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AEP organiza Congresso Portugal Empresarial

Promovido pela AEP o encontro, que está marcado para dia 16 de Setembro, irá receber empresários, decisores e académicos para debaterem os desafios da Indústria e da Sustentabilidade. O evento conta com a presença do Presidente da República e Ministro da Economia e do Mar

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Promovido pela AEP o encontro, que está marcado para dia 16 de Setembro, irá receber empresários, decisores e académicos para debaterem os desafios da Indústria e da Sustentabilidade. O evento conta com a presença do Presidente da República e Ministro da Economia e do Mar

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Exponor recebe Presidente da República e Ministro da Economia e do Mar

A AEP – Associação Empresarial de Portugal já está em contagem decrescente para o dia 16 de Setembro. O Congresso Portugal Empresarial vai reunir, na Exponor, em Leça da Palmeira, empresários, decisores e académicos para debaterem os desafios da Indústria e da Sustentabilidade.
Com mais de 500 participantes inscritos, o encontro tem como foco prioritário o “desígnio da competitividade de Portugal”, e os temas que lhe estão subjacentes designadamente políticas públicas, demografia, transições digital, climática e energética, inovação e competitividade.
O programa já conta com as presenças do Presidente da República, do Ministro da Economia e do Mar, da Comissária Europeia Elisa Ferreira, do presidente do Conselho Económico e Social Francisco Assis e de empresários, autarcas e gestores.
Durante o jantar do Congresso, com a presença do Presidente da República, a AEP vai ainda distinguir quem se tem destacado no tecido empresarial nacional com os prémios “Carreira” (um empresário e uma empresa), “Empresa Sustentável”, “Exportação e Internacionalização” e “Inovação PME”.

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Logicor Azambuja
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Logicor regista aumento de 16M€ na receita

Em 2024 a receita líquida alcançou os 719 milhões de euros, num aumento de 2,28% face ao ano anterior. As perspectivas são que os actuais projectos em desenvolvimento possam gerar mais 52 M€ de rendimento operacional líquido após a sua estabilização

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A Logicor, um dos principais proprietários, gestores e promotores de imobiliário logístico na Europa, registou um aumento da receita líquida de 16 milhões de euros face a 2023 (+2,28%), totalizando em 2024 uma receita líquida de 719 milhões de euros.

De acordo com os resultados globais referentes a 2024, anunciados pelo Grupo, o investimento em espaços novos e na requalificação de activos existentes também foi reforçado em 29%, relativamente a 2023, e cifrou-se em 435 milhões de euros, com 12 projectos concluídos e 13 projectos em curso, o que representa uma clara aposta na expansão.

Espera-se que estes projectos em desenvolvimento gerem mais 52 milhões de euros de rendimento operacional líquido após a sua estabilização, o que se perspectiva num “futuro promissor” para a Logicor.

Com uma carteira composta por activos em localizações privilegiadas, a empresa detém e gere actualmente vários espaços em Portugal, nomeadamente na Azambuja, em Palmela, Sintra, Santo Tirso e Porto, áreas conhecidas pela sua importância estratégica na logística nacional. No total, a Logicor gere um portfolio de mais de 900 mil metros quadrados (m2) de activos imobiliários no mercado nacional, com planos de expansão contínuos em locais de relevância estratégica, perto dos principais eixos de transporte e centros populacionais.

Segundo Michael Slattery, chief executive officer da Logicor, os retornos “muito atractivos” foram possíveis porque “intensificámos o nosso plano de crescimento”. E explica: “A expansão da nossa carteira de imóveis logísticos é apoiada por um programa de alienação crescente de activos, sendo as receitas obtidas reinvestidas em oportunidades de crescimento para o futuro. Para além de termos feito progressos significativos em relação aos nossos objectivos de sustentabilidade, o ano foi marcado pelo apoio da empresa a programas comunitários de educação e voluntariado no Reino Unido e na Europa. Os factores que conduziram ao nosso sólido desempenho no ano passado significam que estamos muito confiantes quanto às nossas perspectivas para 2025 e para o futuro”.

