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    Tetra Pak adquire instalações industriais em Carnaxide

    Fábrica da Tetra Pak em Carnaxide regressa, 22 anos depois, ao universo de activos da empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagens alimentares

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    UCI recebe estatuto de entidade ESG
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    A Tetra Pak já era arrendatária do espaço, que era gerido pela Norfin, utilizado para produção da Tetra Pak Tubex, mas passou agora à sua aquisição. O imóvel possui 9,900m² e tem uma proximidade privilegiada à A5. A empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagens alimentares, foi assessorada pela Cushman & Wakefield neste negócio.

    Presente em Portugal desde 1963, a Tetra Pak tem vindo a apostar na produção de alguns dos seus produtos em território nacional, sendo que a compra desta propriedade, onde são produzidas as palhinhas de papel da empresa, representa o investimento contínuo no país, bem como a aposta em soluções que dêem resposta às necessidades dos clientes e preservem o meio ambiente.

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    “Esta é uma transacção que fez todo o sentido para a Tetra Pak, tendo em conta a relevância desta fábrica para a nossa produção de palhinhas de papel. Esta compra espelha também o investimento que temos vindo a fazer em Portugal e na produção de soluções mais sustentáveis”, refere Ramiro Ortiz, director geral da Tetra Pak Ibéria.

    A relação entre a Tetra Pak e a Cushman & Wakefield Portugal remonta a 1989, quando a multinacional sueca mandatou a então George Knight para a venda destas mesmas instalações. Mais tarde, a George Knight associou-se à Healey & Baker, que, posteriormente, foi adquirida pela Cushman & Wakefield. Foi aí que surgiu a Cushman & Wakefield Portugal que, em 2001, vendeu o imóvel ao Fund Vision, gerido pela Norfin, após a venda deste ter sido adiada durante alguns anos. De 2019 a 2022, a propriedade foi segurada pelo CCP 5 – um fundo gerido pela Tristan Capital Partners.

    “Esta transição imobiliária remete-nos para a origem da Cushman & Wakefield em Portugal e deixa-nos bastante satisfeitos por passado tantos anos, continuarmos a fazer parte da história da Tetra Pak e a ser a sua escolha na assessoria de transições imobiliárias em Portugal”, sublinha Eric Van Leuven, Head of Portugal da Cushman & Wakefield.

    Para o sucesso da transacção, a Tristan Capital Partners contou com o apoio da Norfin, o seu parceiro operacional português. Daniel Lopes, Manager da Norfin, explica que “passados 22 anos, este activo tornou-se um modelo de fábrica, e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma.

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    UCI recebe estatuto de entidade ESG
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    UCI recebe estatuto de entidade ESG

    Concedido pela Sustainable Fitch, com pontuação de 61/100, este selo visa reconhecer o trabalho “positivo” que a UCI tem feito no âmbito da sustentabilidade, seja através do crédito habitação green ou das operações de securitização green

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    A UCI acaba de obter o Rating de Entidade ESG, concedido pela Sustainable Fitch, com pontuação de 61/100 e que visa reconhecer o trabalho “positivo” que a UCI tem feito no âmbito da sustentabilidade na habitação, seja através do crédito habitação green ou das operações de securitização green. Neste sentido, a UCI apresenta uma maior proporção de crédito habitação green entre os seus novos créditos (26,2% do total de novos empréstimos em Portugal e 10,2% em Espanha em 2022) face ao ano anterior (em que representavam 17,9% e 9,2%, respectivamente). Uma mudança gradual na carteira de crédito habitação que contribui para mitigar os impactos do sector imobiliário em termos de emissões de gases com efeito de estufa.

    “Depois de um intenso trabalho interno para implementar políticas e princípios de actuação que nos permitiram adoptar comportamentos responsáveis que respeitem critérios ESG, a obtenção desta classificação é um marco fundamental para a empresa e um motivo de orgulho que nos impulsiona a continuar a melhorar, para que consigamos atingir as zero emissões de carbono até 2050”, indica Greg Delloye, ceo da UCI em Portugal.

