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    Sismos: Engenheiros asseguram segurança em edifícios e infraestruturas

    Os alertas não são de agora mas a discussão volta a assumir papel de destaque a reboque da tragedia que abalou, na última semana, a Turquia e a Síria: a edificação em Portugal continua a não responder às necessidades de reforço da resistência sísmica, nem ao nível das obras de reabilitação nem de construção nova. Especialistas falam em “irresponsabilidade criminosa” por parte dos decisores políticos

    Ricardo Batista
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    Sismos: Engenheiros asseguram segurança em edifícios e infraestruturas

    Os alertas não são de agora mas a discussão volta a assumir papel de destaque a reboque da tragedia que abalou, na última semana, a Turquia e a Síria: a edificação em Portugal continua a não responder às necessidades de reforço da resistência sísmica, nem ao nível das obras de reabilitação nem de construção nova. Especialistas falam em “irresponsabilidade criminosa” por parte dos decisores políticos

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    À data de fecho desta edição, está ainda distante o momento em que serão concluídos os trabalhos de recuperação de sobreviventes e recolha de corpos de quem não resistiu aos efeitos de uma série de sismos e consequentes réplicas que sacudiram a Turquia e a Síria. Na noite de 6 de Fevereiro, ambos os países foram abalados por um potente sismo com 7,8 graus de magnitude, um dos mais fortes registados na região em mais de um século. O abalo ocorreu pelas 4h17 [1h17 em Lisboa] a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O sismo inicial foi sucedido por vários abalos, entre os quais um outro de magnitude 7,5. As réplicas que atingiram a região horas mais tarde causaram ainda mais devastação, sendo que o número de mortos ultrapassa largamente os 10 mil.

    O que [não] está a ser feito
    Esta tragédia, cuja dimensão ainda não é possível apurar com rigor, como tantas outras situações, mais ou menos nefastas, tem o condão de colocar na ordem do dia um conjunto de matérias que parecem arredadas da ordem do dia. A propósito da crise sísmica da Turquia, vários têm sido os especialistas a alertar para o que não está a ser feito no reforço estrutural do edificado existente que possa atenuar, de uma forma mais eficaz, os efeitos da deslocação das placas tectónicas em que assenta o território nacional.

    Vai acontecer
    Havendo certezas, uma delas é de que Lisboa, o Vale do Tejo e possivelmente a região do Algarve vão voltar a sentir um fenómeno semelhante ao que em 1755 destruiu a capital, provocando entre 40 mil a 80 mil mortes no País, 20 mil dos quais em Lisboa. Segundo o simulador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, um novo sismo poderá matar entre 17 mil e 27 mil pessoas, dada a vulnerabilidade de Lisboa, sobretudo ao nível dos edifícios. A grande dúvida é saber quando isso acontecerá. Até lá, há trabalho a fazer como recorda Eduardo Cansado de Carvalho. Para o engenheiro civil, ligado à fundação da Gapres, não sendo possível reduzir a perigosidade de um sismo, é sim possível reduzir a vulnerabilidade do edificado. Em declarações à CNN, Cansado de Carvalho admite que não é possível comparar a situação sismológica e de sismicidade da Turquia com a de, por exemplo, Lisboa, do mesmo modo que não é, todavia, possível comparar a qualidade de construção de Lisboa com a da generalidade do território turco. Contudo, alertou para a necessidade imperiosa de “melhorar a qualidade dos projectos, melhorar a sua fiscalização e melhorar a responsabilização das pessoas que intervêm na construção”.

    “Temos de fazer isso o mais rápido possível. Tem de ser feito em relação aos edifícios novos, aos edifícios que estão por construir e aos edifícios que vão ser reabilitados”, disse. Mais caustico, João Appleton chama a atenção para um conjunto de práticas que colocam em causa não apenas a engenharia como os próprios engenheiros. Para o Investigador Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e antigo conselheiro do Conselheiro do Conselho Superior de Obras Públicas, “em obras particulares e mesmo em muitas obras públicas não são feitas verificações do projecto”. “Como aquilo que se aceita é um termo de responsabilidade, uma declaração em que o projectista diz que cumpre os regulamentos, parte-se do princípio que quem diz e escreve uma coisa destas, não mente. Mas eu acho que os portugueses não são diferentes dos outros e mentem. Mentem muito”. Para Appleton, “os engenheiros são, desse ponto de vista, muito razoavelmente mentirosos. Assinam termos de responsabilidade e violam de forma metódica os regulamentos existentes, fazem batota, sem que isso tenha consequências. Alguns explicarão isto porque os níveis de honorários atingiram a indigência. É curioso que a soma dos valores dos honorários de todos os projectos para uma determinada obra, por exemplo de um edifício valem muito menos que a comissão que é paga à empresa de mediação que fica responsável pela venda dos edifícios. Isto é impensável”.