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Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria

O programa “Parceiros” liderado pela Associação Portuguesa do Alumínio visa capacitar as empresas com conhecimento técnico actualizado e apoiar a transição para práticas mais sustentáveis. A ADENE e o ITECONS são as primeiras associações a juntar-se à APAL

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A Associação Portuguesa do Alumínio, APAL, lança o projecto Parceiros, um programa estratégico que quer fortalece o sector através de colaborações institucionais. As primeiras parcerias são com a Agência para a Energia, ADENE e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, Itecons. Estas colaborações vão permitir capacitar as empresas com conhecimento técnico actualizado, apoiar a transição para práticas mais sustentáveis e alinhar a indústria com as metas nacionais e europeias de descarbonização e eficiência energética.

A “APAL assume ainda o compromisso de reforçar a igualdade de género e a diversidade na indústria, criando condições para um sector mais equilibrado e atractivo para as novas gerações”, refere a APAL em comunicado.
O projecto Parceiros surge numa altura em que a indústria assume o compromisso com a descarbonização e a economia circular. A associação quer ser um motor de mudança, promovendo a adaptação das empresas às novas exigências ambientais e sociais. A transição energética, a aposta em energias renováveis e a redução da pegada ecológica são agora prioridades no sector. “Este é um novo capítulo para a APAL, que pretende abrir caminho para um alumínio mais responsável, moderno e alinhado com as exigências da economia do futuro”.

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Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão

O Avantguard 750 Pro é a mais recente inovação na protecção contra corrosão do aço e uma adição “revolucionária” à família Avantguard

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A Hempel apresenta o Avantguard 750 Pro, a mais recente inovação na protecção contra corrosão do aço e uma adição “revolucionária” à família Avantguard. Com base em mais de 10 anos da tecnologia patenteada Avantguard da Hempel e um histórico comprovado, esta nova solução reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade e sistemas de revestimento de alto desempenho.

Projectado para exceder os padrões actuais, o Avantguard 750 Pro é recomendado para estruturas que precisam de protecção contra corrosão por mais de 35 anos. “Esta durabilidade reduz significativamente as emissões de CO2 ao longo da vida útil dos activos de aço”.

“O Avantguard 750 Pro optimiza o tempo de aplicação e aumenta a produtividade devido à sua fórmula de secagem rápida e intervalos curtos de repintura”, explica Jose Fernandes, gestor de Produto para Protecção contra Corrosão na Hempel. “Testado por terceiros para esquemas de pintura sustentáveis, reduz o consumo de material e melhora a competitividade, permitindo que os clientes reduzam a sua pegada de carbono e as emissões de COV, enquanto ainda alcançam resultados superiores que excedem os padrões da indústria”, acrescenta.

A fórmula do Avantguard 750 Pro permite a cura a temperaturas tão baixas quanto -10°C [14°F], enquanto também oferece grande tolerância a uma humidade elevada. Adicionalmente, proporciona “excelente” resistência a fissuras, mesmo em geometrias complexas, minimizando a necessidade de repintura e reparações.

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Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção

Com a abertura deste novo Campus, a Hovione passará a operar cinco unidades fabris em três continentes: duas em Portugal (Loures e Seixal), uma na Irlanda (Cork), uma nos Estados Unidos (New Jersey) e uma em Macau. Abertura prevista para meados de 2027

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A primeira fase de construção do Campus da Hovione Tejo, no Seixal, entrou na recta final, prevendo-se a sua entrada em funcionamento em meados de 2027. Ocupando uma área de 42 hectares, o que possibilitará futuras expansões, o local contará inicialmente com dois edifícios de produção, um para tecnologias de engenharia de partículas e outro para formulação de medicamentos em diferentes formas farmacêuticas. As instalações estarão equipadas com automação de ponta. Com um investimento inicial de 200 milhões de euros, o projecto criará cerca de uma centena de postos de trabalho altamente qualificados, permitindo à Hovione expandir a capacidade industrial e reforçar a sua posição global.