    A Sustainable Fitch destaca positivamente os acordos com o Banco Europeu de Investimento (BEI), o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Instituto de Crédito Oficial (ICO), em que há o compromisso de gerar futuros empréstimos verdes no valor de mais de 500 milhões de euros e, ainda, o facto de a UCI ser, desde 2020, a primeira instituição financeira da Península Ibérica a receber o selo Energy Efficient Mortgage atribuído pela European Mortgage Federation. Este selo certifica que as soluções de financiamento sustentável e o crédito habitação green da UCI cumprem os mais rigorosos critérios de protecção ambiental, em particular, que os requisitos de eficiência energética residencial estão alinhados com os critérios da taxonomia da UE.

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    Savills / Predibisa consolida resultados no segmento de escritórios no Porto

    O dinamismo da região tem impulsionado a performance positiva da consultora, que se reflecte na área de escritórios colocada desde 2020 e que, este ano, resultaram na absorção global de 36.811 m2 de espaços e nas 40 operações realizadas no primeiro semestre

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    Fruto do dinamismo que a região do Porto tem vindo a sentir na área de escritórios, a consultora Savills / Predibisa registou um aumento da sua perfomance no que diz respeito a este segmento e que se reflectiu na área colocada entre 2020 e 2023.

    Esta posição é novamente reforçada pelos indicadores de crescimento do presente ano, apurados com a contratualização de mais 17.237 metros quadrados (m2) de espaços nas cinco principais zonas da cidade (Baixa, Boavista, Oriental, Outros Porto e ZEP).

    Estes indicadores de consolidação para 2023, surgem como resultado da absorção global de 36.811 m2 de espaços e das 40 operações realizadas no primeiro semestre, que representam também a retoma empresarial e a confiança dos investidores e empresas na região Norte de Portugal.

    As previsões contínuas de crescimento da Savills/Predibisa, até ao final do ano, acrescentam ainda mais valor ao “take-up” verificado na procura de escritórios na cidade do Porto, com 58.493 m2 de área total colocada e 76 transacções no ano anterior.

    “O “Greater” Porto está cada vez mais forte na captação de empresas, onde as iniciativas da suas câmaras, dos promotores e das consultoras têm impulsionado a procura por escritórios modernos e bem localizados, posicionando-se como local de destino e primeira escolha das empresas. A promoção deste tipo de sinergias tem atraído empresas de várias áreas, fortalecendo assim o mercado de escritórios e impulsionando a economia local”, afirma Paulo Silva, head of Country da Savills.

    Segundo Graça Ribeiro da Cunha da Savills/Predibisa, responsável pelo mercado de Offices & Retail da região Norte, “a zona do Grande Porto continua a reunir todas as infraestruturas e inúmeras soluções, com grandes áreas de escritórios, adequadas até ao contexto actual de transformação digital das empresas, o que nos permite acompanhar e dar resposta a esta evolução no mercado imobiliário”.

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    Remax Collection assina parceria com a Vision Supra Partners

    Numa primeira fase, haverá a comercialização exclusiva de dois empreendimentos – o Vale das Amendoeiras e o Naus Eco Village . estando previsto, posteriormente, a angariação de mais três

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    A rede imobiliária, em parceria com a Remax Alcateia, reforçou o seu portefólio de empreendimentos de luxo com a mais recente parceria com o promotor Vision Supra Partners. Numa primeira fase, haverá a comercialização exclusiva de dois empreendimentos, estando previsto, posteriormente, a angariação de mais três empreendimentos.

    “É com grande satisfação que assumimos este compromisso de trabalhar em conjunto com a Vision Supra Partners na comercialização de dois importantes empreendimentos na área metropolitana de Lisboa. Pretendemos elevar o padrão da experiência imobiliária, oferecendo aos clientes a oportunidade de adquirir propriedades excecionais, como os empreendimentos Vale das Amendoeiras e Naus Eco Village”, destaca Beatriz Rubio, ceo da Remax Collection.

    Com 15 anos de experiência no mercado imobiliário, o Grupo Vision Supra Partners é fruto de uma parceria entre as empresas suíça Alcarine e a portuguesa AM SF.

