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    B. Prime coloca grupo logístico Carreras em complexo de 22 300 m2

    A nave logística de 22.300 m2, localiza-se em Vila Nova da Rainha, na Azambuja, e está incorporada no complexo Arneiros II. O eixo Alverca-Azambuja é a principal zona prime logística e o destino preferencial das empresas de grande dimensão

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    A B. Prime colocou o Grupo Carreras numa nave logística de 22.300 m2, em Vila Nova da Rainha, Azambuja, incorporada no complexo Arneiros II e que esteve até há poucos meses ocupada pelo Grupo Sonae.

    A B. Prime que tinha sido mandatada pela Norfin, para comercializar este espaço colocou o Grupo Carreras que procurava novas instalações que acolhessem o seu plano de expansão fruto de um forte incremento do seu volume de actividade.

    Dispondo de um pé-direito útil de 10,8 metros, 34 cais de cargas/descargas, além de estacionamento para 272 viaturas ligeiras e 54 veículos pesados. Classificado com certificação energética A, este imóvel situa-se na Estrada Nacional 3, em Vila Nova da Rainha, concelho da Azambuja, e dispõe de excelentes acessos rodoviários.

    O Complexo Arneiros II está situado a apenas 10km das autoestradas A1 (Lisboa – Porto) e A10 (Bucelas/Carregado/IC3), para além da ligação ferroviária, permitindo ligações de Norte a Sul do País.

    O eixo Alverca-Azambuja é a principal zona prime logística do país e também o destino preferencial das empresas de grande dimensão, concentrando cerca de 900 mil m2 de área logística, o equivalente a 40% do mercado nacional.

    Fundado em 1933, o grupo logístico desenvolveu a sua actividade ao longo dos anos, posicionando-se como um operador logístico de referência, especialmente, no sector de produtos de grande consumo. Esta empresa oferece serviços em todas as vertentes da cadeia de abastecimento: transporte nacional e internacional tanto em carga completa, como em armazenagem, distribuição, manipulação, co-packing e outros serviços de valor acrescentado, consultoria logística, frete aéreo e marítimo, gestão aduaneira e externalização comercial.

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    Pipedrive anuncia a abertura de um novo escritório em Lisboa

    A Pipedrive, a plataforma de CRM que está presente em Portugal desde 2017, anuncia um novo escritório em Lisboa para acolher a sua equipa internacional. Com cerca de 200 colaboradores, o escritório da capital portuguesa é o segundo maior da Pipedrive a nível global

    A Pipedrive passa a ocupar um novo edifício localizado na Casal Ribeiro 16, perto do Saldanha, em Lisboa. O novo espaço foi projectado para proporcionar um ambiente de trabalho amplo, confortável e moderno, estrategicamente pensado para melhorar os níveis de satisfação e produtividade. O edifício é composto por cinco pisos no total, sendo que três serão de uso exclusivo da Pipedrive. Um outro piso inclui áreas comuns a todos os outros trabalhadores do edifício. O escritório tem 1.760 m2, incluindo uma zona de ginásio e balneários, uma cozinha partilhada, postos de café e snacks, zonas pet-friendly, um terraço com um pequeno jardim e um parque para bicicletas. Com uma localização privilegiada em termos de acessos, serviços e transportes públicos, o Saldanha está no coração de Lisboa e é um bairro de referência para o sector empresarial.

    Com cerca de 200 colaboradores, o escritório da capital portuguesa é o segundo maior da Pipedrive a nível global e pretende celebrar a diversidade e a inclusão, dois dos valores mais importantes da empresa. Aproximadamente metade da equipa do novo escritório é composta por mulheres, com mais de 50 nacionalidades a trabalhar em conjunto globalmente.

    “Este ano, a Pipedrive celebra o seu 7.º aniversário em Portugal. Agora, com o nosso segundo maior escritório, a nova e vibrante área de trabalho é a manifestação física de valores como: colaboração, a cultura e a inovação, tanto para a nossa equipa como para os nossos valiosos clientes. O que torna o escritório especial é o facto de ter uma representação de todos os departamentos da empresa. Isto reflecte uma grande oportunidade para os membros da equipa, que podem aprender mutuamente, compreender melhor o negócio e obter informações preciosas sobre todas as funções e departamentos” afirma Zahra Jivá, directora de Estratégia Global de Vendas da Pipedrive.