Com a abertura deste novo Campus, a Hovione passará a operar cinco unidades fabris em três continentes: duas em Portugal (Loures e Seixal), uma na Irlanda (Cork), uma nos Estados Unidos (New Jersey) e uma em Macau.

“Esta nova fase de construção da Hovione Tejo é um passo importante na expansão internacional da empresa. Combinando os conhecimentos científicos e de engenharia mais avançados e a tecnologia de ponta, a expansão permitirá o fabrico eficiente e em conformidade de novos e complexos medicamentos para os nossos clientes. A nova unidade vai também criar inúmeros postos de trabalho qualificados directos e indirectos, e reforçar o ecossistema farmacêutico na região do Seixal”, afirmou em comunicado Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione.

Os dois edifícios iniciais de produção serão complementados por infraestruturas de apoio, como laboratórios, escritórios, cantina e outras instalações partilhadas. O novo Campus integrará ainda soluções avançadas de sustentabilidade e descarbonização para minimizar o impacto ambiental e garantir a eficiência energética.

As operações terão início, em 2026, com uma equipa de 40 elementos, aumentando para 100 assim que a produção iniciar. “Reunimos uma equipa multidisciplinar, com o conhecimento e a experiência de toda a nossa organização, para conceber um Campus que estabelece novos padrões de trabalho. Esta unidade proporcionará um ambiente excepcional aos colaboradores, fornecedores e clientes, propício ao desenvolvimento de novas soluções baseadas em modelos de colaboração de elevado desempenho”, acrescentou o Jean-Luc Herbeaux.

 

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Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis

A Velto Renewables e a Q Energy lançam uma parceria para adquirir projectos de energias renováveis na Europa. As compras começaram em França e vão estender-se nas próximas semanas a Portugal e Espanha

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A Velto Renewables (“Velto”), um produtor de energia renovável international apoiado pelo grupo de investimento CDPQ, anunciou um acordo de parceria com a Q Energy Solutions SE (“Q Energy”), um operador relevante no sector das energias renováveis na Europa, com o objectivo de adquirir à Q Energy, nos próximos anos, uma carteira de projectos de energias renováveis de grande escala em diferentes países europeus.

Como primeiro passo, a Velto concluiu a aquisição de uma carteira de projectos fotovoltaicos e eólicos com uma capacidade total de aproximadamente 130 MW em França, e os parceiros esperam adquirir 400 MW em Espanha e Portugal nas próximas semanas.

A carteira inicial é constituída por cinco projectos actualmente em construção pela Q Energy, todos localizados em França: dois activos solares fotovoltaicos; dois activos eólicos; e o parque fotovoltaico flutuante de Les Îlots Blandin, considerado o maior da Europa com esta tecnologia. Este activo é construído sobre lagos de água industriais, apresentando uma tecnologia inovadora para a produção de energia sustentável

Prevê-se que estes cinco projectos comecem a funcionar gradualmente entre a Primavera de 2025 e o início de 2026. Quando estiverem totalmente operacionais, irão produzir mais de 210 000 MWh por ano, o equivalente a electricidade limpa para abastecer mais de 50 000 casas.

“Este investimento, em parceria com a Q Energy, é um passo importante para o crescimento estratégico da Velto. Para além de triplicar a nossa capacidade energética, o desenvolvimento está alinhado com a nossa visão de diversificar o nosso alcance tecnológico e expandir a nossa presença internacional na Europa”, afirmou em comunicado Lucas de Haro, CEO da Velto. Na mesma nota Junu Lee, CEO da Q Energy, referiu que “esta importante parceria com a Velto, apoiada por um investidor líder em infra-estruturas globais como a CDPQ, é uma prova da sustentabilidade, inovação e excelência da Q Energy no domínio das energias renováveis; reforça a nossa posição como líder de confiança no sector, demonstrando que as nossas soluções de alta qualidade continuam a atrair parceiros de topo nível que partilham a nossa visão de um futuro mais limpo e sustentável.”