    O engenheiro civil lembra os resultados de inquéritos recentes que apontam para a desvalorização do mérito. “Os portugueses, em relação ao mérito, são razoavelmente relutantes. Aliás, olhando para algumas das respostas, percebe-se que engenheiros e arquitectos são vistos como alguém que gosta de complicar as coisas, querem ‘coisas a mais’. ‘Que é isso da segurança sísmica? Haverá mesmo sismos ou isso é uma invenção vossa, dos engenheiros?’”, acrescenta. Nos últimos dias, a propósito da capacidade de resposta em caso de ocorrência de um grande sismo, Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico e doutorado em Engenharia Sísmica pelo Imperial College, de Londres alertou para o facto de os principais hospitais da região da capital ou mesmo do Sul do País nunca terem recebido obras de reforço sísmico, correndo o sério risco de colapsar.

    “Receio que, por várias razões, há um conjunto de edifícios que tenham problemas, mesmo com estruturas de betão, tão graves, por vezes mais graves do que edifícios mais antigos”, relatou Mário Lopes também à CNN, recordando que o projecto do Hospital de Todos os Santos, que devia estar concluído em 2022 mas que tão pouco ainda foi começado, e que seria uma unidade de referência na região de Lisboa (vai substituir quatro velhos edifícios, nomeadamente São José, Santa Marta, Dona Estefânia e Capuchos), não contempla nenhum reforço sísmico. “O Governo não está nada preocupado se o hospital de Todos os Santos vai ou não funcionar depois do sismo para acolher todos os doentes que precisam de ser tratados para não morrer. É uma atitude de uma irresponsabilidade criminosa porque vai morrer gente por causa destas decisões que estão a ser tomadas agora”, assegura Mário Lopes, que adianta que a unidade será construída sem isolamento de base, sistema que garante a sua operacionalidade em caso de sismo.

    Hospital da Luz com isolamento base

    Os fenómenos sísmicos são eventos naturais que não são susceptíveis de ser controlados nem previstos com rigor. Uma das formas de prevenção é a aplicação de sistemas de protecção sísmica que permite dar às diversas estruturas uma maior capacidade para resistir às acções sísmicas. Um desses sistemas é o isolamento de base, composto por um conjunto de apoios de borracha que são inseridos na base das estruturas. Se em relação a pontes e infraestruturas são vários os casos em que isso está implementado, em relação a grandes edifícios apenas foram projectados e concretizados dois em todo o país: o complexo do Hospital da Luz, em Lisboa e o Laboratório Regional de Veterinária dos Açores, em Angra do Heroísmo. No caso do Hospital da Luz, cujo projecto da engenharia é assinado por Segadães Tavares, a opção pela instalação de um sistema de protecção sísmica deveu-se ao facto de existirem linhas de metropolitano a atravessar o terreno de construção. Como o Hospital iria utilizar aparelhos de alta tecnologia na área de saúde, onde a precisão das medições é muito exigente, estes não poderiam estar sujeitos a quaisquer vibrações estruturais devido à passagem das carruagens do metropolitano no subsolo. Pelo facto de Lisboa ser uma região sismicamente activa e pelo facto de o dono de obra não querer o registo de quaisquer vibrações estruturais no edifício da residência derivadas do exterior, o gabinete projectista avançou com a introdução do sistema de isolamento de blocos elastoméricos de alto amortecimento, os HDRB. Foram instalados 195 apoios no hospital e 120 na residência, prevalecendo um total de 315 aparelhos de apoios.

