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    Grupo Gresmanc distinguido pelas suas soluções para fachadas ventiladas

    A “inovação e criatividade” das suas soluções arquitectónicas para fachadas ventiladas valeram ao Grupo a distinção do ‘Alfa de Oro 2023’ um prémio atribuído pela Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro (SECV)

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    A “inovação e criatividade” das suas soluções arquitectónicas para fachadas ventiladas valeram ao Grupo a distinção do ‘Alfa de Oro 2023’ um prémio atribuído pela Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro (SECV)

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    O júri da 47ª edição dos prémios Alfa de Oro decidiu premiar a inovação e criatividade do Grupo Gresmanc no desenvolvimento de soluções arquitectónicas para fachadas ventiladas com o Alfa de Oro 2023. Trata-se de um reconhecimento atribuído pela Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro (SECV) desde 1977 aos projectos mais inovadores em tecnologia e design.

    A mais recente tecnologia utilizada pelo Grupo Gresmanc no fabrico de cerâmica por extrusão permitiu criar soluções únicas no mundo da arquitectura e construção. “A multiplicidade de possibilidades de design oferecidas pela cerâmica faz dela um dos principais materiais no sector da construção, graças ao seu alto desempenho e qualidades físicas em linha com a arquitectura sustentável”, destacou o júri do concurso.

    Os sistemas de fachada ventilada do Grupo Gresmanc também têm a vantagem de serem fotocatalíticos, ou seja, incorporam um princípio activo que actua na presença de luz UV-A natural e artificial e produz uma reacção fotocatalítica em escala nanométrica que resulta em descontaminação, auto – benefícios de limpeza e contribuir para a eliminação do efeito ilha de calor nos centros urbanos.

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    Pedro Sottomayor, novo director criativo da Adico

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    Pedro Sottomayor é o novo director criativo da Adico

    “O objectivo será manter a Adico por outros 100 anos e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais”, refere Pedro Sottomayor sobre o seu novo desafio

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    A marca portuguesa de mobiliário, Adico, integrou Pedro Sottomayor como director criativo. Com um “sólido” percurso no design de produto e uma ligação de longa data à empresa, Pedro Sottomayor assume o desafio de continuar a reforçar a identidade da Adico no cenário do design contemporâneo.

    “É uma grande honra e responsabilidade integrar uma marca como a Adico, com uma carga histórica tão importante a manter, mas explorando novos caminhos. O objectivo já estava definido que será manter a Adico por outros 100 anos, e o que faremos nestes próximos anos será a preparação disso. Encurtando a proximidade com os portugueses e chegando a outros países, com novos produtos de grande qualidade, funcionalidade, e sempre intemporais como a Adico sabe bem fazer”, refere Pedro Sottomayor.

    A relação do novo director criativo com a Adico remonta à sua adolescência, quando, no final da década de 80, vendia cadeiras da marca numa loja de decoração no Porto. Em 2016, essa ligação reforçou-se com a sua vitória no concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo MUDE – Museu do Design para projectar o novo layout, regulamento e mobiliário das esplanadas do centro da cidade. Desenhou algumas das novas peças, produzidas pela Adico, nomeadamente os modelos Maria e Manuel, e foi responsável por coordenar todo o processo. Este percurso culmina com a sua integração oficial na equipa da Adico.

    Natural do Porto, Pedro Sottomayor tem-se destacado no desenvolvimento de projectos inovadores e funcionais. Com formação em design e uma carreira internacional, trabalhou com diversas marcas de renome antes de fundar a MOR design. A sua abordagem ao design combina tradição e modernidade, promovendo a valorização da produção nacional e o uso sustentável dos materiais. Ao longo da sua carreira, colaborou com muitas marcas, empresas e instituições, sempre com o objetivo de criar soluções que aliam estética, funcionalidade e inovação.

