Icónico edifício do Porto, Aliados 9, entra em comercialização
Promovido pela Real Added Value, o projecto de restauro do edifício foi do atelier ‘Menos é Mais’, A comercialização está a cargo da Savills/Predibisa e da Castelhana

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Um dos mais icónicos edifícios na Avenida dos Aliados, no Porto, encontra-se em comercialização, depois de ter passado por processo de renovação e alteração do seu uso.
O antigo edifício da seguradora “A Nacional”, originalmente desenhado em 1919 pelo arquitecto Marques da Silva e inaugurado em 1925, é agora um empreendimento residencial de luxo.
Promovido pela Real Added Value, fundo gerido pela Lace Investment Partners, o projecto de restauro do edifício, do atelier ‘Menos é Mais’, permitiu transformar o edifício em 18 apartamentos que aliam “contemporaneidade e história”. A comercialização está a cargo da Savills/Predibisa e da Castelhana.
O novo empreendimento Aliados 9 destaca-se pelo seu exterior de matriz beaux-arts, pela “extraordinária” qualidade das peças escultóricas, da autoria de Sousa Caldas, designadamente os brasões, florões, cúpulas, balaústres, mas sobretudo pelas três “magníficas” esculturas sobre o frontão: o Génio da Independência, símbolo da instituição, e a ladeá-lo, as duas figuras femininas reclinadas representativas de ‘Seguro e Vida” e “Acidente de Trabalho”, culminando com a torre do relógio, que do topo do torreão, marca as horas da cidade.
Já o espaço interior revela uma “surpreendente” modernidade, onde se circula através de galerias e pontes, com guardas em ferro forjado, que cruzam espaços com pé direito quadruplo, adornados por autênticas peças de arte, como os vitrais de época.
Para Joana Lima, head of Porto Downtown Office da Savills/ Predibisa, “o Aliados 9 é uma proposta de investimento irresistível, por se tratar de uma jóia da arquitectura de Marques da Silva, localizada na avenida com o património imobiliário mais valorizado e seguro da baixa do Porto”.
Também a Patrícia Clímaco, CEO da Castelhana, destaca aquele que é um edifício “icónico e emblemático” e que incorpora “o presente e o futuro”, ao introduzir as mais recentes materiais e técnicas de construção.