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    Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building

    Edifício de escritórios com 48 mil m2, conhecido como antigo Entreposto, será reposicionado como polo de inovação e centro para a comunidade local

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    A empresa de investimento e gestão imobiliária Jamestown que ingressou no mercado português em 2021, anunciou o rebranding do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon. O novo nome “reflecte a visão da empresa” para o edifício de escritórios com 48 mil metros quadrados, anteriormente conhecido como Entreposto, e que “agora passará a ser um hub para empresas inovadoras e com um forte foco em design”, explica a empresa.

    “A nossa visão para o IDB Lisbon passa por tornar este espaço num ecossistema de interconexão de negócios, onde um ambiente colaborativo e inclusivo permitirá gerar inovação e criatividade”, explica Michael Phillips, presidente da Jamestown. “Além dos espaços de trabalho revolucionários, o IDB Lisbon será também um ponto de encontro para a comunidade local, onde serão proporcionadas experiências de arte e cultura. Contamos com um histórico de desenvolvimento de ambientes criativos e dinâmicos nos Estados Unidos, e estamos ansiosos por trazer este conceito para Lisboa”.

    Nos Estados Unidos, a Jamestown é conhecida pelos seus projectos de reabilitação de edifícios, tais como o Industry City em Brooklyn, o Ponce City Market em Atlanta, e o The Innovation and Design Building (The IDB) em Boston. Na sequência das iniciativas de curadoria de espaços da Jamestown, o The IDB em Boston tornou-se uma âncora da economia de inovação da cidade e o lar de centenas de inquilinos de diversos sectores de actividade, incluindo design, biotecnologia, investigação e engenharia. A Jamestown pretende recriar esse sucesso com o IDB Lisbon, que consiste no primeiro investimento da empresa no mercado ibérico.

    O novo nome é o primeiro passo de uma série de mudanças que a Jamestown planeia para o edifício, quer ao nível das suas funcionalidades, quer da sua imagem global. A empresa pretende melhorar a experiência global do edifício através da oferta de melhores instalações e áreas comuns mais envolventes, para além de utilizações adicionais em toda a propriedade, como forma de criar um melhor ambiente para inquilinos e visitantes.

    As mudanças incluem, também, uma nova utilização do rooftop do edifício, que incluirá um restaurante, actividades desportivas e culturais. A abertura ao público deste novo rooftop está prevista para Julho. O IDB Lisbon será, também, palco de uma exposição do MUDE FORA DE PORTAS intitulada “O mundo vai continuar a não ser como era! – 100 anos de design de publicidade na Colecção Carlos Rocha”. Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa/MUDE – Museu do Design e da Moda, a mostra gráfica irá estar disponível ao público, de 21 de Julho a 27 de Novembro reunindo uma selecção de obras que evidenciam as grandes mudanças na vida quotidiana em Portugal e os seus diferentes contextos políticos e socioeconómicos, desde 1930 até ao início do século XXI.

    A aposta da Jamestown nesta colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda realça a estratégia definida pela empresa em tornar o IDB Lisbon num espaço promotor da arte nacional, evidenciado também pelo conjunto de instalações artísticas presentes no edifício que fazem parte do Collision Project. utilização do espaço construído como tela, tornando a arte numa experiência.

    O IDB Lisbon faz parte da estratégia de expansão da Jamestown na Europa, que agora inclui mais de 1,1 mil milhões de euros em activos sob a sua gestão desde 31 de Março de 2022. No ano passado, a empresa garantiu um mandato para administrar um portefólio de propriedades em toda a Europa em nome de um de seus parceiros de investimento institucionais e co-investidores, o E.ON Pension Trust, fundo de pensões de uma das maiores empresas de energia alemãs. Já em 2020, a Jamestown havia comprado dois edifícios em Amesterdão e um activo de escritórios composto por três edifícios em Colónia, na Alemanha e, em 2019, adquiriu o icónico Groot Handelsgebouw em Roterdão, um dos maiores edifícios de uso misto na Holanda, que actualmente acolhe mais de 450 empresas.

