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    Requalificação do Parque Tejo-Trancão arranca em dias

    A Câmara Municipal de Loures aprovou o contrato de empreitada, por ajuste directo, que tem como objectivo a preparação e modelação dos terrenos na zona ribeirinha da Bobadela para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

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    A Câmara Municipal de Loures aprovou o contrato de empreitada, por ajuste directo, que tem como objectivo a preparação e modelação dos terrenos na zona ribeirinha da Bobadela para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

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    O projecto de execução, no valor de cinco milhões e trezentos mil euros (sem IVA), será realizado por ajuste directo, e inclui arquitectura paisagística e drenagem pluvial, abastecimento de água à zona da JMJ por parte dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), bem como trabalhos de estabilidade e apoios de ponte militar. Esta empreitada terá início nos próximos dias, tendo em conta que a primeira fase da transferência dos contentores já se encontra concluída.

    O documento foi aprovado por maioria, com abstenção da CDU e votos favoráveis das restantes forças políticas (PS e PSD), durante a reunião do executivo municipal, presidido pelo socialista Ricardo Leão.

    Em causa estão as obras de requalificação de um terreno de 70 hectares no Parque Tejo-Trancão, a norte da freguesia lisboeta do Parque das Nações, para acolher os eventos principais da JMJ.

    “Será toda a infraestruturação daqueles 70 hectares, onde vão passar grande parte do tempo os peregrinos da Jornada. Basicamente, é terraplanagem, modelagem e infraestruturação”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS), citado pela Lusa.

    Durante a discussão da proposta, a CDU, através do eleito Tiago Matias, demonstrou o seu descontentamento pelo facto de ter sido consultada “apenas uma empresa”, facto que foi negado pelo presidente da Câmara. “Foram consultadas três empresas de renome, mas foi apresentada apenas uma proposta. Nós temos prazos para cumprir. Este processo vai ser depois alvo de análise do próprio Tribunal de Contas (TdC)”, respondeu Ricardo Leão.
    No total, a Câmara Municipal de Loures estima investir 10 milhões de euros na realização da JMJ.

    A Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se entre 1 e 6 de Agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas. As principais cerimónias da Jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e de Loures.

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    Inovação e crescimento na construção metálica e mista

    O XIV Congresso de Construção Metálica e Mista, promovido pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, reuniu durante dois dias, mais de 450 participantes e 45 empresas do sector para debater a inovação na construção metálica

