa estratégia mais ampla do Onyria Quinta da Marinha Hotel para alcançar uma operação mais sustentável e amiga do ambiente. Entre as medidas adoptadas destaque para a instalação de quatro carregadores de veículos eléctricos, eliminação dos processos de reserva em papel, implementação de sistema de entrada nos quartos através de telemóvel (para evitar os cartões magnéticos), substituição do plástico por bambu nos kits de higiene e adopção de água filtrada nos serviços de bar e restaurante.

    “Temos adoptado uma série de estratégias e de novos procedimentos para nos tornarmos mais eficientes e reduzirmos o nosso impacto no ambiente. Queremos dar continuidade a estes passos graduais, mas consistentes, rumo a um turismo mais sustentável”, conclui Paulo Figueiredo, director geral operações Golf & Hospitality do Grupo Onyria.

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    Carmo Wood lança revestimentos ripados em madeira tratada

    Pensados para habitação, hotéis, escritórios ou espaços comerciais, os novos painéis de revestimento ripado em madeira tratada da Carmo Wood podem ser aplicados tanto no interior como no exterior

    Com o objectivo de “oferecer” cada vez mais soluções em madeira para construção e decoração e “colmatar” uma lacuna no mercado, a Carmo Wood lançou uma nova gama de revestimentos ripados em madeira tratada, ideais para “dar um toque de design natural” a qualquer divisão ou espaço.

    Pensados para habitação, hotéis, escritórios ou espaços comerciais, os novos painéis de revestimento ripado em madeira tratada da Carmo Wood podem ser aplicados tanto no interior como no exterior, graças ao tratamento em duplo vácuo ou em autoclave que lhes permite total durabilidade e resistência.

    “A tendência para incorporar madeira nos projectos de construção ou decoração está a crescer de dia para dia, com os painéis de madeira ripada a assumirem-se como uma solução prática e simples com bastante procura. Contudo, não existiam ainda muitas soluções em madeira tratada que pudessem ser usadas no exterior, razão pela qual, enquanto especialista, lançámos este novo produto”, refere João Figueiredo, administrador da Carmo Wood.

    Disponíveis com três tipos de perfis diferentes – 16MM, 24MM e 35MM – os novos revestimentos são “fáceis e rápidos de aplicar” e proporcionam uma grande “multiplicidade de aplicações”, desde a decoração de uma parede interior, para criar diferentes ambientes e dividir espaços, para revestir fachadas ou tectos falsos interiores ou exteriores.

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    Kyndryl ganha infraestruturas TI da Mota-Engil

    A Kyndryl (NYSE:KD), fornecedor mundial de serviços de infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI), e a Mota-Engil, assinaram um acordo através do qual a Kyndryl passa a fornecer gestão de serviços de infraestruturas de TI e de Digital Workplace

    A Kyndryl vai gerir parte do ambiente de TI da Mota-Engil, desde a infraestrutura on-premises até à infraestrutura cloud já existente, bem como a gestão de todos os endpoints dos colaboradores e do stack Microsoft Office 365. A Kyndryl, fornecedora mundial de serviços de gestão de cloud híbrida e de sistemas e aplicações para utilizadores finais, irá implementar sistemas e protocolos de monitorização que irão permitir a análise em tempo real destes ambientes de TI para o processamento de dados em larga escala, permitindo identificar irregularidades ou falhas, e antecipar quebras nos sistemas para reduzir os impactos no negócio.

    “Seleccionámos a Kyndryl como nosso parceiro com base na competência comprovada e na sua vasta experiência e conhecimento. Graças a esta parceria, a Mota Engil será ainda mais eficaz no que respeita à prevenção e gestão de sistemas, de forma a aumentar os resultados do seu negócio”, afirma António Roque, IT Director da Mota-Engil Global.

    Os novos serviços vão permitir à Mota-Engil tirar partido da experiência da Kyndryl nas suas práticas de serviços Cloud e Digital Workplace.

