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    HAIER EUROPE marca presença na IFA 2022

    A exposição que se realiza em Berlim, no início de Setembro, é o palco escolhido para a apresentação das novidades das marcas Candy, Hoover e Haier

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    A exposição que se realiza em Berlim, no início de Setembro, é o palco escolhido para a apresentação das novidades das marcas Candy, Hoover e Haier

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    Após uma espera de dois anos, a IFA, o certame dedicado ao mundo da tecnologia, inovação e electrónica de consumo de topo está de regresso de 2 a 6 de Setembro, em Berlim. Um evento onde a Haier Europe, que engloba as marcas Candy, Hoover e Haier estará presente.

    Neste que é “um palco mundial para apresentação das novas soluções onde a IoT desempenha um papel fundamental em ambientes idealizados e concebidos especialmente para a Candy, Hoover e Haier. Os consumidores são convidados a submergir nesta nova experiência em casa, a partir de produtos que apresentam, não apenas uma vertente funcional, mas também um design cativante e renovado”, avança o grupo em comunicado.

    O espaço expositivo tem uma área de 3.700 m2 e transmite uma nova visão de casa inteligente. Uma viagem pela conectividade, onde os principais palcos são as inovações tecnológicas em produtos com soluções que ganham vida, interagindo com os visitantes através do seu envolvimento em momentos únicos.

    A “Haier Europe tem como principal objectivo atender às necessidades de todos os consumidores através de uma inovação tecnológica contínua, do uso cuidadoso da inteligência artificial e do estudo de um design sempre muito avançado e inovador: a abordagem “distância zero” perfeita. Devido a uma estreita conexão entre os produtos, os ecossistemas moldam-se em torno da vida das pessoas, antecipando os seus desejos e oferecendo soluções que simplifiquem e melhorem o quotidiano”, justifica.

    Mais uma vez, a app hOn assume um papel central: esta plataforma permite gerir todas as apps das três marcas e aceder a vários serviços devido a uma selecção de um número crescente de parceiros, estabelecidos num ecossistema. Recentemente, o número de utilizadores registrados na aplicação hOn atingiu os 4,5 milhões.

    Candy, Hoover e Haier são apresentadas em três macro áreas distintas, lugares dinâmicos e conectados, com três percursos imersivos articulados através de estações dedicadas para descobrir as inovações e os essenciais da gama. Eventos, entretenimento, um show cooking internacional, tudo vai contribuir para oferecer uma experiência muito envolvente.

    “A IFA em Berlim é uma ocasião única para apresentarmos as nossas inovações e a nossa liderança. Um evento internacional que toda a indústria (e não só) aguarda com grande entusiasmo. Será o momento de ofereceremos aos nossos stakeholders uma grande experiência tecnológica e imersiva”, afirmou Giampiero Morbello, head of brand & IOT Haier Europe. “A nossa abordagem diversificada permite-nos atingir todos os alvos, com as três marcas, através da personalização dos serviços ao domicílio e do desenho de modelos ilimitados de interacção com o consumidor”, sublinha o responsável.

    A IFA 2022 é um momento importante para partilhar também as conquistas mais significativas da empresa, incluindo a abertura de novas fábricas. “Em 2021, concluímos a construção de duas fábricas na Roménia e na Turquia, especializadas no fabrico de frigoríficos e máquinas de secar roupa, respectivamente. Em 2022, iniciou-se a produção na nova fábrica dedicada a máquinas de lavar loiça, na Turquia”.

    Haier: Conecte-se ao Extraordinário

    O Ecossistema Haier, representa a expressão máxima de uma história que combina design, tecnologia e cenários personalizados e à medida. O lema “Connect to Extraordinary” tem a app hOn como protagonista, através da qual foi aumentado todo o potencial dos electrodomésticos, conseguindo-se a gestão personalizada da casa com um grande nível de eficiência As múltiplas funções dos produtos ganham vida em grandes monitores, que projectam os visitantes em cenários onde a conexão se torna a ferramenta óptima para melhorar a vida quotidiana.

    A IFA 2022 será palco de novos lançamentos da marca como o novo serviço WashPass disponível no modo “pagamento por lavagem” (modo pay per wash). “Esta é uma máquina de lavar roupa conectada, tecnologicamente ultra avançada, que doseia automaticamente 4 detergentes específicos, projectada para obter o melhor desempenho de lavagem com o mínimo de compromisso do utilizador”.

