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Cushman & Wakefield nomeia nova Head of Sustainability & ESG

A consultora anuncia a nomeação de Ana Luísa Cabrita como a nova Head of Sustainability & ESG da empresa. Esta contratação surge no âmbito da importância das práticas de ESG na minimização do impacto das acções da empresa e, também, no peso da implementação destas normas no mercado imobiliário

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No âmbito das suas funções, Ana Luísa terá a responsabilidade de desenhar, definir e implementar as estratégias de sustentabilidade e ESG para o leque alargado de clientes da consultora, assegurando também a ligação entre as diversas áreas de actuação, identificação de novas oportunidades e coordenação de projectos de consultoria nas várias áreas de negócio da empresa.

A nova comentou “A sustentabilidade e o ESG não são uma moda, vieram transformar o mercado imobiliário, de forma transversal e irreversível. Vivemos numa época de grandes desafios. Temos que aprender a preservar os recursos que necessitamos, reduzindo o impacte da nossa actividade, para sobrevivermos a longo prazo, sem comprometer o crescimento económico e o bem-estar social, actual e futuro. O sector imobiliário terá que contribuir para esta mudança de paradigma e disponibilizar-se para esta fase de transição. É uma honra integrar uma equipa como a Cushman & Wakefield, e será um prazer ajudar os clientes, a percorrer este caminho que lhes trará, com certeza, valor adicional”, sublinha a nova responsável Head of Sustainability & ESG da Cushman & Wakefield Portugal.

Ana Luísa Cabrita tem uma carreira de mais de 20 anos ligada ao sector da sustentabilidade e antes de ingressar na Cushman & Wakefield, exerceu funções como Head of Environmental and Sustainability Advisory Services na Engexpor, onde foi responsável pela definição e implementação de múltiplos projectos para vários clientes nacionais e internacionais. Antes disso, passou por empresas como a Sonae Sierra, ou, o Instituto Tecnológico de Galícia, e liderou várias iniciativas ligadas à sustentabilidade e projectos de certificação em países como Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Brasil entre outros. Até Setembro deste ano, vice-presidente da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e está activamente ligada a várias organizações nacionais e internacionais.

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CBRE assessora a venda de 180ha de olival

A venda de 180ha de olival localizado em Alcanhões, Santarém, à Aggraria, detida pelo fundo de pensões canadiano OTPP, confirma o interesse dos investidores pelo sector agrícola na Península Ibérica. Esta transacção é um dos primeiros investimentos institucionais em culturas permanentes na região do Ribatejo

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A Trilho Saloio anunciou a venda de cerca de 180 hectares de olival localizado em Alcanhões, Santarém. Esta transacção marca uma redefinição estratégica da empresa, que agora focará 100% da sua atenção na produção de nozes de qualidade na região centro do país. A transacção foi assessorada pelo departamento de agribusiness da CBRE, que em Fevereiro passado também foi responsável pela venda da “Herdade da Zambujeira” do grupo Agrihold a um investidor institucional estrangeiro.

Segundo João Sanches, CEO da Trilho Saloio, esta operação representa “um momento determinante para a nossa empresa, pois permite-nos dedicar toda a atenção à nossa actividade principal de produção e transformação de nozes para abastecer o mercado ibérico”. A Trilho Saloio detém uma participação do capital social da GONUTS Sociedade Agrícola, empresa esta que se dedica ao processamento de lavagem, secagem, calibragem e embalagem de nozes.

Esta transacção é particularmente relevante por ser um dos primeiros investimentos institucionais em culturas permanentes na região do Ribatejo. Para Manuel Albuquerque, Head of Agribusiness para o Sul da Europa da CBRE, “é um passo importante para a região e a confirmação de que Portugal não se limita apenas ao Alentejo e ao Alqueva, que apesar de ser o principal hub agrícola nacional, é já um destino muito concorrido para este tipo de investidores. O investimento institucional tem-se diversificado tanto em culturas como em regiões, e Portugal continua a ser um mercado muito atractivo”.

A operação foi concluída com a Aggraria, detida pelo fundo de pensões canadiano OTPP, cuja venda já havia sido assessorada em 2022 pela CBRE. Segundo Rita Barosa, CEO do grupo, “este investimento faz parte de um caminho de crescimento natural da empresa e é o primeiro investimento numa região com muita tradição na produção de azeite. Continuamos focados em crescer no olival, onde actualmente temos cerca de 7000 hectares de área sob gestão.”