    ISQ integra projecto europeu que estuda resposta a catástrofes naturais
    O ISQ vai integrar, juntamente com mais 9 parceiros de cinco países europeus, o projecto OVERWATCH (Integrated holographic management map for safety and crisis events). Coordenado pela empresa italiana ITHACA, este projecto, que conta com um investimento de três milhões de euros nos próximos três anos, irá desenvolver um sistema holográfico integrado para apoio aos operacionais na gestão dos meios de combate a incêndios e inundações, com recurso a inteligência artificial. Para Pedro Matias, presidente do ISQ, “a utilização de algoritmos de aprendizagem automática é da maior relevância no mundo atual. Este novo sistema irá permitir analisar e consolidar dados recebido através da Observação da Terra e por Veículos Aéreos Não-Tripulado, e identificar zonas alvo de catástrofe naturais, por exemplo incêndios florestais e inundações, e até mesmo auxiliar na busca e salvamento. Os algoritmos de inteligência artificial serão, no fundo, utilizados no processamento de dados, permitindo delimitar frentes de incêndio/água, identificar pontos de água, etc., e contribuir para a disponibilização, ao utilizador, de ferramentas de ajuda à decisão. Tudo com o objectivo de fornecer informação relevante e mais detalhada aos decisores no terreno por forma a que a tomada de decisão seja mais rápida, levando a uma gestão mais eficiente dos meios disponíveis. Hugo Silva, investigador do INESC TEC acredita que “o OVERWATCH é um projecto que visa capacitar as equipas de emergência com uma ferramenta avançada de perceção sensorial de elevada resiliência em cenários de catástrofe”.

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

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    Licenciamentos para construções novas caem 9,4% até Junho

    Já no que se refere ao número de fogos licenciados em construções novas, observou-se uma contração de 10,2%, face ao período homólogo, para um total de 12.922 alojamentos

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    Até Junho, o total de licenças emitidas pelas autarquias para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais caiu 9,4%.

    Os dados constam da Síntese Estatística da Habitação revelada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, segundo a qual o consumo de cimento no mercado nacional registou um crescimento de 4,5%, em termos homólogos, nos primeiros 5 meses do ano, perfazendo 1.691 milhares de toneladas.

    Já no que se refere ao número de fogos licenciados em construções novas, observou-se uma contração de 10,2%, face ao período homólogo, para um total de 12.922 alojamentos.
    Até ao final de maio, o valor do novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras totalizou 6.353 milhões de euros, o que
    corresponde a um acréscimo de 34,3%, em termos homólogos.

    Segundo o documento, no que concerne ao valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, verifica-se, em maio, uma valorização de 6,6%, em termos homólogos, em
    face de aumentos de 5,4% nos apartamentos e de 9,5% nas moradias.

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    BEI e ANA Aeroportos com acordo para investimento de 50M€ em infraestruturas de baixo carbono

    Este projecto, com um custo total de mais de 100 milhões de EUR, está incluído no quadro de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica, nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030 e apoiar a transição dos seus parceiros

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    O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a ANA – Aeroportos de Portugal (ANA) assinaram um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de infraestruturas de baixo carbono em nove aeroportos localizados no continente e nas ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto. Este projecto, com um custo total de mais de 100 milhões de EUR, está incluído no quadro de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica, nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030 e apoiar a transição dos seus parceiros.

    No âmbito deste programa, serão implementados sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado às aeronaves parqueadas, que ao desligar os seus motores reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. Este projecto, que prevê ainda a instalação de pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência, revolucionará a paisagem operacional dos aeroportos portugueses. O projeto inclui cerca de 135 posições de estacionamento para aeronaves, e aproximadamente 600 pontos de carregamento.

    Ainda de referir que, no âmbito deste programa, serão implementados sete projetos fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de 12,8MWp, nos Aeroportos ANA para autoconsumo, e que terão um impacte significativo na redução da sua pegada de carbono.

    “Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com o compromisso do BEI de apoiar a ação climática e a sustentabilidade ambiental. O projeto contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, além de melhorar a resiliência operacional e a segurança da infraestrutura da rede aeroportuária de Portugal, afirmou Gilles Badot, diretor de Operações do BEI para Portugal e Espanha.” Temos orgulho em apoiar a ANA nesta transformação rumo a um futuro sustentável.”