    Ainda na área da lavagem o grupo irá mostrar a tecnologia dos novos modelos SUPERDRUM, com o maior tambor disponível no mercado, que utilizam tecnologia avançada para garantir o melhor cuidado com a lavagem e com o meio ambiente. Na cozinha, I-PRO SHINE é a resposta para quem procura uma máquina de lavar louça de alto desempenho, depois das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial Inside do CHEF@HOME SERIES 6.

    Na gama de refrigeração, não faltam as inovações, incluindo o CUBE 90 SERIES – que, devido à inteligência artificial, se torna o núcleo de todo o ecossistema doméstico, ou o CUBE 90 SERIES 7 e FD 90 SERIES 7 .

    Candy: simplifique o seu dia-a-dia

    A marca Candy Em Berlim, a marca vai apresentar, através do Simplify your Day, a instalação que inclui soluções inteligentes rodeadas de criações de jovens artistas, onde o visitante pode mergulhar em ambientes multissensoriais e entrar no mundo Candy.

    Na entrada, uma parede interativa reproduz cenários quotidianos onde as tarefas domésticas são tratadas de forma original. O coração da exposição pulsa na área “touch&feel” onde pode entrar em contacto com a expressão mais inteligente da Candy, dinamizada pelos serviços disponibilizados pela app hOn. Na área dedicada à máquina de lavar loiça RapidÓ, o mundo real e o virtual juntam-se num grande ecrã e revelam as principais inovações tecnológicas disponíveis. Tirando uma foto sua, também é possível criar versões super personalizadas dos combinados Fresco, colocando a sua imagem nos diferentes andares. O caminho segue no infinito mundo de funções inteligentes das novas máquinas de lavar e secar roupa Candy, incluindo a recém-chegada da família RapidÓ PRO ou a Aquamatic, a mais pequena máquina de lavar roupa disponível na sua categoria, exibida no Design Hub numa edição limitada e muito colorida.

    O combinado I-Case foi projectado a partir da criatividade de jovens artistas, estudantes do Instituto Europeu de Design em Milão e vencedor do concurso MDW22. As colecções MODERNA, com formas caracterizadas pelo aço inox e vidro – e ESSENZA – baseadas no estilo e no minimalismo, vão destacar-se no show cooking dinâmico onde será possível testar soluções de marca com os chefs convidados que vão estar a cozinhar ao vivo.

    Hoover: qualidade de Vida

    Uma imersão profunda na performance e conectividade dos produtos Hoover, através de experiências de realidade aumentada que destacam o vínculo da marca ao design e tecnologia, o que, para a Hoover, representa “Quality for life”: performance dedicada ao bem-estar e qualidade de vida no ambiente doméstico. As necessidades e desejos dos consumidores estão no centro de um projecto impactante que tem por objectivo mostrar ao público soluções tecnológicas de ponta, onde o significado de “alta performance” se amplia. Os visitantes perceberão imediatamente a qualidade em todos os produtos e vão surpreender-se com o design minimalista e renovado, bem como com todas as funções inovadoras em termos de higienização.

    Durante o certame o protagonista da marca é o novo aspirador sem fio HF9 com algumas características extraordinárias: o equilíbrio perfeito entre potência e autonomia real para limpar toda a casa e satisfazer todas as necessidades dos consumidores.

    A IFA é a ocasião para apresentar também uma selecção de inovações Hoover. As novas máquinas de lavar H-WASH 700, que garantem um aumento de 20% de rendimento na lavagem com uma profundidade reduzida, e as H-DRY 550, a combinação entre design e funcionalidade. Na cozinha, encontramos o H-DISH 700 PRO, o electrodoméstico topo da nova gama de máquinas de lavar louça, que garante o máximo cuidado das peças delicadas, como copos de vinho, ou ainda o forno H-OVEN 500 Steam Plus que usa vapor ou baixa temperaturas devido à tecnologia Steam&Taste. Quanto ao mundo da refrigeração, dá as boas-vindas ao H-FRIDGE 700, o combinado com tecnologia Air Care total no frost para manter os alimentos frescos como no primeiro dia em que foram comprados.

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    Porcelanosa investe 80 mil euros em painéis fotovoltaicos na loja de Lisboa

    Os 216 painéis instalados na cobertura da loja, numa superfície de 558 m2, vão permitir um autoconsumo de energia a rondar 57% e reduzir ainda mais o consumo de energia não renovável e minimizar o impacto da empresa no meio ambiente

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    O compromisso com o meio ambiente faz parte da filosofia do Porcelanosa Grupo desde sempre e manifesta-se em inúmeros projectos desenvolvidos em torno da sustentabilidade, não se resumindo ao trabalho desenvolvido nas suas fábricas e estendendo-se à sua rede de lojas.