    “Esta parceria representa um compromisso do nosso grupo luso-suíço dedicado ao imobiliário com a excelência, a sofisticação e a qualidade em Portugal. Os empreendimentos Vale das Amendoeiras e Naus Eco Village são a promessa de luxo e conforto. Temos o privilégio de contar com o prestigiado e premiado atelier de arquitectura Plano Humano Arquitectos, de Helena Vieira e Pedro Ferreira, como os principais responsáveis pela criação destes espaços verdadeiramente extraordinários”, destaca António Francisco, ceo da Vision Supra Partners.

    Em todos os projectos, os apartamentos “modernos e espaçosos” destacam-se pelo “detalhe” e pela “escolha criteriosa” de acabamentos. A paleta de cores inclui tons de areia, branco e madeira, e os materiais são escolhidos com base na qualidade, durabilidade e estética.

    O empreendimento “Vale das Amendoeiras”, em Sesimbra, encontra-se em fase de construção. Situado a uma curta distância da Praia do Ouro, apresenta uma vista de mar e para o castelo, assim como uma localização “estratégica” do centro da vila.

    Já o Naus Eco Village assume-se como um projecto que “irá transformar a cidade do Barreiro”. Trata-se de um condomínio fechado de luxo, onde cada detalhe foi “meticulosamente planeado”. Este projecto será lançado brevemente.

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    Vanguard Properties inaugura edifício INFINITY

    Localizado em Sete Rios, em Lisboa, o edifício marca o skyline da cidade pela sua altura. São ao todo 26 pisos acima do solo, mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de construção, 195 apartamentos e 352 lugares de estacionamento

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    A Vanguard Properties inaugura esta quinta-feira, dia 28 de Setembro, o empreendimento Infinity. Localizado em Sete Rios, em Lisboa, o edifício marca o skyline da cidade pela sua altura. São ao todo 26 pisos acima do solo, mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de construção, 195 apartamentos com tipologias de T0 a T6 Duplex e 352 lugares de estacionamento, num investimento que ultrapassou os 90 milhões de euros.

    O atelier Saraiva + Associados assinou o projecto, que apresenta uma implantação concêntrica composta por três “alas” ligadas a um núcleo central, sendo que cada uma tem uma designação e organização tipológica própria: River, Nature e City. Alguns apartamentos em duplex dispõem de terraços ajardinados e com duplo pé-direito. Já o design de interiores das áreas comuns esteve a cargo da prestigiada Casa do Passadiço.

    No lobby, destaca-se a uma peça de arte exclusiva criada por Joana Vasconcelos. Inscrita na série “Pinturas em Crochet” desenvolvida desde 2009 e da qual nasceram peças espalhadas por grandes museus e colecções internacionais, a “Infinity Landscape” é “uma obra site- specific, pensada e produzida especialmente para a Infinity Tower”.

    Na área de entrada e sala comum, destaca-se a utilização de materiais como peles naturais e tecidos de linho e bouclé. Se, por um lado, a utilização de mármore e latão nas peças de mobiliário acrescentam “um toque de beleza intemporal” ao espaço, por outro, os candeeiros feitos à medida, em Murano, garantem “exclusividade e definem o próprio design”.

    Destaca-se, ainda, uma piscina exterior no 24º piso, com vista infinita e panorâmica sobre a cidade, uma piscina interior para adultos (24,5 x 5 m) e outra para crianças, duas salas de festas, um ginásio de topo equipado com máquinas technogym, kids club, um spa, salas de reuniões, um espaço de cowork e um pátio interior com áreas ajardinadas complementadas por um campo de padel.

    Este edifício terá, ainda, uma ligação directa pedonal e por ciclovia ao Parque Florestal de Monsanto.