A Velto Renewables é um produtor internacional de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projectos com uma visão a longo prazo. Fundada em 2020 e apoiada pelo grupo de investimento global CDPQ, a Velto tem mais de 280 MW de activos solares fotovoltaicos e eólicos operacionais e em construção em Espanha e França, gere um investimento de 25% num parque eólico offshore de 630 MW no Reino Unido, desenvolve mais de 1 GW de projectos na Península Ibérica e segue uma estratégia de crescimento internacional que a posiciona como um participante local nos países e regiões onde opera. Já a Q ENERGY é um fornecedor europeu de soluções integradas para centrais eléctricas ecológicas. A empresa está activa ao longo de toda a cadeia de valores dos projectos de energias renováveis: desde parques solares, projectos eólicos onshore e offshore, a soluções de armazenamento de energia e centrais eléctricas híbridas. A Q ENERGY está actualmente activa em Espanha, Portugal, França e Alemanha, assim como em Itália. Juntamente com a sua empresa afiliada independente Hanwha Qcells, a Q ENERGY constitui a divisão de energia da sua empresa-mãe , o grupo empresarial coreano líder Hanwha Solutions Corporation

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Pedro Pereira Gonçalves, CEO WineStone
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WineStone investe 15M€ em novo polo logístico

O investimento no novo centro logístico e tecnológico ascende a 15 milhões de euros e integra o plano de crescimento da WineStone até 2030, exponenciando capacidade de resposta ao mercado nacional e ao mercado da exportação

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A partir do início de 2026, altura em que o novo pólo logístico iniciará a sua actividade, a WineStone, plataforma de negócios do Grupo José de Mello para o sector do vinho, irá acelerar a sua estratégia de expansão, posicionando-se como um dos principais players desta indústria em Portugal. Consolidadas as operações de produção dos activos que constam no portefólio da WineStone – Ravasqueira, Quinta de Pancas, Quinta do Retiro Novo, Quinta do Côtto, Paço de Teixeiró e Krohn –, o grupo vai investir no aumento das capacidades produtivas e logísticas da empresa.

Este investimento estratégico conta com uma área inicial coberta de 21.000 m2 e uma área total de mais de 55.000 m2. Localiza-se no Parque Industrial de Vendas Novas e permitirá à WineStone expandir as suas operações e capacidades, incluindo a instalação de novas linhas de enchimento. Disponibiliza também uma robusta capacidade de armazenamento e amplas condições de operação que potenciam a sua capacidade de resposta e os mais elevados parâmetros de qualidade do mercado.

Este investimento ascende a 15 milhões de euros e será concretizado até 2030, num processo que garante a manutenção e valorização de todos os colaboradores do Grupo, ao mesmo tempo que se traduz num incentivo à economia local através da criação de novos postos de trabalho.

“Com este investimento estratégico, concretizamos mais uma etapa decisiva do nosso plano e prosseguimos no cumprimento do nosso propósito, que é o de levar as marcas mais admiradas dos consumidores, de Portugal para o Mundo. Este pólo da WineStone, que se diferencia pela tecnologia avançada implementada e pela excelência operacional, será fundamental para, por um lado, respondermos de forma mais eficiente às necessidades dos nossos parceiros e clientes nacionais; e, por outro, expandirmos a nossa capacidade de forma sustentável, garantindo uma presença consistente e eficiente nos mercados internacionais com produtos de qualidade superior. Este investimento reflecte o nosso compromisso com a sustentabilidade, integrando soluções logísticas mais eficientes e práticas de engarrafamento que minimizam o desperdício, reduzem a pegada de carbono e promovem o uso responsável de recursos, alinhado com as exigências do mercado global”, afirma Pedro Pereira Gonçalves, CEO da WineStone. “Ao longo de 2024, consolidámos a integração dos nossos activos, reformulámos o portefólio de marcas e aprofundámos relações com os mercados em que estamos presentes. Estamos comprometidos em solidificar a nossa posição neste sector global, e é com grande orgulho que anunciamos este investimento que se destaca pela inovação, tecnologia e sustentabilidade”, acrescenta o responsável.