    Assumindo este compromisso ambiental, a Porcelanosa Lisboa realizou no primeiro trimestre de 2024 um investimento de 80 mil euros na colocação de 216 painéis fotovoltaicos na cobertura da loja, ocupando uma área de 558 metros quadrados (m2).

    Trata-se de um projecto que segue a preocupação ambiental já manifestada com a instalação de uma rede domótica de led aquando a renovação da loja, em 2020, que permitiu a redução do consumo de energia de forma significativa. A implantação dos painéis fotovoltaicos no edifício tem como objectivo principal “reduzir ainda mais o consumo de energia não renovável e minimizar o impacto da empresa no meio ambiente”.

    Recorrendo a um estudo especializado, pretendeu-se fazer um investimento eficiente e consciente, com base no consumo de energia anual do edifício que ronda 220.058 Kwp. A implementação de 216 painéis fotovoltaicos com uma potência de 550 Wp cada, resulta numa potência total máxima de 118 KWp e uma potência nominal de 100 Kwn, permitindo gerar 25.845 KWp por ano, o que se traduz num autoconsumo de energia solar de 57,2%.

    Com este investimento, a Porcelanosa Lisboa está a minimizar a sua pegada ecológica. Além desta questão ambiental, que aporta grande relevância para a empresa, destaca-se também a poupança económica que este investimento irá permitir. Apesar do elevado investido inicial, está previsto um payback de quatro anos, o que significa que o valor investido pelo Porcelanosa Lisboa será recuperado em quatro anos.

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    AMMC Legal reforça equipa

    Mónica Lemos reforça equipa da AMMC Legal na qualidade de Associada Sénior, após a cessação das suas funções como Assessora Jurídica no Gabinete do Vice-Presidente e Membros do Conselho Superior da Magistratura

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    Mónica Lemos centrará a sua actividade, maioritariamente, nas áreas do direito público, em particular no urbanismo e ambiente, incluindo alterações climáticas e ESG, bem como nos domínios da protecção de dados (RGPD) e de Whistleblowing.

    “A Mónica sempre foi uma grande mais-valia para a Sociedade e para os nossos clientes”, reforçam Isabel Abalada Matos e Isabel Moraes Cardoso, sócias fundadoras da AMMC Legal. “A Mónica é uma excelente profissional, com um currículo que fala por si e que se caracteriza por um percurso de permanente melhoria da sua experiência, de actualização dos seus conhecimentos jurídicos, quer nas suas áreas de prática quer ao nível dos novos desafios que envolvem as matérias relacionadas com a transição energética, alterações climáticas e ESG”, acrescentam.

    Mónica Lemos iniciou o seu percurso profissional em 2006 como técnica superior jurista estagiária na Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, DGOTDU. Em 2007 integrou, como Associada, a LCA Sociedade de Advogados, onde permaneceu até 2011, ano em que aceitou o convite para ser Assessora Jurídica no Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, de onde transitou, em 2013, para o Gabinete do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Ainda em 2013, regressou à LCA Sociedade de Advogados e, em 2015, transitou para a AMMC Legal, onde permaneceu até 2017.

    Mónica Lemos é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com pós-graduações em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente pela Faculdade de Direito de Coimbra, Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente, em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica, Escola de Lisboa. Possui ainda o Curso RGPD/ Plano de Acção 2017/2018 para Entidades Públicas e Privadas, leccionado pelo Centro de Formação em Protecção de Dados. Actualmente, frequenta o Curso Intensivo de Regulação das Alterações Climáticas, na Faculdade de Direito da Universidade Católica, Escola de Lisboa.

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    InPost lança lockers autónomos com painéis fotovoltaicos

    O projecto piloto do grupo que se dedica a soluções logísticas para o comércio electrónico abrange a Polónia, Reino Unido, França e Itália. Estes países vão testar em simultâneo os novos equipamentos de última geração

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    O Grupo InPost, soluções logísticas para o comércio electrónico, está a instalar um novo tipo de lockers autónomos, que permitem a sua montagem independentemente da disponibilidade da rede eléctrica, graças aos seus painéis fotovoltaicos e ao armazenamento local de energia através de baterias.

    O projecto piloto será realizado nas cidades polacas de Gdansk e Cracóvia, bem como em mais três mercados europeus, Reino Unido, Itália e França.

    O novo locker autónomo da InPost mantém todas as funcionalidades dos equipamentos standard. No entanto, foram introduzidas opções adicionais para optimizar o consumo de energia. Entre elas a iluminação da máquina é reduzida para 30% da sua potência após o anoitecer e, de madrugada, quando a utilização é insignificante, o locker pode ser totalmente desligado.