    O seu portfólio inclui uma vasta gama de projectos que exploram o potencial de diversas indústrias em Portugal. Entre os exemplos, destacam-se por exemplo a Mèzë, uma marca e linha de produtos desenvolvida do zero, e a cadeira Adagio para a Casa da Música produzida pela Nautilus.

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    Jesús Requena, vice-presidente de Marketing & Estratégia para a Zona Ibérica

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    SE: Jesús Requena assume funções de vice-presidente de Marketing & Estratégia para Zona Ibérica

    Com mais de 15 anos na SE, onde tem desempenhado diversas funções, Jesús Requena é agora responsável por definir e implementar estratégias que reforcem o posicionamento e os atributos da marca, bem como a relação com os clientes

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    Jesús Requena foi nomeado vice-presidente de Marketing & Estratégia para a Zona Ibérica, anunciou a Schneider Electric (SE). Na sua nova função, o executivo vai impulsionar o crescimento do negócio, definindo e implementando estratégias que reforcem o posicionamento e os atributos da marca, bem como a relação com os clientes, encontrando oportunidades-chave em todas as áreas de actividade da empresa.

    Com uma trajectória de mais de 15 anos na SE e uma extensa formação académica como engenheiro e especialista na área de marketing e gestão empresarial, Jesús Requena tem desempenhado funções-chave na empresa. Até à data, era responsável pelo desenvolvimento da divisão Home & Distribution, onde desempenhou um papel fundamental na incorporação de novos modelos de negócio e parcerias.

    Anteriormente, geriu, ainda, a estratégia de marketing e desenvolvimento de negócio de EcoBuilding, a divisão que deu origem à actual Digital Energy, e liderou a estratégia de vendas e canais de DIY e e-commerce.

    “Assumo este novo desafio com grande entusiasmo e com o objectivo claro de continuar a contribuir para o crescimento sustentável do negócio na Península Ibérica. Nesta nova fase, vamos focar-nos em encontrar novas oportunidades para expandir e reforçar a nossa posição no mercado, através de estratégias e ações inovadoras para clientes e parceiros, em conjunto com equipas-chave da empresa, como marketing, comunicação e estratégia,” afirmou Jesús Requena.

    “Contar com uma equipa forte e uma abordagem abrangente que combine inovação, relações com os clientes e execução eficiente é fundamental para o crescimento e a diferenciação no mercado”, acrescentou.

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    Zome quer alcançar volume de negócios acima de 2,500 M€ em 2025

    Também 2024 foi de crescimento com mais de 46,5% sobre o volume de negócios, tendo atingindo os 1,804 milhões de euros e uma facturação que ultrapassou os 40 milhões de euros

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    tagsZome

    Depois de fechar 2024 com um crescimento de 46,5% sobre o volume de negócios, que atingiu os 1,804 milhões de euros e uma facturação que ultrapassou os 40 milhões de euros, a Zome antecipa um novo crescimento para 2025, que deverá, assim, terminar com mais 60 milhões de euros em facturação e alcançar um volume de negócios acima de 2.500 milhões de euros.

    Com novas unidades inauguradas em várias regiões de Portugal em 2024, com destaque para Guimarães, Cascais, Anadia, Póvoa de Varzim, Estoril, Porto e Santa Maria da Feira, a empresa espera abrir 20 novas unidades de negócio, de acordo com o plano de expansão para este ano.

    Segundo a Zome, o mote do ano será “reforçar a capacitação dos actuais e novos profissionais, disponibilizando novas tecnologias e formação avançada, com ênfase na automação e inteligência artificial, para maximizar a produtividade e, consequentemente, os resultados de cada colaborador”.

    Carlos Santos, CEO da Zome, considera que este crescimento reflecte a dedicação “incansável e o espírito de inovação” de toda a comunidade. “Acreditamos que a inovação começa nas pessoas e se alimenta da partilha e da aprendizagem constante. É assim que conseguimos continuar a evoluir, a ser uma referência no sector e a oferecer uma experiência imobiliária cada vez mais simples, personalizada a cada consultor e cliente, sempre alinhada às necessidades de um mercado cada vez mais exigente”, acrescentou.