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     Century 21 comercializa Telhal 72 Liberdade

    Promovido pela Overseas, o projecto de reabilitação conta com construção da Engcon e com projecto de arquitectura da GCCM Arquitectos

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    O empreendimento Telhal 72 Liberdade, promovido pela Overseas, encontra-se a ser comercializado pela Century 21 Portugal. Com construçãp da Engcon e com projecto de arquitectura da GCCM Arquitectos, este é um projecto de reabilitação urbana, numa das “zonas mais privilegiadas” de Lisboa. A conclusão da obra está prevista Agosto de 2024. 

    O novo empreendimento consiste num edifício de seis pisos, que integra 16 apartamentos de diversas tipologias, desde T0 a T3+1 duplex, todos com cozinhas totalmente equipadas, com eletrodomésticos de gama superior. Com áreas entre os 47m2 e os 309 m2, os apartamentos destacam-se pelo aproveitamento” inteligente” de cada espaço, para “proporcionar amplitude e aumentar a usabilidade das habitações”.

    Outro aspecto a salientar são os materiais e acabamentos, que foram “criteriosamente seleccionados” para criar a atmosfera de “elegância e modernidade” que impera nas áreas habitacionais do empreendimento.

    O Telhal 72 Liberdade é também um edifício inteligente, dotado de um conceito construtivo que optou pela tecnologia e sustentabilidade.

    Além dos estacionamentos, totalmente equipados para veículos eléctricos, as habitações contam com sistemas de domótica para assegurar maior comodidade e eficiência de utilização, através da gestão remota dos equipamentos de climatização e eletrodomésticos, a partir de um telemóvel ou tablet, em qualquer momento e em qualquer lugar.

    No Telhal 72 Liberdade, os moradores têm, ainda, acesso a um jardim privativo e serviços de concierge.

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    Lisboa mantém aumento do preço das casas em níveis idênticos aos de 2022

    No final de 2023, os preços das casas em Lisboa apresentavam uma subida de 6,3% face ao período homólogo, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais apurado para a capital. O aumento registado em 2023, medido pela taxa de variação homóloga no 4º trimestre do ano, pouco difere do crescimento de 7,1% observado em 2022

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    O aumento registado em 2023, medido pela taxa de variação homóloga no 4º trimestre do ano, pouco difere do crescimento de 7,1% observado em 2022 (-0,8 pontos percentuais), contrastando com o comportamento do agregado do país, onde se observou uma forte travagem na valorização. Recorde-se que os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 11,8% em 2023, desacelerando 6,9 pontos percentuais face ao aumento de 18,7% registado em 2022.

    A manutenção da valorização de Lisboa em patamares idênticos entre 2022 e 2023 reflecte a consistência do comportamento trimestral dos preços. Ao longo do ano passado, os preços na capital apresentaram subidas situadas entre 1,0% e 2,0%, uma tendência confirmada no 4º trimestre, quando a variação em cadeia se posicionou em 1,2%.

    “O facto de Lisboa sustentar a subida de preços em níveis semelhantes num quadro que, no agregado nacional, é de forte abrandamento, sugere que o ciclo recente de valorização pode estar a esgotar-se. Nos últimos anos, o motor para o crescimento dos preços em Portugal foram os mercados mais baratos, especialmente os das periferias de Lisboa e Porto, os quais, tendo bases de valor baixas, observaram elevados níveis de valorização. Sucede que, em virtude desta trajectória, a margem para subir preços nestes mercados vai sendo progressivamente mais baixa e simultaneamente os concelhos mais caros, como Lisboa e Porto, estão a inverter a curva de desaceleração dos últimos anos”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

    Não obstante esta tendência, Lisboa terminou 2023 como um dos mercados da respectiva Área Metropolitana com menor índice de valorização. De entre os 18 concelhos da região monitorizados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, apenas a Amadora registou uma subida menos robusta que Lisboa, observando um crescimento de 5,5% nos preços de venda em 2023. A valorização na região foi liderada pelo concelho do Montijo, onde a subida de preços em 2023 se situou em 22,1%.

    Em 2023, os preços apurados para a média das transacções em Lisboa atingiram os 4.865€/m2, de acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial.

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    Coldwell Banker fecha 2023 em crescendo

    A marca concluiu 2023 com o seu melhor trimestre de sempre desde que a marca entrou em Portugal, representando 47% da facturação total do ano, um crescimento de 24% face ao mesmo período de 2022

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    A Coldwell Banker registou no ano transacto vendas em 46 concelhos e 120 freguesias de Portugal. No que toca aos concelhos que apresentam maior facturação, Lisboa e Cascais são os destinos escolhidos, com Sintra a completar o pódio, seguidos de perto por Ponta Delgada e Coimbra que fecham o top-5 de concelhos com mais actividade registada.

    Há cinco anos com presença no mercado nacional, a marca americana registou em 2023 que 64,3% das vendas realizadas pela mediadora foram apartamentos, 15,3% moradias e 7,2% lojas comerciais. As categorias restantes englobam prédios, escritórios e terrenos.

    A modalidade mais procurada foi o T2, representando 27,6% dos imóveis vendidos, seguida pelo T3 e o T1, 23,9% e 18%, por essa ordem. O destaque vai para o aumento significativo na procura de apartamentos de uma assoalhada, que segundo Frederico Abecassis, CEO da Coldwell Banker Portugal está “intrinsecamente relacionado com a escassez de oferta e a redução do poder de compra na aquisição de habitação, não possibilitando a compra da divisão adicional.”

    “Num ano fortemente marcado por início de actividade caracteristicamente lento, fruto da instabilidade social e política vivenciada a nível mundial, o aumento da procura começou a partir de Abril. No entanto, os meses de Julho e Agosto, de forma algo atípica, foram os mais baixos ao nível da procura.

    O final do ano acabou por ser altamente recompensador para a marca, que viu um quarto trimestre único e um crescimento que está a continuar neste novo ano”, acrescentou Frederico Abecassis.

    Em relação a 2024, a Coldwell Banker pretende continuar a expandir a rede de agências, com a inauguração de três novas agências ainda na primeira metade do ano. As novas agências vão responder à procura do mercado nacional, também sendo fundamentais para dar resposta à crescente procura a nível europeu e de investidores e compradores provenientes dos Estados Unidos da América.

    “No último ano vimos cerca de 3,9 mil milhões de euros do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) associado ao imobiliário. Só os EUA foram responsáveis por investir 380 milhões de euros no sector em Portugal. Continuamos a ver um grande investimento estrangeiro em Portugal, especialmente dos EUA. Este fluxo de investimento é um reflexo da confiança no mercado imobiliário português”, concluiu Frederico Abecassis.

    A Coldwell Banker actualmente conta com 100.000 colaboradores a partir de 3.000 agências espalhadas por 41 países, estando em Portugal desde 2018.

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    Home Tailors lança modelo de franchising com “condições especiais”

    O modelo contempla, entre outros benefícios, a isenção de direitos de entrada para agências em funcionamento e que pretendam fazer uma conversão de marca e um programa especial de apoio ao investimento inicial

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    A Home Tailors Real Estate acaba de lançar um modelo de franchising com condições especiais para consultores imobiliários e conversões de marca, pensado para “consultores imobiliários que pretendam ter a sua própria agência ou para agências independentes já existentes e que queiram juntar-se à rede da Home Tailors”.

    “Com este novo modelo de franchising pretendemos ajudar os profissionais do imobiliário que tenham a ambição de ter o seu próprio negócio ou aqueles que já tendo o seu próprio negócio se queiram juntar à nossa rede através da conversão de marca. Os profissionais que pretendam juntar-se à rede da Home Tailors terão acesso a um conjunto alargado de benefícios que os ajudará a iniciar e desenvolver o seu negócio”, afirma David Carapinha, CEO & founder da Home Tailors Real Estate.

    O modelo contempla, entre outros benefícios, a isenção de direitos de entrada para agências em funcionamento e que pretendam fazer uma conversão de marca e um programa especial de apoio ao investimento inicial.

    Entre as vantagens da adesão à rede de franchising da Home Tailors está a formação inicial e contínua gratuita para gestores, administrativos e consultores imobiliários, acesso a CRM para gestão de clientes, pesquisa de imóveis e ferramentas de marketing, plano de comunicação anual, acesso a plataforma de avaliação imobiliária, plano de marketing diferenciado por segmento e sistema de incentivos.

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    Fercopor marca presença no ‘Moving to Portugal’ em Londres

    Com uma carteira de projectos imobiliários de luxo no Porto, Vila do Conde e Vilamoura, a promotora leva ao evento o seu mais recente lançamento, Serenity, localizado junto à Marina de Vilamoura

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    A Fercopor integra um conjunto de empresas convidadas pela Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido que vão marcar presença no ‘Moving to Portugal’, em Londres. O evento, que tem lugar esta quinta-feira, dia 14 de Março, realiza-se no Pestana Chelsea Bridge Hotel.

    Com o objectivo de “esclarecer” as necessidades legais de quem planeia mudar-se para Portugal e “mostrar as potencialidades” do País para viver e investir, a iniciativa recebe um conjunto de entidades e especialistas do sector.

    Com uma carteira de projectos imobiliários de luxo no Porto, Vila do Conde e Vilamoura, a Fercopor vai apresentar o seu mais recente lançamento, Serenity. Este empreendimento destaca-se pela “localização estratégica” junto à Marina de Vilamoura, praias e campos de golfe.

    O projecto, actualmente em fase de comercialização e com o início da construção previsto para Abril, disponibiliza apartamentos T0 a T4 Penthouse, com áreas interiores até 246 m2 e exteriores até 306 m2, piscina interior e exterior, ginásio e jardim.

    “O Algarve é um destino de eleição para o mercado inglês, seja para residir, investir ou para estadias de longa duração, tendência que se acentuou após o Brexit. Na Fercopor, estamos comprometidos em reforçar o nosso posicionamento e notoriedade nos mercados internacionais. Esta iniciativa revela-se uma plataforma ideal para apresentar os nossos empreendimentos e sublinhar os nossos investimentos em localizações estratégicas”, explica Mário Almeida, administrador da Fercopor.

    O Serenity é o primeiro projecto da Fercopor no Algarve. Dando continuidade à sua trajectória de expansão, a Fercopor com planos de lançar um segundo empreendimento em Vilamoura e o primeiro em Lisboa, próximo ao Parque Eduardo VII.

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    Athena Advisers: crescimento do investimento de imobiliário comercial motiva lançamento de marca própria

    A nova marca, Athena Commercial, será totalmente direccionada para a transacção de activos comerciais, estimando-se que esta actividade represente 50% do volume de negócios anual da consultora já em 2024. Em curso está um conjunto de negociações que deverão fechar ainda este ano e que poderão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 milhões de euros

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    A Athena Advisers, consultora internacional vocacionada para o sector residencial premium, está a reforçar a sua actividade na área de investimento de imobiliário comercial com o lançamento da marca Athena Commercial.

    Detida a 100% pela Athena Advisers, a nova marca irá focar-se em transacções de imobiliário comercial de rendimento e produtos para desenvolvimento, centrando a sua atenção na actividade de fundos de investimento, investidores privados e family offices nacionais e estrangeiros.

    “O fortalecimento da actividade da Athena no sector comercial foi um passo natural, pois notamos nos nossos clientes de residencial um crescente interesse em diversificarem a sua carteira de activos”, refere David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal. “E nós estamos numa posição privilegiada para o fazer, pois sendo uma consultora vocacionada para o mercado estrangeiro e que trabalha em rede com todos os seus escritórios, conhecemos muito bem o circuito internacional e temos acesso a um conjunto diversificado e alargado de investidores, com tickets que podem ir dos 2 milhões aos 50 milhões de euros. Já se tornou habitual que um cliente que comprou connosco um chalé nos Alpes ou uma casa em Lisboa, queira depois aumentar o seu portefólio com activos comerciais, normalmente localizados em Portugal”, reforça David Moura-George.