    O novo escritório em Lisboa é a prova da evolução e investimento da marca em Portugal, o que demonstra a determinação da empresa em atingir os objectivos a que se propõe. Esta mudança foi concebida para melhorar a qualidade de vida de toda a equipa, que inclui profissionais de diferentes áreas, desde a engenharia ao customer service e até ao marketing.

    Com as novas instalações em Lisboa, a Pipedrive está numa posição privilegiada para acolher eventos, cursos ou workshops, proporcionando assim um ambiente de trabalho ainda mais atractivo para o crescimento e captação de talento.

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    MVGM lança app para garantir “uma gestão ainda mais eficiente”

    Esta aplicação encontra-se em fase de implementação no Centro Via Rápida, Porto e será pioneiro em Portugal. Implementada com sucesso em Espanha, há pouco mais de um ano, esta plataforma oferece uma “gestão inovadora” de activos imobiliários

    A MVGM aposta na inovação com o recente lançamento em Portugal da app AXSET. Projectada para oferecer uma experiência diferenciada facilitando a gestão diária dos clientes, inquilinos, lojistas e outros utilizadores.

    Esta aplicação encontra-se em fase de implementação no Centro Via Rápida, Porto e será pioneiro em Portugal. Implementada com sucesso em Espanha, há pouco mais de um ano, esta plataforma oferece uma “gestão inovadora” de activos imobiliários.

    Organizada em três módulos fundamentais: Comunidade/Social, Controlo e Business Intelligence (BI), a plataforma oferece um sistema simples para controlar o acesso e fazer reservas de espaços, bem como para se inscrever em eventos realizados no próprio ativo. Para além disso, inclui um Gateway de pagamento que permite a comercialização de serviços através da integração com Paypal ou Stripe.

    Ana Santos, directora de Operações da MVGM em Portugal, enfatiza o compromisso da empresa com a inovação, afirmando que a empresa está dedicada a “impulsionar a inovação na gestão de activos” e, nesse sentido, desenvolveu esta ferramenta que permite aos proprietários tomar “decisões informadas baseadas em dados reais, facilita os inquilinos no reporte de incidências e permite aos Property Managers e fornecedores saber em tempo real a existência  das mesmas possibilitando uma célere gestão/resolução”.

    O desenvolvimento da app, foi liderado por uma equipa multidisciplinar composta por profissionais experientes de diversos departamentos, incluindo Inovação e Análise de Dados, Marketing e Experiência do Utilizador, bem como gestores de activos. Esta colaboração transversal garantiu a funcionalidade da aplicação, validando processos quer para os gestores, quer utilizadores finais.

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    Cushman & Wakefield e Savills / Predibisa comercializam ICON Douro

    As áreas disponíveis para arrendamento variam entre 750 m2 e 1500 m2 e serão entregues em open space. O edifício ICON Douro faz parte do empreendimento ICON, que é composto por dois edifícios de escritórios com a assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva

    A Cushman & Wakefield e a Savills/Predibisa foram mandatadas para comercializar dois pisos no edifício ICON Douro, propriedade do Grupo Ageas. As áreas disponíveis para arrendamento variam entre 750 m2 e 1500 m2 e serão entregues em open space, sistema de AVAC em funcionamento, pavimento técnico sobre elevado, instalações sanitárias e tecto falso com iluminação embutida.

    O edifício ICON Douro faz parte do empreendimento ICON, que é composto por dois edifícios de escritórios com a assinatura do arquitecto Luís Pedro Silva, totalizando mais de 22 mil m2, 168 unidades de Service Apartments, nove mil m2 de espaços verdes, assim como espelhos de água, ginásio, restaurantes, cafés e pontos de carregamento de veículos eléctricos.

    Além disso, o empreendimento beneficia de uma localização “estratégica”, “bem servido” a nível de transportes públicos e com acesso directo à VCI e AEP, a cerca de cinco minutos do Nó de Francos.

    De acordo com Maria João Pinto, consultora de escritórios da Cushman & Wakefield no Porto, o ICON Douro oferece “conforto, mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade” e que de destaca pela sua “diferenciada e imponente” arquitectura.

    “Pensado no bem-estar de quem o ocupa, existe uma diversidade de serviços que o complementam o que, do ponto de vista da retenção de talento, sabemos que é um factor chave para as empresas que pretendem ver os escritórios em pleno funcionamento”, acrescenta.

    Também Graça Cunha, associate offices, na Savills / Predibisa,destaca o “notável” ICON Douro como um dos locais “mais apreciados para trabalhar, tanto pelo valor acrescentado que o projecto apresenta e oferece às empresas, como pelo conjunto de acessibilidades e características complementares, tais como pisos em open space, bastante luz natural e excelentes acabamentos, praticamente pronto a ocupar”.