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    Cushman & Wakefield anuncia a venda do edifício de escritórios Almirante Reis 65

    O edifício localizado no nº65 da avenida Almirante Reis foi vendido por um fundo gerido pela Tristan Capital Partners, ao Fundo VIP, gerido pela Silvip. A transacção anunciada hoje ficou concretizada em Julho

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    A Cushman & Wakefield (C&W) anuncia a venda do edifício de escritórios localizado na Avenida Almirante Reis 65. O activo foi vendido pelo CCP 5 LL, um fundo gerido pela Tristan Capital Partners. O edifício, gerido pela Norfin, tem aproximadamente 5.500m2 e está totalmente ocupado por 4 inquilinos.

    A C&W actuou em nome do vendedor e apresentou esta oportunidade off-market ao Fundo VIP, um fundo de investimento imobiliário aberto, gerido pela Silvip, que adquiriu o activo em Julho de 2023. “Gostaríamos de felicitar a relação muito profissional mantida pela Tristan Capital Partners e pela Cushman & Wakefield durante o processo de transacção. Este activo central, totalmente arrendado a 4 inquilinos estabilizados, e em conformidade com as práticas ESG, a serem brevemente certificadas, reúne todos os requisitos definidos na nossa estratégia de investimento”, adianta com Francisco Marques, gestor de fundos da Silvip SGOIC

    “Foi com grande satisfação que assessorámos o fundo CCP 5 LL da Tristan na venda do Almirante Reis 65, gerido pela Norfin. Esta transacção reflecte a confiança contínua dos investidores institucionais no mercado de escritórios de Lisboa. Estamos muito orgulhosos do nosso envolvimento nesta transacção, bem como do nosso contínuo contributo e reforço da confiança transmitida ao mercado de escritórios”, sublinha Diogo Lopo Diogo Lopo, consultor sénior do departamento de investimento da Cushman & Wakefield.

    “As fortes credenciais ESG do activo, juntamente com o programa de arrendamento bem-sucedido, fizeram deste edifício uma proposta ideal para os investidores que procuram adquirir instalações de escritórios sustentáveis e de elevada qualidade.”, justifica Yassine Berkane, director-geral da gestão de carteiras e ativos da Tristan Capital Partners

    O vendedor foi também assessorado pela Uría Menéndez Proença de Carvalho, enquanto a Cuatrecasas e a Ficope trabalharam em representação do comprador.

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    ERA prossegue com plano de expansão

    Covilhã, Coimbra (Mondego) Tomar e Lumiar são as localidades que acolhem as mais recentes agências da rede, justificadas pelo dinamismo dos mercados locais e pela procura, nacional e estrangeira, que continua a crescer

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    A ERA Imobiliária abre este mês mais quatro novas lojas na Covilhã, Coimbra (Mondego), Tomar e Lumiar (Lisboa). “A ERA Covilhã Sul surge numa cidade em franco crescimento, cuja universidade e novas valências do hospital local, bem como a oferta de mais habitação, conduzem a um aumento da procura que justifica a aposta nesta nova loja. Os principais clientes nesta região são famílias e investidores, sobretudo de nacionalidade portuguesa, brasileira e inglesa. As tipologias mais procuradas são apartamentos T2 e T3, moradias e quintas. O preço médio dos imóveis ronda os 130.000€. Apesar dos actuais desafios que as famílias enfrentam devido à subida das taxas de juro, a região tem sentido um aumento da procura por parte de investidores”, justifica a rede em comunicado.

    Já a abertura de uma terceira agência em Coimbra resulta do reforço do “posicionamento da marca” e da resposta “ao crescente interesse pelo mercado imobiliário na região cujos preços dos imóveis, embora tenham aumentado em linha com o restante país, apresentam ainda valores competitivos quando comparados aos de outras grandes cidades”.