    Nos últimos anos, a consultora tem vindo a crescer no sector comercial e, em 2023, 27% da sua facturação total foi proveniente desta actividade. Em 2024, a empresa quer que 50% do seu volume de negócios tenha origem no negócio comercial, sendo sua intenção manter este equilíbrio ao longo dos próximos anos.

    Para tal, a Athena Commercial tem já em curso um conjunto de negociações em vários segmentos de mercado que deverão concretizar-se ao longo deste ano e que deverão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 milhões de euros.

    Na área da hotelaria, está a negociar a compra de um imóvel no Porto que deverá ser convertido em hotel, bem como a transação de uma unidade hoteleira na margem Sul de Lisboa. Em cima da mesa está também a aquisição de um terreno para a implementação de uma escola internacional na Grande Lisboa e a compra de terrenos na Ericeira para o desenvolvimento de um projeto de uso misto.

    “Acreditamos que o ano de 2024 será ´muito positivo para a actividade de investimento de imobiliário comercial no mercado português. Apesar de alguns desafios decorrentes da actual conjuntura nacional e internacional, a resiliência da economia nacional, o crescimento do turismo, os bons níveis de ocupação e a aposta em infraestruturas são geradores de um clima de investimento favorável”, nota David Moura-George.

    “Além disso, o actual contexto de altas taxas de juro deixa os fundos imobiliários um pouco mais apreensivos, aumentando as oportunidades de investimento em transacções de menor dimensão para os family offices e investidores privados que não recorrem a financiamento, um mercado no qual somos muito activos”.

    No imobiliário comercial a empresa irá abranger os vários segmentos de mercado, incluindo a transacção de terrenos para promoção, imóveis para requalificação, activos nas áreas de industrial & logística, retalho, hotelaria e carteiras de fundos. Além disso, quer também explorar oportunidades menos convencionais fora do mercado tradicional, muito procuradas por pequenos investidores, entre as quais edifícios históricos, retiros rurais, parques tecnológicos, residências seniores ou de estudantes, espaços culturais e de eventos ou espaços devolutos para reconversão.

    Em qualquer um destes segmentos a Athena Commercial quer prestar serviços chave-na-mão através de uma rede de parceiros que engloba vários players da indústria, desde avaliadores, arquitectos, advogados ou entidades de financiamento.

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    Bonjardim chega ao Porto

    Localizado na baixa do Porto, o Bonjardim o projecto imobiliário que irá acolher o evento integrado na rubrica Once Upon a Space do Prime Selection by JLL, uma iniciativa que combina imobiliário e arte, dedicada a imóveis residenciais de prestígio

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    A JLL apresenta o projecto Bonjardim, um empreendimento residencial com uma localização premium, situado em pleno centro do Porto, a poucos passos dos Aliados e do Mercado do Bolhão, uma das zonas mais tradicionais da cidade invicta. Este projecto vai receber um evento no âmbito do conceito Once Upon a Space, tendo como principal objectivo aliar a arte ao sector imobiliário e, assim, oferecer aos clientes uma experiência única que harmoniza a tradição e modernidade.

    O Bonjardim é um projecto que que combina tradição e a contemporaneidade. Com 93 apartamentos, distribuídos por 6 pisos, conta com tipologias, de T0 a T4 com estacionamento, varandas e terraços. Alguns dos apartamentos dispõem de jacuzzis ou piscinas privativas. Este novo condomínio destaca-se como sendo um dos maiores projectos residenciais do centro do Porto. Além disto, conta com uma praça central que será um novo ponto de encontro na cidade, oferecendo uma variedade de espaços comerciais e de lazer para os residentes e visitantes.