    “O objectivo deste projecto é fortalecer a longa relação entre a Kyndryl e a Mota-Engil e fornecer serviços de TI totalmente revolucionários, permitindo que a Mota-Engil continue a expandir o seu negócio em Portugal e no mundo, de modo que se possa concentrar no seu negócio principal, apoiada por serviços de TI e parceiros de TI”, explica Paulo Coelho, practices leader da Kyndryl Portugal. “Esta parceria vai trazer à Mota-Engil os serviços especializados da Kyndryl, uma empresa internacional com um forte conhecimento na gestão de ambientes críticos de TI e permitir-nos-á, na Kyndryl, participar no crescimento de uma empresa portuguesa muito importante.”

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    Primeiras baterias de fluxo de ferro chegam a Portugal esta semana

    Trazidas pela Goldbreak, empresa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia, a tecnologia destas baterias afigura-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”

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    Chegam ao Porto de Leixões, esta quinta-feira, 11 de Abril, as primeiras baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica. Trazidas pela Goldbreak, empresa portuguesa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia.

    A tecnologia “inovadora e única” na Península Ibérica destina-se a grandes consumidores de energia e pretende ser uma solução alternativa às baterias de lítio, afigurando-se “mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”.

    A chegada das duas primeiras unidades resulta da parceria estabelecida entre a empresa portuguesa Goldbreak e a empresa norte-americana ESS Tech, um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, e terão como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, também pela Goldbreak, uma central de produção fotovoltaica.

    As baterias de longa duração de fluxo de ferro possibilitam o armazenamento de energia eléctrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia até 12 horas, permitindo a optimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia eléctrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção.

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    Em 2024 a Teka celebra 100 anos

    A Teka comemora o centenário da sua fundação em 2024, o que a torna uma das marcas de electrodomésticos mais antigas da Europa. Durante este ano, a marca celebrará o seu centenário a nível mundial, estando previstos diversos lançamentos e eventos

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    Nos seus 100 anos de história, a Teka vendeu mais de 300 milhões de produtos em todo o mundo. A empresa estima que mais de 200 milhões de casas, em todo o mundo possuam algum produto da marca.

    A Teka é uma marca histórica e com uma forte ligação à memória colectiva dos portugueses, contando já com 46 anos de presença no mercado nacional. A fábrica de Ílhavo, onde foram desenvolvidos um sem número de produtos, é ainda hoje um ponto de pesquisa de desenvolvimento de electrodomésticos, nomeadamente microondas, alguns fornos e também exaustores. Conta com um quadro de cerca de 350 colaboradores, desde a fábrica à equipa de desenvolvimento e produção, e à área comercial, tendo um papel activo no desenvolvimento da região.

    A Teka é actualmente o segundo maior fabricante de lava-louças na Europa. Os seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes e possui 10 fábricas espalhadas pela Europa, Ásia e América, 35 centros de distribuição e 6 centros de excelência e pesquisa.

    Uma empresa pioneira

    Fundada por Karl Thielmann em 1924, a Teka iniciou a sua actividade como uma empresa dedicada ao fabrico de máquinas agrícolas. Com a incorporação de Helmut Klein como sócio em 1957, a empresa adquiriu o nome actual das iniciais de ambos os fundadores. Especializada em produtos de aço inox, a empresa foi a primeira a produzir lava-louças com este material, desenvolvendo um produto que revolucionaria as cozinhas. Em 1968 foi pioneira na produção de lava-louças encastrados em aço inox.

    Na área de electrodomésticos, a Teka foi a primeira empresa a produzir placas de cozinha em aço inox, em 1959. Este produto teve ampla aceitação no mercado pela facilidade de limpeza, resistência e durabilidade deste material. Em 1978, a empresa patenteou a primeira placa de cozinha de encastrar, o que representou uma inovação no design de cozinhas. Até então, as placas eram vendidas num conjunto que também incorporava o forno, o que obrigava a ter um espaço maior para a sua colocação. A sua produção iniciou-se simultaneamente em 1983 em fábricas na Alemanha e em Espanha, de forma a responder à grande procura do mercado.

