Gaia avança com a requalificação da Praceta 25 de Abril por 1,5M€
A intervenção tem uma duração prevista de 15 meses e visa a requalificação do espaço público. Pretende-se criar um espaço de vivência e de estadia das pessoas, dotando a praceta de uma área pública renovada, que funcionará como um elemento de transição

CONSTRUIR
O projecto de cidade que transformará a AML
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Município de Barcelos vai investir 12,7M€ em novo pavilhão multiusos
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Lisboa cria hubs para comercialização e reutilização de materiais de construção
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Quatro cenários para o BRT da A5
Arrancam esta terça-feira os trabalhos de requalificação da Praceta 25 de Abril, em Gaia, um investimento estimado em aprocimadamente 1,65 milhões de euros.
A intervenção tem uma duração prevista de 15 meses e visa a requalificação do espaço público. Pretende-se criar um espaço de vivência e de estadia das pessoas, dotando a praceta de uma área pública renovada, que funcionará como um elemento de transição, e integrando, ainda, a praceta no centro cívico, através do desenvolvimento da relação com a Avenida da República.
Durante o período da obra, será garantido o acesso pedonal à galeria, bem como o acesso de veículos de emergência e de veículos para cargas e descargas. Acreditando que será para um futuro melhor, a Câmara Municipal de Gaia agradece a compreensão de todos para os eventuais transtornos decorrentes desta intervenção.
“Num espaço que apresenta, atualmente, um conjunto de debilidades, de ordem construtiva e de relação com a envolvente, esta obra procurará, igualmente, garantir as melhores condições de segurança de modo a abrir este espaço ao Centro Cívico Municipal. Neste contexto, a intervenção incluirá a requalificação do espaço da praceta, a correção das patologias existentes, a integração do espaço no Centro Cívico, a articulação ao nível funcional, espacial, e dos materiais, bem como a continuidade entre os vários espaços”, informa a autarquia, em comunicado.
“Pretende-se criar um espaço de vivência e de estadia das pessoas, dotando a praceta de uma área pública renovada, que funcionará como um elemento de transição, e integrando, ainda, a praceta no Centro Cívico, através do desenvolvimento da relação com a Avenida da República”, salienta o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
A requalificação implicará um investimento de 1,65 milhões de euros e tem como “grande objetivo aumentar o polo de maior centralidade da cidade”.
“A partir do momento em que a Rua Álvares Cabral se transformou numa rua pedonal, em que crescemos com a ‘Praça’ para as traseiras da Câmara Municipal, faz todo o sentido que integremos toda esta área num espaço comum, de convívio, com uma disponibilidade maior para a fruição”, justifica o autarca.