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    Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building

    Edifício de escritórios com 48 mil m2, conhecido como antigo Entreposto, será reposicionado como polo de inovação e centro para a comunidade local

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    A empresa de investimento e gestão imobiliária Jamestown que ingressou no mercado português em 2021, anunciou o rebranding do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon. O novo nome “reflecte a visão da empresa” para o edifício de escritórios com 48 mil metros quadrados, anteriormente conhecido como Entreposto, e que “agora passará a ser um hub para empresas inovadoras e com um forte foco em design”, explica a empresa.

    “A nossa visão para o IDB Lisbon passa por tornar este espaço num ecossistema de interconexão de negócios, onde um ambiente colaborativo e inclusivo permitirá gerar inovação e criatividade”, explica Michael Phillips, presidente da Jamestown. “Além dos espaços de trabalho revolucionários, o IDB Lisbon será também um ponto de encontro para a comunidade local, onde serão proporcionadas experiências de arte e cultura. Contamos com um histórico de desenvolvimento de ambientes criativos e dinâmicos nos Estados Unidos, e estamos ansiosos por trazer este conceito para Lisboa”.

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    Nos Estados Unidos, a Jamestown é conhecida pelos seus projectos de reabilitação de edifícios, tais como o Industry City em Brooklyn, o Ponce City Market em Atlanta, e o The Innovation and Design Building (The IDB) em Boston. Na sequência das iniciativas de curadoria de espaços da Jamestown, o The IDB em Boston tornou-se uma âncora da economia de inovação da cidade e o lar de centenas de inquilinos de diversos sectores de actividade, incluindo design, biotecnologia, investigação e engenharia. A Jamestown pretende recriar esse sucesso com o IDB Lisbon, que consiste no primeiro investimento da empresa no mercado ibérico.

    O novo nome é o primeiro passo de uma série de mudanças que a Jamestown planeia para o edifício, quer ao nível das suas funcionalidades, quer da sua imagem global. A empresa pretende melhorar a experiência global do edifício através da oferta de melhores instalações e áreas comuns mais envolventes, para além de utilizações adicionais em toda a propriedade, como forma de criar um melhor ambiente para inquilinos e visitantes.

    As mudanças incluem, também, uma nova utilização do rooftop do edifício, que incluirá um restaurante, actividades desportivas e culturais. A abertura ao público deste novo rooftop está prevista para Julho. O IDB Lisbon será, também, palco de uma exposição do MUDE FORA DE PORTAS intitulada “O mundo vai continuar a não ser como era! – 100 anos de design de publicidade na Colecção Carlos Rocha”. Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa/MUDE – Museu do Design e da Moda, a mostra gráfica irá estar disponível ao público, de 21 de Julho a 27 de Novembro reunindo uma selecção de obras que evidenciam as grandes mudanças na vida quotidiana em Portugal e os seus diferentes contextos políticos e socioeconómicos, desde 1930 até ao início do século XXI.

    A aposta da Jamestown nesta colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda realça a estratégia definida pela empresa em tornar o IDB Lisbon num espaço promotor da arte nacional, evidenciado também pelo conjunto de instalações artísticas presentes no edifício que fazem parte do Collision Project. utilização do espaço construído como tela, tornando a arte numa experiência.

    O IDB Lisbon faz parte da estratégia de expansão da Jamestown na Europa, que agora inclui mais de 1,1 mil milhões de euros em activos sob a sua gestão desde 31 de Março de 2022. No ano passado, a empresa garantiu um mandato para administrar um portefólio de propriedades em toda a Europa em nome de um de seus parceiros de investimento institucionais e co-investidores, o E.ON Pension Trust, fundo de pensões de uma das maiores empresas de energia alemãs. Já em 2020, a Jamestown havia comprado dois edifícios em Amesterdão e um activo de escritórios composto por três edifícios em Colónia, na Alemanha e, em 2019, adquiriu o icónico Groot Handelsgebouw em Roterdão, um dos maiores edifícios de uso misto na Holanda, que actualmente acolhe mais de 450 empresas.

