Flux uma marca internacional com um forte ritmo de expansão
: Para além de Portugal, o grupo Flux está hoje em Angola, Brasil, Marrocos, Espanha e, mais recentemente, em Cabo Verde e Moçambique. Para 2023, as previsões são de crescimento a dois dígitos nos diferentes mercados onde está presente. Ao CONSTRUIR, António José Fernandes, administrador do grupo, falou da actividade e da estratégia
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Presente no mercado desde 2006, a Flux produz, comercializa e distribui uma ampla gama de ferramentas para construção, auto, segurança, pintura, químicos electricidade e iluminação, ferragens, máquinas agro-jardim, entre outras. Com presença em três continentes, em 2023 a expansão da marca será reforçada, acção influenciada pelo crescimento que o sector da construção tem conhecido, como explicou ao CONSTRUIR o administrador do Grupo Flux, António José Fernandes
Fale-me um pouco do percurso da FLUXOREAL e da criação da Flux.
A FLUXOREAL começou a sua actividade em Portugal em 2006, com exportação directa para o mercado angolano. Face ao rápido crescimento do Grupo nesse mercado, foi necessário avançar com a criação da empresa Flux Angola em 2008. Para responder à procura e necessidade no segmento de Máquinas, Ferramentas, Químicos, Protecção, Agro, Jardim, Vedação, Construção, entre outras, foi criada a marca FLUX, uma marca abrangente e de proximidade marcada por uma gama diversificada de produtos. Durante esse período, a marca FLUX tornou-se referência no mercado angolano.
Em 2011 a FLUXOREAL abriu a sua empresa no Brasil, no Estado do Ceará, com uma estratégia diferente, adaptada à realidade do país.
No ano de 2016, introduziu a marca Flux em Portugal criando uma rede comercial e distribuição que actua em todo o Portugal Continental e Ilhas. No mesmo ano, arrancou a operação Flux Marrocos.
Paralelamente, iniciamos a nossa exportação para Espanha, Cabo Verde e Moçambique.
O crescimento do GRUPO FLUX tem sido rápido e sustentado, baseado no conhecimento dos produtos e do que o mercado consome, conhecimento esse que é mais moroso em mercados como o brasileiro e marroquino devido às suas características próprias (língua, moeda, cultura).
A exigência do mercado obriga-nos a recorrer a ferramentas tecnológicas e a estabelecer parcerias a vários níveis. O rigor dos clientes e fornecedores permite-nos crescer e evoluir em conjunto. Respeitando os valores de cada país, respondemos com dinamismo e profissionalismo à evolução dos tempos e empresas. Com uma ampla visão do mercado e do comportamento do público-alvo, a Fluxoreal consegue mais facilmente estabelecer as suas metas a curto, médio e longo prazo.
A Flux está em expansão, em que mercados estão presentes?
O processo de expansão da marca Flux veio responder às necessidades dos mercados e das várias solicitações que recebemos para criarmos uma operação com produtos com óptima relação qualidade/preço. A Flux está actualmente em Angola Brasil, Marrocos, Moçambique, Cabo Verde e Espanha.
A marca própria Flux está em constante crescimento. Quantas referências têm em catálogo? E quais as principais apostas/segmentos?
Não existe outra forma de estar neste sector. A competitividade dos mercados, exige o lançamento permanente de novas referências e aposta contínua em novos produtos que respondam a problemas do quotidiano dos consumidores. Procurando também apresentar soluções mais vantajosas e confortáveis para que as pessoas possam fazer um trabalho com menor esforço e custo. A Flux lançou recentemente o seu novo catálogo. Temos actualmente mais de 7 mil referências Flux, completando com outras marcas representadas.
A Flux tem introduzido novos produtos no mercado com uma excelente relação qualidade/preço, resultado do feedback que recebemos dos nossos parceiros, bem como dos utilizadores que têm um ou mais produtos Flux. Este ano, fizemos o lançamento da nossa gama Exock (gama a bateria 20v), fazendo previamente um estudo de mercado e recolhemos o feedback dos utilizadores. O nosso slogan “Construímos Juntos”, tem como pilar construir com os nossos parceiros e todos os intervenientes um óptimo produto final.
A construção da marca ao longo dos anos tem tido como base encontrar produtos equilibrados e ir ao encontro do consumidor final. Temos alargado o nosso catálogo nas gamas Ferramentas Eléctricas, Ferramentas Manuais, Máquinas Agrojardim, Calçado e Protecção, nos segmentos de Construção, Bricolage, Agrojardim e Segurança.
São simultaneamente fabricantes e distribuidores. Como é que desenvolvem as diferentes linhas de produtos?
Actualmente, temos diversas parcerias com fabricantes e somos distribuidores. Temos uma equipa multidisciplinar nos vários departamentos e com vários anos de experiência na área em que actuamos. Começa tudo de “inhouse”, desde o planeamento e estratégia de produto com o departamento de compras, comercial e marketing, passando depois para o departamento de design no desenvolvimento da imagem e packaging.
Controlamos todo o processo de produção, testando os produtos, garantindo o cumprimento dos altos padrões de qualidade. A nossa equipa comercial tem também um papel fundamental no processo e recolha de dados e informações que possibilitem a melhoria do desempenho dos produtos. O processo de melhoria é constante, cada detalhe é importante para o resultado final do produto.
Os vossos parceiros industriais estão onde?
