Quadrante ajuda a combater a escassez de recursos hídricos no Chile
A Quadrante será a empresa responsável pela Revisão e Optimização do Projecto de instalação de uma Estação de Dessalinização na Central Termoeléctrica Guacolda, no Chile. Um projecto avaliado em 211 milhões de euros destinado a mitigar a crise hídrica na América Latin

CONSTRUIR
Covilhã recebe congresso ‘Cirmare 2023’
CBRE reforça áreas de marketing com duas novas contratações
Zome debate Habitação & Mediação
Coimbra é a próxima paragem da iad Open Session Tour
Quadrante cria Centro de Excelência BIM
Grupo ACO marca presença na Smagua 2023
Domes Lake Algarve reabre em Abril depois de renovação total
Casais abre 103 vagas para reforçar equipas em Angola
Manitou Group e Kiloutou assinam parceria com impacto na sustentabilidade
Serris REIM reforça portefólio com aquisição de 1,7M€ em Oeiras
A obra da Guacolda Energia, empresa Chilena que gere a Central Termoeléctrica onde decorre o projecto, procura “mitigar os efeitos provocados pela seca, que tem levado a um racionamento da água devido à escassez de recursos hídricos, com impacto em sectores da economia chilena onde existem necessidades de abastecimento de água elevadas, como a agricultura”, avança a empresa.
A empresa portuguesa de consultoria e projecto de arquitectura e engenharia, foi seleccionada pela Guacolda para elaborar o projecto base, incluindo as especialidades de Hidráulica, Civil, Estruturas e Eléctrica.
O projecto consiste na construção de uma dessalinizadora e irá contribuir para reduzir o défice hídrico da população local, garantindo a produção simultânea de água potável para uso nos sectores agrícola e mineiro e para o processo de produção de energia. O sistema utiliza os circuitos de refrigeração de água salgada já existentes na central termoeléctrica e permite optimizar o processo de captação de água salgada e restituição de salmoura. De salientar que está prevista a produção de 800 litros de água potável por segundo, podendo chegar até 1.400 litros por segundo.
Para Abílio Castro, responsável pela unidade de negócio de Infraestruturas Hidráulicas da Quadrante, “este projecto é um importante contributo para a sustentabilidade da região ao garantir uma maior eficiência na gestão da água e energia. O tratamento e reutilização dos recursos através de novas infraestruturas hidráulicas, como é o caso da Estação de Dessalinização, são assim passos muito relevantes para a mitigação dos efeitos da seca”, afirma.
A localização da Estação de Dessalinização junto da Central Termoeléctrica de Guacolda permitirá a optimização do seu funcionamento pela utilização dos circuitos de refrigeração existentes, e fornecimento directo de energia eléctrica, o que resultará na minimização do consumo de novos materiais e recursos.