Arquitectura e design portugueses distinguidos internacionalmente
A arquitectura portuguesa volta a estar em destaque em mais uma edição da Architecture & Design Collection Awards,. Os vencedores da edição de 2022 foram conhecidos no penúltimo dia do ano. Entre os 56 vencedores, distribuídos pelas categorias de arquitectura, design e design de comunicação encontrámos vários projectos nacionais

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A arquitectura portuguesa volta a estar em destaque em mais uma edição da Architecture & Design Collection Awards, uma plataforma internacional aberta à criatividade e ao talento. Os vencedores da edição de 2022 foram conhecidos no penúltimo dia do ano. Entre os 56 vencedores, distribuídos pelas categorias de arquitectura, design e design de comunicação encontrámos vários projectos nacionais.
Com assinatura do atelier A2OFFICE, a Casa da Vilarinha arrecadou o prémio “Gold Winner” na categoria “Private Residence Medium Architecture Built”, enquanto que o já premiado Apartamento CR.IS, também com assinatura deste gabinete, foi distinguido com o prémio “Silver Winner” na categoria “Residential Interior Design Built”.
Também no domínio da Arquitectura o gabinete Paulo Martins Arquitectura & Design viu dois dos seus projectos residenciais distinguidos com o prémio “Gold Winner”, o primeiro atribuído a Madalena House, na categoria “Private Residence Large Architecture Built”, o segundo para a RC House, na categoria Private Residence Small Architecture Concept”.
O terceiro nome que destacamos nesta edição é o de Rui Leão arquitecto português e co-fundador, juntamente com Carlotta Bruni, do gabinete LBA Arquitectura e Planeamento, com sede em Macau , que viu o seu edifício de serviços integrados, construído na zona antiga de Macau distinguido com o prémio “Silver Winner”, na categoria “Industrial Architecture Built”. O mesmo edifício recebeu, em Novembro, o prémio “Conservação do Património Cultural na Ásia-Pacífico”, na categoria de Inovação em Construção, atribuído pela UNESCO.
Na área do Design Portugal também teve em destaque arrecadando três “Gold Winners”. O primeiro na categoria “Facade Lighting Design Built”, atribuído à arquitecta Diana Del Negro da Lightware Architecture, pelo projecto de iluminação de fachadas de dois postos de gasolina da BP.
O segundo, na categoria “Art and Luxury Design Built”, a António Adauta pelos seus Quadros a ponto de Arraiolos baseados em mosaicos de Conínbriga. Por fim, na categoria “Pop-ups Design Built”, à equipa da Impactplan art productins pelo seu projecto Umbrella Sky “Flower Power”.
A Architecture & Design Collection Awards é uma competição anual presidida por um júri internacional que distingue projectos de arquitectura e design que se destacam pela sua “inovação, originalidade, valor estético, funcionalidade e integração espacial”, seleccionados entre centenas de candidaturas oriundas de todo o mundo.