    Os dados divulgados indicam, ainda, que a rede concretizou 10.108 transacções em 2024, um crescimento de 34,2% em comparação com 2023. Além disso, foram realizadas 10.217 angariações, o que traduz um aumento de 20,51% em relação ao ano anterior. Já no que toca à análise do mercado, o valor médio de transacção situou-se nos 254.914 euros. Face a 2023, a evolução no valor das casas foi ligeiro ao longo do primeiro semestre de 2024 (+0,81%). O segundo semestre trouxe uma dinâmica mais forte, resultando num fecho de 2024 com um crescimento de 6,41%. O valor do imóvel usado desceu cerca de 3,2% face a 2023. Porém, o crescimento global verificado no valor médio de transação ao longo de 2024 verificou-se devido a uma maior quantidade de escrituras de construção nova, o que acabou por equilibrar o resultado final.

    Em relação aos clientes nacionais e estrangeiros, a diferença não foi muito expressiva, mas houve ainda assim um ligeiro acréscimo. Em 2024, 13,2% dos compradores foram estrangeiros, reflectindo o forte posicionamento internacional da Zome, sobretudo nos mercados norte-americano, brasileiro, do Norte da Europa e na Ásia.

    Para 2025, existe uma forte expectativa em torno da Garantia Pública: neste momento, contam-se cerca de 2.300 processos de financiamento em fase inicial de análise e de escolha de casa, destinados a possibilitar o acesso à habitação a famílias jovens, que de outra forma não conseguiriam financiar a sua aquisição. Apesar de ainda ser incerto o desfecho de todas estas intenções de compra (com financiamento na ordem dos 100% ou próximo disso), os próximos meses serão cruciais para perceber quantas destas famílias poderão concretizar o sonho da casa própria.

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    Recorde de participações portuguesas na Bauma 2025

    A participação portuguesa em 2025 atinge os 15 expositores que ocupam 950 m2, o que representa um aumento de 37% em relação à edição anterior

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    Já há mais de 30 anos que Portugal tem representação na feira Bauma em Munique, na Alemanha e, em Abril deste ano, as empresas portuguesas batem os seus recordes não só quanto ao espaço de exposição ocupado, mas também quanto ao número de expositores.

    A participação portuguesa na Bauma, que acontece de 7 a 13 de Abril, torna-se cada vez mais robusta e em 2025 supera-se novamente, atingindo os 15 expositores que ocupam 950 m2, o que representa um aumento de 37% em relação à edição anterior. Apesar deste marco relevante para a indústria portuguesa, o crescimento é ainda paulatino, já que existem listas de espera de empresas tanto para aumentar a área de exibição, como para se estrearem em Munique.

    Em termos de dimensão são as empresas Arcen Engenharia de Vila Nova de Gaia, Ciclo Fapril de Águeda e Stafford Tower Cranes de Nelas (a antiga Soima), que na edição deste ano vão ocupar as maiores áreas, acima dos 100 m2. Entre as que expõem na Bauma há mais de 10 anos sem interrupção estão as empresas Arcen Engenharia, SIRL Simões & Rodrigues e Produtiva.

    Segundo dados publicados pela Bauma, os profissionais procuram, com a presença na feira, essencialmente “cimentar” as relações comerciais e sentir o pulso da indústria com a partilha de tendências e soluções para enfrentar os novos desafios, com a “digitalização” e a “sustentabilidade” a continuar a ter a maior relevância nos fóruns e palestras da edição de Abril.

    Com uma área de exposição exterior que ultrapassa os 600 mil m2, é de referir que algumas empresas começam a montar os seus stands seis meses antes do início do evento, que são transformados em verdadeiros escritórios de vários andares montados fora dos pavilhões e que existe um comboio Bauma Express para circular em toda a área externa de exposição.