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Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores

Com a nova plataforma Instaklub, a marca pretende “construir uma verdadeira parceria” com os instaladores, fornecendo ferramentas e o apoio que necessitam da “forma mais acessível e atractiva possível”

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A Knauf, especialista no fabrico de materiais de construção, anuncia o lançamento do “Instaklub”, um novo programa de fidelização concebido para “fortalecer a sua relação com os instaladores e oferecer-lhes um valor acrescentado”.

“Na Knauf, reconhecemos o papel fundamental que desempenham os instaladores”, afirma António Manso, director comercial da Knauf Ibérica. “Com o Instaklub, queremos ir além de uma simples relação comercial e construir uma verdadeira parceria, baseando-nos na nossa estratégia global que pretende que os nossos clientes obtenham o maior valor e alcancem um desempenho superior. Para tal, queremos oferecer-lhes as ferramentas e o apoio que necessitam da forma mais acessível e atractiva possível, para prosperarem num mercado cada vez mais competitivo”, concluí António Manso.

Inserido nesta estratégia global da Knauf, o Instaklub concentra-se em oferecer aos instaladores uma série de benefícios. Desde logo formação contínua, com acesso a módulos formativos online e à Knauf Akademie, para se manterem actualizados com as últimas tendências e técnicas do sector. Depois, acesso a documentação técnica, promoções exclusivas e bonificações pela utilização de sistemas Knauf, assim como a um amplo catálogo de ofertas e experiências concebidos para melhorar o trabalho diário dos instaladores.

O Instaklub oferece, ainda, um elevado nível de personalização, permitindo aos instaladores escolher as recompensas e benefícios que melhor se adaptam às suas necessidades.

Além disso, é também uma “ferramenta de comunicação activa”, na medida em que a plataforma está desenhada para que o instalador possa contactar a Knauf de forma directa para partilhar experiências e contribuir para a melhoria contínua dos produtos e serviços.

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Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal
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Kevin Huh é o novo presidente e CEO da LG Portugal

Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions

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A LG Portugal anuncia a nomeação de Kevin Huh enquanto presidente e CEO da subsidiária, sucedendo a Aiden Seo. Com mais de 25 anos de experiência e liderança global na LG, Huh conta com um “histórico de sucesso”, com destaque para contribuições “significativas” nas operações de vendas e marketing, especialmente no mercado dos EUA.

O percurso profissional de Kevin Huh na LG começou, em 1999, como Sales & Marketing Assistant Manager da operação nos EUA, com foco em produtos de Home Entertainment. Ao longo dos anos, destacou-se ao nível da gestão de produtos de TV e áudio, tendo sido responsável pela direccção do negócio deste tipo de equipamentos entre 2003 e 2008. Durante este período, esteve por detrás do lançamento da primeira OLED TV no mercado norte-americano em 2013, alcançando o marco histórico de mais de um milhão de unidades vendidas em 2017, consolidando a liderança da marca no mercado de TVs premium nos EUA.

Nos últimos três anos (2022 a 2024), Kevin Huh ocupou o cargo de vice-presidente da área de Audio Sales & Marketing a nível global, onde coordenou a estratégia internacional para expandir a presença da LG em vários mercados no segmento de áudio. Agora, enquanto novo presidente e CEO da LG Portugal vai alavancar a sua visão estratégica e uma vasta experiência internacional para liderar a operação portuguesa da LG.

“É com um grande entusiasmo que abraço esta nova etapa da minha carreira na LG Portugal. Com a forte reputação da LG no mercado global, tenho plena confiança de que podemos continuar a inovar e a oferecer aos consumidores portugueses os melhores produtos e soluções. Juntos, com o apoio da minha equipa, vamos reforçar, ainda mais, a nossa posição de líderes em diversos segmentos de produto e trabalhar de forma a alcançar posições cimeiras em novas categorias”, afirma Kevin Huh, presidente e CEO da LG Portugal.