    “Esta iniciativa vem reforçar o nosso compromisso NetZero até 2030, nos nossos aeroportos, nos âmbitos 1 e 2, promovendo a descarbonização do setor e a mobilidade positiva. Nos aeroportos ANA e VINCI Airports estamos a atuar de forma acelerada e com os nossos parceiros para obtermos os melhores resultados ambientais. Agradecemos o apoio do BEI e da Comissão Europeia para a concretização deste projeto que trará benefícios tão relevantes, quer ao nível ambiental como operacional”, afirmou Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA, que destacou também o apoio manifestado pelo governo português aquando da candidatura ao programa europeu.

    O projeto será implementado ao longo dos próximos dois anos, e deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF). Esta iniciativa faz parte da estratégia abrangente da ANA para eletrificar as operações de solo aéreo, substituindo veículos com motor de combustão interna e unidades auxiliares de energia de aeronaves por soluções mais sustentáveis.

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    Habitação: Município de Anadia vai investir 3M€ em Sangalhos

    Recorde-se que ainda, no âmbito da ELH, encontra-se a decorrer a empreitada de construção de 16 fogos, no loteamento da Quinta do Rangel, em Ancas, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros também financiados pelo PRR

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    A Câmara de Anadia anunciou esta quinta-feira ter consignado os trabalhos de construção de 21 fogos em Sangalhos, um investimento estimado em 3,1 milhões de euros.

    A Soteol vai ser a empresa responsável pela empreitada, integrada na Estratégia Local de Habitação (ELH) do município do distrito de Aveiro, e que terá uma duração de 15 meses.

    A intervenção, comparticipada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tem como objetivo a construção de habitações para resolver situações de pessoas e agregados familiares que vivem em condições habitacionais indignas, promovendo assim a melhoria da sua qualidade de vida.

    Recorde-se que ainda, no âmbito da ELH, encontra-se a decorrer a empreitada de construção de 16 fogos, no loteamento da Quinta do Rangel, em Ancas, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros também financiados pelo PRR.

    A Estratégia Local de Habitação é um documento que define a estratégia do Município em matéria de habitação e prioriza as soluções habitacionais que pretende ver desenvolvidas ao abrigo do 1º Direito, tendo por base o diagnóstico global atualizado das carências habitacionais.

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    PRR: Comissão assume que será “impossível” cumprir as metas previstas para 2026

    A demora excessiva na emissão de pareceres ou autorizações necessárias para a concretização de investimentos, a escassez de recursos humanos em vários beneficiários intermediários, a falta de regulamentação em alguns sectores, os atrasos nos pedidos de pagamento ou de alteração dos projetos (causados pela ineficácia das plataformas digitais), a não operacionalização do mecanismo do IVA, mas também o facto de alguns concursos terem ficado desertos, levando ao lançamento de novos procedimentos com preços base mais elevados, são os principais entraves à boa execução do PRR

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    O presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência não foi necessariamente taxativo mas, em rigor, nem precisava de o ser. Em conferência de imprensa, onde apresentou o quatro relatório de acompanhamento aos progressos de implementação do PRR, Pedro Dominguinhos assume como “praticamente impossível o cumprimento de todas as marcas e marcos nos prazos previstos, a não ser que exista a conjugação de condições muito favoráveis no tempo”, o mesmo será dizer, uma reprogramação à escala europeia deste pacote de medidas que implique, entre outras medidas, o alargamento dos prazos para lá de 2026.

    O relatório agora conhecido aponta, desde logo, que 27 dos 103 investimentos analisados pioraram o seu estado entre Novembro de 2023 e fim de Junho de 2024. Em detalhe, a entidade presidida por Pedro Dominguinhos considera 31 preocupantes (30%) e nove (9%) críticos, quando no primeiro relatório de 2023 apontava para 21 (23%) investimentos preocupantes e três (3%) críticos.

    É necessário “aproveitar todo o prazo disponível do PRR”, defendeu Pedro Dominguinhos, presidente da CNA-PRR, na apresentação do último relatório de acompanhamento.