    Em 1984, a Teka foi também pioneira no fabrico de microondas na Europa, o que facilitou o acesso deste electrodoméstico aos consumidores europeus, já que até então, os microondas eram apenas comercializados nos Estados Unidos da América.

    Nos últimos anos, a empresa tem feito uma grande aposta na inovação, com o lançamento de novos produtos como SteakMaster, MaestroPizza ou a série Infinity G1. Todos eles contam com o design como uma peça importante do seu desenvolvimento, e procuram responder às no-vas necessidades do cliente que tem em casa um espaço de convívio e entretenimento, onde a cozinha se torna o verdadeiro coração da casa.

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    Topeca reforça gama de argamassas

    São três os novos produtos que vão reforçar a gama de argamassas de reboco. O seu desenvolvimento foi feito em conjunto com aplicadores profissionais

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    A Topeca aliou a sua experiência no fabrico de argamassas, com as mais recentes tecnologias, aplicadas aos novos materiais para fazer crescer a sua gama de rebocos à base de cimento.

    Em conjunto com aplicadores profissionais, foram desenvolvidas três novas argamassas de reboco, que vêm reforçar a gama Rebetop.

    Estas novas argamassas caracterizam-se por terem uma morfologia híbrida, conjugando no mesmo produto os benefícios do ligante cimento com a agregação de materiais 100% naturais, com pegada de carbono reduzida. Para além de mais ecológicos, os novos rebocos de base cimentícia são moldáveis e por isso mais fáceis de regularizar e cortar, mais rentáveis, permitindo rebocar mais área em menos tempo, e apresentando texturas areadas e raspadas.

     

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    Mapei investe 13M€ na nova fábrica de Cantanhede

    Os responsáveis da Mapei defendem que a nova unidade, que ocupa uma área total de 26.500 m² de área total, dos quais 12.000 de área coberta, vai permitir o crescimento do portfolio produzido em Portugal. Para o CEO da companhia italiana, “Portugal é um mercado muito particular e de forte procura, o que motivou a empresa a encontrar soluções que respondessem às limitações existentes na fábrica de Anadia”

    Ricardo Batista

    Está avaliado em 13 milhões de euros o investimento realizado pela Mapei na construção da sua nova casa. A nova fábrica da companhia italiana, especialista na área dos adesivos, impermeabilizantes e produtos químicos, está localizada na zona industrial de Cantanhede e coloca a Mapei num patamar privilegiado para responder às necessidades do mercado nacional.

     


    Dotada de tecnologias de vanguarda, a nova unidade fabril dedica-se à colagem de cerâmica, impermeabilização, pavimentos industriais, reparação de betão, revestimentos e apresenta uma área total de 26.500 m² de área total, dos quais 12.000 de área coberta, sendo que o arranque fica marcado pela produção do adesivo Keraflex Zero, com o total das emissões de CO2 emitidas em todo o seu ciclo de vida compensadas através da compra de créditos ambientais certificados.