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    Bondstone investe 100 M€ em projecto de “referência” no Algarve

    A propriedade fica inserida numa zona prime, em Vilamoura e conta com alvará de loteamento aprovado e infraestruturas parcialmente executadas

    A private equity Bondstone anunciou a compra da Quinta do Morgadinho, um terreno com 68 hectares, localizado em Vilamoura, no Algarve. Esta operação prevê o desenvolvimento de um projecto de referência, num investimento total superior a €100 milhões, o maior da empresa em Portugal.

    A JLL actuou como sell-side advisor da Bondstone neste investimento, sendo a Uría Menéndez-Proença de Carvalho a Sociedade responsável pela assessoria jurídica.

    A propriedade fica inserida numa zona prime, no Centro do Triângulo Dourado – perto da praia, campos de golfe e da Marina de Vilamoura – conta com alvará de loteamento aprovado e infraestruturas parcialmente executadas e será o 12º projecto da promotora.

    “A venda da Quinta do Morgadinho vai permitir criar um projeto diferenciador, sem igual no nosso país, numa zona que tem vindo a estabelecer-se como um destino de eleição. Esta transacção demonstra mais uma vez a resiliência do mercado de promoção imobiliária, especialmente em projectos de grande dimensão, o foco no Algarve e no Triangulo Dourado e, também, a confiança na robustez futura da procura residencial, tanto a nível nacional como internacional, destacando o potencial de investimento nesta região”, comenta Gonçalo Ponces, Head of Development & Natural Capital na JLL.

    Presente em Portugal desde 2016, a Bondstone estruturou uma carteira de activos imobiliários que representam um investimento de 315 milhões de euros e um valor de activos sobre gestão de 380 milhões de euros.

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    Casafari adquire alemã Targomo

    Esta parceria criará uma solução que ajudará empresas a tomarem decisões mais informadas sobre onde investir e crescer, quer sejam no imobiliário, retalho, área financeira ou em qualquer outro sector

    A plataforma europeia de dados imobiliários, Casafari, acaba de concluir a aquisição da Targomo, empresa alemã especialista em location intelligence (inteligência de localização).

    A utlização desta tecnologia representa uma transformação “significativa no mercado imobiliário e na indústria proptech” e neste sentido, a Casafari considera que esta aquisição vem “desbloquear sinergias, aprimorar a pesquisa e análise imobiliária através de inteligência de localização e capacitar a tecnologia da Targomo com dados mais completos sobre o mercado imobiliário”.

    A Targomo recebeu cerca de 10 milhões de euros em financiamento numa ronda em 2020 para apoiar o desenvolvimento da sua tecnologia de ponta. Como parte da aquisição, a equipa existente da Targomo, composta por 25 elementos, irá manter-se em cargos estratégicos importantes a partir da sede em Berlim.

    Os clientes da Targomo beneficiarão de um acesso directo à base de dados imobiliários da Casafari, uma das mais completas e precisas a nível europeu. Por outro lado, os clientes da plataforma poderão ter acesso a informação ainda mais completa do mercado imobiliário enriquecida com inteligência de localização.

    “A inteligência de localização da Targomo preenche uma importante lacuna de transparência de dados, ajudando os nossos clientes, agentes imobiliários e investidores, a gerarem e a acelerarem os negócios. Já a Casafari ajudará os clientes Targomo a encontrarem os melhores imóveis em menos tempo. Esta parceria oferece uma solução para empresas de todas as dimensões e deverá contribuir para fechar transacções imobiliárias abaixo do valor de mercado”, considera Nils Henning, ceo da Casafari.

    Esta parceria criará uma solução que ajudará empresas a tomarem decisões mais informadas sobre onde investir e crescer, quer sejam no imobiliário, retalho, área financeira ou em qualquer outro sector.