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    Fernando Marques assume funções como senior retail consultant na ARetail

    Segundo Gonzalo Salama, director geral da ARetail, a chegada de Fernando Marques representa um “passo sólido e alinhado com nossa estratégia de expansão no mercado português”

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    A ARetail, consultora imobiliária especializada na compra e arrendamento de espaços comerciais para operadores em expansão, investidores, gestores de patrimónios e fundos de investimento, anuncia a incorporação de Fernando Marques como senior retail consultant em Portugal.

    Com mais de 15 anos de experiência nos sectores do retalho e imobiliário, Fernando Marques traz um “profundo conhecimento” do mercado português e uma “destacada” trajectória em gestão e expansão de operações, onde se destaca o seu papel como group sales coordinator na Fitness Hut, onde coordenou a abertura e gestão de clubes em Lisboa e noutras localizações estratégicas, bem como a sua experiência como leasing manager na Sonae Sierra, coordenando e gerindo, em conjunto com a direcção de centros comerciais, a entrada de marcas no território português.

    Fernando Marques é Engenheiro Industrial pela Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e possui um amplo conhecimento das localizações estratégicas em Lisboa, Porto e noutras regiões de Portugal. A sua capacidade de identificar oportunidades-chave e a sua experiência em negociação de espaços comerciais tornam-no um activo essencial para a ARetail na sua estratégia de expansão.

    A chegada de Fernando Marques representa um passo significativo na estratégia de crescimento da empresa em Portugal. Segundo Gonzalo Salama, director geral da ARetail, a chegada de Fernando Marques representa um “passo sólido e alinhado com nossa estratégia de expansão no mercado português” e cuja experiência irá “contribuir para o crescimento e sucesso contínuo” da empresa.

    Por sua vez, Fernando Marques afirma que o seu objectivo passa por “fortalecer ainda mais a nossa presença no mercado imobiliário comercial do País”.

    A ARetail continua a consolidar a sua presença no mercado imobiliário português, ampliando o seu portfólio de espaços comerciais intermediados. A empresa reforça a sua actuação com novas localizações estratégicas em diferentes regiões do País, fortalecendo a sua posição como referência no sector. Entre os novos espaços comercializados destacam-se a Rua Augusta 97, em Lisboa, a Avenida da Liberdade 709, em Braga, e a Rua de Santa Catarina 360, no Porto.

    Em 2024, ARetail assinou um total de 168 operações de agência e investimento entre Espanha e Portugal, intermediando 88.768 metros quadrados (m2), o que representa um aumento de 60% em relação ao ano anterior, alcançando mais de 35 cidades.

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    Pedro Cabral, director negócio PRO na Leroy Merlin (créditos: Frederico Weinholtz)

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    Negócio PRO da Leroy Merlin ultrapassou 200 M€ de facturação

    Pedro Cabral, director negócio PRO na Leroy Merlin, falou com o CONSTRUIR sobre o crescimento “consolidado e extremamente positivo” deste segmento em Portugal, que já ultrapassou os 45.000 clientes activos, presentes nas suas 49 lojas físicas e online, traduzindo-se numa facturação que excede largamente os 200 milhões de euros

    Lançado no final de 2022, a área de negócio PRO da Leroy Merlin tem ganho um peso crescente nos resultados do grupo em Portugal. Pedro Cabral é o director negócio desta área e confirma ao CONSTRUIR o crescimento “consolidado e extremamente positivo”, desta vertente de negócio do grupo. “Temos registado progressos significativos, acima da média, tanto em número de clientes como em volume de vendas. A nossa estratégia baseia-se num suporte robusto ao cliente profissional, o que nos permitiu expandir as nossas equipas. Contamos actualmente com mais de 500 colaboradores dedicados a este segmento”, justifica o director. Contas feitas, “ultrapassámos os 45.000 clientes activos, presentes nas nossas 49 lojas físicas e online. Este crescimento traduziu-se numa facturação que excede largamente os 200 milhões de euros, plenamente alinhada com os objectivos traçados. Acreditamos que o sucesso do segmento PRO assenta, acima de tudo, na escuta activa das necessidades do cliente profissional e na nossa capacidade de oferecer soluções que vão ao encontro dessas expectativas, seja através da diversificação da gama de produtos, da oferta de serviços específicos ou da disponibilização de formação”, afirma Pedro Cabral.