O interesse dos investidores nacionais e internacionais pelo sector agrícola na Península Ibérica tem aumentado significativamente. Nos últimos anos, o número de transacções tem crescido, com a maior parte do volume de investimento concentrado nas regiões de Alqueva e Andaluzia. Entre 2022 e 2024, o investimento total na Ibéria atingiu 4.100 milhões de euros. A profissionalização do sector agrícola tem facilitado a entrada de investidores institucionais. O sector atrai a comunidade investidora devido às rentabilidades atractivas e à possibilidade de desenvolver portfólios diversificados, minimizando a volatilidade e reduzindo a relação risco/retorno das carteiras.

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Socicorreia com novo investimento de 32M€ nos Açores

O grupo empresarial lança SEA LUX 03, o seu novo projecto residencial em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que afirma ser “o maior investimento privado de sempre nos Açores”

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O SEA LUX 03 representa um investimento de 32 milhões de euros, o novo projecto residencial da Socicorreia irá criar 73 novos apartamentos.

Este é o quinto projecto do grupo no arquipélago e o primeiro condomínio fechado da empresa na região, reforçando a sua presença no mercado açoriano e a sua aposta no desenvolvimento urbano sustentável, e que será construído a menos de 100 metros do mar, nas imediações do centro histórico da cidade.

O SEA LUX 03 incluirá 73 apartamentos (tipologias T1 a T3), dois espaços comerciais de grande dimensão e estacionamento privativo para todas as fracções. O condomínio disponibilizará ainda piscina, solário, ginásio e amplas zonas verdes para uso exclusivo dos residentes.

“Acreditamos que este projecto contribui decisivamente para a modernização urbana da ilha de São Miguel, elevando os padrões da construção e da habitação, pois este novo é mais do que um edifício: é um marco de confiança no potencial económico dos Açores”, afirma Custódio Correia, presidente do grupo Socicorreia.

Com valores de lançamento a partir de 295 mil euros, o empreendimento posiciona-se como uma proposta competitiva num mercado em expansão, respondendo à crescente procura por habitação própria e por investimento imobiliário na região.

A construção recorrerá a paredes exteriores em betão armado e revestimentos de alta durabilidade, com foco na baixa manutenção e longevidade estética. Os interiores distinguem-se por soluções de carpintaria de elevada qualidade, armários integrados e cozinhas com design funcional e contemporâneo.

No Continente, a Socicorreia continua igualmente a reforçar a sua presença. Ainda recentemente, no Porto, lançou o Trawler Residence 01, na Avenida da Boavista, num investimento superior a 10 milhões de euros. Este é o segundo projecto do grupo na cidade Invicta, elevando para 35 milhões o total investido, onde se inclui também o edifício Molhe da Montevideu, na Foz do Douro.

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Bowling City Colombo
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Retail Mind reforça presença no sector do lazer com expansão da Bowling City

De acordo com a evolução do mercado em Portugal, há intenção de abrir “uma média de duas/três lojas por ano, já a partir de 2026”, revela Ernesto Martins Farinha, um dos proprietários da Bowling City, enfatizando que a empresa continuará a apostar no conceito “de criação de espaços de diversão familiar para todas as idades”

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A Retail Mind, grupo português especializado na gestão de marcas e projectos imobiliários de retalho, continua a diversificar o seu vasto portefólio, tendo formalizado recentemente uma parceria com a Bowling City, em Portugal.

A Bowling City inaugurou um espaço homónimo no Centro Colombo, em 2013, com uma área de dois mil metros quadrados (m2). Agora, a empresa de Sérgio Cruz e Ernesto Martins Farinha, avança para a expansão em território nacional, contando com a experiência acumulada pela Retail Mind como aceleradora de marcas.

A partir de Junho surgirá uma nova unidade no Tróia Resort, com 200 m2, designada como City Games, o que representa o pontapé-de-saída do plano de expansão. Mas, está já previsto um novo investimento na Região Norte do País, com uma área ainda maior, que inclui pistas de bowling e diversas áreas de diversão familiar.

“A parceria com a Bowling City reforça a nossa aposta na representação de marcas inovadoras no sector do lazer e entretenimento. Este conceito diferenciado em Portugal oferece experiências personalizadas de última geração e espaços pensados para toda a família. Acreditamos que este é apenas o início de um percurso repleto de conquistas e sucessos”, frisa Telma Oliveira, managing director da Retail Mind para Portugal.