    “Temos vários investimentos que se irão concluir por contrato em dezembro de 2025 e é fundamental fazer uma análise”, disse, destacando que o pedido de pagamento previsto para dezembro de 2025 “tem 143 metas e marcos, são mais do que os que já cumprimos até este momento e tem 3.200 milhões de euros envolvidos”.

    Tendo em conta este cenário, Pedro Dominguinhos referiu que seria “adequado que o Governo faça uma análise da exequibilidade ou se eventualmente é possível, garantindo o cumprimento e liquidez necessária, prorrogar três ou seis meses” o prazo, destacando que “esses meses adicionais seriam fundamentais”.

    No relatório, a CNA-PRR recomenda assim que “seja estudada a possibilidade, de acordo com os regulamentos em vigor, e em estreita articulação com a Comissão Europeia, de que os investimentos que tenham como data final dezembro de 2025, possam ser estendidos até junho de 2026, com análise casuística e devidamente justificada”.

    A demora excessiva na emissão de pareceres ou autorizações necessárias para a concretização de investimentos, a escassez de recursos humanos em vários beneficiários intermediários, a falta de regulamentação em alguns sectores, os atrasos nos pedidos de pagamento ou de alteração dos projetos (causados pela ineficácia das plataformas digitais), a não operacionalização do mecanismo do IVA, mas também o facto de alguns concursos terem ficado desertos, levando ao lançamento de novos procedimentos com preços base mais elevados, são os principais entraves à boa execução do PRR.

    De acordo com a Comissão de Acompanhamento, à medida que se aproxima o prazo limite, “é cada vez maior a pressão para que os projetos sejam executados e a atenção à rapidez e qualidade das respostas que os beneficiários intermediários prestam aos finais não deve ser negligenciada”.

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    Grupo Casais lança formação para Técnico Superior Profissional

    O curso tem a duração de dois anos e funciona com a orientação do corpo docente do IPCA e de colaboradores especializados do Grupo Casais, garantindo a partilha de conhecimento e das práticas mais eficientes no setor da construção

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    O Grupo Casais lança a segunda edição do curso de Técnico Superior Profissional em Tecnologias Avançadas de Construção, formação desenvolvida em conjunto com o Instituto Politécnico do Cávado e AVE (IPCA), e que se insere no Programa Mais Futuro Casais, que tem o intuito de investir na atração e formação de talento no setor da construção.

    As inscrições decorrem até 23 de agosto e, à semelhança da primeira edição, estão disponíveis 25 vagas para esta formação que pretende desenvolver competências técnicas na área da construção, nomeadamente construção modular, industrialização e tecnologia aplicada ao setor.

    O curso tem a duração de dois anos e funciona com a orientação do corpo docente do IPCA e de colaboradores especializados do Grupo Casais, garantindo a partilha de conhecimento e das práticas mais eficientes no setor da construção.

    Na última edição 13 dos alunos que frequentaram o curso, terminaram recentemente o estágio em contexto prático de trabalho, em várias empresas do Grupo – Constru, Quadrina, Undel, BluMep, Casais Engenharia e Construção, Carpin, TopBim e Blufab-, em diferentes áreas: técnicos de condução de obra, técnicos de pré-construção, técnicos de orçamentação e preparação, técnicos de desenvolvimento de produto, desenhador/projetista.

    Estas são áreas cruciais no Grupo e onde a empresa tem detetado um maior desafio para encontrar profissionais. Desta forma, o objetivo é colmatar esta dificuldade e, com os formadores da Casais, transmitir os valores e identidade da empresa desde uma fase inicial. Neste momento, a construtora conta com mais de 100 vagas em aberto e 25% representam funções desta área de formação.

    O técnico em Tecnologias Avançadas de Construção será um profissional habilitado a preparar e gerir obras, quer no domínio das técnicas, quer nos procedimentos. Algumas funções passam por analisar projetos, cadernos de encargos e planos de trabalhos de uma obra e colaborar na preparação e compatibilização dos projetos de todas as especialidades, bem como realizar desenhos de execução de obra, fazer modelação BIM e acompanhar a execução dos trabalhos.

