
CONSTRUIR
Prémios CONSTRUIR 2023 entregues esta 2ª feira
“A Passive House já não é futuro, é o presente”
Faro celebra 2ª edição do ‘The Modernist Weekend’
Maxfinance lança ferramenta online para ‘check-up’ financeiro
Sotecnisol apresenta plataforma agregadora para ‘smart cities’
Projecto de reabilitação na Foz do Douro
Fercopor lança empreendimento de 40 M€ no Porto
Estudo: Condições de habitação influenciam saúde mental dos jovens na Europa
OE24: Proposta “esquece” redução da taxa de Iva na construção nova
Mais oito estações ferroviárias no Revive Natureza (actualizada)
A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em colaboração com o Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), promoveu o seminário “Novos Desafios da Gestão do Talento (Jovem)”, dirigido aos empresários da fileira da madeira, no âmbito do encerramento do projecto de empreendedorismo jovem “Sketch Wood & Furniture”.
Com o objectivo contribuir para a “capacitação dos jovens estudantes e empreendedores, apoiar novas ideias de negócio em áreas criativas e tecnológicas, identificar e responder a desafios do sector, dinamizar a inovação através de processos de co-criação, acelerar novos projectos empresariais e lançamento de novas start-ups”, o programa de empreendedorismo foi dirigido a estudantes das regiões Norte e Centro para aceleração de projectos empresariais nas indústrias criativas, do design e da tecnologia, aplicados ao sector da madeira e mobiliário.
No âmbito do projecto foram desenvolvidas diferentes iniciativas desde Concursos de Ideias, Bootcamps, Workshops, Acções de Mentoria, entre outros, com atribuição de bolsas e prémios para os alunos, de modo a apoiar no amadurecimento dos seus projetos empresariais. Os jovens empreendedores tiveram, ainda, a possibilidade de interagir com mentores especializados durante as acções.
O projecto SketchWood & Furniture recebeu mais de 30 ideias, das quais 20 foram seleccionadas. Destas, quatro ideias de negócios foram premiadas com o valor de cinco mil euros cada, para a criação do seu negócio.
Por ocasião do seminário de encerramento do projecto, Carla Vale, delegada regional do Norte no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), falou das novas competências que são e serão necessárias para desenvolver, atrair e capacitar os jovens para o sector da madeira. “Profissionais qualificados são os mais procurados e principalmente quando associados à sustentabilidade, que aporta mais inovação e melhora a competitividade das empresas. É preciso investir muito no ensino profissional e na melhoria das competências, seguindo o que na União Europeia nos é exigido” e reforçando a importância do Ano Europeu das Competências, concluiu.
A mudança do paradigma de liderança foi também ele um dos motes do debate, onde também se falou de sustentabilidade financeira das marcas e de como estas são construídas de dentro para fora. Quanto aos novos talentos, Paula Arriscado, directora da Direção Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano, lembrou que talento jovem não é só sinónimo de juventude. “Temos os jovens maduros que adquirindo novas competências são os novos “talentos jovens””.
Seguiu-se o debate com um painel onde participaram Catarina Domingos, Luís Sottomayor, Margarida Ferreira da Silva e Pedro Miguel Silva, onde partilharam a sua experiência e conhecimento sobre este tema de grande relevância para as empresas do sector.