O plano de negócios da Bowling City prevê, ainda, a criação da marca City Kids, especialmente direccionada para os mais novos. De acordo com a evolução do mercado em Portugal, há intenção de abrir “uma média de duas/três lojas por ano, já a partir de 2026”, revela Ernesto Martins Farinha, um dos proprietários da Bowling City, enfatizando que a empresa continuará a apostar no conceito “de criação de espaços de diversão familiar para todas as idades, com pistas de bowling, zona de conforto e bar, arcade, realidade virtual e aumentada, jogos clássicos, escape room e espaços com equipamentos infantis únicos”.

O processo de expansão contará com o contributo da Retail Mind, empresa sediada em Vila Nova de Gaia, que trabalha com mais de 125 marcas ao nível global, tendo contribuído para a abertura de cerca de 2.800 lojas em centros comerciais e ruas de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e América Latina.

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Splendouro Village
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Sharp Developers apresenta novo projecto residencial em Vila Nova de Gaia

Integrado na linha Splendouro, o condomínio fechado nasce na Rua da Quinta do Fontão, na zona da Afurada, e conta com um investimento de 20 milhões de euros

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A Sharp Developers acaba de apresentar o Splendouro Village, um novo empreendimento que promete elevar os padrões da habitação de luxo em Vila Nova de Gaia. Integrado na linha Splendouro, o condomínio fechado nasce na Rua da Quinta do Fontão, na zona da Afurada, e conta com um investimento de 20 milhões de euros. Com apenas 29 residências, o projecto distingue-se pela sua arquitectura “sofisticada, acabamentos premium e uma ligação harmoniosa à natureza”.

“Com o Splendouro Village, reafirmamos o compromisso da Sharp Developers em desenvolver projectos residenciais que se destacam pela inovação, sofisticação e rigor na proposta de valor. Num mercado onde os preços sobem, mas a qualidade muitas vezes desilude, oferecemos moradias espaçosas, bem equipadas e inseridas num condomínio privado concebido em torno de um parque central. Trata-se de uma oportunidade rara: casas que entregam, de forma transparente, o valor real do investimento.”, explica Juan Camilo Amaya, director-geral da Sharp Developers.

O Splendouro Village oferece moradias T4 e T5 com áreas interiores desde os 207m2 até os 311 m2, com jardins privativos. Algumas unidades incluem, ainda, piscina. O empreendimento dispõe de uma extensa zona verde interior de 4.858 metros quadrados (m2), desenhada para criar um refúgio de lazer e bem-estar. O parque central inclui percursos pedonais, espaços de descanso, um parque infantil e áreas de lazer, promovendo uma vivência equilibrada entre natureza e urbanidade.

O projecto distingue-se, ainda, pela utilização de soluções tecnológicas de última geração, incluindo automatização inteligente das moradias, sistema de ar condicionado multi-split e um ponto de carregamento elétrico dedicado para veículos em caIntegrado na linha Splendouro, o condomínio fechado nasce na Rua da Quinta do Fontão, na zona da Afurada, e conta com um investimento de 20 milhões de eurosda garagem.

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Cooperativa de habitação Colmeia 6 (Parque das Nações) DR: Créditos
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França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025

Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual, reforça que “a procura internacional não se limita apenas a reformados ou investidores. Uma parte significativa das visualizações vem de utilizadores em idade activa, o que indica um interesse crescente em residir ou trabalhar em Portugal”

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O mercado imobiliário português continua a atrair o interesse de utilizadores internacionais, sobretudo de países com forte ligação à diáspora portuguesa.

De acordo com dados do Imovirtual, no primeiro trimestre de 2025, em especial no segmento de arrendamento e nas faixas etárias mais jovens, os dados revelam que a procura imobiliária continua a ser fortemente impulsionada por países como França e Brasil, com uma média de procura de 16% e 15%, respectivamente. Também a Suíça (11%) e Espanha(10%)  mantêm um interesse significativo, reflectindo o papel ativo da comunidade portuguesa e de perfis de investimento nestes mercados.

“Os dados mostram que a procura internacional não se limita apenas a reformados ou investidores. Uma parte significativa das visualizações vem de utilizadores em idade activa, o que indica um interesse crescente em residir ou trabalhar em Portugal de forma estável, reforçando o país como destino de vida e não apenas de lazer ou investimento”, destaca Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual.

