Trienal e Forecast apresentam ‘Takeover Fest’
O festival, que conta com oito iniciativas portuguesas que respondem a desafios urbanos, ecológicos e sociais, desenvolvendo projectos inovadores em várias campos de acção, decorre nos dias 29 e 30 de Abril, no Palácio Sinel de Cordes
CONSTRUIR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
Remax lança novo departamento de Inovação
MELLO RDC entrega primeiras chaves do empreendimento ‘Quarteirão Inglês’
OLI estreia produção de autoclismo reciclado
JLL com nova sede a Norte e aposta em nova estrutura de liderança
Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica
Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa
Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025
No fim-de-semana de 29 e 30 de Abril, a Trienal e a Forecast apresentam o ‘Takeover Fest’, um festival com iniciativas portuguesas que respondem a desafios urbanos, ecológicos e sociais, desenvolvendo projectos inovadores em várias campos de acção.
O programa faz parte da plataforma europeia financiada pela Europa Criativa, LINA, convidando um agente cultural membro desta rede a ocupar o Palácio Sinel de Cordes. Nesta estreia, a Trienal é uma das iniciativas participantes sentando-se à mesa com as outras oito.
A abordagem da Forecast é como um processo de desenvolvimento prototípico, em que cada projecto é sondado para identificar as suas qualidades particulares, força e potencial. A Forecast é, também, propulsora de projectos colaborativos com múltiplos parceiros institucionais, tais como Driving the Human (2020-2023) e Housing the Human (2018-2019).
São oito as iniciativas nas áreas das artes, design e arquitectura com forte componente participativa em destaque no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa:
Abrigo é um atelier de micro-arquitectura e de projectos de arquitectura efémera destinado a promover a formação em autoconstrução e a reinterpretação de materiais naturais / vernáculos como terra ou palha, numa perspectiva contemporânea;
Atelier MURO, que concebe projectos de arquitectura com os resíduos materiais que advêm da construção, para tornar a construção mais circular e sustentável. Numa abordagem bottom up activam espaços, de forma orgânica, informal e inclusiva, para recriar ligações na comunidade e, tornar acessíveis espaços desocupados;
Conectar Lisboa, que cria caminhos ou passagens pedonais para reduzir as distâncias para peões nos grandes quarteirões da cidade e gerar interesse turístico-arquitectónico de explorar as traseiras dos edifícios na cidade. Esta iniciativa visa facilitar a mobilidade pedonal tendo por base uma investigação sobre a cidade dos 15 minutos.
Cresc(h)e na Rua!, um desafio participativo lançado à sociedade civil para “reedificar” a infância em espaços exteriores actualmente muito carenciados. Um projecto promovido pela cooperativa Bicicultura dedicado à mobilidade, urbanismo, educação, ambiente e economia.
Krv Kurva Innovation Design Social & Circular Laboratórios Locais, um estúdio que desenvolve em simultâneo a reutilização de materiais têxteis, plásticos e seus derivados e a formação e capacitação de grupos vulneráveis, especialmente as mulheres com mais de 50 anos na Comunidade de Marvila da AGIR XXI;
Novonovo, plataforma da cooperativa materialateral que promove e facilita o acesso a materiais marginalizados ou inutilizados que conservem as qualidades necessárias à sua reutilização. Conta ainda com o apoio de uma rede de profissionais para o desenvolvimento de todas as fases do projecto, da concepção à montagem in situ.
PADA Studios, um hub criativo dedicado à criação e apresentação de projectos de artistas emergentes e já estabelecidos nacionais e internacionais. Situado no Barreiro na baía a sul de Lisboa, foca-se na exploração e regeneração de um território industrial e de um sistema de armazéns que pertenceu à indústria têxtil da CUF;
Sê Bairrista, desenvolve acções com a comunidade local para requalificar o espaço público do Bairro dos Alfinetes (Marvila). Desde 2020 foram realizadas 5 intervenções com mais de 2000 participantes: parque infantil, requalificação de praceta, transformação de dois descampados em jardins comunitários e programação do festival Co.Cidades.