    Nesta região o tipo de imóvel mais procurado são apartamentos T2 e T3 e moradias T3 e T4. Os imóveis com estas características são, por norma, adquiridos por portugueses e brasileiros como habitação própria permanente. Já os cidadãos ingleses e franceses procuram moradias T3 e T4 com jardim ou terreno e boa exposição solar para habitação secundária. O valor médio dos imóveis em Coimbra é de 167.000€ e o financiamento médio é de 132.000€

    O mercado imobiliário em Tomar e Ferreira do Zêzere desenvolveu-se muito nos últimos anos, acentuado pela crescente procura de compradores não-residentes (nacionais e estrangeiros) que necessitam de um maior acompanhamento profissional nas várias fases do processo de aquisição de um imóvel. Aqui, as tipologias mais procuradas são apartamentos T2 ou T3 até ao montante máximo de 150.000€ e moradias prontas a habitar com áreas a rondar os 200 m2 e um valor a rondar os 300.000€. Outra tendência também é a aquisição de imóveis para reabilitar com valores abaixo dos 100.000€ bem, como uma grande procura por terrenos para construir perto dos centros urbanos.

    O perfil dos clientes compradores atuais centra-se, sobretudo, nas famílias com capitais próprios e sem necessidade de recorrer ao crédito. Apesar da principal nacionalidade dos clientes da região ser portuguesa, também se tem vindo a assistir a uma procura por parte de franceses, ingleses e neerlandeses.

    Por fim, na listagem de novas aberturas surge o Lumiar, em Lisboa. “A abertura desta nova loja justifica-se por este ser um dos bairros da capital com melhores condições para o alojamento das famílias, no qual se destacam as várias zonas verdes, os excelentes acessos e o facto de dispor de um parque imobiliário diversificado e complementar, que inclui a freguesia do Lumiar, com preços médios / altos, a freguesia de Santa Clara, com preços médios / baixos, e a Alta de Lisboa, com obra nova.

    No início do ano a ERA Portugal anunciou um plano de expansão da sua rede até 2025, que contempla a abertura de 120 lojas em todo o país e a criação de 2400 postos de trabalho.

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    Solyd arranca com construção do Élou

    O primeiro lançamento da Solyd em Loures, cuja comercialização iniciou em Maio, está 70% vendido/reservado. O projecto é composto por um total de 266 apartamentos, T1 a T5, em condomínio fechado

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    A promotora imobiliária Solyd Property Developers anuncia o início da construção do Élou, condomínio fechado composto por um total de 266 apartamentos, em Santo António dos Cavaleiros, Loures. A obra, a cargo da Transfor, arrancou no início deste mês de Setembro e encontra-se na fase de escavação e contenção periférica.

    O Élou, que representa um investimento estimado de 75 milhões de euros e pretende revolucionar a oferta existente no concelho de Loures, está a ser comercializado pelas mediadoras imobiliárias Castelhana e ERA. Actualmente dos 76 apartamentos que foram colocados em comercialização no primeiro lançamento, 70% já estão vendidos/reservados.

    Desenvolvido e desenhado pela equipa de arquitectura e projecto da Solyd Property Developers, liderada pela arquitecta Cristina Rocheta, o novo condomínio fechado conta com apartamentos dotados de áreas amplas, excelentes acabamentos, generosas janelas e varandas. O empreendimento inclui ainda um amplo jardim privativo com cerca de 4000 m2, piscina exterior, ginásio, kids club, sala multiusos, átrios decorados e estacionamentos privativos.

    “A receptividade a este projecto está a ser muito positiva e isso deixa-nos ainda mais confiantes para continuar a desenvolver projectos imobiliários de referência. O Élou é o ponto de partida para um projecto urbano inspirador que consolida o posicionamento distintivo que temos no mercado”, afirma a administração da Solyd.

    De T1 a T5, com áreas compreendidas entre os 49 e os 149 m2 e varandas e terraços com áreas até aos 137 m2, o Élou está a poucos minutos da capital beneficiando de bons acessos rodoviários, transportes públicos (incluindo proximidade à nova linha violeta de metro), escolas, ginásios, serviços de saúde e comércio.

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    Montepino investe 120M€ milhões de euros em Castanheira do Ribatejo

    A plataforma logística em Castanheira do Ribatejo tem 324.000 m2 de área urbanizada e mais de 147.000 metros quadrados de área bruta de construção, parte dos quais será ocupado pelo novo Centro Logístico da Leroy Merlin que será o maior edifício logístico a ser construído alguma vez em Portugal

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    O projecto logístico está a ser desenvolvido pela Montepino, SOCIMI especializada no sector de imobiliário para logística. A sociedade investiu mais de 120 milhões de euros na construção deste projecto chave-na-mão no Lote 1, que conta com uma área bruta de construção de 108.000 m2. A fase de construção em curso envolve mais de 250 postos de trabalho, com a participação de aproximadamente 40 empresas nacionais e locais.