    As máquinas têm painéis fotovoltaicos no topo e armazenamento de energia que funciona mesmo em temperaturas negativas. A bateria incorporada permite que o locker seja colocado em qualquer lugar, independentemente do acesso à rede eléctrica. No âmbito do projeto-piloto, estão também a ser instaladas “máquinas-mãe”, ligadas à rede eléctrica, que recarregam baterias para alimentar as máquinas autónomas em caso de mau tempo.

    “Estas máquinas de última geração podem agora ser colocadas em locais anteriormente impossíveis devido à falta de acesso à rede eléctrica. Os novos equipamentos tornam a nossa rede mais acessível ao maior número possível de clientes. Trata-se de mais um passo na implementação da nossa ambiciosa estratégia de descarbonização e de uma solução tecnológica única, não disponível no mercado. Vale a pena notar que vamos executar o piloto simultaneamente em quatro países europeus, o que nos dará uma visão única sobre as possibilidades de expansão da rede de lockers autónomos em países com diferentes condições meteorológicas”, explicou Izabela Karolczyk-Szafrańska, directora de Marketing & ESG Officer do Grupo InPost.

    Como parte do piloto de lockers autónomos, foram instaladas nove máquinas na Polónia, em Cracóvia e Gdansk. No final de maio, foram colocadas em serviço três máquinas em Florença, onde não foi necessário substituir as baterias. Em Londres, estão a ser realizados testes em duas máquinas e, em França, o piloto deverá começar no final deste mês na cidade de Lille, onde estão previstas nove máquinas.

    A estratégia de descarbonização do Grupo InPost é um complemento integral da sua estratégia empresarial. A pegada de carbono das entregas dos lockers da InPost gera até 98% menos emissões de CO2 na última milha, em comparação com as entregas ao domicílio. O Grupo está também a investir no desenvolvimento da electromobilidade em termos de frota e de carregadores eléctricos.

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    IDB Lisbon recebe quatro novos inquilinos

    A Pictet Technologies, UpHill, Mamma Team e Circutor, ocupam em conjunto mais de 4.800 m2 do edifício, tendo encontrado no hub o “lugar certo” para potenciar os seus negócios

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    O IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon, edifício detido e gerido pela Jamestown, empresa global de investimento e gestão imobiliária, conta com quatro novos inquilinos. A Pictet Technologies, UpHill, Mamma Team e Circutor, que, em conjunto, ocuparam mais de 4.800 metros quadrados (m2) do edifício, encontraram no hub de inovação o “lugar certo” para potenciar os seus negócios, afirma a empresa.

    “Os escritórios que têm sucesso no mercado actual são hubs de lifestyle que oferecem às empresas uma comunidade e promovem interacções criativas” afirma Michael Phillips, presidente da Jamestown. “No IDB Lisbon, activámos o rooftop com arte, gastronomia e entretenimento, criando uma experiência dimensional e distinta que torna o edifício muito mais do que um local de trabalho. Estamos empenhados em criar uma rede global de centros de inovação e o IDB Lisbon é uma componente-chave desse programa mais amplo, que se estende de Berlim a Roterdão e de Nova Iorque à Área da Baía de São Francisco”, destaca.

    Fundada em 2016, a Pictet Technologies, que irá ocupar todo o 5º piso (2.644m2) do IDB Lisbon, é a fábrica de software de tecnologia financeira de ponta que serve exclusivamente as necessidades do grupo Suíço Grupo Pictet, um dos principais especialistas independentes em gestão de activos e património na Europa, fundado em 1805.

    Com o objectivo de desenvolver software e conteúdos médicos para a automação de jornadas de cuidados em hospitais e outras instituições, a startup portuguesa de série A, UpHill, irá ocupar mil m2 do IDB Lisbon, a partir do qual pretende continuar a criar soluções de primeira linha para o sector da saúde, após ter fechado, em Março, uma ronda de investimento de sete milhões de euros com o objectivo de duplicar a equipa e abrir escritórios em Espanha e no Reino Unido.

    Também a produtora com origem em Barcelona, Mamma Team escolheu este espaço para continuar a inspirar-se no desenvolvimento de conteúdos televisivos e fotográficos para agências, marcas e produtoras de todo o Mundo, arrendando mil m2 no 4º andar.

    A Circutor, também de origem espanhola, irá ocupar 160 m2 do IDB Lisbon, enquanto sede do seu primeiro escritório em Portugal, apesar de operar há mais de 20 anos no País e que irá agora disponibilizar um showroom e dar formação aos seus clientes sobre a área da mobilidade eléctrica e eficiência energética a partir do seu escritório nos Olivais.

