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    Cleanwatts lança academia de investigação

    Através da Cleanwatts Academy candidatos europeus a mestrado e doutoramento podem realizar projectos de tese ou estágios sobre temas inovadores e disruptivos relacionados com a transição energética

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    Através da Cleanwatts Academy candidatos europeus a mestrado e doutoramento podem realizar projectos de tese ou estágios sobre temas inovadores e disruptivos relacionados com a transição energética

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    Com o objectivo de promover “a inovação no sector da energia e formar os novos líderes verdes do futuro”, a Cleanwatts lançou um novo programa de investigação. A Cleanwatts Academy oferecerá oportunidades para que candidatos europeus a mestrado e doutoramento realizem projectos de tese ou estágios sobre temas inovadores e disruptivos relacionados com a transição energética.

    A Cleanwatts Academy será liderada por Andreia Carreiro, directora de Estratégia de Inovação da Cleanwatts, e vencedora do prémio “Women in Energy” 2022 dos European Sustainable Energy Awards, da Comissão Europeia.

    “Nunca houve tanta procura de jovens investigadores talentosos que se dediquem a resolver um dos desafios mais urgentes do nosso tempo: acelerar a mudança para tecnologias verdes. A Cleanwatts Academy irá orientar e apoiar os líderes verdes do futuro, dando-lhes experiência em I&D, em primeira mão, e a oportunidade de trabalhar ao lado de especialistas numa das principais empresas de tecnologia climática da Europa”, afirmou Andreia Carreiro.

    A Cleanwatts Academy vai, ainda, procurar parcerias estratégicas com as principais entidades de I&D para desenvolver novos projectos que apoiem o desenvolvimento de comunidades de energia renovável (REC).

    Os projectos de investigação elegíveis serão concluídos num período de, pelo menos, três meses. As inscrições podem ser feitas através do site da Cleanwatts Academy.

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    Vicaima aponta novidades e tendências do design para 2024

    Vicaima abre portas às tendências e novas perspectivas que a arquitectura, a construção e o design podem revelar este ano. Do poder transformador da Inteligência Artificial, à sustentabilidade, muitos são os drivers da evolução

    Como um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário, a Vicaima lista algumas das principais apostas que já estão a ser seguidas pelos profissionais da área e cuja relevância deverá aumentar durante este ano.

    Um ponto será comum a qualquer sector: o poder transformador da inteligência artificial (IA). Seja no design e decoração de interiores, seja nos processos e softwares de construção, as tecnologias disruptivas irão desempenhar influência na eficiência das diferentes fases de um projecto, desde a geração de modelos 3D, gestão integrada de projectos ou selecção de elementos decorativos, elevando a criatividade e unicidade dos espaços ao agregar a capacidade analítica das ferramentas digitais com a sensibilidade estética e funcional da vertente humana.

    Sustentabilidade vai continuar a desempenhar um papel essencial

    Este ano, o factor da sustentabilidade será um ponto desdobrado em mais do que a escolha de um produto decorativo, através de elementos que reflictam a valorização da cultura local, da proximidade de comunidades e da consideração perante gerações vindouras.

    No sector da construção, permanecerá relevante em projectos distintos a inclusão de produtos com certificação FSC (Forest Stewardship Council), a entidade que promove a gestão responsável das florestas, enquanto é mantida a atractividade estética e performance exigidas.

    Além disso, ganhará ainda mais relevância a reabilitação de edifícios existentes, acrescidos do valor que a recuperação do património histórico pode trazer. Nos seus interiores, destacar-se-á o isolamento térmico como um dos factores chave para reduzir o consumo energético, simultaneamente garantido conforto para os utilizadores, mantendo-se a constante prioridade da iluminação natural pelos utilizadores ao proporcionar um ambiente acolhedor e convidativo.

    A par, ganhará igualmente pertinência o isolamento acústico, factor preponderante quando o silêncio é a resposta mais audível à exigência actual pela tranquilidade e conforto.

    As portas como elemento fundamental da personalização

    A selecção de estilos, tonalidades e relevos elevada a um arquétipo que promete tornar-se na próxima revolução do design. Hoje, regista-se uma crescente procura por portas com designs e acabamentos personalizados adaptadas a necessidades e estéticas específicas, um factor alavancado pela IA no que toca à análise de dados, estilos de vida e preferências.

    Desde a maleabilidade de formas suaves e orgânicas às colaborações arrojadas entre marcas de indústrias opostas, 2024 surge no horizonte como o ano ideal para utilizadores que anseiam o inesperado, numa era em que a liberdade é total e a mutação diária.