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    José Henriques da Silva, senior consultant agribusiness da CBRE Portugal

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    Agribusiness: Fundo de pensões dos EUA e Canadá são os principais investidores

    Começou por ser uma tendência internacional, mas que tem registado um crescimento acentuado nos últimos anos, também, em Portugal. Só o ano passado a CBRE esteve envolvida em transacções de mais de 150 milhões de euros. A expectativa é de crescimento num sector que conta com retornos “muito interessantes”

    Cidália Lopes
    Alqueva

    Compra e venda de terrenos, quintas e explorações agrícolas de todos os tipos de cultura (olivais, citrinos, abacate, frutos de casca rija, entre outros), assim como em transacções de sale & leaseback e investimento (total ou participação na compra de uma percentagem de participação). É assim que se caracteriza o Agribusiness, uma nova área de negócio que tem registado um interesse crescente e que motivou já, da parte da consultora CBRE, a criação de uma equipa 100% dedicada a este sector.

    Esta linha de negócio da CBRE surgiu inicialmente nos EUA e Austrália e divide-se em duas principais áreas, uma de Transacções (Capital Markets) e outra de Avaliações.

    Na área de Avaliações, tal como o nome indica, avalia todo o tipo de propriedades agrícolas. Na Península Ibérica, por exemplo, é a região do Alqueva que mais interesse tem despertado. Só em 2022, a CBRE avaliou mais de 50 mil hectares (ha).

    No ano passado, a CBRE esteve directamente envolvida em transacções que representam mais de 150 milhões de euros e, neste ano, os números apontam para que este valor duplique e ultrapasse os 300 milhões de euros em diferentes tipos de operações”

    O investimento estrangeiro começou com os espanhóis, porém nos últimos cinco a seis anos, chegaram também outro tipo de investidores, nomeadamente, os fundos de pensões da América do Norte (EUA e Canadá). “Isto tem vindo a tornar a procura de terras de regadio nesta região mais intensa e activa”, afirma José Henriques da Silva, senior consultant agribusiness da CBRE Portugal.

    Efectivamente, a área irrigada no perímetro de Rega de Alqueva, passou de aproximadamente 62 mil ha em 2017 para aproximadamente 110 mil ha em 2022, de acordo com dados da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

    Desde que o empreendimento do Alqueva começou a distribuir água aos regantes que houve um interesse crescente pela procura de terras nesta região, em grande parte “devido à segurança de água de rega que o Alqueva garante”, bem como “às excelentes condições naturais que o nosso País apresenta, em particular o Alentejo”, explica José Henriques da Silva.

    Perfil do investidor

    Quando no princípio dos anos 2000 os grupos espanhóis começaram a investir nesta região, havia, ainda, uma grande diferença de preços de terra. “Podiam trocar um hectare de terra de sequeiro em Espanha por dois de regadio no Alentejo”, diziam os espanhóis, recorda o responsável.

    Actualmente, o perfil do investidor é mais diversificado. José Maria Silva destaca três principais. Em primeiro lugar estão os Family Offices (fundos patrimonialistas) tanto nacionais como internacionais. Estes investidores têm como objectivo aumentar a sua riqueza através de aquisições de activos e muitas vezes já estão no sector agrícola. “Recentemente temos assistido a alguns com a ambição de diversificar o seu portfolio de activos e a entrar pela primeira vez neste sector”, refere.

    De seguida, estão os fundos de Private Equity, cujas aquisições têm como objetivo fazê-las “crescer” e, posteriormente, fazer o seu “desinvestimento”, o que em agricultura geralmente ocorre ao fim de oito a 10 anos.

    Por fim, outro tipo de investidor cujo interesse tem crescido são os fundos de pensões, maioritariamente da América do Norte. Estes caracterizam-se por serem “fundos de muito longo prazo, com baixo custo de capital e que procuram retornos mais baixos, quando comparados com os dois grupos anteriores”, acrescenta.

    Balanço

    No ano passado, a CBRE esteve directamente envolvida em transacções que representam mais de 150 milhões de euros e, neste ano, os números apontam para que este valor duplique e ultrapasse os 300 milhões de euros em diferentes tipos de operações.

    José Maria Silva indica que a equipa da CBRE tem realizado diversos tipos de operações, desde compra e venda de propriedades agrícolas (Greenfield vs. Brownfield), contratos de arrendamento de longo prazo (>25 anos), parcerias com operadores locais que procuram um investidor para crescer o seu negócio e também transacções de compra e venda de empresas agrícolas (M&A).