    Portugal tem mercado importante

    A cerimónia de inauguração contou com a presença do CEO da Mapei Internacional. Marco Squinzi reconhece que pese não ser um dos maiores mercados do grupo, “Portugal é um mercado muito particular e de forte procura, o que motivou a empresa a encontrar soluções que respondessem às limitações existentes na fábrica de Anadia”. O terreno onde agora nasceu a nova fábrica do grupo italiano foi adquirido à Câmara Municipal de Cantanhede, que vê a marca a reforçar o investimento na região, de acordo com a palavras da autarca Helena Teodósio. Squinzi sublinha que os 20 postos gerados pela nova fábrica, aos quais se juntam os 20 outros que transitam da fábrica de Anadia, vão operar numa unidade “muito eficiente, com muita automação, e um consumo de energia muito baixo, na qual teremos capacidade de produção adicional para podermos continuar a crescer neste país”. “Começámos a nossa aventura em Portugal em 2001 como uma pequena empresa, hoje somos uma das empresas líderes no setor dos produtos químicos para a construção. Graças a esta nova e moderna fábrica, seremos capazes de responder às exigências do mercado local e continuar a crescer, oferecendo soluções inovadoras, duradouras e de qualidade, respeitando o ambiente, como a nossa Linha Zero de produtos com emissões de CO2 totalmente compensadas”, acrescentou o CEO da Mapei.  Ao CONSTRUIR, a directora geral da Mapei em Portugal reconhece que “o aumento da capacidade produtiva é muito importante. As limitações da fábrica de Anadia são agora ultrapassadas com uma fábrica moderna que vai permitir o aumento e alargamento do portfolio de produção, algo que era crucial para nós”. Carla Santos acrescenta que “a eficiência e a optimização dos custos são fundamentais para responder a um mercado que consideramos cada vez mais exigente”. “O caminho que temos feito ao nível de especialização, a atenção que temos prestado à prescrição, do pré e do pós-venda, do acompanhamento ao cliente, faz parte desta estratégia de crescimento e a fábrica é um ponto crucial para que a nossa resposta ao cliente e ao mercado seja mais e mais importante”.

    Mão-de-obra é um desafio

    Carla Santos explica também que um dos grandes desafios que empresas como a Mapei têm pela frente prendem-se com a mão-de-obra. “Estamos a viver um momento difícil para encontrar mão de obra qualificada. No sentido das flutuações, quer a nível de matérias-primas, o nosso grupo, o tamanho do grupo também nos dá a capacidade e o poder negocial, não é? E isso é importante para países como o nosso, que são mais periféricos, obviamente. Mas acreditamos que estamos preparados e o grande desafio é, efectivamente, a eficiência. Dotar, dimensionar a nossa estrutura de forma a responder às expectativas que temos do mercado”, defende a directora-geral da Mapei Portugal. Carla Santos reconhece que a importância do mercado português e da estrutura portuguesa da companhia “não se resume seguramente aos 10 milhões de habitantes. Eu acho que nós temos reconhecidamente uma performance elevada. Conseguimos trabalhar todas as linhas de produto lançadas pelo grupo Mapei e eu acho que temos uma empresa muito saudável e somos referência num país que também tem dado passos para ser referência na Europa”.  Já Veronica Squinzi, proprietária do Grupo Mapei Internacional, adiantou que um dos objectivos é “continuar a crescer de forma sustentável, reforçando a nossa presença nos mercados que consideramos estratégicos, uma economia estável, sectores em constante crescimento como as energias renováveis, o imobiliário, o turismo e a tecnologia. Portugal representa uma oportunidade de investimento promissora para o nosso grupo. Graças ao profissionalismo e à visão da nossa equipa local, estamos confiantes de que continuaremos a expandir a nossa presença no país.”