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    tagsCMM

    “É no sector da construção metálica e mista que têm ocorrido os maiores progressos na formação, na investigação, no projecto e na construção. No âmbito das grandes preocupações com as alterações climáticas devemos lembrar que os produtos metálicos são por excelência recicláveis e é o aço que estabelece hoje uma proximidade entre as engenharias e a inovação tecnológica”, afirmou na abertura do encontro António Lamas, presidente da mesa da Assembleia Geral da CMM. Estava dado o mote para o encontro onde se falou de inovação, da importância e da utilização do aço no contexto de emergência climática que vivemos ao mesmo tempo que a pressão urbanística faz-se sentir. Uma dicotomia bem presente no discurso da secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues. “À qualidade da habitação subjaz também a necessidade de garantir soluções arquitectónicas com qualidade, durabilidade e sustentabilidade. Quanto a esta, as questões relacionadas com a transição verde englobam não só os aspectos da transição energética, mas também a necessidade de tornar a nossa economia mais eficiente e circular. Tudo isto aliado à transição digital, reconhecida como o motor de desenvolvimento do sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), é crucial também para se atingirem os objectivos de concretização do PRR na habitação”, afirmou. Maria Fernanda Rodrigues, sublinhou que “para estas respostas a inovação do sector da construção, dos materiais e processos de fabricação e de construção são fundamentais. O PRR e os programas que com ele desenhámos, representam uma oportunidade única para a transformação do paradigma da habitação e com ele da construção em Portugal. E, como oportunidade única é impensável que a desperdicemos”.
    Na sessão dedicada à Economia e Legislação foi feito o balanço a nível económico da conjuntura nacional e internacional do sector, destacando, Luís Simões da Silva, presidente da CMM, o crescimento do volume de negócios de 80% de 2016 para 2022 e o aumento de 25% do volume de exportações no setor, que corresponde a 2,6 mil milhões de euros de exportações, um valor record que relativamente a 2021 acrescentou cerca de 400 milhões de euros de exportações. Para Luís Simões da Silva, “o sector da construção exporta porque desenvolve produtos inovadores e soluções industrializadas que podem ser produzidas em fábrica, transportáveis para um local final de execução e montadas de forma muito eficiente.”
    No primeiro dia do encontro, dedicado à construção modular, foram anunciadas as obras premiadas pelo o Portugal Steel Design Awards – Prémio Nacional 2023 e o Prémio Arantes e Oliveira. O primeiro pretende destacar as obras concluídas nos três últimos anos, ao passo que o segundo destaca o melhor artigo apresentado no congresso e publicado no livro de atas.
    Como vencedor do Prémio Portugal Steell Design Awards 2023 foi distinguida a obra Martifer: Gare Multimodale de Mons, organizado pela SNCB – Société Nationale des Chemins de fer Belges, com engenharia de Bureau Pirnay, arquitectura de Santiago Calatrava Architects & Engineers e Metalomecânica da MARTIFER – Construções Metalomecânicas, S.A.
    O Prémio Arantes e Oliveira foi atribuído ao artigo “Berkeley Hotel – Sequência de Tensionamento da Estrutura Exterior Visível” da autoria de Rui Ribeiro e Nuno Neves da Bysteel.
    O Congresso de Construção Metálica e Mista, promovido pela CMM, é um dos maiores encontros do sector do mundo que se realizou, este ano, em formato presencial e juntou personalidades e empresas portuguesas e internacionais, para abordarem a actualidade sector com sessões de apresentação técnicas, agenda de reuniões bilaterais entre as empresas portuguesas e internacionais, entrega de prémios e a feira de emprego Job Fair

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    Lufthansa Cargo inicia construção de novo hub logístico

    A empresa vai investir cerca de 500 milhões de euros na construção e modernização do Cargo City North. O LCCevolution é o maior projecto de construção do Grupo Lufthansa. As obras deverão estar concluídas em 2030

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    Em Agosto arrancaram as obras de construção do novo armazém vertical de 40 metros de altura, incluindo o sistema de transporte automatizado e os primeiros módulos de construção no norte do aeroporto de Frankfurt.

    Além do novo edifício, os edifícios e armazéns existentes do Lufthansa Cargo Center serão modernizados e/ou substituídos por novos edifícios. Este projecto representa um investimento de 500 milhões de euros, terá uma área de 70.000 metros quadrados e deverá estar concluído em 2030.

    “Com uma participação de cerca de 80% do volume global de carga da Lufthansa Cargo, o hub de Frankfurt desempenha um papel decisivo no sucesso operacional da Lufthansa Cargo”, afirma Ashwin Bhat, CEO da Lufthansa Cargo. A modernização do sistema e os novos edifícios terão um impacto directo na melhoria dos tempos de entrega e vão contribuir para aumentar a eficiência na localização central da Lufthansa Cargo. “Para nossos clientes, isso significa velocidades de manuseio mais rápidas, processos de transporte mais fáceis e uma melhoria na qualidade do serviço”, acrescenta Bhat.

    A implementação e o planeamento detalhado da construção ao longo dos próximos oito anos serão realizados em conjunto com o parceiro de construção Ed. Züblin AG de Frankfurt. A empresa de engenharia mecânica BLEICHERT Automation GmbH & Co. KG é outro dos parceiros na construção do armazém vertical. Enquanto o desenvolvimento dos sistemas logísticos do projecto foi atribuído à io-consultants GmbH & Co. KG.

    Os primeiros dois módulos deverão ser concluídos entre 2023 e 2027. Um desafio extra deste projecto é a sua implementação, em simultâneo, com a operação regular do centro logístico que é um dos maiores da Europa e que opera 24H por dia, sete dias por semana.

