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Cleanwatts lança “Clean Talks”

Empresa vai organizar duas sessões por mês para ligar os cerca de 70 colaboradores espalhados pelo mundo, estando ainda previsto abrir este espaço ao público

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A tecnológica portuguesa Cleanwatts e responsável pela implementação da primeira CER em Portugal, está a organizar uma série de sessões internas de partilha de conhecimento, aberta a todos os funcionários e em formato online, as Clean Talks. “A ideia é aproveitar as diversas áreas de conhecimento que há dentro da Cleanwatts e partilhar esse activo entre todos”, explica Luísa Matos, cofundadora responsável pelas áreas da inovação e das operações da empresa.

“Depois da pandemia, todos nós sentimos uma necessidade ainda maior de partilha. O teletrabalho tem várias vantagens, mas é preciso continuar a encontrar espaço, tempo e lugar para partilhar conhecimento e experiências de forma descontraída entre as equipas. E é isso que nos propomos a fazer e a fomentar com as Clean Talks”, explica a CIO/COO, acrescentando: “Já somos uma equipa de quase sete dezenas de pessoas, de variadíssimas áreas de actividade e conhecimento, o que para além de melhorar muito o trabalho do dia-a-dia, também permite uma troca de aprendizagens, boas práticas e a discussão aberta de novas ideias que muito nos podem enriquecer pessoalmente e profissionalmente”.

As Clean Talks irão ocorrer em duas sessões por mês, com temas variados e com espaço para perguntas, dúvidas e troca de ideias. “E não há um modelo fechado”, garante Luísa Matos. “A ideia é que as sessões evoluam com os contributos de todos”. Para já, as sessões são online, mas a empresa espera que, com o tempo, seja possível passar ao modelo presencial ou misto. A primeira sessão esteve a cargo do CEO da empresa, Michael Pinto, que, com mais de vinte anos de experiência como executivo, partilhou “exemplos e boas práticas na configuração de OKRs”. Embora as Clean Talks tenham sido pensadas numa lógica interna, o objectivo é abri-las à comunidade. “Não queremos que as sessões aconteçam em circuito fechado, o nosso objectivo é trazer convidados de fora, de outras organizações e de outras áreas de actividade, que possam vir cá dentro, partilhar experiências e conhecimentos connosco”. “Quanto mais holística, melhor será a partilha e é esse o nosso objectivo”, conclui a responsável.

A Cleanwatts foi fundada em 2020 com a missão de “simplificar, amplificar e acelerar a descarbonização energética para empresas e comunidades em todo o mundo”. Para isso, assenta a sua oferta nas plataformas avançadas de gestão de energia e know-how da Virtual Power Solutions, agora uma subsidiária dedicada à área de Digital Services. Para isso, a empresa fornece soluções “chave na mão” às empresas e comunidades que procuram energia verde e económica.

 

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Tétris conclui construção dos novos escritórios da Five9 em Portugal

A empresa de design & build do Grupo JLL foi responsável pela construção daquele que será o Hub Europeu de Investigação e Desenvolvimento da tecnológica californiana, localizado no Porto

A Five9, empresa que oferece soluções de cloud para call center, escolheu o norte de Portugal para instalar os seus novos escritórios, cujo projecto e construção têm a assinatura da Tétris.

A empresa do Grupo JLL concluiu a construção deste projecto de Design, Build & Furniture no edifício Braamcamp 119, um activo que resulta da reabilitação de uma antiga fábrica histórica no centro do Porto, sendo que a sua integridade estrutural e de desenho foi mantida, conferindo-lhe um interior completamente renovado, pensado para ambientes de trabalho modernos, confortáveis e com identidade.

O projecto, que contou com uma área total de intervenção de 3.580 m², será o novo Hub Europeu de Investigação e Desenvolvimento da Five9 e concentra o trabalho desenvolvido nas áreas de inteligência artificial, engenharia de software e operações Cloud.

“Na Tétris trabalhamos continuamente para criar os melhores e mais flexíveis espaços, que são simultaneamente colaborativos e concebidos para as pessoas. Foi esta premissa que nos levou ao resultado final deste projecto, inserido numa antiga fábrica e concebido para acomodar cerca de 300 pessoas: um espaço de trabalho dinâmico, funcional e contemporâneo que proporciona, ao mesmo tempo, conforto e bem-estar aos seus ocupantes. Além disso, foi com grande satisfação que pudemos apoiar a entrada da Five9 em Portugal, disponibilizando apoio na compreensão do mercado nacional, numa altura em que havia muita incerteza a nível económico e geográfico na Europa”, refere Carlos Cardoso, managing director da Tétris Portugal

Com este novo espaço, a tecnológica vê reforçada a sua presença internacional, assim como as suas capacidades para disponibilizar, globalmente, as mais recentes inovações aos seus clientes.

“Criámos um espaço surpreendente para os nossos colaboradores, que proporcionará o crescimento da nossa presença internacional, uma vez que a Five9 continua a expandir as suas capacidades para disponibilizar as mais recentes soluções de cloud para call center e inovações ao nível da experiência do cliente, tanto para clientes europeus como para empresas multinacionais com presença nos EUA e na região EMEA”, sublinha Daniel Silva, VP of engineering da Five9.

Com uma localização prestigiada em pleno centro urbano da cidade do Porto, este espaço permite um fácil acesso a uma vasta panóplia de serviços como transportes, comércio e restauração.

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Academias PPG Dyrup proporcionam formação a profissionais do sector

Hub de aprendizagem esté de regresso em 2023 e engloba informação sobre tendências e inovação de produtos para a área da construção. Estas sessões de formação vão acontecer de norte a sul do país e nos arquipélagos dos Açores e Madeira

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As Academias da PPG Dyrup regressam em 2023 para continuarem a proporcionar conhecimento aos profissionais e parceiros da marca do sector da construção, relacionado com os mais recentes produtos e tecnologias, nomeadamente para pavimentos, madeiras e habitação (interior e exterior). Estas sessões de formação vão acontecer de norte a sul do país e nos arquipélagos dos Açores e Madeira, até ao mês de Abril.

Além da formação teórica sobre os produtos com foco nas diferentes marcas disponíveis no mercado nacional: Dyrup, PPG, Bondex e Xylophene, as Academias PPG Dyrup incluem uma componente prática importante e muito valorizada, já que cada participante tem a oportunidade de testar os produtos que considera mais estratégicos para o desenvolvimento do seu negócio, percebendo os benefícios das novas fórmulas e das técnicas apresentadas.
As sessões, muito dinâmicas e interactivas, são orientadas por especialistas e técnicos oficiais dos produtos PPG Dyrup, estando previsto a presença de mais de 200 parceiros e representantes de diferentes lojas, pintores especializados, técnicos e colaboradores.

“Aprender é uma jornada sem fim, e as Academias Dyrup da PPG oferecem aos profissionais e aos parceiros do sector a oportunidade de continuar esta jornada de crescimento e conhecimento. Vamos falar de novos produtos, novas tecnologias e estratégias. As Academias Dyrup criam uma ponte entre o Grupo PPG e as pessoas, fortalecendo a parceria com os nossos clientes, colaboradores e parceiros de todo o país, através da troca de conhecimento e experiências”, sustenta Ricardo Capitão, sales trade manager sul e Ilhas da PPG Dyrup.

“Acreditamos que as Academias são uma excelente oportunidade para reforçar conhecimentos e fortalecer as relações com os seus clientes e parceiros. O grupo espera recebê-los para partilhar a sua paixão pelas soluções de pintura e revestimento,” conclui o responsável.

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ArClasse monitoriza consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte

O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG

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A ArClasse implementou e encontra-se a realizar a monitorização dos consumos energéticos e de água da Quinta da Fonte, o parque de escritórios situado no concelho de Oeiras. A empresa da ENGIE é especializada na concepção, instalação e manutenção de soluções eficientes no sector da climatização.

Com o objectivo de reduzir a pegada de carbono da Quinta da Fonte, o projecto de eficiência liderado pela ArClasse envolve a monitorização energética e de água de 15 edifícios do complexo empresarial, permitindo conhecer os perfis de consumo da instalação, avaliar as ineficiências dos equipamentos e detectar anomalias nos níveis de consumo. O objectivo a longo prazo é impactar todo o parque empresarial.