    De salientar, que o edifício prima, ainda, pela eficiência e cumpre altos padrões de sustentabilidade, possuindo painéis fotovoltaicos e a certificação BREEAM very good.

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    Tiko adquire Housell com o objectivo de criar “a maior agência imobiliária digital” a nível ibérico

    A Tiko assume o controlo da Housell a partir desta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, e estende a sua presença a todas as regiões de Espanha. O AVIV Group, que detinha até agora a Housell, passa a ter uma participação minoritária na Tiko

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    A Tiko, a marketplace de compra e venda de casas, acaba de adquirir a Housell, empresa de serviços imobiliários. Esta operação reforça a estratégia de negócio da Tiko e converte-se na “maior agência imobiliária digital a operar em Espanha e Portugal”.

    Assim, e através da aquisição da Housell, a Tiko dá o primeiro passo com vista a multiplicar por 10 o volume das suas transacções imobiliárias e atrair mais de 700 consultores nos próximos 12 meses.

    Sem revelar os valores envolvidos no negócio, a Tiko assume o controlo da Housell a partir desta terça-feira, dia 20 de Fevereiro, e estende a sua presença a todas as regiões de Espanha, tornando-se na maior agência imobiliária digital. O AVIV Group, que detinha até agora a Housell, passa a ter uma participação minoritária na Tiko.

    “Com a aquisição da Housell, a Tiko consolida a sua liderança como a mais importante empresa imobiliária digital de Espanha”, diz Ana Villanueva, cofundadora e CEO Iberia da Tiko. “A Tiko e a Housell colaboram com sucesso desde há vários anos, por isso, estou bastante entusiasmada por dar mais um passo com o Guillermo Llibre e com a sua equipa. Um passo que reforça a nossa estratégia de negócios para 2024”, conclui Ana Villanueva.

    “Estamos muito felizes por nos juntarmos ao projecto Tiko e poder contribuir com toda a nossa experiência para melhorar o processo de compra e venda de casa, algo que faz parte do ADN de ambas as empresas. Por via desta operação vamos redefinir o panorama imobiliário e estamos muito orgulhosos por fazer parte deste conceito”, afirma Guillermo Llibre, CEO da Housell.

    Em Portugal, a Tiko já opera no Porto, Lisboa e Setúbal e com perspectiva de aumentar a sua presença nos próximos meses. Tendo como objectivo “oferecer ao cliente uma experiência de compra e venda fácil e rápida”, a Tiko passa, também, a oferecer um acompanhamento total por parte dos melhores profissionais do sector imobiliário. Para tal, a Tiko criou a Impulsa, uma plataforma criada pela proptech para facilitar o trabalho dos consultores no seu dia a dia, através de múltiplos serviços no mesmo local e em ambiente online.

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    Lagoas Park produzirá a sua própria energia nos próximos dois anos

    Esta medida insere-se no plano de investimentos de 25 milhões de euros que pretende tornar o Lagoas Park não só “o maior parque empresarial de Portugal, mas também um dos mais sustentáveis” da Europa

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    A Henderson Park, gestora de fundos de investimento imobiliários privados, que adquiriu o Lagoas Park em 2020, anunciou que nos próximos dois anos pretende desenvolver o seu próprio sistema de produção de energia.

    Esta medida insere-se no plano de investimentos de 25 milhões de euros que pretende tornar o Lagoas Park não só “o maior parque empresarial de Portugal, mas também um dos mais sustentáveis” da Europa. O plano tem vindo a ser implementado em várias áreas do parque, centrado na reabilitação dos edifícios de escritórios, na melhoria das infraestruturas existentes e na criação de novos sistemas e equipamentos que optimizem a gestão e a eficiência operacional global e que tem como objectivo reposicionar a oferta do parque, melhorando a experiência dos milhares de colaboradores que ali trabalham, mas também atrair e reter inquilinos nacionais e internacionais.

    Entre as principais medidas destinadas a esta optimização em termos de sustentabilidade, o Lagoas Park passará a dispor de um novo e mais eficiente sistema de rega, cujo objectivo é atingir o mínimo consumo de água necessário. A fonte de água a utilizar neste sistema será através de água de furo e do reaproveitamento de águas pluviais.

    No âmbito desta missão de criar um parque mais sustentável, está também em projecto a instalação de painéis fotovoltaicos no interior do parque, de modo que parte da energia consumida pelos edifícios provenha de fontes renováveis.