    A expansão do segmento PRO continua de forma consistente no contexto internacional, alinhada com a estratégia global do grupo. Em países como Espanha e Polónia, o serviço já está amplamente consolidado, enquanto outros mercados, como França, Brasil, Itália e Roménia, têm apresentado um crescimento expressivo

    Vasta gama é valorizada

    O responsável resume a três os factores que mais têm contribuído para esta área de negócio “atendimento personalizado, por equipas dedicadas, com formação especializada, que garantem um suporte próximo e eficaz. A disponibilidade de uma vasta gama de produtos é também muito valorizada, permitindo que os profissionais encontrem tudo o que precisam num único local, o que facilita a gestão dos seus projectos. Adicionalmente, a agilidade no processo de compra e a possibilidade de realizar devoluções de forma rápida e simples tornam a experiência mais prática e eficiente”, refere Pedro Cabral.

    O portfólio de clientes integra micro, pequenas e, na sua maioria, médias empresas, tirando partido do facto do sector em Portugal ser constituído 98% por empresas de menor dimensão. Mas entre os seus clientes estão também “grandes organizações”, sublinha o director de negócio. “Conseguimos atender tanto a pedidos de pequenas quantidades, frequentemente requisitados por micro e pequenas empresas, como a encomendas de grandes volumes, típicas de empresas de maior dimensão ou de projectos de maior escala. Esta flexibilidade e versatilidade garante que conseguimos dar resposta e satisfazer as exigências de todos os nossos clientes e acaba por nos beneficiar nos processos de selecção de um parceiro para diferentes projectos”, garante.  “Ao mesmo tempo, não excluímos outros segmentos de clientes, que valorizam factores como a disponibilidade de produtos, preços competitivos e serviços associados, elementos em que também nos destacamos. A fragmentação do mercado em Portugal, com a predominância de pequenas empresas, é um cenário onde a capilaridade nacional da Leroy Merlin, aliada à capacidade de oferecer soluções integradas, nos permite ser uma referência. É exactamente esta abordagem que tem contribuído para o nosso sucesso”, sustenta Pedro Cabral.

    A expansão do segmento PRO continua de forma consistente no contexto internacional, alinhada com a estratégia global do grupo. Em países como Espanha e Polónia, o serviço já está amplamente consolidado, enquanto outros mercados, como França, Brasil, Itália e Roménia, têm apresentado um crescimento expressivo. Embora o nível de maturidade deste negócio varie de acordo com o mercado e o contexto de cada país, os resultados são encorajadores e a Leroy Merlin continua confiante no futuro deste segmento e na sua capacidade de criar valor em todos os mercados onde opera.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    Sonae integra S&P Global Sustainability Yearbook

    Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 sectores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial

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    A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, ranking anual que reconhece as empresas que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa a nível mundial. Este reconhecimento reflecte o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável dos seus negócios e a implementação de práticas inovadoras e responsáveis ao nível ambiental, social e de governança (ESG).

    Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 sectores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial. Os membros do S&P Global Sustainability Yearbook são seleccionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024, ou CSA Score. Para serem listadas no Yearbook, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu sector e atingir uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa com melhor desempenho do seu sector.

    “Este reconhecimento da S&P Global reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras. Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”, afirma Sónia Cardoso, directora de Sustentabilidade da Sonae.
    A estratégia de sustentabilidade da Sonae assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano.

    Gerir com critérios ESG
    A estratégia de sustentabilidade da Sonae introduziu formalmente critérios ESG nas decisões de investimento e de gestão. A Sonae pretende liderar através de uma gestão responsável, ética e transparente, privilegiando requisitos ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão ao nível do portefólio actual e futuro. Assim, a Sonae tem critérios ESG sistémicos na due dilligence dos investimentos, procurando investir em negócios com elevados níveis de sustentabilidade.