O projecto também prevê a reformulação dos sistemas mais obsoletos nas áreas dos equipamentos de climatização e sistemas de automação e controlo, permitindo o aumento da eficiência energética, o armazenamento e tratamento de águas para efeitos de rega e a utilização de equipamentos modernos para reduzir o consumo e a dependência do gás natural dos edifícios.

“O projecto permite dotar os edifícios da Quinta da Fonte com as práticas mais avançadas ao nível da eficiência energética e do aproveitamento da água, contribuindo decisivamente para a sustentabilidade do edificado e do espaço envolvente, de forma a cumprir o objectivo de atingir a neutralidade carbónica. O sistema implementado permite outras mais valias, como a adopção de novas estratégias de utilização de energia para outros fins, nomeadamente o carregamento de veículos eléctricos através da energia produzida por painéis fotovoltaicos, mas também a utilização das águas pluviais dos níveis freáticos para a rega”, destaca Eric Ortelbach, CEO da ArClasse.

“O sistema que temos instalado, e que permite monitorizar o consumo de energia em tempo real dos nossos edifícios, reaproveitar as águas para outros fins e reduzir as emissões de carbono, tudo isto associado a GTC modernas e sensorização com algoritmos para tirar o máximo partido de cada sistema, é um passo fundamental para garantir a eficiência energética em tudo o que fazemos. A agenda Ambiental é um dos nossos pilares, procurando garantir que as nossas práticas estão alinhadas com as políticas nacionais e internacionais de sustentabilidade, razão pela qual confiamos na expertise e na competência da ArClasse para nos ajudar a atingir os nossos objetivos. Queremos ser um exemplo a seguir”, sublinha Luís Rocha Antunes, Managing Director da Acacia Point Capital Advisors Portugal.

O sistema implementado é um forte contributo para obter as certificações de sustentabilidade de elevada classificação, como neste caso a BREEAM in use, que mede o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, entre outros parâmetros ESG.

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LG apostou numa presença forte na AHR 2023

Bombas de calor com uma maior eficiência energética, tecnologias de compressor inversor de última geração soluções intuitivas de controlo e gestão da LG estiveram em destaque na conferência anual do sector HVAC

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A LG Electronics apresentou as suas recentes soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) na AHR Expo 2023, o maior evento HVAC dos EUA, que decorreu em Atlanta, no início de Fevereiro. As soluções personalizadas e de elevada eficiência da empresa, tanto para aplicação comercial como residencial, estiveram em exibição dois stands: o HVAC Solution e o Component Solutions.

No stand HVAC Solution, a LG reuniu uma série de soluções novas para 2023, incluindo sistemas Variable Refrigerant Flow (VRF), bombas de calor com maior eficiência energética, soluções de qualidade do ar interno e automação flexível dos edifícios e produtos de conectividade.

Um dos destaques deste stand é o LG Multi VTM i, uma solução de refrigeração e aquecimento VRF totalmente eléctrica equipada o AI Engine da empresa. O mais recente Multi V também conta com a arquitectura de computação Edge, uma operação inteligente baseada nas condições climáticas em tempo real e actualização remota de software e firmware. Um sistema VRF de última geração, o Multi V i dispõe de um único circuito de refrigeração que faz com que seja possível conectar várias unidades internas e uma única externa. Além disso, conta com opções que ajudam a maximizar a eficiência energética e minimizar os custos operacionais, sendo adequado para uma ampla gama de aplicações comerciais. Oferecendo aos engenheiros e proprietários uma excelente flexibilidade em termos de performance e design, o Multi V i está disponível em capacidade de 6 a 44 toneladas e pode ser utilizado em configurações modulares de estrutura simples ou dupla.

O Inverter Scroll Heat Pump Chiller da LG vem elevar o standard da categoria dos equipamentos de chillers de refrigeração. O LG Inverter Scroll Heat Pump Chiller é projetado para refrigeração e aquecimento. Com um impressionante valor de carga parcial integrada (IPLV)1 de 19,46, o chiller da LG pode ser utilizado em muitos sectores e em vários cenários de utilização, fornecendo uma solução mecânica de confiança para aplicações de grande e pequena capacidade. A performance e a versatilidade do Inverter Scroll Heat Pump Chiller podem ser atribuídas a vários componentes-chave, incluindo a tecnologia do inversor da LG, que permite uma resposta precisa e eficiente à procura no que diz respeito à carga e ao aquecimento de baixa temperatura e à alta eficiência líder no sector. Além disso, um design modular permite que os engenheiros de sistemas instalem o chiller utilizando uma configuração de dois ou quatro tubos para fornecer uma funcionalidade simultânea de refrigeração e aquecimento sem sacrificar a eficiência ou a performance.

