Vanguard Properties e holding de José Maria Ferreira adquirem totalidade da Covipor
A aquisição resulta do consórcio entre a promotora e a Permanente, do empresário José Maria Ferreira, que celebraram um sales & purchase agreement (SPA) para adquirir 100% do capital da Companhia Vidreira do Porto (Covipor), ao Grupo Saint-Gobain. Desde 2021, este é o terceiro investimento estratégico da Vanguard Properties na construção industrial portuguesa

CONSTRUIR
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
A Vanguard Properties, em consórcio com a Permanente, do empresário José Maria Ferreira, celebrou um sales & purchase agreement (SPA) para adquirir 100% do capital da Companhia Vidreira do Porto (Covipor), ao Grupo Saint-Gobain.
Dependente da aprovação das autoridades competentes, esta operação cimenta a aposta da divisão de private-equity da Vanguard no sector da construção industrial portuguesa, estratégico para o desenvolvimento dos seus projectos futuros e em execução, nomeadamente o Terras da Comporta e o Muda Reserve. Em 2021 e 2023, a Vanguard Properties investiu 55 milhões de euros nas empresas Kozowood e Ecosteel, respectivamente.
Com esta aquisição, a Vanguard Properties assegura autonomamente a produção de vidro temperado e de vidro duplo para os seus edifícios de luxo, caracterizados pela luminosidade, amplas vistas e harmonia com o meio ambiente em que se inserem, dependentes de janelas e de caixilharias de elevada qualidade.
Para José Cardoso Botelho, ceo da Vanguard Properties, esta operação resulta do objectivo conjunto para que os projectos da promotora sejam “reconhecidos mundialmente”, além de “contribuir para a economia nacional na sua fase de projeto e execução, recorrendo a matérias-primas e conhecimento português”.
Localizada em Santo Tirso, a Covipor, cuja facturação anual ronda os 20 milhões de euros, emprega cerca de 100 trabalhadores e é uma empresa de referência nas áreas da transformação e distribuição de vidro plano e montagem em obra, dirigido principalmente para os mercados da construção civil e decoração, sendo integralmente detida pela Saint-Gobain Portugal, uma subsidiária do conglomerado francês Saint-Gobain.