Arquitectos portugueses vencem concurso para criação de centro comunitário na Islândia
A estrutura desenhada pelos portugueses promove a ligação com a natureza circundante e vai activar novas actividades sociais para locais e turistas

CONSTRUIR
Rehau desenvolve sistema para renovação do ar interior
AICEP dedica rubrica “Em foco” às oportunidades de negócio no Canadá nas áreas das Infraestruturas e Construção
Re/Max reforça equipas a nível nacional
Mapei vai inaugurar novo showroom no edifício Verde Parque
Round Hill Capital adquire activos da rede Smart Studios
ACAI elege novo presidente
Gebalis com mais de 40M€ para reabilitar bairros municipais
10º Congresso Rodoferroviário Português
Tour internacional da Trienal 2022 passou esta semana por Madrid e Berlim
“Os Dias da Madeira” em análise no 7º congresso da AIMMP
Concebido pelos portugueses Sastudio, em colaboração com dois parceiros islandeses – Hjark e Landmotun –, o Parque Comunitário de Leiðarhöfði distribuir-se-á por um hectare de terreno. O projecto contempla um edifício polivalente de 500m2 que se eleva suavemente do solo e, simultaneamente, cria uma nova frente de rua, protege a nova praça dos ventos dominantes de Nordeste, enquanto maximiza a exposição solar.
A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.
O projecto foi pensado para criar um espaço versátil, capaz de acomodar vários tipos de eventos e se adaptar a múltiplos usos para a população e visitantes. O gabinete português Idealizou, assim, várias estruturas recreativas: parque infantil, redes, baloiços e equipamento de exercício, feitos a partir de material de pesca reciclado e madeira local. O novo cais prolonga o passeio sobre a água, oferecendo uma nova perspectiva da paisagem e um maior contacto com a natureza.
“Assumimos um risco ao desafiar o planeamento existente para habitação privada, considerámos o desejo da população por uma nova centralidade neste local único. Sugerimos e desenhámos um centro comunitário, um espaço social para todas as idades, que consiga acolher diversas funções e apoiar actividades ao ar livre”, explica Tiago Sá, fundador da Sastudio.
Este é o terceiro concurso em que os jovens portugueses são premiados na Islândia – o primeiro, um jardim de infância cuja proposta foi adquirida pelo município de Reykjavik e, o segundo, um outro jardim de infância, em Garðabær, com início de obras previsto para este Verão.