    “Estamos muito entusiasmados em apresentar o Bonjardim, um projecto de comprovada qualidade e inovação. Além do conforto e comodidade, este novo condomínio representa também uma oportunidade única de investimento. Traz ao centro histórico do Porto uma nova dinâmica e um novo formato de edifícios residenciais, que promovem cada vez mais a vida em comunidade”, explica Patrícia Barão, Head of Residential na JLL.

    Nos dias 14 e 15 de Março, o Bonjardim vai receber a exposição “Centralidades”, com a curadoria do Lisbon Art Office (LAO), e cujo formato pretende incorporar a arte na vida quotidiana de todos, além de destacar o prazer de habitar no centro da cidade, tirando partido de um formato de vida simples e prático. No evento, haverá também um apartamento modelo disponível para visita e, ainda, condições especiais para os visitantes interessados em adquirir um imóvel no Bonjardim.

    “Acreditamos que a combinação entre arte e imobiliário oferece uma nova perspectiva sobre o conceito de habitação. É assim que pretendemos aliar a exclusividade associada a este segmento à promoção diferenciada dos imóveis a ser comercializados. A vertente artística é um diferencial que enriquece a experiência, aspecto muito valorizado por este tipo de cliente”, acrescenta ainda Patrícia Barão.

    “Esta exposição é mais do que uma simples mostra de arte. É uma oportunidade para os visitantes se projectarem no espaço, na arte e no estilo de vida que o empreendimento Bonjardim oferece. Estamos confiantes que esta colaboração será um sucesso e estamos ansiosos para receber os visitantes nesta experiência única” acrescenta Aniceto Viegas, CEO da Avenue.

    Para Rita Rodrigues da Silva, Fundadora e CEO do Lisbon Art Office, o encontro é uma reflexão “sobre arte numa mobilidade urbana assente em simultâneo na memória e na geometria (des)equilibrada da velocidade a que vivemos. Procurámos enfatizar o carácter sensorial da vivência quotidiana num formato contemporâneo, que nos serve para usufruir o tempo de apreciar a beleza que nos alimenta e inspira.”

    Esta é uma acção integrada no Prime Selection by JLL, o novo site da consultora imobiliária focado exclusivamente na habitação de segmento alto em Lisboa, no Porto, em Cascais, Oeiras, Algarve, Comporta e Funchal.

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    ‘Family Reunion’ da Keller Williams Portugal ultrapassa os 600 participantes

    O evento anual de formação e networking da marca, irá acolher mais de 600 participantes, que irão participar em cerca de 25 sessões de formação. O encontro conta com a presença de Bill Soteroff, presidente da Keller Williams Worldwide.

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    O encontro que decorre entre os dias 20 e 22 de Março, na Herdade dos Salgados, em Albufeira, tem como prioridade o desenvolvimento e o crescimento dos negócios dos Consultores, a quem serão disponibilizadas experiências, masterclasses e partilhas que permitirão potenciar e alavancar o negócio, as suas carreiras e as suas vidas.
    De questões práticas, como geração de leads ou gestão de bases de dados, a formações relacionadas com mindset, modelos de liderança ou implementação de novas tecnologias, tudo será disponibilizado aos mais de 600 associados inscritos.

    “Os números falam por si quem participa na nossa Family Reunion torna-se mais produtivo: quem assistiu a este evento no passado aumentou o seu volume de faturação anual numa média de 170%, cresceu significativamente no número de transações (uma média de 11) e aumentou o ticket médio das suas transações (cerca de 80K€ mais). Das entrevistas que disponibilizámos às palestras, passando pelas nossas famosas masterclasses, todos potenciaram este crescimento. Este ano não será excepção”, afirma Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal.

    Tal como em anos anteriores, e como é prática noutros territórios, o dia 22 de Março terá um espaço de partilha de histórias internas de inspiração e superação, bem como o reconhecimento de novos embaixadores de cultura Keller Williams Portugal. “Trata-se de um dos momentos mais aguardados da nossa convenção. Faz parte da nossa cultura e dos nossos valores contribuir para que nos tornemos melhores, não só como empresa, mas também como indivíduos”, conclui o CEO da Keller Williams Portugal.