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    Montante dos concursos de obras públicas abertos aumenta 73% até Novembro

    Nos primeiros dez meses do corrente ano, o montante total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 2.676 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 33%, face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior

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    Nos primeiros dez meses de 2023, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizou 5.074 milhões de euros, o que corresponde a um expressivo acréscimo de 73%, face ao apurado no mesmo período do ano anterior.

    De acordo com os dados apresentados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e que constam do mais recente Barómetro das Obras Públicas, até ao final de Outubro de 2023, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, ascenderam a 2.026 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 28% em termos homólogos.

    Assim, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade situa-se em cerca de 3.048 milhões de euros, desde o início do ano. Relativamente aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, no período em análise, perfizeram 449 milhões de euros, o que traduz uma variação de +32%(3) em termos homólogos.

    Deste modo, nos primeiros dez meses do corrente ano, o montante total de contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base totalizou 2.676 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento de 33%, face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior.

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    @Alba Barcena

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    Inaugurado primeiro edifício da nova residência da Universidade de Lisboa

    Financiado pelo PRR em 10, 9 milhões de euros, o Edifício 1 conta com 335 camas, das quais 135 são em quarto individual, 180 em quarto duplo, 10 em quarto individual adaptado a portadores de mobilidade reduzida e 10 em apartamento/estúdio T1 duplo

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    A Cidade Universitária, em Lisboa, tem uma nova residência para os estudantes e o primeiro edifício de três já está em funcionamento.

    Financiado pelo PRR em 10, 9 milhões de euros, o Edifício 1 conta com 335 camas, das quais 135 são em quarto individual, 180 em quarto duplo, 10 em quarto individual adaptado a portadores de mobilidade reduzida e 10 em apartamento/estúdio T1 duplo.

    No total, os três edifícios terão um total de 901 camas, e a prioridade na atribuição de cama será dada a estudantes bolseiros deslocados.

    Com assinatura do atelier Saraiva + Associados, este projecto foi concebido como uma unidade de habitação, numa referência à maneira das célebres ‘Unités d’Habitation’. Estes grandes conjuntos de habitação colectiva projectados por Le Corbusier funcionaram quase autonomamente, com as distintas partes funcionais (habitação, comércio, infra-estruturas) claramente organizadas e integradas num único organismo. A residência funcionará também como elemento de ligação e de fronteira entre a paisagem existente do pólo da Cidade Universitária a Norte e do lado da Alameda com a nova praça a Sul.

    Lançado em 2018, o Plano Nacional de Alojamento Estudantil (PNAES), e reforçado em 2019, resulta de um investimento de 516 milhões de euros do PRR. A expectativa é que, até 2026, se atinja as 243 residências (eram 157 em 2021) e para 26.772 camas (eram 15.073 em 2021), um aumento de 78% na capacidade actualmente instalada.

    Em curso estão já 131 projectos que permitirão a intervenção em 18.143 camas, sendo que 19 estão já com empreitada em curso. Seis residências deverão ficar concluídas em 2023 (933 camas), 12 residências ficarão concluídas em 2024 (889 camas) e uma residência ficará concluída em 2025 (530 camas).

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    O Investimento na unidade de Bragança é o mais avultado, na ordem dos 7,3M€

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    Politécnico de Bragança investe 17,9M€ em três residências para estudantes

    O concurso está repartido em três lotes, nomeadamente o lote de Bragança (ao qual está destinada uma verba na ordem dos 7,3 milhões de euros), de Mirandela (5,1 milhões de euros) e Chaves (que deve implicar um investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros)

    Ricardo Batista

    Está formalmente lançado o concurso público com vista à execução dos trabalhos de construção de três residências estudantis da responsabilidade do Instituto Politécnico de Bragança, um investimento estimado em 17,9 milhões de euros.