    O grupo assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040 e de agir proactivamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3, ou seja, na de cadeia de valor. A Sonae, através das suas empresas, tem metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa, alinhadas com, e progressivamente, validadas pela ciência. As acções de mitigação e adaptação às alterações climáticas definidas estão a ser complementadas pela compensação de emissões inevitáveis.

    O Grupo e os seus negócios estão empenhados em contribuir activamente para o objectivo global “nature positive”, procurando travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030, em assegurar zero desflorestação nas operações e na cadeia de abastecimento e em agir na protecção e na eficiência da utilização dos recursos hídricos, promovendo a conservação, o restauro e regeneração dos ecossistemas naturais.

    A Sonae está também a realizar uma forte aposta na circularidade dos seus negócios. As várias unidades do Grupo estão empenhadas em aumentar a circularidade dos seus negócios, promovendo novos modelos de produção e consumo em que os resíduos e a poluição são progressivamente eliminados, a vida dos produtos, subprodutos e materiais é prolongada e os sistemas naturais são preservados e regenerados, contribuindo para a eficiência da utilização dos recursos e dos processos ao longo da cadeia de valor.

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    Reynaers Aluminium lança BIM Studio em Portugal

    O BIM Studio é um configurador gratuito que facilita a criação de modelos BIM mais detalhados e precisos e que permite a arquitectos e projectistas configurar janelas, portas e janelas de correr com base nos sistemas da Reynaers

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    A digitalização do sector, a obrigatoriedade da utilização de ferramentas BIM em muitos mercados e as exigências cada vez maiores em termos de sustentabilidade e eficiência operacional têm vindo a redefinir a forma como arquitectos e projectistas desenvolvem e gerem os seus projectos. Neste contexto, a Reynaers Aluminium introduz agora no mercado português BIM Studio, um configurador gratuito que facilita a criação de modelos BIM mais detalhados e precisos. Dia 5 de Março decorre um webinar que pretende esclarecer dúvidas quanto à configuração de modelos BIM com BIM Studio.

    À medida que os projectos avançam da fase de conceito para a fase de design, surgem configurações mais complexas, às quais a biblioteca padrão não consegue responder de forma eficaz. É a esta premissa que BIM Studio vem responder, proporcionando uma nova dimensão de flexibilidade e autonomia.

    “Temos colaborado em projectos que já utilizam esta metodologia a um nível muito avançado e que ajudamos a explorar em Avalon. Continuamos a constatar que é possível mitigar desvios de orçamento e planeamento se reunirmos todas as partes, prévia e simultaneamente, para explorar conjuntamente o projeto virtual”, afirma Marta Ramos, directora de marketing da Reynaers Aluminium e Forster Profile Systems para o mercado português, que acredita que “a metodologia BIM será impulsionada não apenas pela obrigatoriedade, mas pelo valor que realmente acrescenta aos projectos”.

    Gratuito, este permite a arquitectos e projectistas configurar janelas, portas e janelas de correr com base nos sistemas da Reynaers para uma experiência de design integrada e orientada para o detalhe, podendo, ainda, ser utilizado como suplemento ao Revit.

    É possível escolher a grelha preferida, adicionar aberturas, seleccionar perfis específicos e simular diferentes opções de cores. Durante o design, pode ajustar-se de forma flexível as ligações ao edifício, enquanto o valor Uw é automaticamente calculado. Finalmente, os modelos configurados podem ser directamente importados para o software de estudo e orçamentação da marca, onde podem ser verificados, enriquecidos em detalhe e inseridos novamente no projeto BIM do edifício.

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    Remax: 2024 foi o “melhor ano de sempre” em volume de preços

    O ano fechou com um aumento de 12,8% em transacções e um incremento de 24,5% no volume de preços, chegando aos 7,12 mil milhões de euros, superando o ano de 2022 em 2,7%

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    A Remax fechou o ano de 2024 com um aumento de 12,8% no volume de transacções e um incremento de 24,5% no volume de preços. Com cerca de 7,12 mil milhões de euros de volume de preços este foi, segundo a rede imobiliária, o “melhor ano de sempre”, superando o ano de 2022 em 2,7%.