    Com mais de 40 anos de experiência no mercado internacional, a Jamestown tem uma abordagem de propriedade e gestão a longo prazo e é conhecida pela revitalização de edifícios históricos em polos de inovação e centros comunitários de uso misto.

    A Jamestown está empenhada em criar uma rede global de centros de inovação com foco em tecnologia, media, gaming e em iniciativas climáticas. As propriedades europeias sob sua gestão incluem o Groot Handelsgebouw em Roterdão, uma carteira de edifícios no distrito Schinkel de Amesterdão, o Innovation and Design Building Lisbon, a Factory Lisbon, o Schanzenstrasse e o CIC Berlin. Nos Estados Unidos, a Jamestown é conhecida pelo One Times Square em Nova Iorque, Industry City em Brooklyn e Ponce City Market em Atlanta.

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    Corian Design lança cores 2024 da gama Solid Surface

    As novidades apresentam-se em 10 novas cores integradas em cinco colecções – Artista, Geologic, Terrazzos, Terrains e Atmosphere – concebidas para materializar a beleza existente da natureza em qualquer espaço de design, tanto em ambientes comerciais como residenciais

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    A Corian Design apresenta a sua nova colecção de cores para 2024, aperfeiçoando o seu portfólio da Corian Solid Surface com uma gama de cores e opções de design, feitas à medida para elevar os “espaços a novos patamares”.

    As novidades apresentam-se em 10 novas cores integradas em cinco colecções – Artista, Geologic, Terrazzos, Terrains e Atmosphere – concebidas para materializar a beleza existente da natureza em qualquer espaço de design, tanto em ambientes comerciais como residenciais, onde cada espaço é uma tela para uma transformação “inspirada”. Muitas destas propostas têm por base componentes reciclados, causando impacto no design, mas não no ambiente.

    “Inspirados pela natureza, sempre em constante evolução, introduzimos estilos e designs inovadores que enriquecem os espaços trazendo uma sensação de natureza que é simultaneamente subtil e sofisticada”, afirma Andrea Albert, EMEA marketing leader da Corian Design. “Estamos particularmente entusiasmados por mostrar a integração de componentes reciclados na nossa mais recente paleta de cores, que reflectem o nosso compromisso de combinar estética com responsabilidade ambiental.”

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    Digitalização do mármore para acelerar a competitividade da indústria nacional

    Com recurso à Inteligência Artificial e a modelos matemáticos, o novo “digitalizador” de blocos de mármore vai permitir antecipar os diferentes desenhos dos veios, antes do corte, possibilitando a criação de catálogos. A tecnologia, desenvolvida pelo DER do Instituto Superior Técnico, está prestes a ser testada nas pedreiras do Alto Alentejo do Grupo Galrão

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    Inserido na agenda mobilizadora ‘Stone4.0: Artificial Intelligence for Stone Products Valorization’, o novo projecto do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais (DER) e Energéticos do Instituto Superior Técnico (IST), promete acelerar a competitividade das empresas do sector, através do recurso à Inteligência Artificial. Técnicos do DER estão a desenvolver um digitalizador de blocos de mármore, que podem chegar às 25 toneladas, o qual usa a IA para prever a textura interior, antecipando cortes e os desenhos dos veios que as placas poderão apresentar depois de cortadas. Uma funcionalidade que promete revolucionar o mercado global do mármore, com impacto directo na competitividade nas empresas portuguesas.

    “Como o padrão visual das placas depende do lado pelo qual se começa a cortar a pedra, a simulação digital que o DER está a preparar, através de modelos matemáticos, irá permitir visualizar, com precisão, toda a variedade de padrões diferentes que pode ser obtido a partir de um só bloco”, afirma Gustavo Paneiro, investigador e docente do DER. “Esta funcionalidade permitirá que, no futuro, os clientes das empresas portuguesas de pedra natural, sejam eles arquitectos, decoradores ou consumidores finais, tenham à sua disposição milhares e milhares de padrões num catálogo virtual. Será a sua escolha que irá determinar exactamente a forma como cada bloco será cortado, o que tornará as empresas parceiras muito mais eficientes e, por isso, competitivas no mercado mundial da pedra natural”, sustenta o investigador.