Relativamente à faixa etária mais activa na procura internacional foi a dos 25 aos 34 anos, representando cerca de 31% das pesquisas, seguida pelos utilizadores dos 35 aos 44 anos, com 23%.

Quanto à finalidade da pesquisa por utilizadores internacionais, a compra continua a representar a maioria das visualizações (67,83%), face aos 32,12% da procura para arrendamento. Entre estes utilizadores, este padrão repete-se, com a compra a registar um peso ligeiramente superior (+2%), demonstrando o contínuo interesse do público estrangeiro em investir no mercado português.

Em termos de tipologias mais procuradas pelos estrangeiros os T2 continuam a liderar com 32,38% das visualizações, seguidos dos T3 (22,56%) e T1 (19,08%), reforçando a preferência por casas com dimensões equilibradas. Esta distribuição mantém-se praticamente inalterada quando analisada a procura nacional.

Com base nestes indicadores, o Imovirtual destaca o crescente papel do público internacional no dinamismo do mercado nacional, tanto no segmento de compra como no de arrendamento. Esta tendência reflete não apenas o interesse em investir em Portugal, mas também pode indicar o regresso de portugueses emigrados que procuram habitação no seu país de origem.

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‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários

O edifício, cuja requalificação começou em Fevereiro de 2024, deverá estar concluído em Novembro deste ano. A MAP Engenharia é responsável pela execução da obra e a comercialização, em regime de exclusividade, é da Portugal Sotheby’s International Realty

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O empreendimento “Sousa Martins 17”, localizado numa das zonas “mais nobres” da capital. no eixo entre o Marquês de Pombal, o Saldanha e a Avenida da Liberdade, é o mais recente projecto da JM Investimentos Imobiliários, reconhecida pela gestão de unidades hoteleiras de referência como o Hotel da Baixa e o Blue Liberdade Hotel.

O “Sousa Martins 17” será comercializado, em regime de exclusividade, pela Portugal Sotheby’s International Realty.

“Este é um projecto que reúne todos os elementos que os nossos clientes mais exigentes procuram: uma localização privilegiada, uma arquitectura distinta e acabamentos de excelência. O “Sousa Martins 17” vem consolidar a oferta premium no centro de Lisboa, sendo uma oportunidade única para quem valoriza a combinação entre sofisticação e autenticidade”, sublinha Duarte Marques, director de Empreendimentos da Portugal Sotheby’s International Realty.

Assinado pelo arquitecto Miguel Esteves, este novo empreendimento conjuga a reabilitação de uma fachada clássica com interiores modernos e sofisticados. O projecto oferece 10 apartamentos T3, com áreas a partir de 158 metros quadrados (m2) e distribuídos por seis pisos, todos com varandas ou terraços e estacionamento privado. No último piso, destaca-se uma penthouse única com 285 m2. No piso térreo, existe, ainda, uma loja com 205,63 m² e um logradouro, reforçando a vivência urbana e a valorização do espaço envolvente.

O edifício, cuja requalificação começou em Fevereiro de 2024, deverá estar concluído em Novembro deste ano, com escrituras previstas para o primeiro trimestre de 2026. A MAP Engenharia é responsável pela execução da obra.

Os acabamentos incluem materiais como madeira de carvalho, pedra mármore branco Ibiza e pedra Lioz. Todos os apartamentos foram desenhados com orientação solar nascente/poente e privilegiam a luminosidade natural e a funcionalidade dos espaços.

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Unique Benfica
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Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€

O Unique Benfica fecha “com chave de ouro” a intervenção e urbanização que o Grupo tem vindo a fazer nesta zona da cidade desde 2007. Com conclusão prevista para o final do mês de Maio, já só restam seis unidades T3 para venda do total de 38 apartamentos

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A promotora imobiliária Libertas está prestes a ultimar o empreendimento Unique Benfica, em Lisboa, um projecto que fecha “com chave de ouro” a intervenção e urbanização que o Grupo tem vindo a fazer nesta zona da cidade.

O Unique Benfica é o último projecto da urbanização Benfica Stadium que teve início em 2007 e que inclui, também, o Lux Terrace, o Lux Garden, o Lux Prime e o Upon Lisbon são alguns dos outros empreendimentos desta zona residencial de Lisboa, também assinados pela Libertas, a par do Upon Lisbon, que comprovam o sucesso da aposta nesta localização privilegiada e central na cidade.