Vencedor do AHR 2022 Innovation Award na categoria de ventilação, o LG Dedicated Outdoor Air System (DOAS) é um sistema de ventilação comercial que também oferece desumidificação, refrigeração e aquecimento eficazes. Capaz de controlar a temperatura e a humidade do ar dentro de um edifício ou estrutura, o DOAS está equipado com um sistema de recuperação de calor duplo que minimiza a perda de energia. Paralelamente, a Bomba de Calor Ar-Água LG Therma VTM (AWHP) fornece aquecimento, refrigeração e abastecimento de água quente com um elevado nível de eficiência e confiança, sendo uma excelente substituta de uma caldeira de gás de utilização doméstica.

Utilizando a plataforma para casas inteligentes da empresa, a app LG ThinQTM, os utilizadores podem controlar e monitorizar remotamente as suas soluções residenciais LG HVAC e electrodomésticos. Já através do LG ThinQ Smart Diagnosis, é possível manter a performance dos seus produtos LG e fazer consultas directas com os especialistas em sistemas da LG, caso essa necessidade exista.

Na AHR 2023, a LG também revelou os seus principais componentes de produtos diferenciados no stand Component Solutions. Todos os novos compressores Inverter da empresa utilizam refrigerantes de baixo GWP, R454B e R32, o que significa que já cumprem com os novos regulamentos dos EUA sobre a utilização destes fluidos que entrarão em vigor em 20252. Além disso, o stand Component Solutions conta com os compressores scroll de grande capacidade da LG para o mercado comercial de sistemas de ar condicionado.

“As bombas de calor continuarão a ganhar relevância no mercado global HVAC em 2023, e a nossa avançada tecnologia VRF vai permitir-nos tirar o máximo proveito disso”, afirma James Lee, head da Air Solution Business Unit da LG Electronics Home Appliance & Air Solution Company. “A tendência de ‘electrificação’ está a afastar o mundo dos combustíveis fósseis, rumo a soluções de aquecimento e refrigeração mais limpas, como a extensa linha de inovações eficientes e de alta performance da LG que estiveram em exibição na AHR 2023. Continuaremos a apresentar avançadas soluções HVAC projectadas para maximizar o valor do cliente e expandir a nossa presença no mercado global de ar condicionado.”

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LoxamHune vai investir 40M€ em maquinaria na Península Ibérica

A empresa que actua no aluguer de máquinas vai continuar a expandir a sua operação em Portugal e Espanha, reforçada com a aquisição da HR Aluguer de Equipamentos. O plano de investimentos contempla novas aberturas e investimento em maquinaria

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(na imagem o CEO da LoxamHune para Portugal e Espanha, Luis Ángel Sala)

A LoxamHune, filial em Portugal e em Espanha do Grupo Loxam registou um EBITDA de 50 milhões de euros em 2022 nas suas operações de aluguer de máquinas e uma facturação de 130 milhões de euros, mais 19% do que em 2022. Números que fazem deste o melhor resultado na história recente da empresa e superam as expectativas da LoxamHune, que há um ano definiu que pretendia alcançar vendas de 122 milhões de euros no final do exercício.

Os resultados foram anunciados pelo CEO da LoxamHune para Portugal e Espanha, Luis Ángel Sala, durante a Convenção Anual da empresa, que teve lugar em Madrid. O responsável salientou os bons resultados num ano marcado por uma conjuntura económica adversa.

Para estes resultados contribuíram as aquisições feitas em Espanha e em Portugal. Em Julho a LoxamHune adquiriu a espanhola Arteixo Maquinaria, numa operação que teve como objectivo complementar a actividade do grupo na zona noroeste de Espanha. Já no final de 2022 adquiriu a portuguesa HR Aluguer de Equipamentos, consolidando a sua presença em Portugal.