    O concurso está repartido em três lotes, nomeadamente o lote de Bragança (ao qual está destinada uma verba na ordem dos 7,3 milhões de euros), de Mirandela (5,1 milhões de euros) e Chaves (que deve implicar um investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros). Os responsáveis pela instituição de ensino explicam que os potenciais interessados poderão manifestar intenção de apresentar propostas para cada um dos lotes ou propostas que envolvam mais do que uma obra.

    Os três projectos de arquitectura são assinados pela equipa da VHM e têm, também eles, prazos distintos de execução. No caso da intervenção em Bragança, é esperada que a obra esteja concluída num prazo de 506 dias, ao passo que no caso de Mirandela e Chaves, os prazos estimados são de 447 dias.
    Supressão de necessidades

    Na descrição dos trabalhos, a equipa projectista explica que com este conjunto de trabalhos o Instituto Politécnico de Bragança pretende “suprir uma necessidade sentida há muito de disponibilizar uma maior oferta de alojamento para os seus estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, permitindo-lhes concentrar o foco e a atenção para o desempenho académico”.

    Através deste investimento, acrescentam os responsáveis pelo gabinete liderado por Victor Hugo, o Instituto irá “contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efectiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento, respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes, das instituições e da sociedade e contribuindo de forma significativa para o alargamento da base social do ensino superior, a integração social e académica, o sucesso escolar e a transição para o mercado de trabalho de uma população académica cada vez mais diversa”.

    Bragança
    No caso da infraestrutura de Bragança, a nova residência permitirá disponibilizar 200 novas camas. O projecto, sendo orientado pelos princípios da sustentabilidade (ambiental, social e económica), fortalecerá o compromisso do IPB para o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, alinhado com os objectivos da Agenda 2030. Nesse sentido o projecto opta pelo uso de soluções pré-fabricadas, como é o caso das fachadas e das instalações sanitárias dos quartos. O uso destas soluções torna a obra mais sustentável, barata e eficiente, definindo o processo e etapas de construção, permitindo uma obra realizada num prazo mais curto, a redução de mão de obra e manutenção, bem como o desperdício de materiais.

    Mirandela
    O edifício proposto permitirá disponibilizar 120 novas camas aos estudantes deslocados na cidade e também aos visitantes do IPB. Este aumento no número de camas será uma mais-valia, num momento em que os estudantes apresentam cada vez mais dificuldade em encontrar alojamento a preço acessível e com condições de habitabilidade. O edifício desenvolve-se por três pisos, com as comunicações verticais entre os pisos localizadas de forma a garantir uma circulação fluída, bem como as distâncias necessárias para uma correcta evacuação em caso de emergência. O acesso principal ao edifício situa-se no piso 0 com um acesso pedonal á cota da via pública, através de uma zona de entrada e de espera, que por sua vez faz a ligação com os restantes espaços. Existe ainda um acesso secundário que poderá servir mais directamente o pessoal administrativo, funcionários da residência e também pessoas com mobilidade reduzida.

    Chaves
    O edifício de Chaves terá localização num terreno destinado ao “Campus da Água”, da “Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar”, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Nas imediações do terreno apresenta-se uma paisagem natural de grande interesse, sendo uma zona de serviços ligadas à educação e formação profissional e ao comércio. A construção da nova residência de estudantes permitirá disponibilizar 120 novas camas aos estudantes e visitantes do IPB.

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    Ricardo Batista

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    MAP Engenharia com nova responsável de marketing e comunicação

    José Rui Meneses e Castro, cofundador e managing partner da MAP Engenharia, acredita que “a experiência e competências da Adriana Coutinho serão peças-chave para melhorar a presença da MAP Engenharia no mercado e fortalecer ainda mais a nossa posição entre os líderes na área da construção e reabilitação.”

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    A MAP Engenharia, empresa de construção e reabilitação, anunciou a nomeação de Adriana Coutinho como nova diretora de Marketing e Comunicação.

    “Com uma carreira distinta e sólida no setor do marketing, Adriana Coutinho traz consigo mais de duas décadas de experiência diversificada em várias áreas, tais como branding, estratégias integradas de marketing e comunicação, fundamentais para reforçar o posicionamento diferenciador e líder da MAP Engenharia no seu setor de atividade”, revela a empresa em comunicado.

