Tetra Pak adquire instalações industriais em Carnaxide
Fábrica da Tetra Pak em Carnaxide regressa, 22 anos depois, ao universo de activos da empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagens alimentares

CONSTRUIR
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Empresas portuguesas de design de interiores marcam presença em Londres
CIN lança Guardian
APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio
Sierra vence “Best Investment Manager” na Pensínsula Ibérica
Consumo de Cimento estabiliza em Julho
Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro
Estudo: Soluções digitais e eléctricas podem reduzir emissões de carbono até 70% nos edifícios
UCI recebe estatuto de entidade ESG
A Tetra Pak já era arrendatária do espaço, que era gerido pela Norfin, utilizado para produção da Tetra Pak Tubex, mas passou agora à sua aquisição. O imóvel possui 9,900m² e tem uma proximidade privilegiada à A5. A empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagens alimentares, foi assessorada pela Cushman & Wakefield neste negócio.
Presente em Portugal desde 1963, a Tetra Pak tem vindo a apostar na produção de alguns dos seus produtos em território nacional, sendo que a compra desta propriedade, onde são produzidas as palhinhas de papel da empresa, representa o investimento contínuo no país, bem como a aposta em soluções que dêem resposta às necessidades dos clientes e preservem o meio ambiente.
“Esta é uma transacção que fez todo o sentido para a Tetra Pak, tendo em conta a relevância desta fábrica para a nossa produção de palhinhas de papel. Esta compra espelha também o investimento que temos vindo a fazer em Portugal e na produção de soluções mais sustentáveis”, refere Ramiro Ortiz, director geral da Tetra Pak Ibéria.
A relação entre a Tetra Pak e a Cushman & Wakefield Portugal remonta a 1989, quando a multinacional sueca mandatou a então George Knight para a venda destas mesmas instalações. Mais tarde, a George Knight associou-se à Healey & Baker, que, posteriormente, foi adquirida pela Cushman & Wakefield. Foi aí que surgiu a Cushman & Wakefield Portugal que, em 2001, vendeu o imóvel ao Fund Vision, gerido pela Norfin, após a venda deste ter sido adiada durante alguns anos. De 2019 a 2022, a propriedade foi segurada pelo CCP 5 – um fundo gerido pela Tristan Capital Partners.
“Esta transição imobiliária remete-nos para a origem da Cushman & Wakefield em Portugal e deixa-nos bastante satisfeitos por passado tantos anos, continuarmos a fazer parte da história da Tetra Pak e a ser a sua escolha na assessoria de transições imobiliárias em Portugal”, sublinha Eric Van Leuven, Head of Portugal da Cushman & Wakefield.
Para o sucesso da transacção, a Tristan Capital Partners contou com o apoio da Norfin, o seu parceiro operacional português. Daniel Lopes, Manager da Norfin, explica que “passados 22 anos, este activo tornou-se um modelo de fábrica, e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma.