Decoração do novo Mosteiro de Santa Clara com assinatura da Vilaça Interiores
“Acreditamos que entrelaçar a história e a tradição ao requinte e contemporaneidade que nos caracteriza é a melhor forma de respeitar a nobreza do monumento”, afirma Rui e Tiago Vilaça

CONSTRUIR
Universidade de Lisboa investe 9,5M€ na nova Faculdade de Letras
Porto avança para nova requalificação do espaço público em Campanhã
Portugueses distinguidos no BigMat International Architecture Award 2023
Estatutos: Arquitectos congratulam-se com veto presidencial
Belém veta revisão dos estatutos das ordens dos Engenheiros e Arquitectos
Serralves debate “Inovação na Sustentabilidade e Regeneração”
ALPN solicita alargamento do prazo para ‘prova de vida’ do Alojamento Local
APDL lança concurso para Porto Seco da Guarda
O Congresso da APPC, Architect@Work, a ‘revolução do aço’, o novo hotel do grupo fmMagalhães e a revista TRAÇO na edição 496
Rehau equipa Adega de Santo António
A Vilaça Interiores, empresa de design e arquitectura de interiores, inserida no mercado de luxo, assume a decoração do novo Hotel e Spa de 5 estrelas, nascido da recuperação de um dos mais icónicos monumentos nacionais, o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde. Uma operação que contou com um investimento entre os dois e os três milhões de euros.
A reconstrução do antigo Convento é um projecto do Grupo Arliz, que actua em várias áreas de negócio, nomeadamente a construção civil e a gestão hoteleira, e conta com a colaboração do arquitecto Carvalho Araújo, que liderou a componente estrutural e de renovação da obra.
De acordo com Rui e Tiago Vilaça, a dupla da Vilaça Interiores, “foi uma enorme honra em participar num projecto desta dimensão”. “Acreditamos que entrelaçar a história e a tradição ao requinte e contemporaneidade que nos caracteriza é a melhor forma de respeitar a nobreza do monumento”, afirmam.
Ocupando os primeiros três pisos estão os cerca de 90 quartos, sendo que o último é composto por quartos temáticos, pelos quais atravessa a magia das águas-furtadas. Responsável por torná-los requintados e confortáveis, a Vilaça Interiores recorreu quase integralmente a móveis de design próprio e fabricados em exclusivo para o hotel, deixando as paredes narrar a história do edifício através de fotografias e ilustrações do Mosteiro.
Além de um sofisticado serviço de alojamento, o hotel integra múltiplos espaços socias e culturais.
De acrescentar, ainda, que, no decorrer da obra, foi descoberto um piso subterrâneo sem registos anteriores, no qual está previsto um Centro Interpretativo, a abertura de um restaurante de luxo, não só para os hóspedes, mas também aberto ao público, acompanhado pela garrafeira onde irão habitar os vinhos a ser servidos aos clientes.
Paralelamente, numa construção em separado que avizinha o hotel, idealizou-se a concepção daquela que virá a ser a sua atracção primordial, o Spa e Wellness Center, que garante diversos serviços de lazer, entre os quais a sauna e a piscina interior.