    Licenciada em Marketing, Comunicação e Relações Públicas pelo Instituto Superior de Novas Profissões, Adriana Coutinho realizou ainda o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa. Anteriormente desempenhou funções de direção na área do marketing e comunicação, em diversas empresas, nacionais e internacionais, de vários setores, destacando-se o imobiliário, IT e FMCG (Fast Moving Consuming Goods).

    José Rui Meneses e Castro, cofundador e managing partner da MAP Engenharia, acredita que “a experiência e competências da Adriana Coutinho serão peças-chave para melhorar a presença da MAP Engenharia no mercado e fortalecer ainda mais a nossa posição entre os líderes na área da construção e reabilitação.” A MAP Engenharia está confiante que a vasta experiência de Adriana na área de branding, marketing e comunicação, aliada à sua visão estratégica, será fundamental para elevar a presença da empresa no mercado imobiliário.

    A empresa tem vindo a crescer de forma sustentada e a consolidar a sua posição no mercado da construção a nível nacional. Com uma faturação anual em 2022 de cerca de 40 milhões de euros, para 2023, estima superar os 50 milhões de euros. Tem atualmente, em produção, uma carteira diversificada de obras superior a 100 M€.

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    Câmara de Vila de Rei lança concurso para construção de 30 fogos a custos acessíveis

    Ricardo Aires, presidente da autarquia vilarregense, afirma que “a construção de mais 30 fogos habitacionais a custos acessíveis vem dar uma importante resposta para um alojamento condigno a famílias com menores rendimentos ou para os mais jovens, que pretendemos fixar e atrair para o nosso território

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    A Câmara de Vila De Rei vai investir perto de 2,9 milhões de euros para a construção de 30 fogos para habitação a custos controlados, tendo para isso lançado já os respectivos concursos públicos.

    No seguimento dos Acordos de Colaboração celebrados entre o Município de Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto de Reabilitação Urbana para a execução do projeto ‘Habitação Acessível’, a autarquia liderada por Ricardo Aires lançou um primeiro concurso alusivo aos lotes 18 e 19, e que engloba a construção de 12 fogos, com um preço base de 1,1M€ e um prazo de execução de 18 meses.

    Por seu lado, a empreitada a executar nos lotes 15, 16 e 17 apresenta um preço base de 1,7M€, com um prazo de execução de 18 meses. A execução destas empreitadas prevê a construção de um edifício de três pisos em cada lote, com duas habitações unifamiliares em cada piso (um T2 e um T3).

    Os interessados devem submeter a sua proposta para o concurso através da plataforma disponível em www.acingov.pt, num prazo de 20 dias a contar do lançamento do Concurso.

    Ricardo Aires, presidente da autarquia vilarregense, afirma que “a construção de mais 30 fogos habitacionais a custos acessíveis vem dar uma importante resposta para um alojamento condigno a famílias com menores rendimentos ou para os mais jovens, que pretendemos fixar e atrair para o nosso território. Esta ação vem colmatar necessidades de habitação existentes no Concelho, com espaços com ótimas condições de habitabilidade a preços acessíveis, reforçando o parque habitacional para famílias que não encontrem respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados.”

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    CTI apresenta novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa a 5 de Dezembro

    A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar novo relatório de “análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” no próximo dia 5 de Dezembro

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    O relatório, que será apresentado em conferência, avalia as várias opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa. As opções estratégicas, nove, incluem uma solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD. No trabalho que tem desenvolvido, a CTI adicionou ainda à lista as opções AHD com o Campo de Tiro de Alcochete; Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

    A avaliação terá por base cinco factores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

    Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis. Findo esse prazo, a CTI elaborará então o relatório final dando por concluído o mandato que lhe foi conferido.

