Edição digital
Assine já
    PUB
    Empresas

    Electrodomésticos AEG incluem filtro que impede a libertação de microplásticos

    O Filtro de Microplásticos contribui para reduzir a quantidade de fibras de microplásticos que são libertadas na água residual durante a lavagem de peças de roupa sintéticas

    CONSTRUIR
    Empresas

    Electrodomésticos AEG incluem filtro que impede a libertação de microplásticos

    O Filtro de Microplásticos contribui para reduzir a quantidade de fibras de microplásticos que são libertadas na água residual durante a lavagem de peças de roupa sintéticas

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    Immersivus Gallery Porto acolhe exposição imersiva “A Cidade do Futuro”
    Arquitectura
    Centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho
    Imobiliário
    Viúva Lamego recebe candidaturas para programa de residências artísticas
    Empresas
    Maior central solar da EDP Renováveis na Europa entrou em operação
    Empresas
    Setúbal lança concurso para novo pavilhão desportivo por 1,8 M€
    Construção
    Club Med cresce 17% em 2023
    Empresas
    Fusões e Aquisições movimentam 1,1 MM€ nos primeiros dois meses do ano
    Imobiliário
    Hikvision Masters 2024 quer formar instaladores de segurança electrónica
    Empresas
    Indelague apresenta soluções sustentáveis e inovadores” na Light + Building
    Empresas
    Kerakoll reforça gama de impermeabilização
    Empresas

    A marca de electrodomésticos AEG lança um novo acessório para a máquina de lavar com o objectivo de evitar que sejam libertados até dois sacos fibras de microplásticos através da lavagem de roupa.

    Uma das maiores preocupações dos líderes da União Europeia (UE), os microplásticos são um problema global invisível, mas cada vez mais presente, que está a começar a chamar a atenção dos consumidores e os responsáveis da UE, para a questão dos microplásticos que são libertados directamente no meio ambiente em forma de pequenas partículas.

    A escala do problema é significativa, com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP- United Nations Environment Programme) a estimar que meio milhão de toneladas de microfibras de plástico são libertadas no oceano todos os anos, o equivalente a quase três mil milhões de camisas de poliéster, a AEG apresenta o Filtro de Microplásticos, um acessório que contribui para reduzir a quantidade de fibras de microplásticos que são libertadas na água residual durante a lavagem de peças de roupa sintéticas.

    “A nossa investigação demonstra que existe uma vontade por parte dos portugueses em ajudar a resolver o problema associado aos microplásticos, criado pela sociedade, com 73% dos consumidores inquiridos (vs 53% dos consumidores Europeus) a considerarem os microplásticos um problema ambiental grave, e 63% (vs 41% dos consumidores Europeus), consideram um problema grave de saúde”, e acrescenta que “o aumento dos materiais sintéticos não vai desaparecer num futuro próximo, pelo que quanto mais pudermos fazer para evitar a libertação de fibras microplásticas, melhor”.

    A AEG fez um estudo para perceber os hábitos dos consumidores portugueses, com o intuito de perceber que melhorias podem ainda ser feitas no quotidiano e que resultem numa melhoria para combater as alterações climáticas, tendo verificado que 93% dos adultos inquiridos não sabia da quantidade de plástico presente nas roupas. Numa primeira conclusão foi possível perceber que 66% dos portugueses não sabiam que o nylon é uma fibra plástica e 69% desconheciam que o poliéster é plástico.  Através do estudo realizado no início deste ano foi possível concluir que 43% dos consumidores portugueses, face a 27% dos consumidores europeus, indicam estar dispostos a implementar acções que exijam um esforço pessoal, mas que ajudem a combater este problema global.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Immersivus Gallery Porto acolhe exposição imersiva “A Cidade do Futuro”
    Arquitectura
    Centros comerciais representaram 38% das vendas do comércio a retalho
    Imobiliário
    Viúva Lamego recebe candidaturas para programa de residências artísticas
    Empresas
    Maior central solar da EDP Renováveis na Europa entrou em operação
    Empresas
    Setúbal lança concurso para novo pavilhão desportivo por 1,8 M€
    Construção
    Club Med cresce 17% em 2023
    Empresas
    Fusões e Aquisições movimentam 1,1 MM€ nos primeiros dois meses do ano
    Imobiliário
    Hikvision Masters 2024 quer formar instaladores de segurança electrónica
    Empresas
    Indelague apresenta soluções sustentáveis e inovadores” na Light + Building
    Empresas
    Kerakoll reforça gama de impermeabilização
    Empresas
    PUB
    Empresas

