Panasonic acelera investimento na produção de bombas de calor na fábrica checa
Com o objectivo de reforçar a produção de bombas de calor ar-água (A2W), devido à crescente procura por estes equipamentos no mercado europeu, a empresa pretende aumentar a sua capacidade de produção anual para as 500 mil unidades

CONSTRUIR
Madeira e Açores atraem cada vez mais estrangeiros para residir
Grupo Garland expande porfólio para Sul
Águas de Santo André investem 1,3M€ no abastecimento de água à Zona Industrial de Sines
Dstgroup integra programa empresarial ‘FEUP Prime’
Metro do Porto lança concurso de 4,9 milhões de euros para sinalização das novas oficinas em Gaia
Covilhã: Antigo edifício do CITEVE irá receber hospital privado
Opinião: “2023 entre a incerteza e o impulso”
A ‘viagem’ de Souto de Moura em exposição em Seul
StartUp Barreiro e Atlantic Hub debatem sobre futuro das empresas e poder das marcas na sustentabilidade
Imobiliário: Norte-americanos vão continuar a apostar em Portugal em 2023
A Panasonic Corporation anunciou que irá investir cerca de 145 milhões de euros na sua fábrica checa para o exercício que termina em Março de 2026, com o objectivo de reforçar a produção de bombas de calor ar-água (A2W), devido à crescente procura por estes equipamentos no mercado europeu.
Actualmente, a Europa está a passar por uma rápida mudança nas fontes de energia, reduzindo o gás e outros combustíveis fósseis, o que permite uma maior electrificação. Devido a uma maior consciência ambiental e às recentes circunstâncias em torno do fornecimento de electricidade, a Panasonic teve de adaptar a sua capacidade de produção para responder a esta procura crescente.
A Panasonic iniciou a produção de unidades interiores A2W na sua fábrica de Plzen, na República Checa (Panasonic AVC Networks Czech [PAVCCZ]), em 2018. Desde então, para além de satisfazer as necessidades do mercado europeu, tem impulsionado a poupança de emissões de CO2 através da produção para os mercados locais na Europa.
Este novo investimento permitirá à PAVCCZ produzir unidades exteriores no próximo exercício, para além das unidades interiores que já fabricam. O objectivo da empresa é aumentar a sua capacidade de produção anual para as 500 mil unidades para o exercício que termina em Março de 2026.
O sistema de bomba de calor A2W da Panasonic possui uma tecnologia única que permite manter a sua capacidade de aquecimento mesmo com baixas temperaturas exteriores.
A empresa lançou, também, um negócio de manutenção baseado na IoT na Dinamarca no último exercício, e continuou a expandir a sua actividade através de uma ampla estrutura de vendas em cada país.
Nos próximos anos, a Panasonic quer impulsionar fortemente o seu crescimento no setor do aquecimento, arrefecimento e ventilação, sendo um dos seus pilares para contribuir para o cuidado ambiental e para a redução do aquecimento global.