Semana da Reabilitação Urbana reúne câmaras do Porto, Gaia, Matosinhos e Maia para debater habitação
O evento vai decorrer de 22 a 24 de Novembro no Palácio da Bolsa, no Porto. A décima edição reúne as quatro autarquias para uma reflexão de âmbito metropolitano

CONSTRUIR
CBRE assegura gestão do projecto de escritórios Oriente Green Campus
NOS entra no negócio das casas inteligentes
Taga Urbanic inicia construção do segundo edifício do Sal D’Ouro Collection
Saint-Gobain e Reynaers lançam solução “baixo carbono”
Homing inaugura um novo hub nas Amoreiras
‘The Coral’ entra em fase de conclusão totalmente comercializado
Optylon Krea investe em novo conceito de branded residences em Lisboa
Keller Williams Portugal factura 39M€ nos primeiros 9 meses do ano
Projecto do Corredor do Lobito avança com acordo da Mota-Engil África e Afreximbank
Vendas de habitação na ARU de Lisboa caíram no 1º semestre
A Semana da Reabilitação Urbana conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a que se juntam, pela primeira vez, na qualidade de Municípios Parceiros, as Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia. A iniciativa reúne o apoio das principais Associações do sector da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia.
Mantendo o seu carácter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.
Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.
No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.
Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.