“Em 2022, a empresa levou a cabo um ambicioso plano de investimentos de mais de 50 milhões de euros para a renovação do seu parque de máquinas, focado sobretudo na compra de máquinas mais sustentáveis e com menores emissões de CO2, que já representam 61% da frota”, sublinhou Luis Ángel Salas. Paralelamente, deu continuidade ao seu plano de expansão geográfica com a abertura, reabertura ou transferência de delegações em Salamanca, Léon, Sevilha, Cáceres, Gandía, Gavá, Vitoria e Pamplona, o qual terá continuidade este ano com abertura em Lérida, este mês de Fevereiro.

Em Espanha foram também inauguradas diversas lojas de maquinaria pequena, tanto próprias (Madrid City Retiro), como através dos seus parceiros Leroy Merlin e Bauhaus. “Estes acordos permitem oferecer um serviço de aluguer de máquinas de qualidade e aumentar a proximidade com os seus clientes, que são privilegiados com novas localizações onde podem alugar”, referiu Luis Ángel Salas. O responsável anunciou a próxima abertura de novos corners com os parceiros Leroy Merlin e Bauhaus em diferentes cidades espanholas ao longo de 2023.

Para este ano, Luis Ángel Salas tem como objectivos um crescimento de vendas superior a 10%, acresce que as aquisições realizadas o ano passado deverão ter um maior peso nos resultados do grupo, perspectivando-se um volume de negócios superior a 160 milhões de euros. Como linhas estratégicas, o gestor pretende “continuar a fazer investimentos estratégicos, melhorar a eficiência em todos os aspectos da empresa e cuidar do cliente”.
Adicionalmente, a empresa, que terminou 2022 com uma frota de quase 11 000 máquinas de grande porte, 70% delas novas, vai investir mais de 40 milhões de euros em maquinaria na Península Ibérica em 2023.

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Paulo Silva é o novo Responsável de Negócio de Intermediação de Crédito da KW Portugal

A empresa de formação, coaching e tecnologia que opera na mediação imobiliária elegeu o novo Head of Business Development, que tem a área de Negócio de Intermediação de Crédito a seu cargo

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Paulo Silva é o novo Head of Business Development da Keller Williams Portugal.O gestor tem a área de Negócio de Intermediação de Crédito a seu cargo.

“Estou muito contente com este novo desafio. Chegar à Keller Williams é sem dúvida um enorme passo a nível pessoal e profissional. Chego com o objectivo de fazer crescer a empresa e o seu negócio, ajudando todos os associados a desenvolver ainda mais o seu negócio”, comenta Paulo Silva.

Paulo Silva é formado em Gestão Bancária, pelo Instituto Superior de Gestão Bancária e pós-graduado em Finanças, pelo ISCTE e conta com diversas formações nas áreas de Gestão, Contabilidade e Finanças. É ainda Consultor autónomo CMVM na área de Fundos de Investimento.

Ao longo do seu percurso profissional passou pelo BBVA, foi Director Financeiro num grupo empresarial angolano e Director dos Canais Complementares da CENTURY 21, onde criou e foi sendo responsável pelas parcerias bancárias de Crédito Habitação, Gestão de imóveis da Banca, Empreendimentos e Investidores Internacionais, contando com 37 anos de experiência.

“A chegada do Paulo Silva à KW Portugal, vem reforçar o compromisso que temos em melhorar o serviço prestado aos nossos associados e clientes. A experiência do Paulo fala por si e acreditamos que a sua chegada vem acelerar o crescimento do nosso negócio”, refere Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal.

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GesConsult disponibiliza o serviço de Due Diligence

Empresa especialista em gestão de obras propõe recurso de qualificação de edifícios para capacitação sobre o mercado imobiliário

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Com o intuito de proporcionar uma visão ampla e experiente sobre oportunidades de investimento, esta solução realiza uma investigação fundamentada de forma independente e precisa, para apoiar os investidores nas suas tomadas de decisão. Para estas avaliações, o Due Diligence executa estudos da condição técnica do imóvel, para aconselhamento de mitigação de riscos, um factor a ter em consideração no cumprimento dos padrões de projecto e de construção, legislação local e adequação ao uso, e para a sua classificação para aplicação de capital.