    Os projectos de eficiência energética em curso no parque estão a progredir de forma constante e têm sido bem recebidos pelos ocupantes que reconhecem a importância, tanto a nível comercial como de reputação, ao fazer parte de um parque empresarial empenhado em atingir objectivos ambientais ambiciosos. O investimento em iniciativas de sustentabilidade para nos tornarmos cada vez mais autossuficientes em termos energéticos e minimizarmos o consumo de recursos, enquanto fornecemos as melhores instalações, serviços e ambiente para os nossos ocupantes, garantirá que o Lagoas Park se mantenha entre os parques empresariais líderes na Europa no futuro”, considera Ronan Webster, director de Gestão de Activos da Henderson Park.

    A implementação destas medidas, em paralelo com uma estratégia de sustentabilidade, alinhada com os requisitos da avaliação BREEAM In-Use, desenvolvida entre a equipa de consultoria de ESG da CBRE e a Henderson Park permitiu a obtenção desta certificação para os primeiros dois edifícios, com um resultado de Excellent no final de 2023.  A intenção é concluir as certificações de mais quatro edifícios, até ao final de 2024.

    No âmbito deste projecto de intervenção, o Lagoas Park já implementou uma série de medidas para melhorar o seu desempenho e eficiência ambiental, incluindo a transformação de toda a iluminação em LED (interior e exterior), a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura de alguns dos edifícios (o que permite uma poupança de mais de 20% no consumo anual de energia), a substituição da utilização de gás para aquecimento em todos os edifícios de escritórios por equipamentos de origem energética mais eficientes, a instalação de torneiras de baixo consumo para reduzir o consumo de água, incluindo um sistema de alarme para monitorizar o consumo e evitar fugas, monitores para o consumo de energia, a redução da utilização de fontes e lagos decorativos, a substituição completa da rede de irrigação, a realização de estudos de biodiversidade e de impacto ambiental e, finalmente, a contabilização das taxas de resíduos e de reciclagem, bem como a avaliação e melhoria das questões relacionadas com o bem-estar.

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    Osborne+Co e Adriparte desenvolvem novo projecto de escritórios do Porto

    A CBRE e a JLL estão instruídas para comercializar em regime de co-exclusividade o novo projecto de escritórios Mutual, desenvolvido pela Osborne+Co e a Adriparte. O projecto de arquitectura tem a assinatura da Openbook

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    O projecto de escritórios Mutual – Campo Alegre Offices nascerá na Rua do Campo Alegre (central business district da Boavista) através da reabilitação integral de um edifício de serviços com 10.300 metros quadrados (m2) distribuídos por sete pisos, desenvolvido através da joint-venture entre a Osborne+Co e a Adriparte. A CBRE e a JLL estão instruídas para comercializar o projecto em regime de co-exclusividade.

    Além da sua localização e dimensão, entre outras ammenities, destacam-se mais de 1.300m² de zonas exteriores, serviços de concierge, 144 lugares de estacionamento em cave e um amplo rooftop com uma vista panorâmica que permitirá momentos de lazer e bem-estar às equipas que diariamente viverão o novo lifestyle.

    A sustentabilidade é outro dos eixos centrais do projecto: A obra iniciou no final de 2023 e à data da sua conclusão, o edifício reunirá diferentes certificações, entre elas LEED e WELL, sustentadas pelo foco do projecto na saúde e bem-estar dos utilizadores bem como pela ambição de diminuir a sua pegada ecológica colocando a estratégia ESG no centro da intervenção. Neste âmbito, o projecto contará com a instalação de painéis solares, pontos de carregamento e estacionamento de bicicletas, incentivando a mobilidade sustentável e a ecologia.

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    Bankinter Investment e Sonae Sierra lançam ORES Alemanha

    O novo veículo de investimento alternativo direcionado a espaços comerciais no mercado alemão. O ORES Alemanha totalizou um investimento de 200 milhões de euros, com uma carteira de oito grandes superfícies comerciais com contratos de arrendamento a longo prazo e operadores líderes nos setores de alimentação e bricolagem e casa

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    Bankinter Investment SGEIC, sociedade gestora de investimento alternativo do Bankinter, e a Sonae Sierra, acabam de lançar em conjunto o ORES Alemanha, um novo veículo de investimento alternativo destinado a investimentos em espaços comerciais no mercado alemão.