    Viúva Lamego recebe candidaturas para programa de residências artísticas

    Dirigido a novos artistas, a iniciativa visa celebrar os históricos “casulos” existentes na fábrica-atelier desde 1930 e desta forma “promover a criação artística, de passar o legado e o saber-fazer” acumulado ao longo dos 175 anos

    CONSTRUIR

    No âmbito das comemorações dos 175 anos, a empresa Viúva Lamego lança um concurso para a realização de uma residência artística, dirigido a novos artistas. Além de promover a criação artística, de passar o legado e o saber-fazer acumulado ao longo de 175 anos, esta iniciativa visa celebrar os históricos “casulos” existentes na fábrica-atelier desde 1930, pelos quais já passaram grandes autores de diferentes quadrantes artísticos e nacionalidades.

    O primeiro artista a ter um espaço próprio nas instalações da fábrica Viúva Lamego foi Jorge Barradas. Mais nomes, como Querubim Lapa ou Maria Keil, entre muitos outros, também tiveram “casulos”. Actualmente, Maria Emília Araújo, Hervé di Rosa, Manuel Cargaleiro e Bela Silva contam com residências artísticas permanentes, que permitem que artistas trabalhem lado a lado com os artesões da Viúva Lamego, uma “mais-valia” que a fábrica-atelier procurou preservar ao longo do tempo.

    A propósito deste concurso, todas as candidaturas são individuais e estão abertas a artistas emergentes e/ou estudantes nas áreas de arte, design ou arquitectura, de qualquer idade ou nacionalidade. O período para a submissão das candidaturas teve início a 12 de Março e decorre até 22 de Abril de 2024, cuja inscrição deve ser feito através do website da Viúva Lamego.

    A residência artística, em si, pressupõe a cedência de um espaço na fábrica e apoio técnico durante um período máximo de 10 semanas, sendo que o desafio proposto pelo concurso passa por desenvolver uma peça comemorativa dos 175 anos da Viúva Lamego. A matéria-prima deverá ser o azulejo, trabalhado em relevo ou com recurso a pintura.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Maior central solar da EDP Renováveis na Europa entrou em operação

    Central fotovoltaica da Cerca coloca em operação a capacidade renovável atribuída à EDP Renováveis no primeiro leilão de energia solar feito em Portugal. Projecto com 202 MWp de capacidade poderá fornecer electricidade a quase 100 mil famílias

    CONSTRUIR

    A EDP já tem 540 MWp de capacidade solar em Portugal, uma tecnologia que será fundamental para a transição energética do país. Este marco foi alcançado com a entrada em operação da maior central solar da EDP Renováveis na Europa, localizada no distrito de Lisboa. Situada nos concelhos de Alenquer e da Azambuja, a Central Fotovoltaica da Cerca conta com uma capacidade instalada de 202 MWp e mais de 310 mil painéis solares bifaciais, que absorvem energia solar de ambos os lados, maximizando a conversão da mesma para electricidade renovável. Esta é a primeira das centrais solares de maior potência que foram adjudicadas no leilão público de 2019 a entrar em operação.

    Com uma produção anual estimada de 330 GWh, esta central vai produzir electricidade renovável suficiente para abastecer directamente cerca de 100 mil famílias ou cerca de 1% da população nacional. A produção desta electricidade a partir da energia solar permite evitar a emissão de 170 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à pegada ambiental de mil milhões de quilómetros percorridos por um carro com motor a combustão.“Foi com orgulho que colocámos em operação a Central da Cerca, um projecto que a EDP se comprometeu a entregar apesar do contexto complexo dos últimos anos, com os impactos da pandemia, da situação geopolítica e da subida dos custos das matérias-primas no sector energético. Este é o nosso maior projecto solar da Europa, uma fonte de energia que Portugal deve aproveitar de forma significativa para acelerar a sua transição energética. Na EDP, estamos a olhar para dezenas de novos projectos solares que permitirão dar um contributo importante para este caminho”, destaca Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para Europa e América Latina. A EDP tem apostado cada vez mais no desenvolvimento de projectos solares a nível global, de larga escala mas também pequenas centrais de energia solar descentralizada, fazendo desta tecnologia uma das suas principais vias de crescimento. Até 2026, metade do investimento da empresa a nível global será em projectos solares de larga escala, mas também de geração descentralizada.