    O projecto está a ser desenvolvido em escala laboratorial nas instalações fabris do Grupo Galrão, em Pêro Pinheiro, pelo DER e pelo seu Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). É financiado pelas verbas europeias das Agendas Mobilizadoras do PRR, programa de apoio a consórcios de empresas, universidades e centros de investigação para a inovação e criação de novos produtos e serviços de alto valor acrescentado. Para além do Grupo Galrão, estão envolvidos no projecto os grupos A. Bento Vermelho e Marmocazi, todos com grandes pedreiras no Alentejo Central. Participam também as tecnológicas Sevways Portugal e FrontWave, especializadas em pedra natural.

    Primeiro “digitalizador” nasce no Alto Alentejo
    O primeiro objectivo desta fase do projecto é montar um digitalizador de blocos nas pedreiras do Grupo Galrão em Estremoz e Vila Viçosa. Quando esse equipamento começar a funcionar, só sairão da pedreira para a fábrica em Pêro Pinheiro os blocos que, no seu interior, contenham padrões previamente seleccionados digitalmente e escolhidos pelos clientes.
    “A solução que está a ser desenvolvida DER permitirá a criação de um vasto stock virtual, apresentando duas vantagens fundamentais: a optimização do processo de transformação, ao possibilitar que os clientes escolham e comprem cada bloco no local de extracção, antes de ser transportado e cortado, e a significativa redução de desperdício. Este será, portanto, um processo mais eficiente e sustentável”, afirma Paulo Diniz, administrador do Grupo Galrão. “Esta é para nós uma vantagem competitiva significativa e que dá um novo sentido ao ‘Tudo Começa na Pedra’ da nossa assinatura”, sublinha o responsável.

    Eficiência que favorece a competitividade
    O trabalho dos engenheiros do DER e do CERENA começou muito antes, com a observação do mercado mundial das rochas ornamentais. “Chamou-nos muito a atenção o uso que foi dado a placas de mármore português com veios para o revestimento do novo Perelman Performing Arts Center, em Nova Iorque, construído no Ground Zero das Torres Gémeas, uma obra da Granoguli, uma empresa do grupo A. Bento Vermelho”, afirma Amélia Dionísio, professora e investigadora do DER. “Como há uma tendência crescente na arquitectura mundial para usar as características visuais naturais do mármore para fins de design na construção, o digitalizador que estamos a construir irá oferecer muitas mais pré-opções aos arquitectos e decoradores”, afirma. “Irá, sobretudo, permitir à indústria oferecer aos seus clientes peças que eles escolheram com uma precisão notável”, descreve Amélia Dionísio. “E irá fazê-lo quase sem desperdícios, o que era impensável até há muito pouco tempo”.
    A indústria percebe bem o potencial que o DER está a construir. “À medida que a aplicação industrial deste projecto se for tornando funcional, iremos usá-las nas plataformas electrónicas para comércio de pedras naturais em todo o mundo”, afirma Jorge Galrão, director de Exportação do grupo. “Prever o que está dentro dos blocos será útil em todos os segmentos de mercado, mas é nos mercados ‘premium’ muito exigentes dos Estados Unidos da América e do Médio Oriente, e em parte nos do Canadá, da Alemanha e de França, que ela pode ser mais valiosa: para corresponder a pedidos muito precisos e bem pagos, já não será preciso cortar blocos atrás de blocos para encontrar os padrões certos”, explica. “Bastará escolhê-los primeiro e, a seguir, cortá-los da forma certa para obterem exactamente as chapas pretendidas”.

    Este projecto do Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos do IST vai, a prazo, baixar radicalmente a matéria-prima necessária para cada encomenda, quer pela redução dos desperdícios, quer pelo aumento do valor comercial do mármore habitualmente subvalorizado. “Será mais um contributo do nosso ramo da engenharia para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e para a descarbonização deste sector da indústria mineral”, afirma a investigadora Amélia Dionísio.

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    MCA Group e Samsung assinam um Master Supply Agreement para fornecimento de baterias de iões de lítio

    A Samsung SDI irá fornecer as baterias de iões de lítio E5S que irá permitir a electrificação de um total de 48 comunas localizadas em cinco províncias de Angola, no âmbito do Projecto de Electrificação Rural de Angola que está em curso

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    A MCA Deutschland GMBH, empresa pertencente ao Grupo MCA, e a Samsung SDI assinaram um contrato para o fornecimento de produtos e serviços destinados ao desenvolvimento do Projecto de Electrificação Rural em Angola, que está a ser desenvolvido pela construtora portuguesa.

    Este acordo consiste no fornecimento pela Samsung SDI de baterias de iões de lítio E5S, a serem incorporadas no sistema de armazenamento de baterias, que irá permitir a electrificação de um total de 48 comunas localizadas em cinco províncias de Angola (Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Bié e Moxico). No total, o Projecto de Electrificação Rural de Angola abrange mais de 200 mil habitações e mais de um milhão de pessoas.