    Neste panorama, a autenticidade das escolhas promete revelar-se na opção de revestimentos para as portas, desenvolvendo superfícies em que o relevo pode ser o factor diferenciador. Entre as vastas opções da Vicaima, esta onda criativa já se reflecte na gama de revestimentos portas Dekordor 3D, que marca a diferença pelo seu look moderno e textura pronunciada. No total, disponibiliza uma paleta requintada de quinze designs tendência, em tons claros e escuros.

    Aliás, é precisamente o efeito do tom e da cor a reinar em projectos altamente personalizados, tal como traduz em toda a sua essência a eleição da Pantone para 2024, o Peach Fuzz, que pode destacar-se como diferenciador em qualquer décor.

    A abordagem ecologicamente consciente na construção dos espaços será uma continuação daquilo que os anos recentes têm mostrado, revelando-se na arquitectura através dos materiais naturais, dos sistemas de reutilização e no compromisso ambiental. Um rumo definido pelas escolhas sustentáveis, abre caminho a uma construção mais bem preparada para adaptações às exigências ambientais e aos fenómenos climatéricos. Na camada anterior à estética, resistência e durabilidade integrarão o núcleo de qualquer projecto multifuncional.

    Além da segurança, poupança energética e isolamento assumem-se, desta forma, como requisitos construtivos decisivos nas habitações e que se reflectem na performance técnica do Portaro de Segurança RC2 da Vicaima, uma solução de elevado desempenho que garante, num só produto, resistência à intrusão, excelente capacidade de isolamento térmico, elevada performance ao nível da resistência ao fogo e isolamento acústico, estando certificada por entidades internacionais acreditadas.

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    Cláudia Ramos distinguida pela ‘Rethink Retail’

    A commercial director da Nhood Portugal foi considerada uma das “personalidades mais influentes do retalho mundial”, cuja distinção foi atribuída pela revista norte-americana especializada em retalho

    Cláudia Ramos, commercial director da Nhood Portugal foi considerada uma das “personalidades mais influentes do retalho mundial”. A distinção atribuída pela revista norte-americana especializada em retalho “Rethink Retail”, em parceria com a Microsoft nos EUA, premeia os líderes mundiais que mais contribuíram para o futuro do sector.

    “É com muito gosto que agradeço à Rethink Retail esta distinção que reflecte não só o meu percurso no sector do retalho, mas também o compromisso de liderança e know-how da Nhood.  Portugal tem talentos de grande valor e é com enorme orgulho que vejo esse talento reconhecido”, afirma Cláudia Ramos.

    Destacada na categoria de #RealEstate, Cláudia Ramos é uma das personalidades portuguesas a integrar a lista, entre os nomes dos maiores executivos a nível mundial. Com um recorde de mais de 800 novas nomeações, a selecção para 2024 contou com as contribuições do sector, publicações de liderança e visão estratégica do futuro do retalho, assim como uma presença significativa em palestras e meios de comunicação sociais, como critérios de escolha.

    Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pelo ISCTE, Cláudia Ramos tem mais de 25 anos de experiência e know-how na área de Leasing e Retalho. Com funções na gestão de activos comerciais, sobretudo em comercialização de lojas e em informação de gestão, esta responsável consolidou o seu percurso profissional em empresas como a Sonae Sierra, Freeport, Bouygues, Klépierre, JLL e ROS-Retail Outlet Shopping.

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    Nova colecção da Simon procura “equilíbrio entre estilo e funcionalidade”

    Disponível com acabamentos em preto ou branco, a colecção Simon 640, “conjuga-se com qualquer estilo”, acrescentando um “toque moderno e sofisticado”

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    A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores e na funcionalidade de cada espaço. A disposição cuidadosa das luzes permite transformar o ambiente, criando desde recantos íntimos a espaços de trabalho luminosos. O design estratégico da iluminação visa a eficiência e a melhoria do bem-estar do cliente, proporcionando ambientes que ampliam a sua satisfação.

    Neste contexto, a Simon, empresa de material elétrico e de design de iluminação, apresenta a colecção Simon 640. Com uma abordagem vanguardista e características adaptáveis, responde às exigências de quem procura um equilíbrio entre o estilo e a funcionalidade da iluminação. A colecção, disponível com acabamentos em preto ou branco, conjuga-se com qualquer estilo, acrescentando um toque moderno e sofisticado.

    O modelo suspenso ou de superfície da Simon 640, permite realçar objetos e áreas específicas, como mesas, balcões, ilhas, pontos de destaque de um restaurante ou zonas de trabalho. Com várias opções de tamanhos e sistemas, estas luminárias adaptam-se a qualquer tipo de tecto em ambientes residenciais ou de hotelaria, restauração e retalho.