Com um investimento de cerca de 100 milhões de euros, a Libertas conclui, assim, em frente ao Estádio da Luz, em Benfica, 435 fracções habitacionais, 129 apartamentos turísticos e dois silos automóveis públicos com capacidade para 600 viaturas, com uma área de construção total de 65 mil metros quadrados (m2).

“O Unique Benfica é a última oportunidade para viver num espaço especial, moderno e com todas as comodidades, num bairro orgulhosamente consolidado com a nossa actuação, ao longo de quase duas décadas, desde o início das obras de urbanização. Queríamos mesmo fechar com chave de ouro e, para isso, tínhamos de apostar num projecto “Unique”, uma chancela de qualidade a que a Libertas já habituou os seus clientes, e o mercado em geral, nos projectos que detêm esta marca distintiva e de qualidade reconhecida”, afirma Pascal Gonçalves, administrador do Grupo Libertas. E acrescenta: “Dentro de portas, este projecto é mesmo muito especial para toda a nossa equipa, já qualquer outro player dificilmente o teria conseguido concluir, dado termos iniciado antes da crise financeira do subprime, que levou à falência da maioria das empresas promotoras portuguesas de grande dimensão”.

Com conclusão prevista para o final do mês de Maio, o Unique Benfica, assinado pelo atelier ARX Portugal, do arquitecto José Mateus, conta sete pisos e tipologias T1 a T4, com áreas que vão dos 70 aos 220 m2. Do total de 38 apartamentos, restam, neste momento, apenas seis unidades T3 para venda.

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Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas

Sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia, a herdade prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros destinados à construção de um Boutique Hotel, de novos lagares de pisa a pé e uma sala de prova

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O Monte da Bica, adega boutique situada no coração do Alentejo, na zona de Montemor-o-Novo, inicia um novo capítulo da sua história que remonta há mais de 100 anos. Sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia, que tem como missão elevar o Monte da Bica a referência de sucesso e sustentabilidade, tanto a nível florestal e agrícola como de turismo, a herdade prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros destinados à construção de um Boutique Hotel, de novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas.

“Estamos a dar início a uma nova fase deste projecto de alma portuguesa e tão profundamente alentejana: o Monte da Bica. Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos, irreverentes e audazes como sempre, que continuam a desafiar convenções e a elevar a percepção dos vinhos da região”, afirma Manuela Pinto Gouveia, proprietária do Monte da Bica. “Contamos também com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita. Ainda este ano abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas. Em 2027, concretizamos um sonho antigo dos meus pais: o hotel. Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, acrescenta.

Desde 1919, a família Pinto Gouveia orgulha-se de ser proprietária desta herdade, conhecida pela sua longa tradição na produção de cortiça e cereais. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica é hoje um modelo de gestão sustentável e diversificado, com actividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, combinando tradição e inovação, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

A empresa está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

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Lionesa Flex by maleo
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Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto

Localizado no coração do Lionesa Business Hub, o “Lionesa Flex by Maleo” disponibiliza soluções personalizadas e adaptáveis, complementando a oferta do Lionesa BH, que agora passa a oferecer desde uma workstation até escritórios corporativos com mais de 10 mil m2

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O Lionesa Business Hub e a Maleo Offices anunciam oficialmente a sua parceria estratégica com o lançamento do inovador espaço “Lionesa Flex by Maleo”, o primeiro centro de escritórios da Maleo Offices no Porto.

Com mais de 1.100 metros quadrados (m2) e capacidade para cerca de 200 postos de trabalho, este espaço representa um novo padrão em escritórios flexíveis, projectado especificamente para atender às necessidades dinâmicas e em constante evolução das empresas actuais.

Localizado no coração do Lionesa Business Hub, o “Lionesa Flex by Maleo” disponibiliza soluções personalizadas e adaptáveis, complementando a oferta do Lionesa BH, que agora passa a oferecer desde uma workstation até escritórios corporativos com mais de 10 mil m2. “A integração deste conceito permite-nos responder à crescente procura por soluções ágeis e adaptáveis, capazes de acompanhar a expansão dos negócios dos nossos clientes”, afirma Eduarda Pinto, directora executiva do Lionesa BH.