    Actualmente, o ORES Alemanha possui oito activos comerciais, sendo quatro destinados a espaços de supermercados e outros quatro destinados a espaços de bricolagem, formando assim uma carteira de activos conservadora e resiliente ao impacto de diversos ciclos económicos. Todos os activos possuem contratos de arrendamento com cumprimento obrigatório a longo prazo, formalizados com operadores líderes nos segmentos de alimentação e bricolagem e casa na Alemanha, como Edeka, Rewe, Aldi e Obi. O volume total do veículo alcançou um investimento de 200 milhões de euros.

    A ORES Alemanha proporciona aos seus investidores acesso a imóveis comerciais de alta qualidade no mercado alemão, ao mesmo tempo que oferece uma alta visibilidade de fluxos de caixa, gerando um dividendo recorrente e estável desde o primeiro ano de investimento. O Bankinter Investment será a entidade responsável pela gestão do veículo, enquanto a Sierra, já presente no mercado alemão, será responsável pela gestão da carteira de imóveis.

    O lançamento deste veículo destaca a importância estratégica da Alemanha como mercado principal para as actividades de investimento e gestão de activos a longo prazo da Sierra. Para o Bankinter Investment, representa a entrada do seu negócio de investimento alternativo neste país.

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    Mercado imobiliário mais optimista mas ainda em terreno negativo

    A recuperação da procura e a melhoria da conjuntura, marcada por um quadro de abrandamento da inflação e de uma possível inflexão na subida de juros, está a resultar um redireccionamento da oferta futura para a classe média e procura doméstica

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    Os promotores imobiliários estão menos pessimistas quanto ao futuro do mercado residencial, animados pela melhoria na procura e pelas perspectivas mais optimistas quanto à trajectória da inflação e taxas de juro, indicam os mais recentes resultados do inquérito de confiança Portuguese Investment Property Survey (PIPS). Esta é uma iniciativa da Confidencial Imobiliário e da APPII que trimestralmente ausculta os principais promotores imobiliários.
    Embora mantendo-se em terreno negativo, o sentimento relativo à procura nos últimos 3 meses, considerando a evolução das vendas, melhorou significativamente, passando de -70 pontos no 3º trimestre para -44 pontos no 4º trimestre de 2023. Ao mesmo tempo, o sentimento quanto ao preço é de estabilidade, observando-se no 4º trimestre um saldo de +3 pontos.

    Em termos de expectativas para os próximos 3 meses, antecipa-se também uma clara redução da pressão sobre a procura, com o saldo deste indicador a passar de -64 pontos no 3º trimestre para -21 pontos no 4º trimestre. Relativamente aos preços, as expectativas são para que mantenham num registo de estabilidade.

    Esta melhoria de expectativas quanto à procura num quadro de estabilização de preços, reflecte também uma maior confiança na evolução dos indicadores macroeconómicos, num quadro de abrandamento da inflação e de uma possível inflexão na subida de juros. Deste cenário menos pessimista está a resultar um redireccionamento da oferta futura para a classe média e procura doméstica. O PIPS do 4º trimestre de 2023, mostra assim, uma redução do peso de Lisboa nos novos projectos em carteira (de 52% no 3º trimestre para 41% no 4º trimestre), em contraste com as áreas periféricas da Grande Lisboa, cujo peso aumentou de 30% para 44%. Ao mesmo tempo, há uma perda da quota dos empreendimentos dirigidos para a procura internacional (de 24% no 3º trimestre para 18% no 4º trimestre). Os empreendimentos direccionados a ambos compradores nacionais e internacionais também perdem quota (de 52% para 38%), ao contrário dos que são apenas focados na procura doméstica, que agregam 44% dos novos projectos (24% no 3º trimestre).

    “Este novo padrão representa um regresso ao registo que o mercado estava a observar antes do aumento dos juros, que levou ao refúgio dos operadores nos mercados “prime”, mais resilientes”, explica Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

    Sem prejuízo de estarem mais confiantes quanto ao futuro, os promotores continuam bastante preocupados com os obstáculos à sua actividade, encabeçados pela burocracia e licenciamento, que continuam a ser identificados como o maior entrave. Comparando com a situação há um ano, alguns factores desgravaram – caso dos custos de construção, talvez não por terem caído, mas por deixarem de ser uma fonte de incerteza na contratação de empreitadas – mas, em contrapartida, contudo, houve um agravamento decorrente da maior instabilidade legal e fiscal, assim como dos actuais riscos políticos. Assim, no cômputo geral, os obstáculos agravaram-se em +15 pontos, dificultando que o mercado reactive a actividade da mesma forma como o poderia fazer num cenário de estabilidade e previsibilidade.