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    Grupo SANA inaugura nova unidade

    O novo Evolution Cascais-Estoril representa um investimento de 30 milhões de euros. É composto por 133 quartos, SPA, quatro restaurantes, para além de amplos espaços para lazer e eventos

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    A nova unidade do grupo Sana toma o lugar do antigo hotel Paris que ali existiu desde 1930, mas apenas o lugar liga as duas unidades. A actual estrutura em betão armado, com fachada metálica, está implantada numa área de 1.562,24 m2 e com uma área bruta de construção de 11.661,92 m2. O novo edifício tem oito pisos, sendo um deles recuado, acima do solo e duas caves.

    Com uma localização privilegiada junto da costa do Estoril, a nova unidade do grupo SANA é um moderno hotel, composto por 133 quartos, incluindo 5 suites, todos com varanda e a maioria com vista total para o mar. O novo Evolution disponibiliza instalações para reuniões, espaços de coworking e uma sala para até 200 pessoas.

    Serviços que são complementados com quatro espaços de restauração, incluindo THE KITCHEN, LIVING ROOM, THE PATIO, e o THE UPPER DECK, que oferecem uma variedade de atmosferas e menus originais, destacando a produção local e colaboração com fornecedores locais como a Pastelaria Garret, a Padaria do Miguel e a Scoop n Dough. A unidade dispõe ainda do SPA Wellness by SAYANNA, com vista panorâmica sobre o Atlântico.

    Esta é a 17ª unidade do grupo hoteleiro que hoje tem operações em Portugal, Alemanha, Angola e França e cerca de uma dezena mais em construção. Já prevista está a abertura do Evolution Valbom, no primeiro semestre de 2024.

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    Alta Velocidade: APA dá parecer favorável condicionado a troço Oiã-Soure

    A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao troço Oiã-Soure,  da futura linha de Alta Velocidade ferroviária que vai ligar o Porto a Lisboa

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    “Ponderando os impactes negativos identificados, na generalidade susceptíveis de minimização, e os impactes positivos significativos perspectivados, emite-se decisão favorável condicionada”, pode ler-se na Declaração de Impacto Ambiental (DIA), consultada pela agência Lusa e citada pelo portal Notícias ao Minuto.

    A DIA sujeita o projecto à adopção da alternativa 2 no trecho Sul, a alternativa 1 no trecho Centro (com respectiva quadruplicação da linha do norte entre Taveiro e Coimbra e ampliação da Estação de Coimbra-B) e alternativa 1 no trecho Norte.

    Recorde-se que o projecto considera várias alternativas de traçado, tendo o Estudo de Impacto Ambiental apresentado, dez soluções alternativas agrupadas pelos três trechos em que se dividiu o projecto, Sul (com 2 alternativas), Centro (com 3 alternativas) e Norte (com cinco alternativas). Paralelamente, prevê ainda a quadruplicação da Linha do Norte, entre Taveiro e a Estação de Coimbra B, que será reformulada para acomodar a Linha de Alta Velocidade.

    “Algumas das alternativas que terão de ser adoptadas vão ao encontro das pretensões dos municípios, sendo excepção o município de Coimbra, no trecho Centro (que preferia outra alternativa), assim como o município de Cantanhede, afectado no trecho norte (que defendia a alternativa 5) e o município de Anadia, que se manifestou desfavorável a todas as alternativas apresentadas.”, refere o Notícias ao Minuto.

    As escolhas das alternativas de traçado escolhidas são aquelas que são consideradas “ambientalmente mais favoráveis”, estando também em causa factores de ordem socioeconómica e de ordenamento de território.

    Para além da adopção deste traçado, o projecto estará sujeito à necessidade de realização de vários estudos de caracterização de zonas ambientais afectadas, sondagens geoarqueológicas, a elaboração de um plano de salvaguarda do património cultural, um plano de gestão e controlo de espécies invasoras em toda a área expropriada, um estudo de impacte social e outro sobre o impacte nas actividades económicas.

    O troço entre Oiã (Oliveira do Bairro) e Soure da futura linha de alta velocidade que vai ligar Lisboa ao Porto deverá implicar um investimento de 1,3 mil milhões de euros. Este troço é denominado “lote B” da ligação entre Porto e Soure, que corresponde à primeira fase da linha de alta velocidade Porto-Lisboa.

     

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