    Alargamento da gama

    Com este investimento a Mapei pretende alargar a gama de produtos produzidos em Portugal e aumentar o orçamento de vendas, ultrapassando o volume de facturação de 2023 na ordem dos 30 milhões de euros, enquanto o grupo internacional facturou 4,2 mil milhões de euros a nível mundial. Em Cantanhede, a Mapei tem uma capacidade de armazenamento em racks superior a 3.500 paletes e uma capacidade de expedição de 30 camiões por turno. Gera mais de 70 guias de remessas emitidas, mais de 250 linhas de produtos preparadas e mais de 250.000 kg de produto expedido, por turno. Neste investimento, a Mapei recorreu a soluções inovadoras, nomeadamente o pavimento de toda a área logística  que recorre, pela primeira vez, ao sistema Concrete Flooring System da Mapei, sistema que permite a construção de um piso sem juntas, com ganhos evidentes na manutenção, mas acima de tudo oferece um piso estável e sem vibrações para a circulação de máquinas com ganhos evidentes na saúde dos operadores”. O grupo Mapei tem mais de 12.000 colaboradores em 57 países com 102 subsidiárias. Em Portugal, a Mapei conta com cerca de 100 colaboradores e tem apresentado uma evolução consistente no mercado nacional com o crescimento de 50% nos últimos dois anos. Situados no Parque das Nações, em Lisboa, os escritórios centrais da empresa portuguesa são dotados do Mapei World Lisboa, um espaço para os projectistas inspirar-se para conceber os projectos do futuro, um conceito do grupo Mapei já implementado em Paris Londres e Milão. Em Cantanhede será produzida a argamassa, uma das soluções centrais no portfólio do fabricante, mas a fábrica está preparada para receber, já em 2025, novas linhas de produção para o fabrico de gamas adicionais. Carla Santos recorda que a Mapei Portugal cresceu 50% nos últimos dois anos, com o mercado da reabilitação a ganhar um peso significativo nas receitas. A fábrica está igualmente voltada para o programa de formação do Grupo. Através da Mapei Academy, que existe em vários países, e agora também em Portugal – quer em Cantanhede, quer nas instalações de Lisboa – a empresa partilha conhecimento com o seu ecossistema externo, mas igualmente com as suas equipas. Manter os colaboradores actualizados e requalificar sempre que necessário contribui, como explica Carla Santos, para colmatar a falta de recursos humanos no sector.

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

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    O novo EVlink Pro DC 180 kW da Schneider Electric

    Schneider Electric lança estação de carregamento rápido para veículos eléctricos que promove a electrificação dos edifícios, parques de estacionamento e frotas

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    A Schneider Electric, lança EVlink Pro DC 180 kW, uma solução de carregamento rápido para veículos eléctricos (VE) que maximiza a eficiência energética e minimiza os custos eléctricos. Em 2023, Portugal registou um aumento de 69% no número de utilizadores que carregaram os seus veículos em postos de carregamento de redes públicas. Com o carregamento rápido do EVlink Pro DC, que permite que os veículos atinjam os 80% de carga em apenas 20 minutos, é possível optimizar a utilização da energia do edifício e fazer os veículos de frota voltar à estrada mais rapidamente.

    Actualmente, o sector dos transportes representa 23% do consumo mundial de energia, e os edifícios 26%. Para alcançar os objectivos de neutralidade carbónica, é necessário acelerar a transição para a electrificação, de forma a permitir a adopção de mais energia limpa, como é o caso da energia solar nos telhados, para alimentar os edifícios e veículos. Ao combinar soluções eficientes de carregamento de veículos eléctricos e infraestrutura de distribuição eléctrica com software inteligente de gestão de energia – apoiado por uma rede de especialistas certificados em serviços de consultoria, no local e à distância –, os proprietários e operadores podem cumprir os seus objectivos de sustentabilidade, manter a fiabilidade da energia e oferecer uma experiência confortável aos condutores de VE.

    Integração perfeita para maximizar o controlo e a distribuição de energia
    O EVlink Pro DC integra-se perfeitamente com sistemas de gestão de carregamento, como o EcoStruxure EV Charging Expert, para distribuir de forma inteligente a energia do edifício para os postos de carregamento de veículos eléctricos em tempo real, o que garante a máxima eficiência e poupança de custos. O novo equipamento é também interoperável com sistemas de gestão de edifícios como o EcoStruxure Power Monitoring Expert e o EcoStruxure Building Operation, o que simplifica as operações diárias dos operadores de edifícios, consolidando todas as informações numa única solução. A solução também está certificada com múltiplos sistemas de gestão de carregamento de estações (CSMS), o que proporciona aos proprietários de edifícios e operadores de pontos de carregamento a liberdade de integrar e gerir um sistema de carregamento que se adapta às suas necessidades específicas, graças à visibilidade dos dados e à supervisão de back-end necessária para gerir eficientemente o seu sistema.