    A empresa tem 4.3 GWp de capacidade solar instalada, destacando-se os projectos de larga escala de Pereira Barreto (203 MWp), no Brasil, LosCuervos (200 MWp), no México, ou Xuan Thien (199 MWp), no Vietname. No solar descentralizado, a EDP conta com mais de 1.7 GWp de capacidade instalada nas quatro regiões globais onde está presente.

    Comprometida com a descarbonização de Portugal há cerca de três décadas, a EDP inaugurou recentemente o segundo projecto híbrido a combinar energia eólica e solar do país, em Penela e Ansião, nos concelhos de Coimbra e Leiria, adicionando a central solar de Monte de Vez ao Parque Eólico São João, que já estava em operação desde 2008, praticamente duplicando a capacidade de fornecer electricidade renovável ao mesmo ponto de ligação da rede eléctrica nacional.

    Entre o desenvolvimento de projectos híbridos e novas instalações eólicas e solares, a EDP Renováveis pretende colocar em operação mais 1 GW de energia renovável em Portugal até 2026.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Club Med cresce 17% em 2023

    Naquele que já é considerado “o melhor ano de sempre”, a empresa refere um volume de negócios de 1,981M€

    CONSTRUIR

    O Club Med, operador especializado no conceito de “tudo incluído premium”, volta à actividade e performance pré pandemia e reporta recorde nas reservas para o primeiro semestre de 2024. Resultados devem-se à “alteração do modelo de negócio” e “estratégia baseada em cinco pilares e prioridade em dois produtos”.

    Desta forma, empresa registou um volume de negócios que ascendeu a 1,981 milhões de euros, o que representa um aumento de mais de 17% em comparação com 2022 (1,699 milhões de euros) e de mais de 16% em 2019.

    Também o rendimento operacional dos resorts atingiu um número recorde, superando os 174 milhões de euros, um aumento de mais de 64% em comparação com 2022 e de mais de 70% em comparação com 2019.

    De acordo com o Club Med, estes resultados estão, igualmente, relacionados com a alteração do seu modelo de negócio. Graças à subida de gama e à optimização global do modelo de negócio (da distribuição às operações), a margem operacional foi de 9,5%, em comparação com 6,2% em 2019, um aumento de superior a 50%.

    “Depois de regressar ao seu nível pré-pandémico já em 2022, o Club Med atingiu quase 2 mil milhões de euros em volume de negócios pela primeira vez na sua história. O aumento de 50% da sua margem operacional, perto de 10%, e o seu lucro líquido recorde demonstram o sucesso do novo modelo de negócio do Club Med, cuja transformação começou em 2004”, afirma Henri Giscard d’Estaing, presidente do Club Med.

    O ano de 2024 marcará, também, a finalização da transição para o mercado superior de resorts, que tornará 100% do seu portefólio em resorts premium e exclusive collection. Em resultado desta evolução, a tarifa diária média foi de 220 euros, crescendo +8% em relação ao ano de 2022 e quase +30% em relação a 2019.

    No mercado português, o Club Med registou um desempenho muito bom nos destinos de neve, que representam 49% do negócio total, com um aumento de mais de 63% em relação a 2022. O segundo pilar da empresa em Portugal são os destinos long haul, onde os principais destinos são Seychelles, Punta Cana e Cancún, que em conjunto representam 48% do negócio long haul.

    Em termos de destino de short haul (que corresponde a 20% do negócio total), o resort Da Balaia mantém-se a primeira eleição dos portugueses (com um aumento de 26%), representando 43% do total de negócios desta categoria. A vizinha Marbella é, também, uma das principais escolhas (+31%), bem como Gregolimano, na Grécia (+178%), e Yasmina, em Marrocos (+29%).

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Hikvision Masters 2024 quer formar instaladores de segurança electrónica

    Arranca dia 18 de Abril o primeiro evento presencial da Hikvision dirigido a todos os instaladores de segurança electrónica, irá formar, gratuitamente, profissionais de segurança electrónica. As acções irão decorrer entre Espanha e Portugal até 6 de Junho

    CONSTRUIR

    A Hikvision, fornecedor de soluções e serviços de AIoT focados numa grande variedade de indústrias, lança o ‘Hikvision Masters 2024’, o evento gratuito está aberto a todos os instaladores em Espanha e Portugal.

    O objectivo da empresa é formar melhores especialistas em segurança electrónica, numa altura em que o sector conhece um maior dinamismo.