    O projecto localiza-se numa zona estratégica, no cruzamento da autoestrada A1, de Lisboa-Porto com a A10, via que une Lisboa a Espanha e ao Algarve. O chamado “KM 0” da logística de distribuição em Portugal. Concentra mais de 60% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa, que, pela sua vez, aglutina mais de 80% do parque logístico de Portugal.

    Juan José Vera, director geral da Valfondo Investment Management e conselheiro da Montepino, afirma que “a Montepino concentra actualmente a sua carteira de clientes na zona centro de Espanha e pretende impulsionar a sua diversificação geográfica, aumentar a sua presença em áreas que apresentam grandes oportunidades, como é o caso da Castanheira do Ribatejo.

    Em Portugal o projecto foi concebido de acordo com a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) da Montepino. A Montepino está, também, a preparar este projecto para obter o nível Gold o mais elevado, da certificação LEED. Esta certificação está em linha com a estratégia da Valfondo, sociedade de capital dedicada ao desenvolvimento, comercialização e gestão de activos imobiliários logísticos, que gere os imóveis da Montepino e que procura impulsionar o desenvolvimento dos activos da Montepino em conformidade com os mais altos padrões em matéria de durabilidade.
    Uma das grandes inovações deste complexo é a integração, além dos armazéns logísticos, podemos encontrar na urbanização os modernos escritórios da Montepino compostos por open-s spaces, salas de reuniões, salas de formação e zonas de convívio.

    A nova e maior plataforma logística em Portugal, situada na Castanheira do Ribatejo, vai impulsionar um desenvolvimento urbano coerente, assim como ampliar a diversidade e a produtividade das funções ecológicas, garantindo também a estabilidade ambiental do contexto urbano do complexo, através da criação de diversas zonas verdes e de uma bacia de retenção com 12.000 m3.

    Juan José Vera, acrescenta que “com este projecto em Castanheira do Ribatejo, o maior do género em Portugal, a Montepino afirma-se como um dos principais gestores de imobiliário de logística da Península Ibérica. Em Espanha já temos uma presença consolidada no centro do país e prevemos expandir e internacionalizar a actividade.”

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    Rainha Green Logistics Park obtém certificação BREEAM Excellent em Portugal

    O primeiro investimento da Green Logistics by Aquila Group em Portugal obteve alto desempenho nas categorias de eficiência energética, mitigação da poluição e redução do consumo de água

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    O complexo logístico Rainha Green Logistics Park da Green Logistics, marca do Aquila Group dedicada à logística, na Azambuja, é o primeiro parque logístico em Portugal a obter o certificado BREEAM Excellent.

    O Rainha Green Logistics Park obteve um alto desempenho nos critérios referentes à utilização eficiente e poupança de energia, à mitigação da poluição e à redução no consumo das águas nos edifícios.

    Este parque logístico, localizado num dos epicentros logísticos do país, é composto por dois edifícios que ocupam 112 mil metros quadrados, e representou um investimento de 100 milhões de euros.

    A metodologia BREEAM, desenvolvida pelo Building Research Establishment, é a avaliação e certificação da sustentabilidade tecnicamente mais avançada a nível mundial, analisando o impacto ecológico de projectos imobiliários desde 1990.

    Para Jens Höper, director de Logística de Gestão de Investimentos na Aquila Sustainable Infrastructure, “esta certificação vem reconhecer a dedicação e expertise das nossas equipas, que colocaram a sustentabilidade no topo das prioridades desde o primeiro momento. A certificação BREEAM vem também confirmar a aposta vencedora da Green Logistics em Portugal e reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de projetos na área da logística sustentável”.