    “O EVlink Pro DC 180 kW tira partido da nossa longa experiência na distribuição eléctrica e no sector dos edifícios para oferecer uma abordagem inovadora de infraestrutura e carregamento de veículos eléctricos. O nosso compromisso com a interoperabilidade e a integração sem falhas significa que os operadores de edifícios e frotas ganham mais visibilidade, eficiência energética e controlo, enquanto os condutores têm acesso fácil a uma rede de postos de carregamento, uma melhoria muito necessária para a experiência geral de quem tem um VE,” afirma Patricia Pimenta, VP Home & Distribution Iberia da Schneider Electric. “Reforçados por uma rede mundial de técnicos com experiência dedicada, os clientes podem contar com uma experiência de eMobility melhorada em que podem confiar.”

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    Dstgroup abre candidaturas para os estágios de Verão

    Está de regresso a iniciativa que pretende aproximar os estudantes da actividade laboral do universo do grupo DST. A edição 2024 dos cursos de Verão prevê 50 vagas, direccionados para as diferentes áreas onde o grupo actua. Em 2023, o Dstgroup recebeu mais de 300 candidaturas para 32 estágios

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    O Dstgroup vai abrir 50 novas vagas para os estágios de Verão de 2024, que decorrerão de Junho a Setembro, com remuneração 820€/mês. Esta iniciativa tem como objectivo a abertura de portas para o universo da empresa a todos os jovens que estejam a frequentar qualquer tipo de ensino, seja profissional ou superior.

    O grande propósito do grupo liderado por José Teixeira, é potenciar a aproximação de estudantes ao contexto real de trabalho e à cultura da empresa, com o intuito de enriquecer os participantes a um nível pessoal e profissional.

    “A edição de 2024 dos estágios de Verão do Dstgroup conta com o amadurecimento de edições de anos anteriores e com novidades certamente enriquecedoras para todos os seus participantes. Queremos aproximar os estagiários das realidades, dos desafios do mundo do trabalho em pleno séc. XXI, em particular nas áreas em que actuamos, e demonstrar a nossa proposta de valor diferenciada. O nosso ADN assente na arte, na cultura, além da aposta na formação, em estratégias de bem-estar e de conciliação entre vida profissional e pessoal serão pontos chave a ser percepcionados pelos estagiários. Atingiremos o nosso objectivo se criarmos boa memória, para sermos vistos como a melhor escolha quando ingressarem no mundo do trabalho”, esclarece José Machado, director de Recursos Humanos do grupo.

    Os estágios estão direccionados para as seguintes áreas: Engenharias Civil, Electrotécnica, Electrónica Industrial e Computadores, Mecânica, Energias Renováveis, Telecomunicações e Informática; Gestão e Sistemas de Informação; mas também Mecânica Automóvel; Desenho Técnico e Maquinação; Preparação e Gestão de Obra; Soldadura Avançada e Técnico de Manutenção Industrial. Para além destas áreas em destaque, o grupo disponibiliza ainda vagas noutras áreas especializadas.

    Em 2023, o Dstgroup recebeu mais de 300 candidaturas e acolheu 32 estágios. Dos candidatos que já tinham o seu percurso escolar concluído, dois alunos transitaram para estágio curricular, um para estágio profissional e outro para contrato de trabalho.

     

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    Sotecnisol Power lança ferramenta para gestão de centrais fotovoltaicas

    Empresa lança plataforma que permite, entre outros, calcular rácios e comparativos de performance das centrais fotovoltaicas, contribuindo para uma maior poupança e redução na pegada de carbono

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    A Sotecnisol Power, empresa do sector de energia solar fotovoltaica, lançou a plataforma ROMA (Reporting, Operation and Maintenance Application), uma ferramenta que oferece aos clientes um acesso simplificado às informações operacionais das suas centrais fotovoltaicas, permitindo avaliar o seu rendimento e eficiência de uma forma muito intuitiva e prática.