    O evento gira em torno de um concurso, estruturado em diferentes módulos: um para cada linha de produtos (CCTV, Intrusão, Controlo de Acesso e Intercomunicador); e um módulo Convergência, destinado a testar o conhecimento transversal e a integração dos produtos Hikvision. Os profissionais podem escolher os módulos em que querem participar, sendo necessário ter participado nos três primeiros para poder aceder ao último. Cada participante será orientado por um ‘treinador’, um distribuidor oficial da Hikvision, que se encarregará de o aconselhar e formar até ao dia da competição. Cada instalador concorrente disporá de um posto de trabalho para operar e configurar o equipamento. No final do evento, haverá uma cerimónia de entrega de prémios e uma tabela de classificação, que estará disponível para consulta por módulo, região e globalmente.

    Com esta primeira edição do Hikvision Masters 2024, a empresa pretende oferecer uma forma de aceder à melhor formação e ferramentas para garantir soluções da mais alta qualidade no sector. “Na Hikvision estamos muito conscientes de que temos de estar próximos dos profissionais de segurança electrónica e não podemos negligenciar a sua formação ao mais alto nível. O Hikvision Masters 2024 nasce como um primeiro encontro, com o qual queremos avançar e oferecer tanto uma ferramenta de formação como uma experiência da qual todos os participantes e parceiros queiram fazer parte”, afirma Jorge Sepúlveda, director de Marketing da Hikvision Iberia.

    O programa Hikvision Masters será repetido ao longo do tempo, proporcionando novas opções para subir na classificação e descobrir quem são os próximos mestres da segurança eletrónica. Para além disso, os profissionais classificados no topo da competição receberão uma certificação top ranking, que lhes confere uma elevada reputação no mercado. Haverá também prémios, como uma viagem à sede da Hikvision Europa, descontos em produtos no valor de dois mil euros e outros artigos de última geração.

    O Hikvision Masters 2024 percorrerá um total de seis cidades, começando em Madrid e passando depois por Valência, Barcelona, Bilbau, Sevilha e Lisboa, entre 18 de Abril e 6 de Junho.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Indelague apresenta soluções sustentáveis e inovadores” na Light + Building

    Em destaque esteve o produto Sona, uma luminária acústica fabricada a partir de materiais reciclados e a luminária suspensa personalizável Gomo, que “reinventou” o conceito de iluminação

    CONSTRUIR

    De 3 a 8 de Março, a Indelague apresentou na Light + Building 2024, em Frankfurt, os seus mais recentes lançamentos, numa participação que se saldou num “sucesso” e “superou as expectativas”. 

    “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado da nossa participação na Light + Building 2024. Foi gratificante ver como os nossos novos lançamentos foram recebidos com entusiasmo pelos visitantes. O feedback positivo reforça a nossa missão de oferecer soluções inovadoras e sustentáveis que possam verdadeiramente transformar os espaços”, afirmou Miguel Silva, CEO da Indelague.

    Em destaque esteve o produto Sona, uma luminária acústica fabricada a partir de materiais reciclados, que oferece modularidade linear e cores personalizáveis. “Uma solução que alia design e preocupações ambientais, contribuindo para a redução do consumo de plástico e para a melhoria da qualidade acústica dos espaços” refere a empresa.

    No stand, o Gomo também se evidenciou como uma luminária suspensa personalizável, reinventando o conceito de iluminação. Composto por peças individuais que se combinam de várias formas, cada peça é produzida em painel PET acústico reciclado, reflectindo o compromisso da Indelague com a sustentabilidade.

    Além disso, a montagem do Gomo não requer parafusos nem cola, simplificando o processo e reduzindo o impacto ambiental. O design diferenciado aliado às características acústicas do material proporcionam não apenas uma estética refrescante, mas também um toque de conforto em qualquer ambiente.

    A empresa inovou, também, na forma de apresentar a luz, tornando-a quase “impercetível, mas ainda assim “surpreendente”, destaca, ainda, a empresa.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Kerakoll reforça gama de impermeabilização

    A resposta da Kerakoll para a durabilidade no exterior é a tecnologia Laminados Kerakoll, que garante a colocação de ladrilhos em segurança sobre suportes “perfeitamente” impermeabilizados, oferecendo aos profissionais do sector “a garantia dos melhores resultados”

    CONSTRUIR

    A aposta em sistemas completos, tem marcado o percurso da Kerakoll nos mercados onde está presente. O reforço da equipa e a conduta alinhada com os critérios ESG, tornam os produtos e a marca Kerakoll cada vez mais uma referência na construção sustentável.