    Prestes a assinalar a primeira década em território nacional a Keller Williams Portugal fechou o ano de 2023 com uma faturação de 56 milhões de euros, valor que iguala 2022, o melhor ano de sempre da KW no nosso país. 2023 foi também de crescimento no negócio dos seus consultores, com um aumento do número de angariações em 20%.

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    Real I.S. AG compra K-Tower à Krest

    A Real I.S. AG estreia-se em Portugal com a aquisição da K-Tower em Lisboa através do seu fundo aberto de investimento imobiliário de retalho Realinvest Europa. A K-Tower é um investimento da KREST Real Estate Investments, tendo ficado concluído o ano passado. Ambas as partes acordaram em não divulgar o preço da transacção

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    “Esta aquisição é o nosso primeiro investimento no mercado português, que temos vindo a acompanhar de muito perto desde há vários anos. Ficámos impressionados tanto com a excelente eficiência energética do edifício como com a sua localização. Lisboa é a capital de Portugal e a mais importante localização para escritórios”, afirmou Barbara Geidner-Buchelt, directora de Gestão de Investimentos internacionais da Real I.S. AG, gestora de fundos de investimento imobiliário que tem a sua sede em Munique, Alemanha.

    Por sua vez, o “Chief Servant Officer” da KREST, Claude Kandiyoti, destaca a importância desta operação, particularmente no contexto das tendências anticíclicas prevalecentes nos mercados globais de escritórios, sublinhando a atractividade de Portugal para investidores institucionais estrangeiros. Claude Kandiyoti refere, a este propósito, que “esta transacção não só reforça o posicionamento de Portugal junto de investidores globais, mas também significa o nosso compromisso em promover espaços de trabalho inovadores que atendam às necessidades crescentes das empresas de primeira linha”, afirma.

    A K-Tower desenvolvida pela promotora imobiliária belga, Krest Real Estate Investments abriu as portas no final de 2023 e integra os escritórios da Critical TechWorks, uma joint venture entre a BMW Group e a Critical Software, e da Spaces Oriente, a segunda unidade da marca International Workplace Group, que ocupa 3.000m2 do edifício. Ambas as entidades comprometeram-se com contratos de arrendamento de longo prazo, reforçando ainda mais a estabilidade e atractividade do investimento.

    Situado num complexo urbano ao lado do hotel Moxy Lisboa Oriente, desenvolvido pela KREST, e da famosa Gare do Oriente, projectada pelo arquitecto Calatrava, a K-Tower foi concebida pelos arquitectos Saraiva + Associados e Metrourbe, contribuindo para a renovação da paisagem dos ambientes de escritórios tecnológicos e inovadores em Lisboa.

    Abrangendo 14 andares e oferecendo 15.000 m² de espaços de escritórios, a K-Tower apresenta uma praça central vibrante que abriga uma instalação permanente do artista sueco EKTA, ao longo de um amplo jardim. Além disso, a Torre oferece 157 lugares de estacionamento e adopta soluções sustentáveis de ponta, incluindo luz natural abundante facilitada por fachadas de vidro que promovem um ambiente de trabalho ideal, propício à produtividade e ao bem-estar.

    “O Real Invest Europa foi um dos primeiros fundos abertos de investimento imobiliário de retalho com um rácio de investimento alinhado com a taxonomia. Todos os imóveis da carteira têm as características ambientais definidas pelo SFDR e os rácios mínimos são largamente ultrapassados. De acordo com o Conselho Alemão para a Construção Sustentável, o fundo é actualmente a única oferta pan-europeia deste tipo em conformidade com a taxonomia”, explica Jochen Schenk, director executivo da Real I.S. AG.

