Brasileira SPX Capital investe 148 M€ na Quinta do Lago [c/galeria de imagens]
Em conjunto com a empresa de investimento imobiliário de capitais portugueses, Green Jacket Partners, o promotor está a desenvolver o empreendimento One Green Way. Com 89 residências de luxo, o projecto conta com um conjunto arquitectos e designers – Plan Architects, Cracknell e Vilaça Interiores – que trabalham lado a lado

As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Vilaça Interiores, empresa portuguesa de design e arquitetura de interiores, com sede em Braga, integra o grupo de arquitectos, designers que assinam o One Green Way, um condomínio com 89 residências, na Quinta do Lago, no Algarve.
Ao longo dos dois mil hectares da Quinta do Lago, em Almancil, situa-se o mais recente empreendimento One Green Way. Um projecto de 89 residências, promovido pela brasileira SPX Capital, que se juntou à portuguesa Green Jacket Partners, num investimento superior a 148 milhões de euros.
Fundada em 2010, a SPX Capital é uma das maiores empresas de gestão de activos do Brasil com escritórios em Londres, Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo e Cascais. Desenvolve estratégias de macro, equity, crédito, imobiliário e private equity, a SPX Capital é administrada por uma equipa de experientes gestores de portfólio com histórico de entrega de resultados superiores, combinando capital humano de alta qualidade, processos robustos e valores éticos, construindo negócios a longo prazo.
Segundo Daniel Schneider, Partner da SPX Capital, “este novo empreendimento tem tudo a ver com facilidade de vida e as residências estarão prontas para seus proprietários se mudarem”.
Já a Green Jacket é uma empresa de investimento imobiliário sediada em Portugal, servindo como plataforma profissional para investidores internacionais e institucionais na Europa e com um forte foco em transacções off-market e curto time-to-market. Sobre este investimento, Jean-Noel Bioul, representante do Conselho Consultivo da empresa, considera que, “mais do que nunca, precisamos de viver com um sentido de comunidade” e por isso, trabalhar neste projecto “verdadeiramente distinto” tem sido “extremamente empolgante e recompensador”.
Segundo Daniel Schneider, Partner da SPX Capital, “este novo empreendimento tem tudo a ver com facilidade de vida e as residências estarão prontas para seus proprietários se mudarem”.
O empreendimento maximiza todas as vantagens da sua localização privilegiada, pois está ao alcance dos trinta e um campos de golfe do Algarve, restaurantes com seis estrelas Michelin, escolas internacionais, hospitais, instalações de lazer e centros comerciais. As residências oferecem acesso a um dos melhores campos de golfe do mundo, com o campo Quinta do Lago North Golf, situado no final dos jardins da residência, redesenhado em 2014 pelo arquitecto de golfe Beau Welling e pelo ex-capitão da Ryder Cup Paul McGinley.
Com privacidade inigualável, há infinitas oportunidades para relaxar nos muitos espaços comuns socialmente ativos dentro do empreendimento, como o clube de última geração de 1.500 pés quadrados, centro de negócios, restaurantes no local, piscina comum, totalmente equipada shopping center, Trackman Golf Simulator e lounge bar na cobertura.
Arquitectura a “três mãos”
Direccionado para o segmento premium e numa vertente de lazer e investimento, o projecto conta a presença de um conjunto de arquitectos de renome. Plan Associates Architects, Cracknell e Vilaça Interiores estão a trabalhar, lado a lado, num dos mais recentes empreendimentos da Quinta do Lago.
Fundada há mais de 35 anos, e com um longo trabalho na Quinta do Lago e prémios como o Architizer A+ Award e o CNBC international Property Award, a Plan Associates Architects “é especialista em arquitectura sob medida, sustentabilidade local e padrões globais” e são, também, os responsáveis pelos projectos de arquitectura do empreendimento, das villas e apartamentos.
Com uma equipa multidisciplinar “dedicada a criar um equilíbrio entre estética, funcionalidade e inovação”, a Plan é especializada “em design urbano, hotelaria e lazer, comércio e serviços, design de interiores e arquitetura residencial de alto padrão”.
Tendo como material de referência a pedra natural, Matias dos Reis, arquitecto da Plan Architects, refere que este projecto “combina materiais naturais e elementos contemporâneos, criando uma arquitectura atemporal”.
Para a componente da arquitectura paisagística, tão importante neste tipo de empreendimentos, a escolha recaiu no atelier Cracknell. Surge em 1987, em Londres, mas é no Dubai que se tem estabelecido nos últimos anos e onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho, tendo-se tornado numa reconhecida empresa de arquitectura paisagística, formada por uma equipa de mais de 240 arquitectos paisagistas, designers e engenheiros de todo o mundo. Entre os vários projectos de renome mundial e prémios de reconhecimento, a Cracknell foi nomeada para planear a arquitectura paisagística e design da torre Burj Khalifa, no Dubai. O projecto One Green Way marca a entrada da Cracknell em Portugal, um local onde “a natureza, o paisagismo e a arquitectura se conectam para criar um estilo de vida perfeito e um verdadeiro sentimento de pertença, uma mistura mágica de momentos privados e experiências partilhadas”, afirma Paul Cracknell, da Cracknell Design.
A presença nacional destaca-se ainda mais no que diz respeito à arquitectura de interiores, cuja assinatura cabe ao atelier Vilaça Interiores. “Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de trazer a nossa visão e assinatura para este projecto coletivo, bem como com a concepção criativa do stand de vendas, que será a primeira grande montra do perfil diferenciador do empreendimento”, afirma Rui Vilaça, que em conjunto com o seu irmão Tiago Vilaça, é um dos responsáveis do atelier Vilaça Interiores, com sede em Braga. A vasta experiência no sector e presença em vários mercados internacionais, com destaque para Nova Iorque, Inglaterra, Dubai, Espanha e França foram factores determinantes para a integração da Vilaça Interiores no projecto, no qual ficaram responsáveis pelo design de interiores de três moradias que constituem o One Green Way e pelo stand de vendas do empreendimento. Já a inspiração partiu, desde logo, do mar, sol, festas, gastronomia e paisagens que tornam o Algarve uma região única no mundo. “Pretendemos que a decoração se integre naturalmente na paisagem envolvente da Quinta do Lago, que seja funcional e confortável, que seja apaixonante e completa. Queremos oferecer o pacote completo de tudo aquilo que ansiamos e procuramos num paraíso”, reitera Rui Vilaça.
As Villas
As residências do One Green Way são divididas em três tipos distintos: Horizon Residences, Panorama Residences e Garden Residences. Cada villa e cada apartamento é equipado com tecnologia de ponta, permitindo uma fácil conectividade e uma maior funcionalidade. Todas as residências desfrutam de um jardim ou terraço maduro e sustentável, criado para incentivar o relaxamento com a família e amigos.
Beneficiando de jardins privados, estes apartamentos são projectados para envolver todos os estilos de vida ao ar livre, com piscinas aquecidas, cozinhas ao ar livre, áreas de jantar distintas, diversos espaços de estar sombreados e áreas de plantação. Localizados perto do Clubhouse, o empreendimento disponibiliza, ainda, uma zona de restauração, lounge e loja de design, bem como uma piscina comum, área de bar, centro desportivo e pista de jogging e fitness.
Com um intervalo de preços entre os 2,7 milhões de euros e os 9 milhões, o novo empreendimento estará ao alcance dos trinta e um campos de golfe do Algarve, restaurantes com seis estrelas Michelin, escolas internacionais, hospitais, instalações de lazer e centros comerciais, assim como do Parque Natural da Ria Formosa e a uma curta distância da Praia da Quinta do Lago.