    Com os sistemas para a colocação impermeável, a Kerakoll assume, assim, um compromisso com os seus clientes, “garantindo casas livres de humidades”. Desta vez, apresentou o reforço da gama de impermeabilização, com novos produtos da linha de Laminados Kerakoll.

    É no seu centro de investigação mais avançado para as novas tecnologias e materiais para a construção sustentável, GreenLab Kerakoll, que são realizados os estudos mais avançados sobre o comportamento de adesivos e impermeabilizantes sob revestimentos.

    A resposta da Kerakoll para a durabilidade no exterior é a tecnologia Laminados Kerakoll, que garante a colocação de ladrilhos em segurança sobre suportes perfeitamente impermeabilizados, oferecendo aos profissionais do sector a garantia dos melhores resultados.

    A inovação Gel-Technology, uma nova abordagem trazida ao mercado pela Kerakoll na gama de adesivos, aliada à gama de Laminados, traduz-se numa colocação e impermeabilização de elevadas prestações. Os Laminados Kerakoll são realizados como autênticos suportes de estanquidade hidráulica, assegurando uma absoluta resistência à água.

    Desta forma, a Kerakoll propõe ao mercado uma série de sistemas Laminados para responder às exigências de especialização em diversos destinos de utilização, sobre qualquer suporte, e garantir a durabilidade da colocação impermeável realizada com gel-adesivos e impermeabilizantes Aquastop.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Marca Climalit da Saint-Gobain com nova identidade

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”

    CONSTRUIR

    Depois de em 2022 terem sido apresentados novos logótipos para as marcas comerciais da empresa Isover, Placo e Weber, chega agora a vez do Climalit sofrer um refresh da sua identidade sob o mesmo claim: “Nova Imagem, os mesmos valores”.

    Através da nova identidade, pretende-se que todas as marcas da Saint-Gobain possam ser “comunicadas de forma coerente e harmoniosa”, através de uma “imagem gráfica alinhada com a da insígnia”.

    Foi mantida uma das cores originais do logótipo, o azul, para assegurar o reconhecimento da marca Climalit, tendo sido utilizado um símbolo gráfico associado ao anterior que espelha um gato e representa o conforto que as soluções em vidro proporcionam. Já o tipo de letra, com linhas modernas e redondas, reflecte a inovação inerente ao Grupo Saint-Gobain reforçando os seus princípios, além de estar alinhado com a identidade gráfica das restantes marcas.

    O novo logótipo será, também, aplicado à marca Climalit Plus e a outras que, entretanto, surjam para classificar soluções de vidros isolantes.

    “A Saint-Gobain trabalhou incansavelmente para definir uma imagem inovadora e moderna para as suas marcas, que ao mesmo tempo espelhe a sua missão de ser líder mundial em construção leve e sustentável. Este é, por isso, mais um momento único para nós: uma celebração que queremos amplificar em Portugal”, sublinha Jéssica Lourenço, coordenadora de Comunicação Externa da Saint-Gobain Portugal.

    Além desta mudança de logo, a marca Climalit Ecológico, que oferece soluções de vidro duplo com capas que têm como vidro base o Oraé, o primeiro vidro no mundo com emissões de carbono reduzidas, passa a designar-se de Climalit Oraé, alinhado com a tipologia de vidro utilizada para esta solução.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Simon participa na primeira edição do MIAD

    O evento internacional, Madrid International Art & Design, reúne arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Termina a 17 de Março

    CONSTRUIR

    A Simon, participa na primeira edição do MIAD (Madrid International Art & Design). Um evento que se assume como um marco na convergência da arte, design, design de interiores, arquitectura e marcas premium em Espanha. Decorre até 17 de Março na emblemática Plaza de Toros de Las Ventas, em Madrid.

    Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de mini exposições de arte em espaços decorados por designers de interiores e arquitectos de renome. Este evento é curado pelos directores da feira Marbella Design, David Jiménez e Sergio Sánchez, uma dupla composta por um arquitecto e um designer de interiores com uma vasta experiência no mundo do design e da arquitectura.

    A Simon está presente no Küme do Grupo Nagar e Huëst by Nothing Studio. Trata-se de um restaurante que oferece um novo conceito de design graças à fusão da cultura latino-americana e espanhola, evocando o espírito do navio que iniciou a viagem à descoberta do novo continente. A empresa também colabora no Synaxi do Grupo Nagar e Huëst by Conn Studio. Nesta ocasião, recria uma sala de jantar de restaurante que presta homenagem ao passado, integrando-se perfeitamente na estética e funcionalidade contemporâneas. Além disso, a firma copatrocina Terra Lighting by Vibia by Welcome Design, um espaço onde a luz não só ilumina, mas também define a arquitectura do ambiente, transformando-a em algo tangível que se liga às memórias mais profundas através de clarões ténues e tons quentes.