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    Câmara de Lisboa avança com cooperativas de habitação

    A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou a proposta para a realização de operações no novo programa de “Cooperativas 1ª Habitação Lisboa” para habitação sem fins lucrativos

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    O programa identifica património imobiliário com capacidade e potencial habitacional por desenvolver, no sentido de garantir preços acessíveis à habitação e aproveitando, em muitos casos, pequenos terrenos municipais.

    “A habitação é e continuará a ser a grande prioridade do nosso mandato. Nunca existiu na história da Câmara de Lisboa um valor que se comparasse de investimento nesta área e que irá alcançar os 800 milhões de euros até 2028. Tudo temos feito para procurar também novos caminhos e soluções para responder ao problema. Foi precisamente o que fizemos hoje ao aprovar uma proposta para o modelo de cooperativas na cidade”, salienta o presidente da CML. “Este é mais um caminho que queremos trilhar para aumentar a oferta de habitação acessível na cidade. O primeiro passo está dado e irá avançar na freguesia do Lumiar” acrescenta Carlos Moedas.

    A produção de habitação acessível por via da cedência de património municipal ao abrigo da figura jurídica do direito de superfície a cooperativas de habitação é uma solução que permite prosseguir o objectivo de alargar e acelerar a oferta habitacional acessível com base em património e apoio público.

    Foram já identificados terrenos vazios em património municipal com potencial de habitação em pequena escala e adequados a este programa de habitação sem fins lucrativos. Os terrenos estão mapeados na Carta Municipal de Habitação de Lisboa, estando alguns já com projectos de arquitectura em curso.

    Neste modelo a “CML assume os encargos dos projectos de arquitectura, licenciamento e execução retirando este encargo financeiro às cooperativas e procurando garantir assim uma diminuição considerável do prazo de execução da obra. As cooperativas que se candidatem e sejam seleccionadas podem de imediato iniciar a construção. Sabemos que o desafio é difícil, mas não baixamos os braços para procurar todas as respostas e soluções de habitação para quem vive ou ambiciona viver na nossa Lisboa”, defende o autarca.

    O modelo proposto dá a oportunidade a que as famílias possam participar ou organizarem-se em cooperativas para concorrem a terrenos municipais, com o direito de superfície por 90 anos, e assim terem acesso às suas casas, assumindo apenas os custos da construção.

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    Novo projecto em Marvila pode ser adquirido através de criptomoedas

    O projecto Atelier resulta da combinação de elementos industriais e da “delicadeza” do design a partir da “reimaginação” da antiga casa criativa do artista português Tomaz Hipólito num imóvel de oito lofts. A fase de vendas deverá arrancar ainda este ano

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    O antigo espaço criativo do artista português Tomaz Hipólito, em Marvila, vai ser transformado em habitação. Promovido pelos franceses LFV des Vosges, o Atelier, que vai ser colocado à venda ainda este ano, vai poder ser adquirido com criptomoedas.

    Segundo a promotora, o projecto, que resulta da remodelação de um antigo estúdio em oito apartamentos, apresenta traços de arquitectura japonesa e uma fachada de dupla camada, de vidro e malha.

    Situado na Rua Afonso Annes Penedo, os apartamentos, em estilo loft com até quatro assoalhadas, contam com uma sala de estar, uma cozinha e um estacionamento subterrâneo privativo com capacidade para doze veículos. O rés do chão e o primeiro andar vão diferenciar-se pela coexistência de duas realidades complementares: uma varanda na fachada principal, com acesso à casa, e um jardim privativo de 100 m2, nas traseiras, que se vai assemelhar a um casulo verde. Adicionalmente, o edifício vai ser totalmente ecológico, com uma certificação energética de B+.

    “Este equilíbrio entre a dureza dos elementos industriais e a delicadeza do design levou à reimaginação da antiga casa criativa do famoso artista português Tomaz Hipólito num elegante refúgio de oito casas com uma configuração que ecoa o seu passado artístico” comenta Stanislas Maistre, CEO do LFV des Vosges.

    Com desenho da SIA Arquitectura, os apartamentos são marcados por um “design cuidado e uma estética simples”, que confere “calor e textura” a cada espaço. Paralelamente, os pavimentos em madeira natural e os tecidos “suaves e orgânicos” transmitem uma sensação de “tranquilidade” e “simplicidade” que funcionam como “uma tela em branco” para os moradores.

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