Programa ‘Arrendar para Subarrendar’: Primeiro concurso abre esta 6ª feira
São 106 habitações em 18 concelhos do país, que chegam ao mercado de arrendamento com rendas entre os 325 euros e os 875 euros. Candidaturas abrem às 17 horas

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
É lançado esta sexta-feira, dia 6 de Outubro, a partir das 17horas, o primeiro concurso para casas de renda acessível no âmbito do novo Programa ‘Arrendar para Subarrendar’. São 106 habitações em 18 concelhos do país, que chegam ao mercado de arrendamento com rendas entre os 325 euros e os 875 euros. O concurso é da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
A concurso estão habitações de tipologias do T0 a T5, em Albufeira, Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Marinha Grande, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras, Praia da Vitória, Gondomar, Maia, Penacova, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Famalicão e Matosinhos.
Em comunicado, o IHRU explica que os contratos de arrendamento destinam-se a habitação permanente dos agregados habitacionais, cuja taxa de esforço máxima com a renda não signifique mais de 35%. São elegíveis as pessoas ou famílias com rendimentos anuais até ao 6º escalão do IRS, sendo dada prioridade aos agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior.
O Programa ‘Arrendar para Subarrendar’ é uma das medidas inscritas no pacote Mais Habitação, com vista a “aumentar o número de casas no mercado de arrendamento”.