Nesta nova função, Kevin Huh pretende manter e fortalecer a posição “premium” nos segmentos de TV, frigoríficos, máquinas de lavar e monitores, assim como “aumentar” a relevância dos produtos B2B da LG no mercado nacional, como Digital Signage e Air Solutions, e fazer crescer a nova linha de equipamentos de encastre para cozinha, recentemente lançada no mercado nacional.

Kevin Huh é formado pela Hankuk University of Foreigh Studies, em Seul, na Coreia do Sul, onde obteve o seu diploma em Literatura Espanhola, em 1995.

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Iberdrola e IKEA juntam-se para tornar a energia solar mais acessível em Portugal

A partir de agora os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola. Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio

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A IKEA e a Iberdrola anunciam uma parceria para facilitar o acesso a soluções de energia renovável e ajudar as famílias a poupar na sua factura de energia. Através desta colaboração, os membros IKEA Family terão acesso a descontos exclusivos na compra de soluções de energia solar Iberdrola.

Dentro deste ecossistema de soluções energéticas está incluída a compra e instalação de painéis solares, com produção de energia para consumo próprio, reduzindo em até 30% a necessidade de compra de electricidade da rede; as baterias que armazenam a energia gerada em excesso para consumo em momentos de ausência de luz solar, podendo aumentar a poupança até 70% e os carregadores domésticos para veículos eléctricos, que permitem a redução de custos de carregamento face aos postos de carregamento públicos, apoiando também a transição de veículos a combustível fóssil para veículos eléctricos.

Segundo Rui Afonso, director-geral da Iberdrola Clientes Portugal, “as soluções de energia verde que a Iberdrola oferece ambicionam contribuir para que os clientes possam beneficiar do enorme potencial de produção de energia solar de Portugal, um dos países da Europa com maior número de horas de exposição solar. Criámos um ecossistema de soluções, que permite o consumo de energia a partir de fontes 100% renováveis, garantindo uma poupança e o aumento da eficiência energética, com planos de electricidade verde, soluções de energia solar, de mobilidade eléctrica e serviços complementares de assistência e manutenção de todo o ecossistema”.

Por sua vez Ana Barbosa, sustainability manager na IKEA Portugal, destaca que “na IKEA queremos inspirar e ajudar cada vez mais pessoas a viverem de forma mais sustentável em casa, tornando soluções de energia renovável mais acessíveis e fáceis de adoptar. Esta parceria com a Iberdrola reforça a nossa missão de possibilitar um estilo de vida mais sustentável para muitos, enquanto ajudamos as famílias portuguesas a pouparem na factura da electricidade”.
Com esta parceria, a IKEA e a Iberdrola dão mais um passo em direcção a um futuro onde a energia renovável está ao alcance de todos, tornando as casas portuguesas mais autónomas e sustentáveis no consumo de energia.

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Melom e QMACO reforçam plano de formação da rede

Plano Anual de Formação 2025 contempla 14 acções devendo abranger mais de 500 formandos. Números que duplicam a oferta face a 2024. Às áreas técnicas e de novos materiais junta-se a formação na vertente de gestão e marketing

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A rede MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) lança Plano Anual de Formação para 2025. Estão previstas 14 acções, a primeira das quais versou sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos. Em 2024  foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores.

A rede MELOM/QMACO conta actualmente com perto de 600 profissionais que colaboram directamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000 funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais.

As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são leccionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos trabalhadores de cada unidade franchisada. As formações previstas dividem-se em duas áreas, Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de gestão financeira, marketing, redes sociais e gestão comercial. Na área Técnica estão previstas formações em novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede.

“As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos franchisados. A grande maioria dos nossos franchisados tem excelentes profissionais na área técnica, mas na área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objectivo passa também por ajudar nesta área”, explica Catarina Crespo, responsável de marketing da rede MELOM/QMACO.

Actualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitectura. Os restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. “O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo sector. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente, conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso”, referiu Catarina Crespo.

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