    O Projecto de Electrificação Rural em Angola inclui a construção de infraestruturas de distribuição de electricidade “verde” em três fases, compreendendo 48 sistemas híbridos de geração fotovoltaica com armazenamento de energia em baterias de iões de lítio (“mini-redes”), que irão funcionar de forma autónoma sem recurso à geração a diesel e com uma capacidade total instalada de 719MWh de energia disponível.
    Para a fase 1 do Projecto de Electrificação Rural, a MCA Deutschland Gmbh emitiu ordens de compra à Samsung SDI para o fornecimento de 319 Mwh de módulos de baterias de iões de lítio E5S.
    Com a implementação deste sistema de electrificação como alternativa à extensão da rede estatal ou à instalação de geradores a gasóleo como principal fonte de electricidade, verificar-se-á uma poupança energética e respectiva redução de emissões de CO2, indo ao encontro do objectivo do plano “Energia Angola 2025” de diversificar a matriz energética do país, de modo a garantir que cerca de 77% da população rural tenha acesso a electricidade, e contribuir para a redução anual de emissões poluentes em cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono.
    Manuel Couto Alves, Chairman e fundador da MCA, afirma que “estar envolvido em projectos que aumentam a qualidade de vida das populações faz parte da essência do Grupo MCA. É um motivo de orgulho, mas também uma responsabilidade. O nosso objectivo é cuidar não só da nossa geração, mas também das gerações vindouras. Para lhes oferecer um planeta mais limpo”. “E, por isso, buscamos sempre fornecedores e parceiros com a mesma visão, que nos disponibilizem produtos inovadores e ‘conscientes’”, acrescenta.

    Por sua vez, o Vice-Presidente e director da Samsung SDI Europe GmbH, Jongsuk Lee, afirma que “enquanto Samsung, estamos orgulhosos de fazer parte deste Projecto Farol do Grupo MCA em Angola, que está a transformar a vida das pessoas, bem como as infraestruturas do país. Acreditamos firmemente que este projecto contribuirá para a colaboração a longo prazo de ambas as empresas, não só em África, mas também onde as energias renováveis e o armazenamento de baterias se tornam parte integrante das nossas vidas e negócios”.

    O Projecto de Electrificação Rural em Angola começou a ser construído em 2023 e deverá estra concluído em 2026, envolvendo o Grupo MCA, o governo angolano através do Ministério das Finanças, um consórcio de bancos representado pelo Commerzbank AG como Agente e a Agência Alemã de Crédito à Exportação, Euler Hermes (ECA).

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    Forster Profile Systems apresenta solução para portas ‘ultra minimalistas’

    O ‘Forster unico xs’ foi concebido tanto para novas construções como para a reabilitação e responde à tendência do minimalismo na arquitetura, sem ceder nos desempenhos, enquanto tem na sua génese o ecodesign e a circularidade

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    A Forster Profile Systems, do Grupo Reynaers, apresenta a sua mais recente solução técnica para portas ultra minimalistas. O ‘Forster unico xs’ é um sistema “revolucionário” que combina “design e sustentabilidade”.

    Concebido tanto para novas construções como para a reabilitação responde à tendência do minimalismo na arquitetura, sem ceder nos desempenhos, enquanto tem na sua génese o ecodesign e a circularidade.

    Com vistas de aço de apenas 23 mm, o perfil ultrafino permite o “tão desejado” minimalismo e assegura um desempenho acústico até 46 dB, face às necessidades crescentes de conforto acústico em áreas urbanas ou noutras zonas expostas a fontes de ruído intenso.

    Já a maleabilidade e força estática intrínseca do aço, asseguram uma boa experiência de utilização durável, mesmo com painéis de vidro pesados e de grande dimensão, que ampliam as vistas e expandem a luz natural, essencial para o bem-estar no interior dos edifícios.

    Outro benefício é a possibilidade de criar formas curvas, ou configurações mais arrojadas, e assim se moldar ao património edificado.

    Totalmente fabricadas em aço, sem componentes plásticos na ruptura térmica, os perfis das portas ‘forster unico xs’ são uma escolha “ambientalmente responsável” já que têm na sua génese a redução da pegada de carbono ainda antes do edifício começar a ser utilizado e asseguram a eficiência térmica necessária para reduzir as emissões de carbono na fase de utilização. No fim de vida, são 100% recicláveis sem perder valor, ótimas, portanto, no contexto da encomia circular.

    Disponíveis com funcionalidades de segurança antipânico para edifícios coletivos e com outras opções de segurança, estas portas garantem também a acessibilidade total em espaços que se querem inclusivos, à luz da DIN 18040.