    Com a crescente adopção de tecnologias de produção de energias limpas, como a energia solar, a gestão eficiente das centrais fotovoltaicas torna-se cada vez mais relevante. Neste contexto, a ROMA surge como uma solução eficaz para responder às crescentes necessidades dos clientes, que procuram maior eficiência e rapidez no fluxo da informação, por forma a garantir a melhor utilização das suas centrais fotovoltaicas.

    Através da ROMA, os utilizadores têm acesso a todas as características técnicas dos seus sistemas fotovoltaicos, incluindo dados de produção de energia e de performance, comparativos contratuais, históricos de facturação, gestão das manutenções preventivas, registo e quantificação de incidentes e relatórios de desempenho. Desta forma, os clientes têm a oportunidade de contribuir activamente para a redução das emissões de carbono, ao mesmo tempo que beneficiam de um sistema energético mais sustentável e economicamente vantajoso.

    Em média, os utilizadores de instalações fotovoltaicas equipados com a plataforma ROMA conseguem obter poupanças entre 40% e 70% na sua factura de energia eléctrica tradicional, dependendo do perfil de consumo da instalação.

    “Os sistemas fotovoltaicos são fundamentais para a transição para uma matriz energética mais sustentável e amiga do ambiente”, afirma Filipe Bello Morais, director geral da Sotecnisol Power. “Acreditamos que o acesso facilitado às informações operacionais destes sistemas é crucial para maximizar a produção de energia renovável e promover a sustentabilidade ambiental. Assim, a ROMA foi desenvolvida para que cada utilizador possa gerir, de forma consciente, a energia que produz e aproveite plenamente o potencial da sua central fotovoltaica”, acrescenta o responsável.

     

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    Porto quer integrar nos roteiros turísticos projectos de artistas e criativos locais

    Curated Porto integra, numa primeira fase, 13 projectos. Para a sua selecção foi lançada uma call aberta que considerou diferentes áreas de criatividade, bem como a necessidade de os espaços e ateliers estarem abertos ao público

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    A Câmara Municipal do Porto vai lançar, esta terça-feira, dia 9, um novo projecto municipal para promoção de negócios locais. Chama-se Curated Porto e integra, numa primeira fase, 13 projectos de artesãos, artistas e novos criativos, que se destacam pela criatividade, inovação, sustentabilidade e diversidade cultural.

    Para a selecção dos projectos foi lançada uma call aberta que considerou diferentes áreas de criatividade, bem como a necessidade de os espaços e ateliers estarem abertos ao público.

    Além disso, definiu-se como condição a implantação dos negócios em diferentes quarteirões da cidade, tendo sido privilegiados aqueles que se encontram fora do circuito da Baixa e Centro Histórico do Porto, que se enquadra no espírito da dispersão dos fluxos turísticos pela cidade, que se preconiza nos oito quarteirões turísticos, recentemente apresentados

    “O Curated Porto surge como uma resposta à crescente procura por experiências turísticas autênticas, responsáveis e diferenciadoras. A organização de roteiros que contemplam esta oferta pretende não só responder a novas exigências de residentes e visitantes, mas também contribuir para o desenvolvimento da cidade através de um turismo mais consciente”, assinala Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização.

    O projecto é apoiado pelo Turismo de Portugal e está acordado uma parceria com o Curated Porto para o lançamento de um episódio por semana, com cada um dos 13 artistas envolvidos no programa.

    Durante a tarde, está agendada uma conferência que versará sobre a influência do Turismo Criativo para a dinamização da economia local, o desenvolvimento sustentável e a captação de novos segmentos.

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