    O Rainha Green Logistics Park incorpora recursos sustentáveis que priorizam a responsabilidade ambiental, como uma bacia de retenção de água que promove a drenagem natural da água da chuva, e está também dotado de carregadores para veículos eléctricos, parque para bicicletas e painéis fotovoltaicos na cobertura para autoconsumo.
    Este projecto, de Interesse Municipal para o município da Azambuja, inclui ainda um parque de estacionamento com capacidade de 343 veículos ligeiros e 51 veículos pesados, o prolongamento da estrada de acesso existente e um novo acesso pedonal, trabalhos de urbanização que foram entregues ao Município da Azambuja.

    Este parque logístico é o resultado de uma parceria com a GSE, construtora especializada no desenvolvimento de projectos industriais e logísticos, que ficou responsável pela construção deste complexo logístico.

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    Re/max: transacções de prédios para reabilitação mantém-se alta

    Nos primeiros oito meses do ano, a rede imobiliária comercializou 219 prédios. 79,5% dos compradores são nacionais, com o distrito de Lisboa a representar 28,2% das vendas, seguido de Setúbal (14,9%), Porto (12,3%) e Santarém (7,4%)

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    tagsRE/MAX

    e acordo com dados apurados pela Re/max, de Janeiro a Agosto, a rede foi responsável pela venda de 219 prédios, uma média de 27 transacções por mês, correspondentes a um total de 390 transacções imobiliárias. Neste período, a venda de prédios significou um volume de preços na ordem dos 107 milhões de euros. O preço médio por prédio fixou-se nos 489 mil euros e, segundo a empresa, a maioria dos prédios transaccionados têm como fim a reabilitação, contribuindo assim para a revitalização de várias áreas urbanas e um desenvolvimento mais sustentável do mercado habitacional.

    Dos compradores envolvidos nas transacções de compra e venda de prédios, realizadas entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto, 79,5% foram nacionais, responsáveis por mais de 300 transacções neste período, uma ligeira descida face a igual período de 2022 (82%). A maior incidência verificou-se no distrito de Lisboa (28,2%), seguindo-se Setúbal (14,9%), e Porto com 12,3%. Santarém (7,4%) e Coimbra (5,6%) completam o top 5 dos distritos com maior número de negócios realizados. Referir que distritos como o Porto, Santarém, Braga, Portalegre, Vila Real e Aveiro registaram subidas, fruto de uma maior distribuição do segmento pelas várias regiões.

    Os dados agora apresentados e relativos aos primeiros oito meses de 2023 mostram que o segmento contou com a intervenção de 23 nacionalidades estrangeiras, oriundas dos cinco continentes, registando um aumento face às 17 intervenientes em igual período de 2022. No caso destes compradores internacionais, verificou-se que em termos do número de imóveis 2,3% coube a cidadãos norte-americanos, seguindo-se italianos (2,1%), ingleses e brasileiros (1,8% cada nacionalidade).

    No que concerne ao valor médio dos prédios transaccionados aumentou cerca de 13% face ao período homólogo de 2022, e que se explica pela subida generalizada dos preços dos imóveis nos últimos anos. Nestes oito meses de 2023, a venda de um prédio de sete pisos, localizado na Rua Castilho, freguesia de Santo António, em Lisboa, pelo valor de 9,5 milhões de euros, foi a maior venda do segmento neste período.

    “O segmento da compra e venda de prédios tem estado mais dinâmico do que outros segmentos no mercado imobiliário nacional, tendo vindo a registar uma maior internacionalização e, paralelamente, uma desconcentração em regiões específicas do território nacional”, sublinha Beatriz Rubio, CEO da Re/max Portugal

    A responsável sublinha que “a grande maioria dos prédios tem como fim a reabilitação, contribuindo para uma revitalização de várias áreas urbanas e um desenvolvimento mais sustentável do mercado habitacional. Na verdade, a aquisição de prédios para reabilitação apresenta um enorme potencial de desenvolvimento, dada a notória escassez da oferta habitacional, em resultado de um atraso que se tem vindo a acumular nos últimos anos. Esta reabilitação dos edifícios ajudará a requalificar o tecido urbano, modernizando-o e valorizando os espaços circundantes.”

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