    Ao longo do ano letivo, os estudantes desenvolvem projetos cujo objetivo é estimular a criatividade e inovação para que, em paralelo, seja possível aplicar os conhecimentos adquiridos. Terão oportunidade de realizar o estágio curricular de forma direcionada para as saídas profissionais do curso. No decorrer deste estágio, serão acompanhados pelo Centro de Gestão de Carreira do Colaborador, Academia Casais, tutores e orientadores que irão prestar orientação, feedback e apoio no desenvolvimento.

    O Grupo Casais assegura as propinas de todos os alunos durante o primeiro ano do curso e também do segundo ano, no caso dos alunos que concluam com sucesso todas as unidades curriculares do ano anterior. O curso decorrerá em horário diurno e durante o último semestre será realizado um estágio curricular numa das empresas do Grupo.

    No final desta formação, o Grupo Casais contrata os alunos durante um período mínimo de dois anos, alocando tutores da empresa para dar continuidade a este processo de desenvolvimento e desenho de carreira, garantindo a orientação ao longo de todo o percurso com suporte com a equipa de recursos humanos.

    A parceria está inserida no Programa Mais Futuro, do Grupo Casais, que se destina a todos os estudantes finalistas do ensino secundário ou a quem procura fazer reconversão profissional nesta área e que pretende ingressar no setor da construção. O programa e atividades foram pensados de forma a estar alinhados com a cultura do Grupo e proporcionam a oportunidade de aproveitar os conhecimentos do curso em simultâneo com o contacto com ambientes reais de trabalho e a participação em atividades da organização.

    “Acreditamos que o Programa Mais Futuro Casais representa uma oportunidade para todos aqueles que pretendem ingressar no setor da Construção, com a possibilidade de equilibrar a aquisição de conhecimentos de forma mais técnica durante o curso, com alguns conhecimentos práticos e reais, através do contacto com o Grupo e as diferentes atividades da organização. É com muito orgulho que lançamos esta segunda edição do Programa, que representa o sucesso da primeira edição e nos mostra que estamos no caminho certo para apostar na atração e retenção de talento e a investir nas pessoas. Esta formação foi desenvolvida a pensar nas necessidades específicas que encontramos na nossa atividade e pretende mitigar estes desafios do talento no setor.”, comenta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

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    Politécnico da Guarda vai construir residência de estudantes por 3,7M€

    O Politécnico revela que foi também aprovada a candidatura para a requalificação e adaptação em residência de estudantes da antiga Residência da Gulbenkian, agora sob a gestão da Câmara Municipal da Guarda. O IPG recorda que tinha pedido à autarquia a cedência daquelas instalações para as recuperar, tendo a Câmara preferido avançar com o projeto

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    O Instituto Politécnico da Guarda quer construir uma nova residência de estudantes com 151 camas, num investimento de 3,7 milhões de euros (ME) com financiamento já aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

    Em comunicado, a instituição revela que a candidatura apresentada para a construção de uma residência no campus foi aprovada pelo painel de avaliação independente das candidaturas ao financiamento por verbas do PRR.

    A residência que o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) quer construir tem previstas 151 camas, num projeto de 3,7 milhões de euros, que poderão ser financiados até 85% com as verbas europeias.

    “Como o montante máximo elegível para financiamento pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), através do PRR, é de 27.500 euros por cama, a residência do IPG não deverá esgotar o montante de verbas europeias que estará ao seu dispor”, salienta a instituição.

    O Politécnico revela que foi também aprovada a candidatura para a requalificação e adaptação em residência de estudantes da antiga Residência da Gulbenkian, agora sob a gestão da Câmara Municipal da Guarda. O IPG recorda que tinha pedido à autarquia a cedência daquelas instalações para as recuperar, tendo a Câmara preferido avançar com o projeto.

    Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, o parecer positivo do painel de avaliação independente das candidaturas é muito importante, mas importa “que o processo avance rapidamente, uma vez que, como é sabido, as verbas do PRR têm de ser executadas na totalidade antes de 2027”.

    O dirigente assegura que pela parte do IPG está tudo preparado para avançar rapidamente no terreno. “Esperamos e desejamos que do lado da Câmara Municipal da Guarda se passe o mesmo em relação à residência de estudantes que lhe cabe recuperar”, assinala.