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    Felipe Kops é o novo CEO para Espanha, Portugal e Andorra da Schindler

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    Felipe Kops assume direcção da Schindler Ibéria

    Felipe Kops é o novo CEO para Espanha, Portugal e Andorra da Schindler. Com um percurso de mais de 12 anos na multinacional, ocupou diversos cargos de responsabilidade

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    Felipe Kops, de nacionalidade brasileira, é formado em Administração e Gestão de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui um MBA pelo International Institute for Management Development. Ingressou no Grupo Schindler em 2012, actuando inicialmente na gestão de projectos estratégicos corporativos na sede do grupo em Ebikon (Suíça). Posteriormente, ocupou cargos de elevada responsabilidade, incluindo a direcção geral da Schindler Perú, a direcção de operações da Atlas Schindler Brasil e, desde Junho de 2020, a Direcção Geral do México, cargo que desempenha até o momento.

    A partir de 12 Fevereiro de 2024, Felipe assume o desafio de ser o responsável pela empresa em Espanha, Portugal e Andorra, e reportará a Julio Arce, presidente da Schindler para a Europa do Sul, Médio Oriente e África.

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    Porcelanosa junta arquitectos e designers de interiores para conversa sobre sustentabilidade e tendências

    Esta acção no showroom da Porcelanosa no Porto continua o ciclo de debates para profissionais que a marca iniciou em 2023 em Lisboa e que já realiza noutras lojas em Espanha

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    A loja da Porcelanosa no Porto reuniu recentemente, em dias diferentes, dois grupos de profissionais reconhecidos na área da arquitectura e do design de interiores para debater temas como a sustentabilidade na arquitectura e as novas tendências nos interiores.

    Studioworkers, Carlos Pais Arquiteto, Big Arquitetos, Dash – architecture and design, FCC Arquitectura, Floret, Ai4, Nutt Project, Garbo, BLAR Arquitectos, Grupo FM, C3plus e Verónica Vilma Arquitectura foram os ateliers representados para um espaço de conversa que versou a sustentabilidade e as acessibilidades, a cidade e a periferia e a importância de construções sustentáveis e duradouras.

    Estudio 3Decor, IAMInteriores, BS Interiores, Villarch, Liseta Abreu, Vitta, Lemon Variance, Amazing Draft, Studio Wer, Miguel Costa Cabral & Associados, AMS Barros Interiores, DaCosta Arquitetura e Interiores e CADAInteriores, foram os ateliers de design de interiores que aceitaram o convite da Porcelanosa para debater o sector em Portugal e as tendências para os próximos tempos.

    Unânimes em considerar que a área está a crescer no nosso País e que cada vez mais os clientes procuram ajuda dos seus ateliers, os profissionais dos interiores reconhecem que a pandemia abriu oportunidades no mercado e reforçou a ligação das pessoas às casas e aos espaços.

    Esta acção no showroom da Porcelanosa no Porto continua o ciclo de debates para profissionais que a marca iniciou em 2023 em Lisboa e que já realiza noutras lojas em Espanha.

    Tendo em conta, o crescimento que o mercado nacional tem verificado, “reforçando a importância de Portugal para a Porcelanosa”, a marca tem em vista a abertura de novas lojas.

    Recorde-se que a Porcelanosa é um dos fabricantes mais importantes do mundo da cerâmica, mobiliário de cozinha, equipamento de casa de banho e de soluções construtivas para a arquitectura contemporânea, que comercializa os seus produtos directamente, desde o cliente particular, que representa 15% do total da facturação, ao sector profissional, como o construtor ou promotor imobiliário.

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    Miele encerra 2023 com uma facturação de 21 M€

    A área de venda a retalho em electrodomésticos fechou 2023 com um crescimento de 6% em relação a 2022, uma evolução que se tem mantido constante nos últimos cinco anos. Também o canal Kitchen Retail cresceu 9% no mesmo período

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    tagsmiele

    A marca de fabrico e comercialização de electrodomésticos de luxo, facturou 21 milhões de euros em 2023, no total das diferentes áreas de negócio, em Portugal. Este crescimento é representado principalmente pelas áreas de electrodomésticos e profissional, nesta última com especial destaque para os equipamentos de lavandaria.

    A área de venda a retalho em electrodomésticos da Miele fechou 2023 com um crescimento de 6% em relação a 2022, uma evolução que se tem mantido constante nos últimos cinco anos. Também fruto do trabalho da empresa alemã em Portugal, o canal Kitchen Retail cresceu 9% no mesmo período, tornando a Miele na marca referência no canal da especialidade.