“Numa fase de maior competitividade do mercado imobiliário, derivada da falta de imóveis disponíveis e da procura crescente nas principais áreas metropolitanas do país, o serviço de Due Diligence é a solução indicada para examinar potenciais de investimento imobiliário e para capacitar os intervenientes com o know-how necessário para tomarem decisões mais informadas e estratégicas”, comenta Nuno Garcia, diretor-geral da Gesconsult.

Este sistema propõe aos compradores uma solução que oferece segurança e garantia de qualidade a longo prazo sobre o produto em vista e sobre o custo de oportunidade do seu investimento. Já para os vendedores, para quem é crucial a credibilização da oferta, serve de porta de entrada para o mercado imobiliário de uma forma justa e imparcial.
A GesConsult disponibiliza o serviço de Due Diligence no seu portfólio integrado.

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+CONCRETA reúne selecção de empresas

Em ano de pausa da feira bianual de construção, surge a + CONCRETA. Num formato limitado a 50 empresas e dirigido a arquitectos e designers de interiores, o novo evento terá um formato com foco nas últimas tendências em revestimentos, pavimentos, portas e janelas, acessórios, domótica, espaços de banho e cozinhas

Tal como anunciou o CONSTRUIR em primeira mão, apesar de não ser um ano de realização da Concreta, a feira da construção bianual com a chancela da Exponor, estará de regresso em 2023 num formato distinto, quase que exclusivo, e num outro espaço, a Alfandega do Porto.

O certame, intimista no seu conceito, quer ser um espaço de apresentação das últimas tendências nas áreas dos acabamentos para a arquitectura, englobando aqui as indústrias de revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento eléctrico, domótica, acessórios, pintura e espaços de banho e cozinhas, indústrias que têm uma forte representação e tradição em Portugal.

O enfoque nos acabamentos tem como público-alvo arquitectos e designers de interior, dando continuidade a um trabalho e um diálogo com o sector, já iniciado na última edição do “evento mãe”, a Concreta, onde a arquitectura foi uma das protagonistas do evento. Mas este não será uma feira para massas. Trocar os amplos pavilhões da Exponor pela Alfandega do Porto impõe, desde logo, limitações físicas que vão ao encontro do que se pretende: um encontro intimista, com o melhor que os fabricantes e as marcas portuguesas, fazem, com a apresentação das novidades e tendências. O espaço está, por isso, limitado a uma selecção 50 empresas.

A + Concreta 23 abraça o tema o “futuro é ecológico”. Se a questão da Sustentabilidade já tinha estado bem vincada na edição de 2022 da Concreta, a + CONCRETA assume-a como parte intrínseca de um certame “consciente da pegada de carbono do sector da Construção”.  “Considerar a origem da matéria-prima, a poupança/ optimização de recursos, os processos de manipulação, de logística e transporte, as possibilidades de redução, reutilização ou reciclagem fazem parte de uma abordagem que tem por base uma economia circular e mais sustentável. A consciência ambiental é hoje absolutamente inevitável nas diversas fases de concepção arquitectónica – da ideia inicial ao seu planeamento e construção.”, considera a organização. Nesse sentido, a +CONCRETA quer dar a conhecer “as estratégias e os produtos que fabricantes e marcas portugueses estão a desenvolver hoje para contribuírem para a descarbonização da arquitectura num futuro próximo”.

Em coerência com os conceitos de economia circular e de sustentabilidade, os stands das empresas serão iguais, recicláveis e reutilizáveis, e desenvolvidos pela própria organização.

“O espaço de exposição estará organizado através de stands-tipo uniformizados, permitindo que as empresas participantes possam escolher o seu stand por área e localização. Procurando enquadrar-se como reflexo dos temas da ecologia, sustentabilidade e economia circular, o stand tipo é desenvolvido em coerência com o tema da +CONCRETA, uma vez que as estruturas utilizadas serão reaproveitadas.

Para além da exposição permanente o evento, que terá a duração de dois dias, será marcado por conferências temáticas, sessões técnicas e “momentos de negócios à mesa”, estando prevista a realização de almoço/jantar de networking, que irá juntar a indústria e os responsáveis dos gabinetes de arquitectura.