    Em termos de culturas, temos assistido principalmente a investimentos na área do azeite e do olival, do amendoal e outros frutos secos, bem como de culturas mais recentes no nosso País como é o caso do abacate.

    O investimento estrangeiro começou com os espanhóis, porém nos últimos cinco a seis anos, chegaram também outro tipo de investidores, que tem vindo a tornar a procura de terras de regadio nesta região mais intensa e activa”

    Perspectivas 

    Além de ser um activo refúgio para os investidores, este tipo de investimento também permite ter retornos muito interessantes e de longo prazo. A estes factores, junta-se, também, “uma maior profissionalização” do sector, o que “tem facilitado a entrada destes grupos na região”, assume José Henriques da Silva.

    Neste sentido, é esperado que esta área continue a crescer. “Prova disso, é o crescente interesse de investidores que entram no sector agrícola no espaço ibérico”.

    “Basta pensar que se trata de um bem essencial e que, independentemente dos ciclos de mercado, a agricultura é um sector que, invariavelmente, estará sempre activo e terá que acompanhar o crescimento da população mundial”, ressalva.

    Os desafios do sector recaem, sobretudo, na resposta a contextos meteorológicos mais adversos, que deve ser “tornar-se cada vez mais sustentável”. Antecipando esta tendência, a CBRE apoia, também, os clientes nesta transição.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
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    Hotel MS Collection Aveiro com fotografia de Ivo Tavares Studio

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    Primeiro cinco estrelas no centro de Aveiro abre portas

    O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro é inspirado na vida e obra de Eça de Queiroz, outrora residência do pai e família de Eça de Queiroz

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    É em pleno centro da cidade de Aveiro que se encontra o recém-inaugurado MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, o primeiro cinco estrelas no centro da cidade.

    Trata-se de um hotel de charme, inserido num edifício histórico do século XVIII, totalmente reabilitado e restaurado, outrora residência do pai e família de Eça de Queiroz. É aliás, a vida e obra do escritor e diplomata que dá o mote ao conceito e decoração daquela unidade hoteleira.

    Margarida Antão, directora-geral da marca MS Collection, do MS Group, refere que “o Palacete de Valdemouro é um dos mais requintados edifícios oitocentistas da cidade e é essa experiência de sofisticação e qualidade que pretendemos oferecer aos nossos hóspedes”.

    “Foi um desafio muito grande, mas um orgulho ainda maior o de podermos dar uma nova vida à história deste local. Por isso, é com muito entusiasmo que hoje anunciamos a abertura de portas. Toda a equipa está pronta para fazer o melhor e surpreender aqueles que nos visitarem”, acrescenta.

    Com uma fachada neoclássica brasonada e quatro pisos, o hotel tem à disposição 39 quartos com seis tipologias, divididas em três categorias: 10 quartos “Temáticos”, 20 “Clássicos” e 9 “Signature”.

    Cada quarto “Temático” tem a particularidade de ser “único” e inspirado numa das personagens das obras de Eça de Queiroz, que lhe dá o nome.

    A decoração dos quartos “Clássicos” destaca-se por integrar elementos-chave que fazem lembrar o método de escrita antigo, como é o caso das penas.

    Por sua vez, os “Signature” apresentam-se com uma decoração inspirada no estilo Art Déco, bem representativo da cidade de Aveiro, considerada a cidade-museu da Arte Nova em Portugal.

    No MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, junto à recepção, podemos ainda encontrar a sala de leitura Eça de Queiroz, onde é possível “admirar” o espólio disponibilizado pela Fundação Eça de Queiroz.

    No piso térreo encontra-se, ainda, o restaurante de fine dining “Prosa”, concebido em parceria com o Chef Rui Paula, que conta com um bar de apoio, que também serve à piscina exterior do hotel.

    E é precisamente aqui, junto à piscina, que pode ser contemplado o mural “Scratching the Surface – Eça” criado por Alexandre Farto aka Vhils que homenageia e interpreta Eça de Queiroz.