    A Real I.S. obteve aconselhamento jurídico e fiscal relativamente à transacção dos especialistas da sociedade de advogados Linklaters, com sede em Lisboa. A Gleeds Portugal, a Cundall Spain e a FUNDEC prestaram apoio em questões técnicas. A Deloitte apoiou a Real I.S. durante a due diligence financeira. A RPE Portugal prestou assessoria nos aspectos comerciais da transacção. A Status Capital actuará como AIFM service provider.

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    BHHS Portugal Property e Tripwix Vacation Rentals criam Property Management Portugal

    A nova empresa oferece um serviço 360º e uma equipa local experiente e dedicada, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana a investidores que pretendam apostar no sector imobiliário em Portugal

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    A Berkshire Hathaway HomeServices Portugal Property e a Tripwix Vacation Rentals decidiram unificar o seu know-how e expertise no sector imobiliário e criar a Property Management Portugal, uma empresa de gestão de propriedades com serviços especializados para auxiliar no processo de mudança e instalação em Portugal, que pretende prestar um serviço de excelência a quem procura o nosso país para investir ou viver.

    A Property Management Portugal, conta com uma equipa local disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para prestar um serviço 360º “chave na mão”, atendendo às necessidades dos proprietários e dos promotores, desde a pré-construção e desenvolvimento de conceitos até à definição final e criação de associações de moradores, regulamentos de condomínio, entre outros serviços. Para além da gestão imobiliária, disponibilizam-se todos os serviços complementares de que os proprietários possam precisar, como serviços de concierge ou chefs de luxo e ainda programas de manutenção preventiva para protecção de investimentos, por forma a proporcionar uma transição mais suave no processo de mudança e instalação em Portugal. O claim da empresa “We take it seriously so you can take it easy” reforça a identidade e a mensagem que a Property Management Portugal pretende transmitir junto dos seus clientes ou potenciais clientes.

    Segundo Michael Vicent, CEO da BBHS Portugal Property,  “os clientes e os promotores que compram imóveis em Portugal precisam de alguém a quem possam recorrer para obter conhecimentos especializados de confiança, uma gestão de propriedades de alta qualidade e um programa de aluguer e gestão com retorno do investimento nesta área. Por isso, decidimos unir forças e fazer esta parceria com a Tripwix Vacation Rentals, empresa que está posicionada em Portugal como a única empresa internacional de aluguer de curta duração no mercado de luxo. O nosso know-how e expertise irá permitir à Property Management Portugal, prestar serviços personalizados e oferecer um serviço completo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana a quem nos procura! Queremos que os nossos clientes se sintam especiais!”, refere o CEO. A grande experiência da Berkshire Hathaway HomeServices Portugal Property e da Tripwix Vacation Rentals “também garantem soluções criativas e inovadoras para aqueles que procuram investir em imobiliário comercial no mercado português, facilitando o processo e a tomada de decisão de investimento com a ajuda de uma equipa local experiente e dedicada”, afirma Michael Vicent.

    Fundada em 2008, a Berkshire Hathaway HomeServices | Portugal Property  tem 8 escritórios de Norte a Sul de Portugal e mais de 50 agentes, a empresa opera nas regiões de Lisboa, Costa de Prata, Porto e Algarve, representando propriedades de diversos tipos, desde resorts, urbanas e de luxo. Conta com uma equipa multilíngue preparada para dar resposta às oportunidades de um mercado cada vez mais dinâmico e em rápido crescimento. Oferece soluções de investimento imobiliário totalmente chave na mão, incluindo recomendações para consultores de crédito, advogados, consultoria imobiliária e apoio pós-venda, sendo ainda especialista em processos de Golden Visa.

    A TRIPWIX é uma empresa de arrendamento temporário de luxo que oferece a turistas exigentes um conjunto de propriedades cuidadosamente inspeccionadas e situadas em destinos seleccionados. Em cada destino disponibiliza embaixadores que recebem os seus clientes e que garantem a qualidade do serviço. Os embaixadores são pessoas que vivem no destino, que partilham a sua filosofia de serviço e que, por isso, conseguem proporcionar uma experiência autêntica e única aos seus clientes.

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