Os nossos parceiros Industriais estão localizados no Continente Europeu (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Turquia), América do Sul (Brasil) e Ásia (Japão, Índia, Taiwan, China). Todo o processo é controlado pela nossa equipa interna na selecção dos melhores componentes para cada equipamento e máquina. Esta é a grande diferença no trabalho que fazemos com os nossos parceiros.
Uma presença forte em três continentes
2020 e 2021 foi um período complicado, por todos os constrangimentos que o mundo viveu, de que forma o grupo superou os novos desafios?
O Mundo continua a ter constrangimentos, sejam eles socioeconómicos ou políticos, cabe a nós sabermos adaptarmo-nos às exigências e adversidades. A equipa da Fluxoreal tem conseguido ultrapassar os problemas da pandemia, guerra e logísticos, com que tem sido desafiada nos últimos anos.
Continuamos a trilhar o nosso caminho, seguindo o nosso ADN. Estamos perante uma situação atípica que nos colocou um grande desafio de adaptação da actuação do grupo, quer na adopção de medidas de protecção quer na definição de novas formas de comunicação com os nossos clientes, fornecedores e parceiros. Nesta altura, não é possível prever os efeitos da guerra, aumento dos custos energéticos e de matérias-primas, que poderão causar na economia em geral e, em particular, na actividade do grupo, mas estamos preparados para reagir e continuar a evoluir. Não podemos parar de acreditar. É preciso adaptar, transformar, comunicar e partilhar valores eticamente responsáveis de forma a “reConstruirmos Juntos” um mundo melhor.
E 2022? Que desafios coloca ao grupo os constrangimentos actuais? Quais os principais desenvolvimentos/novidades que 2022 trouxe?
Em 2022 fomos obrigados a redefinir estratégias comerciais face ao aumento dos custos energéticos e de produção. Definimos critérios ainda mais exigentes na selecção de produtos e parceiros.
O desafio da transformação digital está em permanente desenvolvimento no grupo com vista a responder aos novos métodos de trabalho e comunicação com os nossos clientes e parceiros. Foram desenvolvidos vários processos: melhoramos a nossa presença digital e comunicação intranet B2B (myflux) e aplicativo de compras Flux; reforçarmos a nossa equipa comercial em zonas estratégicas para a marca Flux; solidificamos o nosso serviço pós venda com SAT FLUX (Serviço de Assistência técnica Flux). Paralelamente, investimos em novas formações capacitando as equipas com melhores ferramentas e conhecimento dos produtos, lançamos a gama Exock reforçando a nossa gama de produtos a bateria comum, e activamos o Tour Flux de norte a sul do País, levando a marca aos consumidores.
Retomamos ainda a nossa participação em feiras profissionais, marcando presença na Concreta 2022.
Quais as perspectivas para 2023 nos diferentes mercados onde está presente?
Em Portugal, vamos continuar a consolidar o posicionamento da marca nos últimos anos, estando atentos a novos nichos de negócio e apresentando produtos que respondam às novas oportunidades.
Em Angola e Brasil, esperamos para 2023, uma estabilidade cambial que contribua para o crescimento sustentado da Flux. O volume de vendas está a crescer, pelo que estamos aumentar o nosso nível de stock, bem como a nossa área de actuação.
Em Marrocos, esperamos crescer com a nova estratégia implementada após a pandemia.
Prendemos também dinamizar o estágio de crescimento do grupo através do reforço da actividade internacional e da diversificação dos canais de distribuição. Com exportações para vários países, o grupo pretende crescer acima dos dois dígitos em 2023 nos mercados em que opera.
A expansão está nos vossos planos?
A expansão da marca Flux vai continuar nos próximos anos, permitindo estar ainda mais perto dos revendedores e profissionais, respondendo melhor às suas necessidades e expectativas do consumidor.
Angola, continua a crescer e a modernizar-se no sector de materiais de construção, máquinas e equipamentos e agro-jardim.
Desenvolvimento e implementação de novas tecnologias na rede comercial e logística, bem como nos seus canais online. O objectivo da Flux é ampliar a sua influência nos mercados que opera indo de encontro às tendências de crescimento das áreas Bricolage, Casa, DIY (Do it Yourself) e Construção.
O Brasil é um dos vossos principais mercados. Em que Estados estão presentes e como avaliam o vosso potencial de crescimento?
Estamos sedeados no estado do Ceará, e presentes em todas as capitais dos estados do Nordeste. Actualmente, temos mais de 2500 parceiros a representar a marca Flux no Brasil, o que para nós é sinal de confiança na marca e que a mesma é desejada pelos consumidores.
Face à procura de produtos da gama casa e da gama ferramentas eléctricas a Flux tem apostado em novidades nestes segmentos.
Em Portugal a aposta no DIY e na venda em grandes superfícies é um potencial? Portugal pode ser base para abordarem outros mercados europeus?
No trabalho profissional, na arte e na vida, poder contar com as melhores ferramentas fazem toda a diferença. O trabalho profissional, seja qual for, independentemente do segmento, necessita contar com as ferramentas e equipamentos certos.
Estamos atentos às grandes superfícies visto fazerem parte do comércio e negócio. O nosso compromisso é respeitar todos os nossos parceiros que nos ajudam a crescer e consolidar estrategicamente a marca Flux.
A Flux Portugal, tem já uma operação sólida e sustentada que nos permite abordar outros mercados com melhores ferramentas e, consequência disso, são os investimentos comerciais e estratégicos no mercado de Espanha e França.