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    Lisboa avança com projecto de reabilitação da Quinta do Ferro

    O projecto de reabilitação da Quinta do Ferro foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo municipal de 13 de Setembro. Segue-se a discussão pública do projecto e envio ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, para parecer não vinculativo

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    O projecto, visa resolver o problema de habitação dos moradores, em situação precária, a criação de habitação a custo acessível para novos moradores e criar “uma área urbana infra-estruturada e com comércio de proximidade”.

    Estão, ainda, contemplados “espaços públicos e verdes, melhorando o ambiente urbano e reduzindo os impactes das alterações climáticas; a redução da pegada de carbono, através da construção de edifícios com balanço quase neutro de energia; a criação de equipamentos públicos de âmbito social e cultural” e o “aumento da resiliência e segurança”.

    Após o lançamento do concurso para a concepção de um projecto de habitação municipal de cerca de 30 fogos, na Rua da Verónica, em Fevereiro do ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa organizou desde então sessões públicas sobre o modelo de requalificação.

    Nas sessões, conduzidas pela vereadora do Urbanismo, Transparência e Combate à Corrupção, Joana Almeida, pela vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta, e com a presença de Natalina Moura, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, foram revelados os resultados dos questionários feitos aos moradores e proprietários da Quinta do Ferro, e apresentado o programa base do modelo de ocupação.

    Para o presidente da Câmara de Lisboa, a discussão do projecto de operação de reabilitação urbana da Quinta do Ferro “é um momento histórico para a cidade”.

    “Depois de décadas de indefinição e de intervenções falhadas, a Câmara Municipal de Lisboa avança finalmente para uma resolução que vai dar aos habitantes da Quinta do Ferro uma oportunidade única de serem plenamente integrados na cidade de Lisboa, deixando de ser uma zona ‘esquecida'”, afirmou Carlos Moedas

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    Savills responsável pelo design & build da nova sede da Besix Red

    O departamento de arquitectura da consultora Savills foi instruído para desenvolver o design & build da obra de fit out do espaço que integra o edifício Duque de Loulé 106

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    Dando continuidade à sua estratégia de crescimento em território luso, a Besix Red, empresa de real estate development, escolheu a última fracção disponível do edifício Duque de Loulé 106 para estabelecer a sua sede em Portugal, uma operação assessorada pelo departamento de Escritórios da Savills.

    Numa segunda fase, e com o objectivo de transformar e potenciar este espaço, a equipa de arquitectura da Savills foi mandatada pelo cliente de forma desenvolver o projecto de design & build do mais recente escritório da empresa em Lisboa, com uma área de intervenção de 200 m2.

    “A criação de um espaço moderno e dinâmico foi o principal requisito apresentado pelo cliente desde o primeiro momento. Este foi um desafio pautado por uma grande ambição que, aliado a uma estreita colaboração entre ambas as partes durante todo o processo, se traduziu num resultado que foi ao encontro das expectativas do cliente”, refere Mariana Lucena, senior architect da Savills

    Assim, look industrial deu o mote para o design dos espaços privilegiando a criação de áreas que apresentam uma identidade descontraída, onde a paleta de cores corporativas se funde com o verde dos elementos biofílicos. A luz natural é um dos elementos protagonistas no que respeita à implantação dos espaços de trabalho, na sua totalidade em openspace, e também nas duas salas de reunião existentes.

    “A nossa colaboração com a equipa de arquitectura da Savills para os novos escritórios na Avenida Duque de Loulé, tem sido verdadeiramente um sucesso. O nosso compromisso em criar experiências imobiliárias que priorizem os valores ESG, o bem-estar e a inovação para os nossos clientes, estende-se igualmente à nossa própria equipa. Esforçámo-nos ao máximo para incorporar esta filosofia no nosso ambiente de escritório. Estamos entusiasmados em consolidar ainda mais a nossa presença em Portugal e não temos dúvidas que o novo espaço de trabalho irá complementar esta missão”, afirma Nicolas Goffin, country director, Besix Red Portugal.