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    Alta-velocidade: Governo dá ‘luz verde’ a despesa de 2MM€ para a segunda PPP

    Em causa estará um contrato de concessão “para a conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização do troço entre Oiã [Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro] e Soure [distrito de Coimbra]”, em regime de PPP

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    O Governo autorizou despesa que poderá ir até aos dois mil milhões de euros, para a segunda parceria público-privada (troço Oiã-Soure) da linha de alta velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa.

    De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada na segunda-feira à noite, o executivo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) a realizar a despesa inerente à segunda parceria a (PPP) da linha de alta velocidade, no montante máximo de 1,6 mil milhões de euros (exatamente 1.604.296.194,12 euros).

    Em causa estará um contrato de concessão “para a conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização do troço entre Oiã [Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro] e Soure [distrito de Coimbra]”, em regime de PPP.

    O Governo autorizou também a IP a realizar despesa adicional no montante máximo de 395 milhões de euros (exatamente 395.046.779,01 euros) destinados à “execução dos projetos, expropriações e obras que foram objeto de candidatura a programa de fundos europeus CEF 2 [Mecanismo Interligar a Europa]”.

    De fora da concessão ficará a componente da operação da linha, “sendo esta mantida na esfera do Estado, através da IP, S. A., a qual será remunerada através da cobrança de uma taxa, aos prestadores dos serviços de transporte, pela utilização da infraestrutura”.

    O modelo da segunda PPP da linha de alta velocidade é em tudo idêntico ao da primeira, lançada em janeiro ainda por António Costa (PS), no caso correspondente ao troço entre Porto (Campanhã) e Oiã.

    À data, o executivo socialista aprovou uma resolução em que autorizava 2,14 mil milhões de euros, incluindo possíveis 480 milhões de fundos europeus.

    O concurso público para a concessão da primeira PPP já viu ser entregue uma única proposta, no caso do consórcio LusoLAV, que inclui as empresas Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril.

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    Governo faz reforço de 400M€ para garantir meta de 26 mil casas

    Na cerimónia foram assinados contratos para financiamento total da construção ou reabilitação de 4 483 casas. Destas, 4 130, no valor de 400M€, nos concelhos da Moita, Alcochete, Almada, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Vila Franca de Xira e Seixal, e 355 fogos, no valor de 54M€ nos municípios de Fafe, Guimarães, Lamego e Matosinhos

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    O Governo e 18 municípios assinaram acordos para a construção de 4 483 habitações, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia.

    Na cerimónia foram assinados contratos para financiamento total da construção ou reabilitação de 4 483 casas. Destas, 4 130, no valor de 400 milhões de euros, nos concelhos da Moita, Alcochete, Almada, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Vila Franca de Xira e Seixal, todos na região de Lisboa, e 355 fogos, no valor de 54 milhões de euros nos municípios de Fafe, Guimarães, Lamego e Matosinhos, na região Norte.

    Os contratos foram assinados pelos Ministros Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na cerimónia em que esteve também presente o Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

    Até agora já foram assinados mais de 300 contratos e termos de responsabilidade com os municípios, que representam projectos num valor global de cerca de 720 milhões de euros para construção e reabilitação de mais de 6 700 fogos.

    O Primeiro-Ministro, Luis Montenegro, que presidiu à cerimónia que decorreu na residência oficial do Chefe do Governo, assumiu o atraso no financiamento e salientou que “O Governo tudo está a fazer para o acelerar, para recuperar o atraso e para cumprir a meta temporal sem a qual” os seus fundos não serão pagos a Portugal.

    Recorde-se que foram inicialmente inscrito 1400 milhões de euros no PRR para a construção de 26 mil fogos. O anterior Governo reforçou essa verba em 390 milhões de euros, contudo, o actual executivo constatou que esse valor “não era suficiente”.

    “Precisávamos de mais 400 milhões de euros. Tomámos essa decisão recentemente, o que dá uma ideia do esforço que o Orçamento do Estado (OE) está a fazer para completar o financiamento que não foi devidamente assegurado no PRR. Estamos a falar de 790 milhões de euros que o Orçamento vai alocar a este programa”, sem os quais não só não era possível construir as casas programadas, como não era possível utilizar a verba do PRR.