    A opção de contactos magnéticos materializa a monitorização do estado da porta, expandindo a segurança e a eficiência, sobretudo, em portas com controlo de acessos e edifícios inteligentes.

    Outro atributo que as torna “verdadeiramente únicas” é a possibilidade de galvanização a quente. Este processo mais amigo do ambiente, proporciona protecção adicional contra a corrosão e confere aos perfis uma estética “diferenciadora”.

    De recordar que a Forster integrou em Portugal a estrutura do Grupo Reynaers em 2022, destacando-se especialmente na área da reabilitação urbana, segurança passiva contra incêndios e por um acompanhamento próximo e flexível junto de todos os intervenientes no projecto.

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    Startup portuguesa Bandora integra Agenda ILLIANCE

    A Agenda ILLIANCE integra 29 entidades, lideradas pela Bosch Termotecnologia, que colaboram para criar “Edifícios saudáveis, confortáveis e sustentáveis”. A Bandora contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado B2C, adaptando a sua plataforma para edifícios residenciais

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    A Bandora, empresa portuguesa especialista em tecnologia de eficiência energética para edifícios inteligentes, foi convidada pela Bosch Termotecnologia, para integrar a Agenda Mobilizadora “ILLIANCE”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

    “Estamos entusiasmados com a oportunidade de explorar novas fronteiras tecnológicas no mercado de casas inteligentes”, revela a CEO da Bandora, Márcia Pereira. “Acreditamos que a Agenda ILLIANCE é um passo importante para alcançar a neutralidade carbónica no sector dos edifícios. Para uma startup portuguesa, este compromisso representa uma oportunidade única de liderança e inovação para contribuir para um futuro mais sustentável. Esta iniciativa só reforça o nosso compromisso nesse sentido. Estamos confiantes de que, ao adoptar medidas concretas para reduzir as emissões de carbono, não só estaremos a ajudar o planeta, mas também a fortalecer a nossa posição no mercado e a aprofundar o nosso impacto positivo na sociedade”, acrescenta a responsável.

    No âmbito do projecto ILLIANCE a Bandora desenvolverá uma plataforma digital para gerir a operação energética de edifícios residenciais, tanto individualmente quanto em Comunidades de Energia, integrando sistemas IoT (Internet das Coisas) e aplicando machine learning para a automação e optimização do consumo. A inteligência artificial será utilizada para responder às necessidades dos utilizadores de forma eficiente e sustentável.

    A Agenda ILLIANCE é composta por um consórcio de 29 entidades lideradas pela Bosch Termotecnologia, que colaboram para promover a inovação e a competitividade com a visão de criar “Edifícios saudáveis, confortáveis e sustentáveis”. Como parte da Agenda ILLIANCE, a Bandora contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado B2C, adaptando a sua plataforma para edifícios residenciais. Esta integração permitirá à startup portuguesa expandir a sua equipa de engenharia e explorar o crescente mercado de casas inteligentes, respondendo aos desafios actuais e futuros do sector da energia aplicada aos edifícios.

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    Expansão da Vista Alegre e Bordallo Pinheiro na Ásia com ajuda de Cristiano Ronaldo

    O futebolista português é o novo accionista da Vista Alegre Atlantis e prepara-se, em conjunto com a Visabeira, para criar uma nova empresa para o Médio Oriente e Ásia, visando a expansão das históricas marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro para estes mercados

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    Cristiano Ronaldo adquiriu, através da CR7 SA, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis e acordou adquirir, em operação a concretizar nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha. Em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, as partes acordaram ainda a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Middle East & Asia, cujo objectivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias. Esta colaboração entre ambas permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestigio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium.

    “A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo” salientou em comunicado o jogador.

    Fernando Campos Nunes, fundador e accionista do Grupo Visabeira, detentor do Grupo Vista Alegre Atlantis SGPS, fez questão de salientar que “é com grande entusiasmo que recebemos o Cristiano Ronaldo como nosso investidor, representando este momento a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas. Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram. Assim também são a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro. Por isso, a coordenação de esforços destas que são as marcas portuguesas mais internacionais só pode ser boa para todos: Cristiano Ronaldo, Vista Alegre e Portugal”, afirmou o empresário.

    Este investimento acontece numa altura em que a marca, fundada em 1824, comemora os seus
    200 anos de existência, com várias acções em Portugal e nos mercados externos, entre exposições, publicações, lançamento de peças com artistas e designers nacionais e internacionais, e eventos vários.

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