    A nível estratégico, a confiança mantém-se no desenvolvimento dos canais de retalho e na consolidação do posicionamento da Miele no mercado premium de electrodomésticos.

    “A conjuntura actual da Miele é o resultado do constante esforço em oferecer produtos de qualidade, durabilidade e de alto desempenho, bem como uma experiência de excelência a todos os nossos consumidores. Estes atributos fazem parte do nosso ADN e é graças a eles e à dedicação de todos os nossos colaboradores que a Miele é um caso de sucesso”, sublinha Antonio Salgado, director-geral da Miele em Espanha e Portugal.

    Também em 2023, seguindo a estratégia de Own Retail, que visa estar mais próxima enquanto marca através das lojas próprias, a Miele inaugurou o seu segundo Miele Experience Center (MEC), desta vez no Porto.

    Atento aos novos paradigmas e desafios apresentados pelo cenário económico, o Grupo, a partir da sua sede na Alemanha, lançou o Miele Performance Program, que pretende “garantir e reforçar” a competitividade a longo prazo, por exemplo, maximizando o potencial empresarial, reduzindo a complexidade e, em geral, os custos. O programa garante um crescimento sustentável no futuro, contribuindo com 500 milhões de euros, especialmente através da poupança em custos de materiais e da melhoria do volume de negócios.  

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    Boavista Windows fecha ronda de investimento de 1,5 M€

    A ronda de investimento, liderada pela Insight Venture, tendo sido co-investidor o Banco Português de Fomento, tem como objectivo duplicar a área de produção e reforçar presença no mercado europeu

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    BOAVISTA Windows fecha ronda de investimento de 1,5 milhões de euros para duplicar área de produção e reforçar presença no mercado Europeu

     

    A Boavista Windows, empresa portuguesa especializada em janelas em fibra de vidro, levantou um investimento de 1,5 milhões de euros para “escalar a produção e consolidar a vertente exportadora do negócio”.

    Para Francisco Pereira Branco, CEO da Boavista, “este investimento vai permitir acelerar o nosso crescimento e aumentar a presença em mercados que consideramos estratégicos para o nosso crescimento internacional. É essencial diminuirmos a pegada de carbono dos edifícios durante todas as suas fases de vida. E torna-se fundamental conciliar a performance ambiental dos sistemas com um design que vá de encontro às solicitações dos projectos, cada vez mais focados na sustentabilidade dos edifícios”.

    A ronda de investimento foi liderada pela Insight Venture, tendo sido co-investidor o Banco Português de Fomento. Para Mónica Mendonça, CEO da Insight Venture, “a Boavista é uma empresa que nos atraiu desde a primeira apresentação. Desenvolvem produtos com reduzida pegada ecológica, promovendo a diminuição das emissões de carbono dos edifícios, uma das maiores fontes de CO2 para a atmosfera”.

    Quanto ao futuro, acrescenta que “para completar esta ronda de investimento a Boavista atingiu vários milestones de performance e tem já tem vendas em quatro mercados para além do mercado nacional, o que acreditamos que é possível consolidar e aumentar”.

    Com a aposta na duplicação da área de produção e no crescimento da equipa técnico-comercial, o investimento permitirá escalar as vendas da Infinnito, a primeira janela minimalista totalmente fabricada em fibra de vidro, que alia a componente ambiental à durabilidade e funcionalidade e a um design vanguardista.

    A estratégia passa por aumentar significativamente a presença em Portugal, mas também nos mercados-alvo na europa que, segundo o CEO da Boavista, são “os países com grandes zonas costeiras e os mercados do Norte da Europa onde, além das exigências térmicas elevadas, a pegada ecológica dos produtos mais influencia as decisões dos promotores e projetistas”.

    Os objectivos da empresa passam por, até 2027, ultrapassar os 50 mil metros quadrados (m2) de janelas instaladas, com uma redução superior a cinco mil toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera.

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    Transfor Interiores realizou fit-out do novo escritório na LeYa no Porto.

    A LeYa seleccionou a Transfor Interiores para realizar o fit-out da sua nova sede no norte do país

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    Localizado nas Lake Towers, foi um desafio exigente em termos especialidade e soluções que aliassem o conforto e a funcionalidade, dentro do curto prazo de execução e rigor financeiro A equipa de Design&Build da Transfor Interiores desenhou e concebeu o espaço, priorizando as cores neutras, as madeiras e os tecidos, para criar e gerar o máximo de conforto e funcionalidade nos postos de trabalho em openspace, gabinetes, salas de reunião, zona de recepção, lounge e cafetaria.