“Já com sete centros nas principais zonas empresariais de Lisboa a chegada ao Porto e a parceria com a Lionesa Business Hub surgiu da vontade de nos juntarmos ao dinamismo empresarial e espírito de inovação da cidade invicta. No Lionesa Flex by Maleo oferecemos um modelo único, flexível e descomplicado”, afirma Nishel Rajani, CEO da Maleo Offices.

O espaço conta, ainda, com salas de reuniões com diferentes capacidades, desde ambientes mais intimistas para grupos de seis a oito pessoas até salas maiores, ideais para eventos corporativos, com capacidade até 49 participantes. Além disso, clientes e parceiros terão acesso a serviços premium, incluindo pequeno-almoço, snacks e bebidas ao longo do dia, assim como soluções personalizadas para eventos especiais.

De acordo com Maria João Pinto, senior consultant de Office Leasing no Porto, esta parceria com a Maleo “visa, precisamente, integrar mais um serviço de excelência, flexível e integrado na comunidade Lionesa”.

Esta operação esteve a cargo da consultora imobiliária Cushman & Wakefield, que assessorou o Lionesa Business Hub, reforçando a relevância estratégica desta parceria para o mercado de escritórios no Porto.

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Atenor adquire e lança “Oriente”

Depois da venda do WeelBe à Caixa Geral de Depósitos, “Oriente” é o novo projecto da Atenor em Lisboa. Sem revelar o valor do investimento, a promotora belga anunciou o projecto de uso misto que terá aproximadamente 8.500 m², combinando escritórios e espaços comerciais, bem como quase 1.000 m² de área privada ao ar livre

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A Atenor anunciou a aquisição de um terceiro projecto em Portugal, localizado em Lisboa, Parque das Nações. Este novo investimento segue-se à venda bem-sucedida da WellBe no ano passado à Caixa Geral de Depósitos. Sobre este a promotora belga está “juntamente com o seu parceiro BESIX RED, a supervisionar a conclusão do WellBe, estando a construção prevista para estar finalizada antes do Verão”.

Oriente, o local recentemente adquirido, beneficia de uma localização excepcional, mesmo junto ao centro de transportes multimodais Oriente, em Lisboa. O projecto irá acolher um projecto de uso misto de aproximadamente 8.500 m², combinando escritórios e espaços comerciais, bem como quase 1.000 m² de área privada ao ar livre. A arquitectura já foi aprovada, permitindo um rápido lançamento das obras.

“O projecto “Oriente” representa um próximo passo entusiasmante para a Atenor em Portugal. Após o sucesso do WellBe, orgulhamo-nos de reforçar ainda mais a nossa presença com um novo empreendimento inovador e inovador num dos bairros mais dinâmicos de Lisboa. Estamos ansiosos por entregar um projecto que combine sustentabilidade, inovação e qualidade de vida para os seus futuros ocupantes”, afirma em comunicado Gregory Van der Elst, director nacional Portugal, da Atenor. O projecto terá como objectivo as mais elevadas certificações ambientais e cumprirá integralmente os critérios técnicos da taxonomia europeia.

Portugal continua, assim, a ser um mercado estratégico para a promotora, “um mercado particularmente dinâmico e resiliente para o desenvolvimento imobiliário”.

“Este projecto ilustra como traduzimos a estratégia da Atenor em conquistas tangíveis: desenvolvendo projectos de primeira linha em localizações urbanas privilegiadas, com um forte foco no desempenho ESG”, refere Alexander Hodac, COO da Atenor.

Parceria estratégica para acelerar o crescimento
Em linha com a ambição da Atenor de se concentrar em activos de escritórios “essenciais” e de construir parcerias fortes, o projecto “Oriente” será desenvolvido em conjunto com investidores financeiros. Esta primeira etapa será implementada com a 3D NV e a Midelco NV (juntas detendo 70%), enquanto a Atenor (30%) se manterá como gestora do projecto.

Esta parceria reforça a posição da Atenor em Portugal e confirma a sua estratégia de criação de valor sustentável nos principais mercados urbanos europeus.

“O desenvolvimento do Oriente está perfeitamente alinhado com o nosso plano estratégico de três anos: continuar a reforçar o nosso portefólio de activos de escritórios principais em locais urbanos importantes através de parcerias financeiras”, sublinha Stéphan Sonneville, CEO da Atenor.

A venda do lote de 4.000 m2 no Parque das Nações, que estava na posse de um investidor nacional, foi assessorada pela equipa de Capital Markets da JLL.

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