     

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    Rendas seguem tendência de crescimento: Porto e Lisboa registam aumentos trimestrais de 5%

    Concretamente, as rendas dos novos contratos em Lisboa apresentavam um crescimento homólogo de 29,6% no 2º trimestre deste ano, enquanto no Porto essa variação foi de 28,5%. Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Rendas Residenciais

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    Sem prejuízo de ser visível uma recuperação das rendas ainda antes do anúncio da limitação à actualização de valores nos contratos vigentes, em meados de 2022, foi a partir desse momento que os aumentos dispararam. Concretamente, logo no terceiro trimestre de 2022, os novos contratos foram celebrados com rendas 10% acima do trimestre anterior quer em Lisboa quer no Porto, traduzindo variações trimestrais inéditas, naquela que terá sido uma reação dos proprietários em antecipação de perdas futuras que pudessem advir deste condicionalista.

    Já no primeiro trimestre do ano, as variações em cadeia das rendas dos novos contratos foram de 5,9% em Lisboa e de 2,3% no Porto.

    O ciclo de fortes aumentos trimestrais continuou a observar-se, num contexto de maior pressão inflaccionista e de novas medidas públicas, levando a que as taxas de variação homóloga tenham incrementado expressivamente ao longo do último ano.

    Concretamente, as rendas dos novos contratos em Lisboa apresentavam um crescimento homólogo de 29,6% no 2º trimestre deste ano, enquanto no Porto essa variação foi de 28,5%.

    De acordo com o SIR-Arrendamento, apurou-se uma renda média de 18,6€/m2 nos novos contratos de arrendamento celebrados em Lisboa no 2º trimestre deste ano, com um valor médio por fogo de 1.532€. Segmentando por tipologia, os apartamentos T0/T1 que foram arrendados em Lisboa no 2º trimestre apresentavam uma renda média de 1.164€, ao passo que nos T2 esse valor ficou em 1.491€. Nas tipologias de maior dimensão, a renda média contratada ascendeu a 1.951€ nos T3 e nos 2.147€ nos T4.

    No Porto, a renda média contratada no período em análise foi de 15,2€/m2, traduzindo um valor médio por fogo de 1.247€. Nos apartamentos T0/T1, a renda praticada nos contratos celebrados no 2º trimestre ascendeu a 864€, enquanto nos T2 se fixou em 1.371€. Os novos arrendamentos de T3 registaram uma renda média de 1.630€ e os de T4 de 1.953€.

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    MVGM em Portugal com nova coordenadora para o Residencial

    Ana Santos assume a coordenação da área residencial e de desenvolvimento de novos negócios da empresa em Portugal. A nova responsável acumula mais de 10 anos de experiência no sector imobiliário

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    “A área residencial é estratégica para nós e estamos muito entusiasmados com a chegada da Ana Santos, pela excelência do seu percurso profissional e profundo conhecimento do setor, competências essenciais para continuarmos a criar valor para os nossos clientes. Estamos focados em continuar a crescer nesta área de negócio e mostrar que a MVGM é a escolha acertada para os investidores confiarem os seus activos”, sublinha Miguel Kreiseler, diretor-geral da MVGM em Portugal.

    Ana Santos iniciou o seu percurso profissional no sector da mediação imobiliária, tendo passado pela área de leilões, vendas judiciais e property management. Nos últimos seis anos desempenhou a função de Senior Sales Manager em empresas como a Finangeste e a Hipoges. Teve sob sua gestão ativos dos mais variados segmentos e de imóveis de grandes instituições como o Banco Portugal e grupos de investimento como a Coller Capital, H.I.G Capital, Zetland Capital, KKR, Lace investiments e Apollo Global Management. É formada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

    Em Portugal, país onde entrou em 2019, a MVGM conta com uma equipa de 40 especialistas e gere activos imobiliários num total de 850 mil metros quadrados, incluindo escritórios, apartamentos e espaços comerciais, de Norte a Sul do país. A MVGM Portugal gere atualmente mais de 300 apartamentos em Lisboa, Amadora, Sintra, Almada, Barreiro, Vila Franca e Setúbal.