    Outro dos “entraves” à execução do plano prende-com com o “excesso de burocracia, de procedimentos”, que dificultam a aprovação das candidaturas e, portanto, a execução dos programas. “Não podíamos ficar à espera de que houvesse capacidade de resposta dos serviços para analisar meticulosamente projecto a projecto”, disse.

    Neste sentido, a primeira acção foi negociar com a Comissão Europeia “um instrumento excepcional para ultrapassarmos este problema. Este instrumento, que está subjacente aos contratos agora subscritos, é um termo de responsabilidade que as câmaras assumem de cumprimento de todas as estipulações” a que são obrigadas.

    A lógica é a de “eventuais desconformidades poderem ser corrigidas enquanto o processo anda e as obras estão no terreno. Em vez de estarmos à espera de resolver toda a pequena burocracia, queremos as obras a serem executas e esses problemas resolvidos”, afirmou.

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    Costa Boal investe mais de 3M€ em enoturismo em Favaios

    Além dos cerca de cinco hectares de vinha, o investimento prevê, a recuperação de um edifício que se encontra em avançado estado de degradação, datado de 1920, onde será instalado a unidade turística de 4 estrelas

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    Com experiência na produção de vinhos no Douro, Trás-os-Montes, e Alentejo, a Costa Boal Family Estates prepara-se, agora, para entrar no mercado do enoturismo, com a aquisição da Quinta de Arufe, em Favaios, Alijó.

    Com cerca de cinco hectares de vinha, o investimento prevê, também, a construção de uma unidade turística “de nicho” a partir da recuperação de um edifício que se encontra em avançado estado de degradação, datado de 1920.

    Neste edifício será instalado o hotel de 4 estrelas, com 16 quartos (que terão nomes de castas), que incluirá, ainda, uma sala de provas, uma horta biológica e um restaurante panorâmico, com assinatura de chef. O espaço fica junto à Estrada Nacional 322 e irá promover “a ruralidade e a cultura” desta freguesia do Douro.

    Com este projeto, assente na sustentabilidade, a Costa Boal pretende “promover o contacto directo com a natureza e o Douro, num ambiente familiar e intimista, onde reinem a calma e a tranquilidade, mantendo a aposta em produção de vinhos únicos”. O objectivo é ter uma oferta distinta, capaz de despertar o interesse do mercado nacional e internacional, com foco no Brasil, França e Reino Unido.

    “Queremos potenciar ao máximo o rendimento da exploração da propriedade, aproveitando as características naturais e a sua localização privilegiada, junto à Estrada Nacional 322-3, complementando-a com uma forte componente turística de excelência”, destaca o produtor.

    A arrancar ainda este ano, o projecto está orçado em mais de três milhões de euros e está prevista a sua abertura no início de 2026.

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    Gama de espumas PENOSIL para janelas e portas. A importância de um bom isolamento

    As espumas de poliuretano da Penosil estão a estabelecer novos standards no isolamento térmico.

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    A Wolf Group, marca líder no setor de produtos químicos para a construção, destaca-se neste segmento com a sua categoria de espumas para a instalação de janelas e de portas, proporcionando um nível de eficiência superior.

    Uma das características em maior destaque nestas espumas é a sua elasticidade, adaptando-se às dilatações e às contrações das estruturas, sem perderem a aderência e garantindo uma selagem duradoura e eficaz. Outra vantagem crucial é a baixa pressão de cura, evitando deformações em estruturas frágeis durante a instalação. Esta característica facilita uma instalação mais segura e eficaz para os profissionais.

    Esta gama de espumas de poliuretano da Penosil, especialmente projetadas para a instalação de janelas e de portas, garante a hermeticidade das juntas, evitando as fugas e melhorando, significativamente, a eficiência energética.

    Soluções integrais para a instalação profissional de janelas

    A Penosil está a revolucionar a indústria da construção moderna, oferecendo soluções mais eficientes e sustentáveis para a instalação de janelas e de portas, com benefícios evidentes como o isolamento térmico e acústico, a segurança na instalação e a redução de fugas de ar.

    Descubra a gama de espumas para Janelas e Portas, da Penosil.

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