    Para a CEO da Remax, Beatriz Rubio, “em 2024 o mercado de mediação imobiliária revelou-se bastante dinâmico e a empresa alcançou o seu melhor ano de sempre nas diferentes variáveis analisadas, como volume de negócios, de transacções, número de profissionais e agências em actividade”.

    Os dados revelam, também, que Dezembro foi o melhor mês de sempre, com 2,9% acima do anterior recorde registado (Dezembro 2021), assim como o melhor quarto trimestre de todos os anos de operação da marca no mercado nacional, o que revela uma “trajectória bastante favorável e que abre boas perspectivas para 2025”, acrescenta Beatriz Rubio.

    No que concerne aos compradores, os portugueses continuam a ser quem mais adquire ou arrenda casa, tendo sido responsáveis por 77,5 % das transacções no ano passado. No que se refere ao investimento do cliente estrangeiro, em 2024 os profissionais da Remax transaccionaram com 108 nacionalidades estrangeiras. Em evidência estiveram os brasileiros, representando já 7,1% do total do volume transacções. Destaque, ainda, para os clientes angolanos (1,7%), norte-americanos (1,4%), ingleses (1%) e franceses (0,9%) que fecham o top 5 das nacionalidades estrangeiras que mais imóveis compraram à Remax em 2024.

    Os dados agora apresentados mostram que, por concelho, Lisboa lidera o ranking do volume de transacções de imóveis, registando 10,2% do peso total nacional, seguido por Sintra (5,9%), Oeiras (3%) e Cascais (2,9%). Em 5º e 6º lugar surgem Vila Nova de Gaia (2,6%) e Porto (2,4%), respetivamente, concelhos representativos do norte do país. Loures (2,4%), Almada (2,3%), Amadora e Odivelas (2,2% cada) fecham o ranking.

    Outro dos destaques do ano passado foi a aposta no capital humano, reforçado na rede ao longos dos 12 meses de 2024, alicerçada na expansão da marca no território nacional. Desta forma, os dados mostram que a equipa comercial aumentou, passando de 10.498, em 2023, para os 10.818 em 2024, num total de profissionais da rede que supera largamente os 12 mil.

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    Dyrup elege a cor do ano 2025

    A PPG Dyrup acaba de eleger a cor do ano 2025, Violet Faisan CH2 0514. Um tom que traduz o calor e o mistério entre o azul e o vermelho e que se distingue pela capacidade de criar atmosferas sofisticadas, promovendo simultaneamente a criatividade e a tranquilidade

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    O Violet Faisan, identificado pelos especialistas de cores e tendências da PPG Dyrup, caracteriza-se por ser uma tonalidade versátil para interiores e exteriores, associado tradicionalmente à introspecção e ao bem-estar. Nos espaços de convívio, como a sala de estar, oferece uma atmosfera acolhedora e elegante, enquanto nos ambientes mais reservados, como o quarto de dormir, potencia um efeito calmante. Aplicado como cor de destaque ou em monocromia, confere profundidade e requinte aos ambientes, realçando os elementos decorativos.

    “A apresentação da cor do ano representa a oportunidade que a Dyrup proporciona aos seus clientes para dar uma nova vida às suas casas. Uma mudança de cor e a conjugação de novos apontamentos de decoração são os primeiros passos para uma casa com um novo brilho. O Violet Faisan, um reflexo do nosso tempo, das nossas emoções e necessidades, representa o equilíbrio entre a criatividade e a serenidade, proporcionando um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, sofisticado. Esta tonalidade versátil permite que o cliente explore infinitas formas de decoração, seja em combinações subtis ou como protagonista de um espaço.”, refere Bruno Toscano, Brand Manager da PPG Dyrup.

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