    Um novo escritório que reflecte a identidade e valores da marca LeYa em cada detalhe.

    Para Ana Rita Bessa, CEO da LeYa, “Graças ao profissionalismo da Transfor, a nova sede da LeYa no norte do país é um espaço de conforto e funcionalidade. Desde o desenho do espaço, à escolha dos materiais e equipamentos, à muito relevante entrega atempada da obra, a LeYa encontrou na Transfor mais do que um fornecedor: um verdadeiro parceiro, conhecedor do seu métier e capaz de responder às necessidades da LeYa com as melhores soluções disponíveis. Os colaboradores da LeYa têm num espaço que reconhecem seu e do qual se orgulham da mesma forma que a Transfor se deve orgulhar de um trabalho bem feito!”

    A Transfor Interiores integra o grupo empresarial português que opera no sector da engenharia e construção e que alberga hoje várias áreas de negócio: Transfor Indústria (Carpintaria e Serralharia), a Transfor Interiores (Remodelação e Fit-out), e a por último a Transfor Sustentabilidade (Soluções Energéticas). Entre 2016 e 2022 o volume de negócios acumulado superou os 328 milhões de euros.

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    AIP leva empresa portuguesas à 9ª edição da SENCON da Dakar

    Nesta nova edição do evento, Portugal estará representado com um pavilhão, onde será dado palco a sete empresas portuguesas de pequena e média dimensão que em conjunto apresentam um volume de negócios de mais de 245 M€

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    A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai marcar presença, pelo segundo ano consecutivo, na Feira Internacional de Materiais de Construção e Equipamentos (SENCON), no Dakar, Senegal, que acontece de 8 a 10 de Fevereiro, no Centre des Expositions Diamniadio.

    Nesta nova edição do evento, Portugal estará representado com um pavilhão, organizado e dinamizado pela AIP, onde será dado palco a sete empresas portuguesas de pequena e média dimensão que em conjunto apresentam um volume de negócios de mais de 245 milhões de euros.

    A delegação portuguesa liderada pela AIP é composta por empresas que actuam em diferentes áreas, desde os equipamentos e infraestruturas, aos revestimentos, tintas, iluminação e até ao mobiliário.

    Além da presença numa feira com mais de duas centenas de expositores de 14 países em 4.800 metros quadrados, as empresas portuguesas têm agendadas mais de 40 reuniões com as empresários locais.

    “A SENCON, pela exposição que oferece, mas também pelo potencial de networking que proporciona, assume cada vez maior relevância no papel da AIP enquanto agente dinamizador do tecido empresarial português”, refere Filomena Pina Pires, directora da AIP para a Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação Empresarial. “Marcarmos presença neste evento pelo segundo ano consecutivo é a possibilidade para reafirmarmos a presença das empresas do setor, tanto no Senegal como nos restantes mercados da África Ocidental”.

    A AIP, a mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal, tem como missão a defesa dos interesses das empresas portuguesas, a dinamização do tecido empresarial português, contribuir para o fortalecimento do associativismo empresarial e fornecer serviços de qualidade a empresas e associados para que estas possam crescer de forma mais sustentável, ajudando a impulsionar a economia nacional.

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    Sonae Arauco reitera compromisso com fileira florestal

    Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento famílias de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, de forma contribuir para uma maior disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira

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    A Sonae Arauco organizou esta quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, no Hotel Vila Galé Coimbra, que reuniu cerca de 70 profissionais entre produtores florestais, prestadores de serviços, grupos de certificação e fornecedores de madeira. O objectivo foi “reflectir sobre a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo e sobre o modelo de relacionamento com os seus parceiros”.

    Enquanto empresa que trabalha com soluções derivadas de madeira, tem vindo a dinamizar uma estratégia que visa aumentar a rentabilidade da floresta e promover a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo. Para tal, tem trabalhado de forma directa e através de parcerias em áreas diversas, como a geração e transferência de conhecimento e a gestão florestal.

    “A fileira do pinho é a fileira florestal que cria mais valor para o País e abrange uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, que juntos formam uma cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência, através de transacções comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular”, explicou Nuno Calado, Responsável de Sustentabilidade Sonae Arauco.

    A equipa de gestão florestal da Sonae Arauco tem levado a cabo diversas iniciativas inovadoras para as florestas, no sentido de assegurar a sustentabilidade deste activo. Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento de várias famílias de programas de melhoramento genético de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, em diferentes tipos de solo e de localização, e que tem demonstrado excelentes resultados em Portugal, podendo, assim, contribuir para alinhar a disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira.

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