O evento contará, igualmente, com uma selecção de compradores estrangeiros, responsáveis por cadeias de hotéis e investimentos imobiliários

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

Manuela Sousa Guerreiro

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Revigrés distinguida como marca “com melhor reputação”

Sgundo o RespScore 2023, a marca conquistou o primeiro lugar entre as produtoras de Revestimentos e Pavimentos cerâmicos e o segundo no sector de Produtos Industriais, no estudo realizado pela ON Strategy

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A Revigrés foi considerada “uma marcas mais relevantes e com melhor reputação em Portugal”, segundo o RespScore 2023. A marca conquistou o primeiro lugar entre as produtoras de Revestimentos e Pavimentos cerâmicos e o segundo no sector de Produtos Industriais no estudo realizado pela ON Strategy que, ao longo do último ano, avaliou o posicionamento e a reputação de mais de duas mil marcas, com base na opinião de 50 mil cidadãos.

Para Victor Ribeiro, ceo da Revigrés, “esta distinção ganha uma grande relevância no contexto em que vivemos, reforçando o nosso empenho em ultrapassar os obstáculos que o presente nos coloca e responder aos desafios que o futuro nos reserva.”

Com efeito, num ano que continuará a trazer ao sector grandes desafios, a Revigrés estará focada numa estratégia de optimização de processos e em objectivos comerciais ambiciosos, apoiados na inovação tecnológica e em produtos diferenciadores, com foco na sustentabilidade.

Esta aposta é o reflexo do compromisso que a Revigrés assumiu, desde sempre, com a redução da sua pegada ecológica, através de uma política ambiental estruturada assente na inovação e num comportamento eco eficiente.

Destacamos a valorização de 98% dos resíduos que resultam do processo produtivo, incorporados directamente na produção e noutros processos fabris, a reutilização da totalidade das águas residuais industriais ou a produção de energia limpa através de uma Central Fotovoltaica de Autoconsumo responsável pela redução das emissões de CO2 em 1,826 toneladas/ano.

Já no Catálogo Geral 2023 da Revigrés, destacam-se as colecções Synchrony, que além dos efeitos e texturas da madeira, do mármore e da pedra, se destacam pela sua “elevada resistência, durabilidade e facilidade de manutenção”.

A sustentabilidade continuará a ser o foco da estratégia da Revigrés no futuro, adiantou, ainda, a empresa. Para o efeito estão previstos “investimentos que visam contribuir para a neutralidade carbónica através de novas tecnologias e fontes de energia mais eficientes e de produtos que respondem às exigências de performance dos edifícios e aos requisitos dos modelos de construção emergentes”.

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Empresas portuguesas procuram negócios em Riade

A AEP e seis empresas portuguesas participam na Big 5 Saudi, que decorre de 18 a 21 de Fevereiro. A feira de construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais deverá atrair cerca de 700 expositores oriundos de 40 países

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A AEP – Associação Empresarial de Portugal e seis empresas portuguesas partem esta semana para a Arábia Saudita, Riade, para participar, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Big 5 Saudi, a maior feira da região para a construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente.

“Desde 2008 que a AEP desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita. Através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o sector da construção/materiais de construção, continuamos a apostar num dos maiores e mais promissores mercados de todo o Golfo Arábico. O programa governamental de obras públicas da Arábia Saudita apresenta oportunidades para as empresas nacionais, o sector privado está em expansão e o consumo deverá acompanhar o crescimento da população”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

Esta é a segunda vez que a AEP organiza a participação na Big 5 Saudi. Com a associação empresarial partem a A Cimenteira do Louro, que tem já uma presença na região, a empresa de balanças industriais, Balanças Marques, a Carfel, que se dedica à produção de máquinas para a indústria extractiva e construção, a empresa de consultoria e projectos de engenharia, Geg Engenharia, a Mocapor e a MVC Mármores de Alcobaça, ambas indústrias de rochas ornamentais.

À semelhança de outros países do Golfo, a Arábia Saudita está num processo de diversificação da sua economia. Posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as vinte maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo.

A região tem em curso importantes projectos públicos e privados para construção de infraestruturas, como metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e electricidade.

Em 2022, a Big 5 Saudi contou com 400 expositores (de 35 países) e com 22 mil visitantes profissionais. Para esta edição, a organização aguarda a presença de 700 expositores (40 países) e estima a visita de cerca de 28 mil visitantes.

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