Cleanwatts e Universidade de Coimbra partilham conhecimento sobre transição energética
A Cleanwatts e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram um protocolo de colaboração para desenvolver parcerias de investigação e desenvolvimento (I&D) na área da transição energética aliada à transição digital

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Entre as acções a realizar no âmbito do protocolo agora assinado inclui-se a realização de projectos de I&D e de estágios, tendo em vista o desenvolvimento de investigação e aprendizagem em contexto laboral, o desenvolvimento de trabalhos de investigação de final de curso ou de teses de doutoramento ou mestrado, candidaturas a programas de incentivo assentes em I&D, actividades científicas ou de inovação nos diversos domínios e desafios que a transição energética acarreta.
Esta iniciativa está integrada no âmbito dos programas UC Factory Academy e Cleanwatts Academy, que usufruirá do Cleanwatts Living Lab, enquanto laboratório vivo que conecta pessoas e tecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas às Comunidades de Energia do futuro. “A assinatura deste protocolo é uma grande satisfação para a Cleanwatts, porque nos permite potenciar o trabalho que temos vindo a desenvolver, também no âmbito da investigação, na Cleanwatts Academy, recebendo alunos em fim de licenciatura, mestrado e doutoramento, para desenvolverem as suas teses de investigação connosco, em contexto laboral e aplicadas aos desafios actuais e futuros, no seio da nossa equipa e integrados nos nossos desafiantes projectos”, refere Luísa Matos, chief innovation and product officer e co-fundadora da Cleanwatts. A responsável destaca ainda que tem “as melhores expectativas relativamente a esta parceria, que está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts de contribuir para a transição energética, aliada à transição digital, e para um futuro mais verde, um objetivo que que passa, necessariamente, também, pela Academia, pelo I&D e pela transferência de saber”.
Para o acompanhamento e implementação do protocolo foi criada uma comissão de acompanhamento, composta por um representante da UC e um representante da Cleanwatts, que ficam com a responsabilidade de definir, coordenar e acompanhar, no início de cada ano lectivo, o plano de actividades a desenvolver. Para cada uma das áreas e domínios de colaboração será formalizado um plano de intervenção.
“É com muito agrado que celebramos esta parceria, que congrega dois pilares essenciais da identidade de Universidade de Coimbra: a produção e transferência de conhecimento para a sociedade e o empenho no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável do planeta (em que a transição energética assume um papel determinante)”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “A missão de uma universidade como a nossa não se esgota nos nossos campi. Temos muito a ganhar com a partilha de conhecimentos entre a academia e o sector empresarial. E acredito que este acordo com a Cleanwatts pode ser bastante frutuoso para ambas as partes”, acrescenta.