    Para o desenvolvimento destes projectos, os profissionais confiaram nas soluções inovadoras da empresa. Os seus produtos conseguem criar atmosferas envolventes e emocionantes, dando aos especialistas a liberdade de materializar as suas intenções e visões criativas nos espaços que concebem. Estes reflectem a importância da luz no design de interiores, onde não só cumpre uma função prática, como também é fundamental para a criação de ambientes que influenciam significativamente a experiência do utilizador e a percepção do ambiente concebido.

     

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    NBS Summit Urban Edition com foco no desenvolvimento urbano sustentável

    A primeira edição do evento que tem como promotores a ANCV e o município do Porto está agendada para os dias 23 e 24 de Maio. O NBS Summit apresenta-se como plataforma interdisciplinar, dedicada à partilha de conhecimento e discussão sobre Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao território urbano

    CONSTRUIR

    NBS Summit Urban Edition, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), em parceria com a Câmara Municipal do Porto através da empresa Águas e Energia do Porto, terá lugar no Porto de 23 a 24 de Maio. Este evento reúne líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda, experiência e inovações no âmbito das Soluções Baseadas na Natureza – Nature Based Solutions (NBS) – e do desenvolvimento urbano sustentável.

    Organizado para maximizar a interacção e o conhecimento, este evento proporciona uma oportunidade única para descobrir os últimos avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspectivas de mercado globais. Ao investigar de que forma a arquitectura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano, o NBS Summit propõe-se a ser o impulsionador de ideias e inovações que conduzirão ao futuro sustentável das nossas cidades, revelando possíveis estratégias para acelerar o progresso do sector da construção em Portugal rumo a esses objectivos.

    Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis de discussão interactivos com convidados de destaque de vários sectores, master classes especializadas, conduzidas por peritos em temáticas especificas, e visitas a obras que destacam a implementação bem-sucedida de Soluções Baseadas na Natureza. De igual modo, e reconhecendo a importância da academia no avanço tecnológico, o evento contará com um call for papers, potenciando a apresentação e a partilha de inovações científicas.

    Entre os oradores convidados destaca-se a presença de profissionais de renome como os arquitectos Eduardo Souto de Moura e Nuno Brandão Costa, a arquitecta paisagista Laura Gatti

    Durante o evento será lançado o mapa online NBS Porto, que destaca os projectos emblemáticos que exemplificam a integração bem-sucedida de soluções sustentáveis na infraestrutura urbana.

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Academia Sotecnisol fortalece actividades do grupo

    A Academia Sotecnisol, escola de formações do grupo Sotecnisol que opera nos sectores da construção, ambiente, energia, água e agroindústria, concluiu cerca de duas mil horas de formação e certificou cerca de 200 formandos, nos primeiros seis meses de actividade. O objectivo para 2024 passa por suprir todas as necessidades de formação do Grupo

    CONSTRUIR

    O projecto tem como propósito fortalecer o desenvolvimento profissional dos colaboradores do Grupo e proporcionar uma experiência de aprendizagem enriquecedora e contínua. Através de formações especializadas, a Academia actua como um motor para atracção e retenção de talento, o que permite alavancar o crescimento do grupo.

    “Dados indicam-nos que a falta de mão de obra qualificada terá atingido o seu limite no sector da construção. O sector está consciente que existe um desafio no recrutamento especializado e foi esse um dos principais motivos que nos levou à criação desta Academia. Procuramos capacitar e especializar os nossos colaboradores nas várias áreas de actuação da empresa, com especial foco na impermeabilização, fotovoltaico e soldadura. Falamos de formações que, garantidamente, serão enriquecedoras para a vida profissional destes trabalhadores”, refere José Luís Castro, CEO do Grupo Sotecnisol.

    A Academia Sotecnisol oferece uma ampla gama de formações, incluindo cursos de impermeabilização, electricidade e fotovoltaico, serralharia e revestimentos, bem como cursos de primeiros socorros e segurança, liderança, gestão de obras e projectos, negociação e vendas.

    Como complemento ao negócio, o Grupo conta ainda com a 2Work, uma empresa especializada no recrutamento, selecção e cedência de profissionais em regime de trabalho temporário. Desta forma, é possível adaptar os diferentes perfis de trabalhadores às necessidades especificas das empresas.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.