     

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    Portimão é o concelho algarvio com maior procura de investimento estrangeiro

    Segundo dados apurados pela Remax, de Janeiro a Agosto, o segmento habitacional foi o mais procurado, tendo representado cerca de 83,5% da procura global de investimento internacional no Algarve

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    O Algarve é conhecido por ser um importante polo de atracção de investimento estrangeiro, por se tratar de uma região com caraterísticas marcadamente turísticas e que apresenta diversas oportunidades no mercado imobiliário. Segundo dados apurados pela Remax, de Janeiro a Agosto, o segmento habitacional foi o mais procurado, tendo representado cerca de 83,5% da procura global de investimento internacional no Algarve. O barlavento, a zona mais ocidental do Algarve, representou cerca de 60% da procura estrangeira, face aos 40% dos concelhos mais a este, integrados no sotavento algarvio. Em evidência, esteve o concelho de Portimão, tendo absorvido maior fatia de investimento, quase um quarto do total. Os cidadãos além-fronteiras privilegiaram mais a aquisição (71%), face ao arrendamento.

    Os dados agora apresentados e relativos aos primeiros oito meses de 2023 mostram que, por concelho, Portimão lidera o ranking da procura estrangeira por imóveis, registando 23,6% do total na região. Seguem-se Albufeira (11,3%), Lagos (8,2%) e Silves (7,5%), concelhos localizados na zona do barlavento.

    Neste sentido, a freguesia de Portimão (pertencente ao concelho com o mesmo nome), a de Albufeira e de Olhos de Água (Albufeira), a de Tavira (Tavira), a de Faro (Faro) e a de Quarteira (Loulé), no seu conjunto concentraram cerca de 50% de toda a procura internacional no Algarve.

    Dos imóveis negociados neste período, os cidadãos estrangeiros mostraram mais interesse por apartamentos (61,9%), seguindo-se as moradias (21,6%) e terrenos (10,4%). Nos apartamentos verificou-se maior procura das tipologias T2 (45,8%), T3 (26,5%) e T1 (21%). Já no que concerne às moradias, os investidores internacionais privilegiaram as de tipologia T2 (41,4%), seguindo- se as T3, que somaram 29%, e ainda moradias T4 (10,3%).

    O mercado de compra e venda foi liderado por investidores ingleses, com 15,7% das transacções. Já os brasileiros representaram 14,9%, franceses 8,4%, norte-americanos 7,8% e alemães 6,9%. No arrendamento, os cidadãos de nacionalidade brasileira e inglesa evidenciaram-se com cerca de 16,5% cada, seguidos pelos alemães (10,3%), espanhóis (4,6%) e norte-americanos (4,1%). Os franceses, a terceira nacionalidade ao nível de compra e venda, ocupou a 6ª posição neste mercado, registando 3,6% do total de transacções.

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    Swiss Post instala novo hub tecnológico em Lisboa

    O recém inaugurado hub tecnológico da Swiss Post em Lisboa está localizado no Edifício Castilho 2. A Cushman & Wakefield foi responsável pela monitorização do projecto e pela coordenação de segurança em obra

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    A Swiss Post, grupo que opera nos mercados da comunicação, logística, retalho financeiro e transporte de passageiros, abriu um campus de tecnologias de informação (TI) em Lisboa que funciona como um centro de suporte para a casa-mãe e sede, em Berna. O espaço com 700,00 m2 está localizado no Edifício Castilho 2 e, numa primeira fase, irá receber cerca de 50 colaboradores, tendo como objectivo aumentar este número até 150.

    “O desafio principal do projecto foi num prazo de 20 semanas planear, executar e inaugurar o primeiro escritório da Swiss Post em Portugal, com atenção especial aos temas da imagem da marca e da qualidade dos espaços de trabalho, colaborativos e sociais, para além da sustentabilidade. Este escritório será uma referência para os restantes projetos da empresa no resto do mundo”, refere Ana Pereira, arquitecta e responsável pela área de HS no departamento de project & development services na Cushman & Wakefield. A consultora foi responsável pela monitorização do projecto e pela coordenação de segurança em obra,

    “O resultado final é um escritório extremamente funcional e de referência para o futuro, sendo que a Cushman & Wakefield teve um papel importante no que respeita à monotorização e segurança no trabalho, durante o período de execução da obra”, sublinha Já Nuno Pedro, CEO da Swiss Post I/T Portugal.

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